Facebook Pixel Fallback

Estudantes e professores da USC partiram hoje para o Projeto Rondon

De 23 de janeiro a 9 de fevereiro, um grupo de oito estudantes e dois professores da Universidade têm a missão de promover o desenvolvimento educacional e social de uma comunidade carente no município de Bananeiras, na Paraíba



Nesta quinta feira (22), a Universidade Sagrado Coração (USC) enviou oito estudantes e dois professores para participarem do Projeto Rondon – Operação Porta do Sol que, nesta edição, será realizado no município de Bananeiras (PB).

Entre os dias 23 de janeiro e 9 de fevereiro, os rondonistas da USC, juntamente com os da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santiago no Rio Grande do Sul, desenvolverão atividades de cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho, com o objetivo de auxiliar  no desenvolvimento de comunidades carentes e, também, contribuir para a formação do universitário como cidadão.

Para enviar seus estudantes e professores, com muito orgulho e alegria, a Universidade preparou uma despedida, momento em que os rondonistas puderam refletir, junto a seus familiares e membros da Equipe Diretiva da USC, sobre o desafio e a missão que os espera. Todos se reuniram na capela da Universidade, ouviram um trecho do evangelho de Mateus e cantaram uma bela música. “Nós queremos que vocês saiam daqui, do centro da Universidade, desse coração que é o coração de Deus. É uma viagem de conhecimento, de trocas, de outros saberes. E para nós também é uma alegria ver os pais corajosos que deixam os filhos viajarem”, disse a Irmã Carina Cássia de Souza, coordenadora da Pastoral da Universidade (PdU).

Nas palavras da Prof.ª Esp. Irmã Jucélia Melo, Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária , este momento de envio é muito importante para a Universidade, estudantes e familiares. “Que o gesto de vocês faça toda a diferença. Vocês poderiam continuar aproveitando as férias, mas escolheram estar aqui e ajudar o próximo. Agradecemos por aceitarem esse desafio, essa missão. Podem ter certeza que estamos acompanhando vocês com nossas orações. Todos voltarão transformados”, afirmou.

Também presentes na cerimônia a Reitora, Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel e a Prof. Dra. Leila Maria Vieira, Diretora do Centro de Ciências da Saúde, deixaram suas bênçãos e desejos de boa sorte.

O Projeto Rondon foi criado em 1967, desativado em 1989 e voltou à ativa com novos objetivos e estruturação em 2005. É coordenado pelo Ministério da Defesa. Desde então, é muito bem reconhecido e cada vez mais consolidado no Brasil, na medida em que sensibiliza jovens que terão nas mãos o destino deste país e da importância do seu papel como protagonista na busca de uma sociedade mais justa.

Operação Portal do Sol

A equipe da Operação Portal do Sol é composta por Beatriz de Souza Vieira (Jornalismo), Jaqueline Maria Alvarenga Battezate (Enfermagem), Jennifer Leme Halofatti (Nutrição), Kauana Valesca Gouvêa (Artes Cênicas), Matheus da Mata Mazuqueli (Design), Marilia Silveira Cardoso (Psicologia), Raniel Ramon Norte Neves (Odontologia) e Raphael Martins de Abreu (Fisioterapia). O grupo vai acompanhado dos professores M.e .Roger Marcelo Martins Gomes, coordenador do curso de História e M.ª Evete Polidoro Alquati, coordenadora do curso de Enfermagem.

Para tranquilizar os pais e familiares, o professor Roger contou sobre sua viagem precursora, para conhecer a cidade de destino. “Nós vamos pra uma boa cidade da Paraíba, com uma boa estrutura”, disse.

A professora Evete afirmou com segurança que o grupo se preparou muito bem para esse momento. “Estamos juntos há praticamente seis meses, com contatos por e-mail, com reuniões e encontros. E assim, eu e o professor Roger nos sentimos seguros, por tudo que elaboramos nesses meses. Eles têm o domínio do que estão falando, tem conhecimento, tem segurança”, afirmou ela.

Para mostrar que estão no caminho certo, a rondonista Kauana Valesca Gouvêa, do curso de Artes Cênicas, já mostra o amor que carrega nessa missão. “Eu estou muito ansiosa pra ir. Espero que levemos um pouquinho mais de amor, de carinho e de ensinamento que eles precisam. Isso é uma experiência única”, disse ela, emocionada.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/estudantes-e-professores-da-usc-partiram-hoje-para-o-projeto-rondon



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro