O Historiador é o profissional responsável pela análise de textos e documentos históricos e, para isso, ele conhece o processo de construção da historiografia e aprende a reconhecer os papéis dos sujeitos e das sociedades nos processos históricos. Durante a graduação, o estudante irá encontrar uma formação que habilita a trabalhar com diferentes áreas em que o historiador é requisitado, tais como a educação e a pesquisa.
MATRIZ CURRICULAR | CH (horas) |
1º semestre | |
Historiografia | 72 |
História Antiga | 72 |
Introdução ao Conhecimento Científico | 36 |
Habilidades Sociais no Contexto Acadêmico | 36 |
Fundamentos da Educação | 72 |
A Formação Docente e o Papel da Escola | 72 |
2º semestre | |
Psicologia do Desenvolv. e da Aprendizagem | 72 |
História da Educação Brasileira | 72 |
Educação para a Diversidade e Direitos Humanos | 72 |
Fontes para Pesquisa em História | 72 |
História Medieval | 72 |
3º semestre | |
Patrimônio Cultural | 36 |
Teoria da História | 72 |
Educação Ambiental | 36 |
História da América | 72 |
Didática, Planejamento e Avaliação | 72 |
Currículo Escolar | 72 |
4º semestre | |
Comunicação e Expressão | 72 |
Libras | 72 |
História da África | 72 |
História Moderna | 72 |
5º semestre | |
Inovação e Tecnologias Digitais na Educação | 72 |
História da América Portuguesa | 72 |
História Contemporânea | 72 |
Teorias Discursivas | 72 |
Fluência em Leitura e Escrita | 72 |
6º semestre | |
Sociologia da Responsabilidade Social | 72 |
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Anos Finais | 150 |
História do Brasil Império | 72 |
Matemática e Estatística Aplicada à Educação | 72 |
7º semestre | |
História das Relações Internacionais | 72 |
Ética e Cultura Religiosa | 72 |
Articulações Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas | 72 |
Estágio Supervisionado no Ensino Médio | 150 |
Metodologia de Pesquisa em História | 72 |
História do Brasil República | 72 |
8º semestre | |
Pesquisa em História | 72 |
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 208 |
Política e Organização da Educação Básica | 72 |
Escrita da Pesquisa em História | 0 |
Fundamentos da Gestão Escolar | 72 |
Educação em Ambientes Não Escolares | 72 |
Estágio Supervisionado na Gestão Escolar | 50 |
Estágio Supervisionado em Espaços Não-Escolares | 50 |
Nome do curso: História
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/6432523849136664
Qualificação:
Doutoranda pelo programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, com ênfase em Desenvolvimento: comportamento e saúde (UNESP - Câmpus Bauru). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Avaliação Psicológica pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, com habilitações em licenciatura, bacharelado e formação de psicólogo. Seus temas de interesse são: avaliação de crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem, neuropsicologia e desenvolvimento infantil. No doutorado tem pesquisado temas referente a ambiente de aprendizagem matemático e ansiedade matemática.
Tempo de casa: 1 ano e 8 meses
Nome do curso: História
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/1908708739492737
Qualificação:
É mestre e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araraquara. Foi bolsista CAPES durante o mestrado e doutorado. É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Bauru (2006 - 2009). Foi bolsista de Iniciação Científica - CNPq (2008 - 2009). Tem experiência em docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, formação inicial e continuada de professores, coordenação pedagógica e direção escolar. Atualmente, está afastada da direção de uma escola municipal de ensino fundamental para exercer a função de supervisora pedagógica das escolas municipais de ensino fundamental - anos finais de Bariri-SP. Também é docente do curso de pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração de Bauru-SP. Dirige seus estudos para a área da educação escolar, com ênfase em políticas educacionais; formação de professores; educação infantil; alfabetização e desenvolvimento humano na perspectiva teórica da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural.
Tempo de casa: 4 anos e 2 meses
Nome do curso: História
Titulação: Mestrado
Qualificação:
Bolsista em nível de Doutorado em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento, da Universidade Lusófona do Porto. Possui graduação em História (FFLCH/USP/1992), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP/2002) e Especialização em Comunicação Estratégica de Mercado (Faac/Unesp/2015). De 1992 a 2010 coordenou projetos de pesquisa histórica, comunicação corporativa e formação de professores trabalhou junto ao Museu da Pessoa, sendo também sócia-fundadora. É membro do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) onde desenvolve pesquisa sobre os processos de digitalização da memória em organizações e comunidades. Participa, como vice-coordenadora, do Grupo de Estudos Pítia, da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, criado em 2019. Desde 2012 passou a atuar como consultora em diversas iniciativas, entre elas o projeto "Memória Social nas Escolas", pela Fundação Joaquim Nabuco e ONU (2014/2015); o projeto e livro "Momentos e Memórias: Velhas Fazendas do Médio Tietê"; a gravação de 92 entrevistas de história oral do projeto "Memórias do Comércio: Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto" para o Museu da Pessoa/Sesc SP e o projeto e livro "Caminhos e Olhares: 35 anos da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica", para a SBGM. Também desde 2012 faz parte do Conselho Científico do Instituto Toposofia. Em 2016 ingressou na Academia Bauruense de Letras, como membro efetivo, cadeira número 39 que tem como patrono o historiador Muricy Domingues. Em 2022 passou a fazer parte da UniSagrado, atuando como professora para diversos cursos, em especial as graduações em História e Publicidade.
Tempo de casa: 2 anos e 7 meses
Nome do curso: História
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/6954819513270152
Qualificação:
Doutorando em Educação pela Unesp - Campus de Marília, Mestre em Educação pela Unesp - Campus de Bauru, possui Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Especialização em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Educação ATENEU - ISEAT, Especialização em Informática na Educação pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, Graduação em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade Marechal Rondon - FMR, Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE e Graduação em Matemática com Ênfase em Informática pela Universidade Paulista - UNIP. Foi Professor de cursos de Bacharelado e Licenciatura da Faculdade Orígenes Lessa - FACOL em Lençóis Paulista/SP e Professor Orientador de Informática Educacional pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista/SP. Atualmente é Professor do Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, Coordenador Pedagógico pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista/SP e é Proprietário/Instalador da empresa DVS Instalações Elétricas e Sistemas de Segurança. Tem experiência de sala de aula nas áreas de Tecnologia da Informação, Matemática e Educação/Pedagogia e experiência nas áreas de Gamificação, Sistemas de Aquaponia e Realidades Virtual e Aumentada.
Tempo de casa: 2 anos e 7 meses
Nome do curso: História
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/9950606764406189
Qualificação:
Doutora em Educação para a Ciência, UNESP Bauru (2016) e em Química, UNESP Araraquara (2005). Mestre em Ciências Biológicas, UNESP Botucatu (2000). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, UNESP Bauru (1997) e em Pedagogia, UNINOVE (2010). Docente desde 2004 na Fundação Educacional Municipal de Ibitinga/SP e desde 2011 no Centro Universitário do Sagrado Coração - UNISAGRADO, Bauru/SP. Coordenadora do Curso de Pedagogia para Licenciados (EAD), foi coordenadora do Curso de Pedagogia presencial, UNISAGRADO (2014 a 2016). Atualmente Coordenadora institucional do PIBID e do PIBIC Ensino Médio. Membro da Comissão Científica, da Comissão ATIVA (ENADE) no UNISAGRADO. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização (GEPEASA), UNESP, Bauru/SP e Grupo de Estudos e Pesquisas EDUFOR - Educação e formação de professores: fundamentos teóricos e práticas pedagógicas (UNISAGRADO). Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Ambiental, Formação de Professores e Estratégias de Ensino e Aprendizagem.
Tempo de casa: 13 anos e 1 mês
Nome do curso: História
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/2858099132432899
Qualificação:
Doutora em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP, desenvolveu pesquisa acerca do conceito de beleza e sua relação com o sagrado a partir do pensamento de Roger Scruton. Defendeu mestrado pela mesma instituição, a partir da temática do problema do mal no cinema de Lars von Trier. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em História da Arte, pela mesma instituição. Tem experiência na área de História e História da Arte, com ênfase em Cinema e Religião. Atualmente, leciona a disciplina de Ética e Cultura Religiosa, dentre outras, no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Labô- PUC - Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre Nelson Rodrigues, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé.
Tempo de casa: 10 anos e 2 meses
Nome do curso: História
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/0530763179860702
Qualificação:
Possui graduação em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário Salesiano de Lins (2000), Pós Graduação Lato Sensu em Educação Especial, na PUC de Campinas, Curso de Neuropsicologia a partir da Teoria de Lúria e Leontiev e formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006), sendo bolsista CAPES e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2015), com bolsa FAPESP. Atualmente é professora do Centro Universitário Sagrado Coração, UniSagrado. Nesta instituição é responsável pelo serviço de Acessibilidade no Ensino Superior, vinculado ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Inclusão, NAPI. Também é Terapeuta Ocupacional das Residências Inclusivas da Apae, Bauru. Integrante da Rede de Educação Especial no Campo (UEPA) e do Grupo de Trabalho, Pessoas com Deficiência das Escolas Públicas no Campo/ Frente das Escolas do Campo, do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). Tem interesse em estudos e pesquisas nas temáticas que versam sobre Educação Especial e Educação do/no Campo, escolarização do estudante com deficiência e fundamentos na teoria socio-histórica.
Tempo de casa: 8 anos e 7 meses
Nome do curso: História
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/2127262265365601
Qualificação:
Graduada e Mestre em História pela UNESP/Assis, Doutora em História Cultural pela UNICAMP, com estágio doutoral na Espanha e Itália, e Pós-Doutora em História e Cinema pela UNESP/ Bauru. É pesquisadora associada da UNIFESP (Antiguidade e Modernidade); colaboradora da UNICAMP (Laboratório de Arqueologia Pública e Centro do pensamento Antigo). Professora/pesquisadora Adjunto II do UNISAGRADO/Bauru e do Programa de Mestrado em Educação Sexual da UNESP/Araraquara. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Sociedades (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9594242383002685), em parceria com Maria Ivone Marchi-Costa, e membro do Grupo Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado, da UNIFESP, ambos cadastrados no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, Sexualidade, Cultura Popular, leituras contemporâneas sobre a Antiguidade e Educação.
Tempo de casa: 16 anos e 7 meses
Nome do curso: História
Titulação: DOUTORADO
Qualificação:
Possui graduação em Ciências Biólógicas pela Universidade do Sagrado Coração (USC) em 2008, especialização em Microbiologia Clínica (FIB) em 2009, Mestrado em Ciências na área de Microbiologia pela USP em 2012 e Doutorado em Educação escolar pela UNESP em 2022. Coordenou os cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina e Agronomia de 2014 a 2019 na Faculdade Anhanguera de Bauru e lecionou nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Agronomia. Atualmente trabalha na UNISAGRADO como professor dos cursos de Pedagogia e História.Tem experiência na área de Biologia geral, Biologia molecular, Microbiologia, Imunologia, Didática e Metodologia da pesquisa. Docente de ensino médio e curso pré-vestibular desde 2007, atua nos colégios Anglo Bauru e Anglo Bauru Vestibulares, Esquema Único Bauru, Esquema Único Marília e Criativo.
Tempo de casa: 1 ano e 8 meses
Nome do curso: História
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/1396238344058222
Qualificação:
Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2010), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2004), Lato Sensu em Educação Sexual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Pio XI e Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontificia Universita Salesiana (2014). Pós-graduado em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar pela UNINTER (PR).
Tempo de casa: 2 anos e 0
Nome do curso: História
Titulação: MESTRADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/5585512193413792
Qualificação:
Doutor em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas UNESP/UNICAMP/PUC-SP na Área de Concentração de Economia Política Internacional, com pesquisa financiada pela CAPES. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco (FACEPE). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba, com iniciação científica financiada pela CAPES (2012.2-2013.1 e 2013.2-2014.1). Pesquisador na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase nos temas de propriedade intelectual, desenvolvimento e difusão internacional de normas .
Tempo de casa: 2 anos e 7 meses
Nome do curso: História
Titulação: GRADUAÇÃO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/3001267926347422
Qualificação:
Graduado como Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (2014), tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral nos seguintes temas: teatro e teatro musical. Atuou como professor Teatral na cidade de Curitiba-PR entre os anos de 2012 e 2014. Atualmente é professor e proprietário da Escola Sirius de Teatro em Bauru-SP e docente na Universidade do Sagrado Coração, para o curso de : Teatro (2021 - 2023) Promove as disciplinas eletivas: "Oratória e comunicação" e "Jogos corporativos para educação empresarial" abrangendo alunos de: jornalismo, administração, engenharia civil, engenharia da produção, ciências contábeis, relações internacionais, publicidade e propaganda e arquitetura e urbanismo.
Tempo de casa: 3 anos e 7 meses
Nome do curso: História
Titulação: DOUTORADO
Curriculo: http://lattes.cnpq.br/2989023640599019
Qualificação:
Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru (atual Unisagrado). Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História no Unisagrado em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).
Tempo de casa: 1 ano e 7 meses
Somente noturno
Edital 10/2023 – Fixação de Encargos Educacionais – Cursos de Graduação - Presencial 1º Semestre/2024 - Clique Aqui!
CALOUROS INGRESSANTES EM 2024
HISTÓRIA
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:
• Parcelamento em 6x (janeiro a junho):
6x de R$ 521,06 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 548,49 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
• Parcelamento em 5x (fevereiro a junho):
5x de R$ 625,28 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
5x de R$ 658,18 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
• Parcelamento em 4x (março a junho):
4x de R$ 781,59 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
4x de R$ 822,73 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês
• Pagamento à vista:
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 2.961,83 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)
Valor total da semestralidade: R$ 3.290,92
*A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
Renovação de Reconhecimento – Portaria MEC – Nº 920 de 27/12/2018
A área de atuação de um historiador é ampla e abrangente. Os profissionais do ensino da História têm competência para atuar em diferentes campos do mercado de trabalho, atendendo às necessidades de pesquisa, comportando-se como produtor de um conhecimento especializado, necessário ao desenvolvimento da sociedade. Além disso, podem atuar com a pesquisa e com o Ensino Fundamental, Médio e Superior, sendo produtores de um conhecimento extremamente importante para o desenvolvimento social.
Os historiadores possuem um mercado de trabalho com diversas opções de carreira, tais como arquivistas em museus, administradores de centros de pesquisas históricas, assessores de produções como filmes e séries, consultoria em turismo histórico, produção de livros e materiais didáticos. Atualmente, o historiador tem contribuído imensamente como orientador e criador de sites históricos, games, jornais, revistas e consultor para elaboração de roteiros de filmes de grande impacto social.
Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes
Telefone:(14) 2107-7038
E-mail: historia@unisagrado.edu.br