XI Mostra de Práticas em Psicologia




O evento

A XI Mostra de Práticas em Psicologia tem o objetivo de promover a divulgação dos conhecimentos produzidos pelos discentes e docentes do curso de Psicologia da USC e demais universidades da região, sobre a forma de práticas de formação e investigações científicas. A Mostra oferece oportunidade para a participação de ex-alunos da universidade, alunos de outras universidades, assim como de profissionais formados, podendo cursar os diversos minicursos e palestras que serão oferecidos durante os três dias do evento. As apresentações dos trabalhos (Pôster e Oral) centram-se em atividades de intervenção e pesquisas que partiram dos campos de estágio das áreas Clínica, Escolar e Educacional, Organizacional e do Trabalho, Extensão, entre outras.

Período

28 a 30/11/2018

* Data limite para inscrições: 16/11/2018


Programação

- Comunicações orais: quinta-feira, dia 29/11, das 16h às 18h30

- Pôster: sexta-feira, dia 30/11, das 17h às 19h.


ENCONTRO: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL
Palestrantes: Fernanda Alves - As experiências obtidas até o momento tem como o paralelo da graduação de Psicologia na Universidade do Sagrado Coração em Bauru/SP, que auxiliam o desenvolvimento e compreensão nas atividades exercidas de Seleção e Treinamento, com estratégias para facilitar e atender a demanda, visando qualidade X quantidade X custo X beneficio.
Esp. Fernanda Maria de O. Meirelles Bicas - Profissional de Recursos Humanos na Unimed Bauru, Psicóloga na Autônoma Anterior Psicóloga na Futura Saúde, Estagiária Psicologia Clínica na USC - Universidade Sagrado Coração, Estagiária de Psicologia Organizacional na... Formação acadêmica Faculdade UnYLeYa, Universidade Sagrado Coração, Universidade Paulista, Universidade Paulista Resumo Psicóloga, bacharel em Direito, especialização em Administração e Psicologia de Alta Performance Individual. Atuante na área de RH há 10...
Luciane Bergamo Menezes Favinha - Atual Profissional de RH na Unimed Bauru Anterior Assistente de Recursos Humanos na BC2 CONSTRUTORA S.A., Assistente de Desenvolvimento Profissional na Senac Formação acadêmica Senac São Paulo, Universidade do Sagrado Coração Resumo Psicóloga com atuação generalista nos subsistemas de Recursos Humanos. R&S, Seleção por Competência, Avaliação por competência, T&D, ...

Início: 14h - término: 16h
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

ENCONTRO: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO CLÍNICO
Palestrantes: Esp. Murilo Ultramare - Formado em Psicologia pela Universidade Sagrado Coração, possui aprimoramento em Técnicas Terapêuticas Junguianas pelo Instituto de Psicologia Junguiana de Bauru e Região e é aluno da especialização em Terapia de Casais e Famílias do IBAP Instituto Bauruense de PsicodraM.ª Atualmente, trabalha como psicólogo clínico na abordagem analítico-junguiana, atendendo a adolescentes e adultos em consultório próprio, além de atuar como psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social do Município de Itaju, S.P.
Danilo de Paiva Negrão - Formação em Psicanálise pelo Núcleo Távola - unidade Bauru. Graduado na área de Psicologia, na Universidade do Sagrado Coração (USC). Formação complementar em Psicanálise no Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru; possui experiência com atendimento em psicoterapia de orientação psicanalítica e plantão psicológico.
Esp. Gabriel Felipe Justino - Gabriel Felipe Justino é formado em Psicologia e Pós-graduado em Psicologia Clínica fenomenológicaExistencial e acabou de ter seu livro publicado internacionalmente, com registro na Biblioteca nacional da Alemanha.
Gabriella Martins Palmeira - Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2012). Atualmente é psicóloga da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) - Bauru. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldade de aprendizagem e deficiência auditiva.

Início: 14h - término: 16h
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

ENCONTRO: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO JURÍDICO
Palestrantes: M.ª Henata Mariana de Oliveira Mazzoni - Possui graduação em direito pela Instituição Toledo de Ensino (2001) e graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2003). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Anhanguera. Especialização em Psicologia Jurídica pela Universidade do Sagrado Coração. Agente de Defensoria - Psicóloga - na Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Janaína Ramalho Ferraz Pereira  de Souza - Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração - USC, Mestranda em Psicologia Clínica – Núcleo de Estudos Junguianos pela PUC-SP, Aprimoranda do Instituto Junguiano de Bauru e Região, Especialista em Psicologia Clínica Analítica pela UNIARA. Já atuou como conselheira tutelar, na psicologia social em CRAS, projeto social, acolhimento institucional, em ambulatório de triagem para tratamento de álcool e drogas, orientadora de medidas socioeducativas em meio aberto, psicóloga e supervisora técnica da Fundação CASA. Atualmente, atua como Psicóloga Clínica e Judiciária no Tribunal de Justiça de SP e como palestrante.

Início: 14h - término: 16h
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

OFICINA DE SANDPLAY: INTRODUÇÃO A UM DOS MÉTODOS TERAPÊUTICOS JUNGUIANO
Palestrantes: M.ª Maria Elisa Gisbert Cury Bittencourt - Graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica De Campinas. Mestre pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal De São Paulo (UNIFESP-EPM). Especialização em Psicologia da Saúde pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal De São Paulo (UNIFESP-EPM). Capacitação em Transtornos Alimentares pelo Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares (PROATA) do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP-EPM. Especialização em Neuropsicologia pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Especialização em Reabiltação Neuropsicológica pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Atualmente trabalha com base na psicologia analítica de orientação junguiana, na Clinica de Psicologia na cidade Bauru. Atua como psicóloga clínica de adolescentes e adultos desde 2007, na área de avaliação neuropsicológica e psicoterapia. É docente universitária da Universidade do Sagrado Coração (USC) onde é supervisora de Estágio de Plantão Psicológico e do Estágio de clínica na abordagem junguiana. Psicóloga colaboradora do Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares (PROATA), onde realiza trabalho de assistência, pesquisa e ensino. Participa regularmente das atividades da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica em São Paulo (SBPA-SP). Participou em 2011 do Winter Intensive Study Program, no Carl Gustav Jung Institute, em Zurique - Suiça. Principais temas de estudo e interesse: psicologia analítica, neuropsicologia, transtornos mentais , transtornos alimentares.
Ementa: O objetivo da oficina é propiciar aos participantes aprofundamento teórico e prático referente ao método do sandplay. Será feita a introdução ao método e será explanado a importância do uso deste método não-verbal à luz das neurociências. Haverá a apresentação do material e realização de uma vivência envolvendo os participantes como forma dos mesmos compreenderem melhor a forma de trabalho com este método. Buscar-se-á refletir sobre a vivência e estabelecer junto aos participantes correlações entre a prática do sandplay e a possibilidade de utilização do mesmo em diferentes contextos de atuação do psicólogo.

Início: 16h30 - término: 18h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO TEMA: PSICANÁLISE, HISTÓRIA E POLÍTICA: A FORMAÇÃO DA SBPSP
Palestrante: Dr. Roger Marcelo Martins Gomes - Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1991), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Campus de Assis. Atualmente é professor e coordenador do curso de Licenciatura em História na Universidade do Sagrado Coração em Bauru. No Ensino Médio é professor de História na Cooperativa Educacional de Lençóis Paulista, no Colégio Novo Anglo de Bauru e no Colégio Sistema Único em Bauru. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História da Imprensa, Histórial da Cultura, História das Ciências, História da Psicanálise e História da Educação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).
Ementa: Discussões sobre a história da psicanálise durante o século XX. A formação da “Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo” e suas relações institucionais e políticas.

Início: 16h30 - término: 18h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: INTRODUÇÃO ÀS TERAPIAS COMPORTAMENTAIS DE TERCEIRA GERAÇÃO
Palestrantes: M.ª Bárbara Camila de Campos - Psicóloga, possui Graduação e Mestrado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, campus de Bauru. Atualmente é aluna de doutorado, bolsista CAPES, no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP de Bauru. Desenvolve atividade de pesquisa na área de Análise do Comportamento aplicada ao Desenvolvimento Infantil e interação mãe-bebê. Participa do Projeto de Extensão: " Acompanhamento do desenvolvimento de bebês: avaliação e orientação aos pais " e do Grupo de Pesquisa: "Ações preventivas e processos de intervenção em desenvolvimento infantil".
Ementa: A Clínica Analítico-Comportamental, desde seu desenvolvimento, tem como base aspectos empíricos e intervenções baseadas em evidências. Entretanto em 1990, nos Estados Unidos, inicia-se um movimento de emergência de novas terapias comportamentais dentro da área, considerando esse novo contexto, Steven Hayes em 2004, propõe o termo “Terapias de Terceira Geração” sugerindo um processo de evolução em três gerações.
Embora não haja consenso entre os estudiosos sobre a evolução da terapia comportamental no Brasil, este minicurso é destinado a estudantes que estão iniciando seus estudos em Análise do Comportamento e terapias comportamentais e terá como objetivo apresentar, de forma resumida, algumas das principais terapias comportamentais de terceira geração, sendo elas: Terapia Analítico Funcional (ACT), Terapia de aceitação e Compromisso (ACT) e Terapia Comportamental Dialética (DBT).

Início: 16h30 - término: 18h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: LGBTQ+ - DIREITO, JUSTIÇA E CIDADANIA
Palestrante: M.e Raphael dos Santos Teixeira - Psicólogo graduado pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Bauru. Atualmente Mestrando em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Tem experiência com crianças, adolescentes e adultos nas áreas de Psicologia Clínica - Abordagem comportamental, Psicologia Escolar - Processos de Intervenção: Necessidades Educacionais Especiais e Psicologia Organizacional e do Trabalho - Orientação Profissional e para o Trabalho. Membro desde 2014 da comissão organizadora da Jornada de Análise do Comportamento - JAC - UNESP Bauru. Áreas de estudos e interesses são: terapia comportamental, habilidades sociais, gênero e sexualidade, processos de desenvolvimento e aprendizagem.
Ementa: As temáticas de gênero e sexualidade são históricas dentro do campo da Psicologia e comumente alvos de marginalização a partir de diversos vieses ideológicos e morais. Partindo de uma concepção biológica e puramente reprodutiva o sexo era visto como binário e fixo com a compreensão das sexualidades não heterossexuais como doentias e perversas. No histórico do campo psi ficam marcados os experimentos de “reorientação sexual” e o diagnóstico de desviante para aqueles que não correspondiam ao gênero designado ao nascimento. Hoje a sexualidade ganha força política e ativista abrindo um caminho de reconhecimento para si como parte integrante e fundamental da concepção do ser humano que detêm sexo, orientação sexual, identidade de gênero, desejos e anseios. O objetivo deste curso é compreender o trabalho dxs psicólogxs para além da clínica convencional e pensar na atuação profissional no campo das sexualidades a partir dos aspectos que envolvem saúde, política e justiça.

Iinício: 16h30 - término: 18h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: PRÁTICAS PARENTAIS E INTERVENÇÕES COM FAMÍLIAS
Palestrantes: Dra. Elisa Rachel Pisani Altafim - Doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, do Programa de Pós Graduação em Saúde Mental. Visiting Fellow na Harvard Graduate School of Education. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP/Bauru. Graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - Bauru (2008) e graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista - Bauru (2009).
Ementa: Práticas e Estilos Parentais; Programas de Intervenção para pais; Prevenção de violência contra crianças; e Legislações Brasileiras (Marco Legal da Primeira Infância e Lei Menino Bernardo).

Início: 16h30 - término: 18h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: PSIQUISMO FETAL
Palestrantes: Dra. Rafaela de Almeida Schiavo - Possui graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Atualmente é estagiária de pós-doutorado pela UNESP/Bauru, Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Édocente da Universidade Paulista, Campus Bauru. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento pré-natal e na primeira infância. É diretora e fundadora do instituto MaterOnline.
Ementa: A relação mãe-feto. Personalidade e Comportamento Fetal. A sensorialidade do feto. Os Efeitos do Estresse materno sobre o feto.

Início: 16h30 - término: 18h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: POR UMA PSICOLOGIA PÓS-COLONIAL: FERRAMENTAS CONCEITUAIS PARA A COMPREENSÃO DA CIDADANIA NO SÉCULO XXI
Palestrantes: M.e Alekssey Marcos Oliveira Di Piero
Ementa: As correntes epistemológicas dominantes da psicologia guardam raízes na arquitetura do sujeito político da modernidade e tem sido mantidas na esfera de influência dos interesses capitalistas, colonialistas e patriarcais do Norte global. Uma psicologia pós-colonial deve comprometer-se com a tarefa de reconstrução da noção de cidadania no século XXI, erigindo valores emancipatórios sobre um novo arcabouço epistemológico e ontológico para a subjetividade.

Início: 16h30 - término: 18h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

PALESTRA: NEUROCIÊNCIA APLICADA AOS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS
Palestrantes: Dr. Arthur de Almeida Berberian - Docente do Programa Stricto Sensu em Psicologia Educacional (UNIFIEO), Osasco - SP. Líder do Laboratório de Estudos em Cognição (LabCog) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6758041328476988. Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo. Mestrado em Psicologia (avaliação psicológica) pela Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia Cognitiva, neuropsicologia e psicometria. Pesquisador colaborador do Programa de Esquizofrenia (PROESQ), ligado ao Departamento de Psiquiatria da UNIFESP-EPM. Também atua com psicologia clínica e avaliação neuropsicológica.
Ementa: Tradicionalmente, a pesquisa sobre transtornos psiquiátricos concentrou-se em sintomas de cunho emocional, como a depressão, a ansiedade e as alucinações. Entretanto, déficits cognitivos são igualmente proeminentes nos mesmo, e comprometem gravemente a qualidade de vida dos pacientes, incluindo a integração social e profissional. Consequentemente, esforços intensivos estão sendo feitos para caracterizar os circuitos celulares e cerebrais que sustentam a função cognitiva. O desenvolvimento bem-sucedido dependerá da validação rigorosa em modelos animais, bem como em pacientes, incluindo medidas do funcionamento cognitivo com validade ecológica. Esta palestra discutirá o estado atual dessas questões, destacando os desafios e as oportunidades para melhorar a cognição em indivíduos que sofrem de transtornos psiquiátricos.

Início: 19h30 - término: 22h
Local: Auditório João Paulo II
Vagas: 482


ENCONTRO: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO HOSPITALAR
Palestrantes: Esp. Yasmin Fernandes - Pós Graduanda em Ciência da Saúde pela UNESP. Bolsista pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Programa de Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar em Diálise (HCFMB-UNESP). Graduada em Psicologia pela Universidade Sagrado Coração (USC).
Esp. Bruna Burneiko Alves Meira - Graduação - Formação de Psicológo - Universidade do Sagrado Coração (2000); graduação - Psicologia Licenciatura Plena - Universidade do Sagrado Coração (1999); Mestrado em Psicologia e Sociedade: subjetividade e saúde coletiva - Universidade Estadual Paulista (UNESP, Assis, 2005) e Especialização em Psicologia da Saúde pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, Bauru, 2003). Atualmente é coordenadora do Projeto de Captação de Órgãos e Tecidos do Hospital Estadual Bauru e psicóloga hospitalar atuando na Unidade de Apoio e Reabilitação, AIPEG - atendimento integral a pacientes encefalopatas com gastrostomia, Ambulatório de ostomias, Oncologia. Experiência em psicologia hospitalar, psicologia da saúde, humanização, trabalho com famílias e grupos, atendimento multi/ interprofissional e psicologia clínica.
Esp. Camila Beltrame Benedicto - Graduação em Psicologia pela Universidade Sagrado Coração - USC (2014). Aprimoramento em Psicologia Clínica pelo Instituto Lauro de Souza LiM.ª Especialização em Psicossomática Junguiana em andamento (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa - IJEP/ SP). Psicóloga na Associação Hospitalar Thereza Perlatti. Psicóloga Clínica em Jaú (SP).

Início: 13h30 - término: 15h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

ENCONTRO: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO SOCIAL
Palestrantes: Luciana Dantas
Bettina dos Santos Almeida - Mestranda pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho Campus Bauru, no Programa de Mestrado Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, com a pesquisa Stress, Depressão e Projeto Vital de cuidadores de idosos em tempo integral e parcial, sob orientação da Prof Dr Sandra Leal Calais. Psicóloga Graduada pela Universidade do Sagrado Coração USC, psicóloga no SEID (Serviço de Proteção Especial a pessoa com deficiência, idosa e suas famílias) da Fundação Toledo. Tem experiência com grupos terapêuticos, visitas domiciliares, orientações psicológicas, trabalho social com famílias, atuação profissional voltada para o idoso em situação de risco social e seu cuidador familiar, principalmente em relação a stress, depressão e sobrecarga do cuidador. Estuda Stress, depressão e habilidades sociais
M.ª Caroline Trevisan Mendes de Almeida Mestrado em Psicologia e Sociedade pela UNESP de Assis (2016-2018); Especialização em Psicoterapia Psicanalítica pela UNIVEM (2014-2015). Formação em psicologia pela USC (2009-2013).

Início: 13h30 - término: 16h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

ENCONTRO: ATUAÇÃO DO PSICOLOGO NO CONTEXTO ESCOLAR
Palestrantes: Caroline Fontana Kronka
Esp. Patrícia Xavier Brunelli - Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2008) e graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2009). Atualmente é psicologa escolar do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Especialista em Educação Especial pela UNIFAC (Botucatu) em 2011 e em Psicopedagogia Institucional e Clinica pela USC (Bauru) em 2011.
Isadora Braga - Estudante de Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde Mental (FMUSP); Graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2017).

Início: 13h30 - término: 16h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: PEDOFILIA
Palestrantes: Dra. Aline Lobato - Doutora e mestre em Psicologia Investigativa pela Universidade de Liverpool-Inglaterra, • Professora efetiva e titular do Departamento de Psicologia e do Departamento de Direito, da Universidade Estadual da ParaíbaUEPB. • Coordenadora do Curso de Especialização em Inteligência Policial e Análise Criminal, convênio Ministério da Justiça-MJ/Secretaria de Segurança Pública da Paraíba/ACADEPOL-Paraíba/UEPB. • Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal e do curso de Especialização em Segurança Pública, convênio Ministério da Justiça-MJ/Secretaria de Segurança Pública da Paraíba/ACADEPOL-Paraíba/UEPB (ambos recém concluídos). • Professora de cursos de especialização da UEPB em Direito Penal; Segurança Pública; Perícia Criminal; Inteligência Policial e Análise Criminal. • Professora convidada do Curso de Especialização em Segurança Pública da Polícia Militar do Estado da Paraíba, João Pessoa-Paraíba. • Professora convidada do Curso de Especialização em Ciências Criminais do Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos-CESREI, Campina Grande-Paraíba. • Professora convidada do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica da Faculdade Integrada da Patos-FIP, Campina GrandeParaíba. • Professora convidada do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica e Inteligência Criminal do Instituto Nacional de Cursos-INCURSOS, Goiânia-Goiás. • Professora convidada do Curso de Especialização em Criminal Profiling do Instituto Paulista de Estudos Biomédicos e Jurídicos-IPEBJ, Ribeirão Preto-São Paulo. • Professora ministrante de vários cursos para a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Escola de Magistratura, Fóruns Criminais e Universidades, na área de Análise da Cena do Crime e do Perfil dos Criminosos (homicidas, estupradores, pedófilos, ladrões, arrombadores, etc) Comportamento Criminal; Técnicas de Investigação; Técnicas de Entrevistas com Testemunhas, Vítimas e Suspeitos; Geografia do Crime; Criminal Profiling, Psicologia Investigativa. • Palestrante em congressos e simpósios nacionais e internacionais. • Presidente do Diretório Regional do Nordeste da Associação Brasileira de Psicologia JurídicaABPJ e ex-presidente geral da ABPJ por 2 mandatos máximos. • Única brasileira com mestrado e doutorado em Investigative Psychology (Psicologia Investigativa).
Ementa: O Brasil pouco estuda e pouco sabe sobre Pedofilia e Molestadores de Crianças. É fundamental que se comece a dar atenção especial à este tipo de crime para sabermos como lidar de fato com esta problemática. É importante entender que existem diferentes padrões comportamentais que definem, por exemplo, como os pedófilos agem, como abordam suas vítimas, como selecionam as vítimas, o nível de periculosidade de seus atos. É fundamental ter esse conhecimento para só assim prevenir, coibir e penalizar com mais precisão, visando a real proteção das crianças vítimas de crime tão bizarro. Neste minicurso vamos conhecer o desconhecido ao Brasil na questão da Pedofilia.

Início: 16h - término: 18h
Local: Sala de Aula
Vagas: 45

PALESTRA: PSICOLOGIA INVESTIGATIVA E CRIMINAL PROFILING: A PSICOLOGIA DESVENDANDO CRIMES
Palestrante: Dra. Aline Lobato  - Doutora e mestre em Psicologia Investigativa pela Universidade de Liverpool-Inglaterra, • Professora efetiva e titular do Departamento de Psicologia e do Departamento de Direito, da Universidade Estadual da ParaíbaUEPB. • Coordenadora do Curso de Especialização em Inteligência Policial e Análise Criminal, convênio Ministério da Justiça-MJ/Secretaria de Segurança Pública da Paraíba/ACADEPOL-Paraíba/UEPB. • Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal e do curso de Especialização em Segurança Pública, convênio Ministério da Justiça-MJ/Secretaria de Segurança Pública da Paraíba/ACADEPOL-Paraíba/UEPB (ambos recém concluídos). • Professora de cursos de especialização da UEPB em Direito Penal; Segurança Pública; Perícia Criminal; Inteligência Policial e Análise Criminal. • Professora convidada do Curso de Especialização em Segurança Pública da Polícia Militar do Estado da Paraíba, João Pessoa-Paraíba. • Professora convidada do Curso de Especialização em Ciências Criminais do Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos-CESREI, Campina Grande-Paraíba. • Professora convidada do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica da Faculdade Integrada da Patos-FIP, Campina GrandeParaíba. • Professora convidada do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica e Inteligência Criminal do Instituto Nacional de Cursos-INCURSOS, Goiânia-Goiás. • Professora convidada do Curso de Especialização em Criminal Profiling do Instituto Paulista de Estudos Biomédicos e Jurídicos-IPEBJ, Ribeirão Preto-São Paulo. • Professora ministrante de vários cursos para a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Escola de Magistratura, Fóruns Criminais e Universidades, na área de Análise da Cena do Crime e do Perfil dos Criminosos (homicidas, estupradores, pedófilos, ladrões, arrombadores, etc) Comportamento Criminal; Técnicas de Investigação; Técnicas de Entrevistas com Testemunhas, Vítimas e Suspeitos; Geografia do Crime; Criminal Profiling, Psicologia Investigativa. • Palestrante em congressos e simpósios nacionais e internacionais. • Presidente do Diretório Regional do Nordeste da Associação Brasileira de Psicologia JurídicaABPJ e ex-presidente geral da ABPJ por 2 mandatos máximos. • Única brasileira com mestrado e doutorado em Investigative Psychology (Psicologia Investigativa).
Ementa: A Psicologia, como a ciência que estuda o comportamento, muito tem a contribuir com a investigação criminal. Desvendar a dinâmica do crime em relação a análise dos padrões comportamentais performados nas cenas dos crime, visando identificar do perfil dos criminosos, pode levar a solução dos casos. De fato, o que mostra os seriados de TV já é fascinante, mas é necessário conhecer as técnicas e métodos utilizados, pois os seriados até mostram o "fim", mas não "os meios". Esta palestra vai demonstrar que será mais fascinante ainda perceber que se esta lidando com Ciência e não com "bola de cristal", neste intrigante trabalho de unir a Psicologia à Investigação Criminal.

Início: 19h30 - término: 21h30
Local: Auditório João Paulo II
Vagas: 482

CINE-FÓRUM
Palestrantes: Danilo Simonetti Monti - Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração(2015).
Tiago Alexandre Gomes - Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (2014). Atualmente atua como psicólogo clínico.
Lucas Vieira Crepaldi - Lucas é formado em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC) em 2017. Durante sua formação, participou de projetos de extensão relacionados à Psicologia Social e Comunitária com abrangência em temas próximos à saúde, qualidade de vida, comunidade e educação para o trabalho.

Início: 13h30 - término: 16h30
Local: Anfiteatro E-001
Vagas: 196

MINICURSO: SÍMBOLOS: DOS SONHOS À PSICOSSOMÁTICA
Palestrante: M.ª Julieta M.H. Haddad - Mestra em Psicologia Clínica Junguiana da PUC-SP. Especialidade em Psicologia Junguiana pelo LJEP/Facis. Formada em psicologia pela USC.
Ementa: O mini-curso visa ampliar a percepção dos estudantes sobre a linguagem simbólica do inconsciente.  Esclarecer sobre a compreensão da psicologia junguiana do fenômeno, perpassando suas manifestações desde os sonhos até os sintomas em psicossomática. E, sobre o importante papel do psicólogo como facilitador da função transcendente.

Início: 19h30 - término: 21h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: INTRODUÇÃO A JACQUES LACAN: DESMISTIFICANDO A PSICANÁLISE LACANIANA
Palestrantes: M.ª Núria Priscila Valentini Borro - Psicóloga formada na UNESP, mestre em Ciências da Saúde pela USP. Especialista em Gestão também pela UNESP. Realizou curso de Aprimoramento em Técnicas Analíticas Terapêuticas (200h) no Instituto Junguiano de Bauru e região. Realizou Extensão em Coaching e formação de líderes pelo Instituto de Psicologia Comportamental de São Carlos. Durante a graduação realizou iniciação cientifica, foi membro Fundador e Diretor Presidente da Interage Empresa Junior de Psicologia da Unesp - Bauru. Após formada, exerceu atividades nas áreas clínica (adulto e infantil) e organizacional, com foco em Saúde Mental. Realizou Mestrado na USP de Março 2014 ate Março 2016, com bolsa CNPQ sendo a área de pesquisa: saúde mental de universitários, com foco em "ansiedade", "depressão" e "fobia social". Atualmente Docente no curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração (USC).
Ementa: Este minicurso tem como objetivo central discutir os fundamentos básicos da teoria psicanalítica de orientacão lacaniana, tais como: Estruturação do inconsciente como linguagem, Real, Simbólico e Imaginário (Real x Realidade, Teoria do Significante), Estádio do Espelho e a estruturação do eu.

Início: 19h30 - término: 21h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA E O PAPEL DAS FAMÍLIAS
Palestrante: Esp. Ana Letícia San Juan - Possui Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). aprimoramento em Psicologia Clínica pelo Instituto Lauro de Souza Lima e especialização em Psicoterapia Breve pelo Instituto de Saúde Ampliatta. Atualmente é mestranda no programa de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp-Bauru. Atua como psicóloga da Prefeitura Municipal de Bauru principalmente nos seguintes temas: psicologia social, substâncias psicoativas, adolescente, intervenções e saúde.
Ementa: Compreendendo a adolescência. Consumo de substâncias psicoativas pelos adolescentes. Fatores de proteção e risco para o consumo de substâncias psicoativas na adolescência. Família enquanto fator protetivo ou de risco para o consumo de SPA.


Início: 19h - término: 21h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: A PRÁXIS DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
Palestrantes: M.ª Samantha Camacam de Moraes - Psicóloga graduada pela UNESP Bauru (2017) e, recentemente, atuou na área de Saúde Mental como secretária executiva da Articulação Nacional Pró Encontro de Bauru: 30 Anos de Luta por uma Sociedade sem Manicômios e na área de Psicologia Social no Projeto Formiguinha da cidade de Bauru (SP). Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr/UNESP). Realizou estágios Psicologia Social Comunitária em Unidade de Saúde da Família (2016), em Psicologia Escolar com ênfase na Educação Especial na APAE/Bauru (2016) e em Psicologia Clínica Psicanalítica no Centro de Psicologia Aplicada da UNESP (2016). Também atuou como Professora de Redação e como Coordenadora Pedagógica no Cursinho Popular Pré-Vestibular Ferradura da mesma instituição (2015-2016). Foi extensionista nas áreas da saúde pública e educação e como pesquisadora em sexualidade. Ainda, durante a graduação, foi Coordenadora de Relações Externas do Centro Acadêmico de Psicologia "CAPSI" (2012-2013), participante do Diretório Acadêmico César Lattes da Faculdade de Ciências da UNESP Bauru (DACEL), membro do provisório Diretório Central dos Estudantes (DCE) "Helenira Resende" (2013-2014) e atuou com representante estudantil em Conselho de Curso, Conselho de Departamento e Conselho Universitário (2012-2014). Atualmente, compõe o Conselho Municipal de Políticas para Mulheres do município de Bauru (SP) e o Núcleo Estadual de Sexualidade e Gênero do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP/SP). Atuação e interesse nas seguintes áreas: psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica, marxismo e feminismo marxista.
Ementa: Desde 1975, a expressão Psicologia Comunitária é empregada na América Latina, visando a construção de uma nova Psicologia Social que seja comprometida com questões e mazelas características da periferia do capital. Sabe-se que a Psicologia Social tradicional em sua construção teórico-prática não mirava como horizonte a superação dos graves problemas sociais e econômicos até hoje muito presentes na vida da gente de nossa terra. As maiores preocupações desta se relacionavam com estudos de grupos, questões específicas da conduta, o ajustamento social, as atitudes, o estereótipo, as relações interpessoais etc., sem vinculá-los a seus contextos históricos-culturais, enquanto base de descrição e explicação dos dados, como também sem questionar o papel da ideologia e das relações de classe. Nasce então um movimento no próprio interior da Psicologia Social questionando essas posturas e concepções com vistas à deselitização das ações e intenções dos saberes psi. De tudo, nosso objetivo nesse minicurso é percorrer os membros da epistemologia e da práxis social do campo, buscando compreender seu compromisso ético-político com as ruas, os oprimidos, a libertação e a transformação social.

Início: 19h30 - término: 21h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS A ALUNOS E PROFESSORES
Palestrante: M.ª Natália Pascon Cognetti - Doutoranda em Psicologia pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho UNESP, campus Bauru (SP); linha de pesquisa: aprendizagem e ensino. Mestre em Psicologia (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, UEM (PR); linha de pesquisa: processos educativos e práticas sociais. Especialista em Psicopedagogia Institucional (2014) e formação em Personal Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2013). Graduada em Licenciatura e Formação de Psicólogo (2010) pela Universidade Estadual de Londrina, UEL (PR). Atualmente, é docente no Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro (SP) nas áreas: Análise do Comportamento, Educação e Organizações e Trabalho.
Ementa: O cenário educacional contempla inúmeros desafios aos profissionais da área; tais desafios, quando não trabalhados, podem consequenciar limitações aos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, o ensino de habilidades sociais educativas objetiva, tanto aos alunos quanto professores, propiciar condições que favoreçam as relações sociais em sala de aula e, consequentemente, contribua ao desenvolvimento da aprendizagem. Diante deste contexto, a presente oficina abordará a temática ‘habilidades sociais educativas’ na perspectiva psicológica analítico-comportamental, discutindo estratégias a serem utilizadas por coordenadores de grupo, que favoreçam o desenvolvimento dessas competências.

Início: 19h30 - término: 21h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: TRANSTORNOS ALIMENTARES: UM OLHAR À LUZ DA NEUROPSICOLOGIA
Palestrantes: M.ª Maria Elisa Gisbert Cury Bittencourt - Graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica De Campinas. Mestre pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal De São Paulo (UNIFESP-EPM). Especialização em Psicologia da Saúde pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal De São Paulo (UNIFESP-EPM). Capacitação em Transtornos Alimentares pelo Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares (PROATA) do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP-EPM. Especialização em Neuropsicologia pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Especialização em Reabiltação Neuropsicológica pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Atualmente trabalha com base na psicologia analítica de orientação junguiana, na Clinica de Psicologia na cidade Bauru. Atua como psicóloga clínica de adolescentes e adultos desde 2007, na área de avaliação neuropsicológica e psicoterapia. É docente universitária da Universidade do Sagrado Coração (USC) onde é supervisora de Estágio de Plantão Psicológico e do Estágio de clínica na abordagem junguiana. Psicóloga colaboradora do Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares (PROATA), onde realiza trabalho de assistência, pesquisa e ensino. Participa regularmente das atividades da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica em São Paulo (SBPA-SP). Participou em 2011 do Winter Intensive Study Program, no Carl Gustav Jung Institute, em Zurique - Suiça. Principais temas de estudo e interesse: psicologia analítica, neuropsicologia, transtornos mentais , transtornos alimentares.
Ementa: O objetivo deste mini-curso é abordar os transtornos alimentares mais prevalentes (Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e Transtorno de Compulsão Alimentar) e relacioná-los à aspectos cognitivos. Será realizada explanação sobre as alterações emocionais e cognitivas encontradas em pessoas com estes transtornos, formas de avaliação destas alterações na prática e maneiras possíveis de intervenção. Os participantes terão contato com alguns instrumentos cognitivos e serão apresentados casos clínicos para melhor compreensão do tema.

Início: 19h30 - término: 21h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: PSICOPATOLOGIA SOB A ÓPTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Palestrantes: Dra. Alessandra Salina Brandão - Doutoranda no Programa de Psicologia da USP de Ribeirão Preto, possui graduação em Formação de Psicólogos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela mesma instituição (2002), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva pelo IP-USP (2009). Atua, sem vínculo empregatício, no projeto de pesquisa e extensão vinculado a Unesp-Bauru "Cinema & Terapia Comportamental".Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopatologia, habilidades sociais e terapia comportamental.
Ementa: Aspectos topográficos e funcionais dos problemas de saúde mental; Limites e possibilidades das classificações oficiais dos problemas de saúde mental.

Início: 19h30 - término: 21h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: A SOLIDÃO E O ISOLAMENTO EXISTENCIAL NOS TEMPOS ATUAIS
Palestrantes: M.ª Marlene Marchi de Sousa - Possui mestrado pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (2002). Atualmente é docente da UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO, docente da Universidade do Sagrado Coração - e coordenadora de curso de pós-graduação (esp.) da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica - psicoterapia, fenomenologia, psicologia, psicologia humanista existencial e sofrimento psíquico. cuidado. afetos.
Ementa: Compreender o fenômeno da solidão e as relações afetivas nos tempos atuais, com ênfase na relação entre solidão, isolamento existencial e a angústia frente à necessidade de controle e de segurança nos relacionamentos, analisados à luz do pensamento dos filósofos Martin Heidegger, Medard Boss e outros.

Início: 19h30 - término: 21h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: COMPORTAMENTO VERBAL NA COMPREENSÃO SKINNERIANA
Palestrantes: M.ª Bárbara Trevizan Guerra - Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp Bauru.Concluiu o mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Unesp Bauru, tendo realizado pesquisa intitulada ENSINO DE OPERANTES VERBAIS E REQUISITOS PARA ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp ), Campus de Bauru em 2011, durante a qual realizou pesquisas como DESCRIÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS EM UNIVERSITÁRIOS COM DEPRESSÃO (PROCESSO FAPESP 2010/01078-5) e DIAGNÓSTICO DO CLIMA ORGANIZACIONAL: UMA PESQUISA JUNTO A SERVIDORES DA FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAÇÃO (FAAC) CAMPUS UNESP BAURU.
Ementa: Serão discutidos conceitos de comportamento verbal, tipos de estratégias para ensino.

Início: 19h30 - término: 21h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

MINICURSO: PSICOLOGIA POSITIVA NAS ORGANIZAÇÕES
Palestrantes: M.ª Amanda Santos Sato - Psicóloga, Facilitadora do Método Friends, Coach, Master Trainer, Especialista em Comportamento Humano, Excelência Disney, Psicologia Positiva, MBA em Gestão e Recursos Humanos pela PUC ? Rio/Chile, MBA em Gestão Estratégica de Negócios pelo IBMEC e Desenvolvimento de Líderes pela Fundação Dom Cabral. Possui ampla experiência na área de Recursos Humanos, em empresas nacionais e multinacionais. Destaque na elaboração e condução de diversos programas de Gestão de Pessoas nas áreas de: Recrutamento e Seleção, Treinamento, Desenvolvimento e Educação, Desenvolvimento de Líderes, Inovação, Clima Organizacional, Avaliação de Desempenho, Comunicação Interna, Indicadores de RH, Cargos e Salários, Carreira, Qualidade de Vida, Jovem Aprendiz, Estagiários e Trainee. Conduziu por 02 anos o processo da pesquisa Melhores Empresas para se trabalhar ? Guia Você S/A ? Revista Exame, facilitando a empresa em que atuava conquistar o reconhecimento pelos 02 anos consecutivos.
Ementa: A Psicologia Positiva é uma área recente de estudos da Psicologia, considerada uma nova forma de prevenção e intervenção, mantém o foco para o estudo dos aspectos saudáveis e positivos do ser humano e não somente para as patologias, concentra-se nas experiências positivas; como: as emoções positivas e as características positivas (caráter e virtudes), visando promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, dos grupos e das organizações.
No contexto organizacional, a Psicologia Positiva tem como principal objetivo desenvolver ambientes organizacionais facilitadores do crescimento/florescimento humano e na identificação de forças e talentos pessoais, promovendo ações para que os profissionais tirem o máximo proveito das suas capacidades, gerando assim mais engajamento e melhores resultados.
Neste minicurso será apresentado bases teóricas e intervenções práticas da Psicologia Positiva, com foco no contexto Organizacional.


Início: 19h30 - término: 21h30
Local: Sala de Aula
Vagas: 30

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Normas para a apresentação de trabalhos - Clique aqui!

Modelo para confecção de pôster - Clique aqui!

Data limite para a inscrição de trabalhos: 04/11/2018

MAIS DETALHES

Realização
  • Curso de Psicologia

Investimento

Categoria Valor
Alunos USC R$ 25,00
Alunos externos R$ 30,00
Profissionais R$ 35,00
Egressos R$ 25,00
Público externo R$ 35,00
Acréscimos Valor
Alunos USC - Minicursos R$ 10,00
Alunos externos - Minicursos R$ 10,00
Profissionais - Minicursos R$ 10,00
Egressos - Minicursos R$ 10,00
Público externo - Minicursos R$ 10,00

CONTATO

M.e Cleiton Jose Senem
E-mail: cleiton.senem@usc.br

Mais informações

Coordenadoria Geral de Extensão
Telefone: (14) 2107-7324 / 7398
E-mail: extensao@usc.br 



Link deste artigo: https://www.usc.br/11mostra-psicologia



Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2018 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro