Facebook Pixel Fallback

Anais - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS

EDIÇÃO ATUAL: N.2 (2018)

ISSN: 2446-8916

TRABALHOS APRESENTADOS

A arte na Educação Infantil: a ação estética educativa – p.01
Filipe Freitas dos Santos; Eliane Patrícia Grandini Serrano

A Base Nacional Comum Curricular e o Currículo de História Paulista – Avanços, Permanências e Retrocessos – p.11
Eduarda Maria de Souza Fernandes; Antonio Francisco Marques; Roseli Pereira de Araújo

A BNCC e suas implicações na educação básica: uma análise teórica-reflexiva – p.21
Mateus Henrique Turini; Deivide Telles de Lima; Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger; Fábio Fernandes Villela

A construção de sentidos no gênero tira: uma leitura analítica de Mafalda – p.28
Décio Dantas do Nascimento; Paulo Garbelotto Henrique Silva; Eduarda Maria Souza Fernandes

A Educação Profissional em radiologia sob a óptica da humanização em saúde: uma reflexão a respeito da influência docente nos processos formativos – p.38
Marcelo Salvador Celestino; Vânia Cristina Pires Nogueira Valente

A Evolução do EAD no ensino superior e suas tendências na educação brasileira – p.47
João Pedro Albino; Maria Lucia de Azevedo; Priscilla Aparecida Santana Bittencourt

A importância das concepções prévias no Ensino Médio a respeito da biodiversidade aquática e impactos antrópicos da Baixada Santista – p.55
Tayná Figueiredo Strefezza; Rafael Mendonça Duarte; Ana Carolina Biscalquini Talamoni

A Química na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectiva dos discentes em pedagogia – p.65
Amanda de Oliveira Alves; Maria do Carmo Monteiro Kobayashi; Gabriela Bueno Denari

Adolescência e Leitura: entrelaçando experiências no sistema socioeducativo – p.74 
Rosângela Queiroz Garcia Leite Nogueira; Rosemar Eurico Coenga

Análise dos Procedimentos Tradutórios Empregados na Tradução do Conto “O Coração Denunciador” de Edgar Allan Poe – p.84
Michelle Cristina Garcia; Valéria Biondo

Análise sob os critérios do MEC de um curso aberto massivo – p.92
Edilmar Marcelino; Ana Beatriz Buoso Marcelino

Arajaryr Moreira Campos, mulher e brasileira: a participação feminina na luta contra o Salazarismo – p.102 
Hélio Gustavo da Silva Andrade

Arquitetura Escolar e sua potencialidade de qualificação do espaço público – p.112
Maria Fernanda Serrano Sartori; Paulo Roberto Corrêa; Lucas Fehr

Arte na escola: valorização da diversidade cultural – p.123
Rafaela Pupin de Oliveira; Eliane Patrícia Grandini Serrano

As linguagens tecnológicas e a ação discente: reflexões e possibilidades sob a perspectiva de Hannah Arendt – p.133
Adriano Aparecido Apolonio

As Tecnologias de Informação e comunicação como ferramenta de interatividade na Educação a Distância – p.145
Nirave Reigota Caram

Autoavaliação e satisfação em um programa de Formação Continuada em educação física – p.155
Fernanda Pastori Franzé; Fernanda Rossi

Breves considerações acerca dos desafios da Base Nacional Comum Curricular para a efetivação da educação plena – p.162
Fabiana Aparecida Menegazzo Cordeiro

Clessí e Eny: da Submissão ao Empoderamento Feminino – p.171
Fábio Alessandro Somenci; Maria Clara Mamede

Coaching Educacional e Docência Corporativa: um estudo de caso na Coordenação Estadual De Universidade Corporativa dos Correios – São Paulo Interior – p.182
Antonio Francisco Magnoni; Aline Cristina Romagnoli; Elaine Regiane Damaceno Ribeiro; Luciana Galhardo Batista Simon; Luciane de Fatima Giroto Rosa

Contribuições da literatura infantil para a formação estética do leitor no Ensino Fundamental – p.192
Rosilene Frederico Rocha Bombini

Desenvolvimento democrático nas escolas municipais de Bauru por meio dos grêmios estudantis – p.201
Felipe Rissato Galan; Marjorie Schmidt Davanzo; Flávia da Silva Ferreira Asbahr

Educação em Direitos Humanos e práticas dialógicas de ensino – p.207
Aline Cristina Pedrozo Pereira; Lilian Rodrigues Martins Pereira; Antônio Francisco Marques

Educação, Promoção da Saúde e Comunicação: o rádio a serviço da difusão de conhecimento e construção da cidadania – p.213
Diana Diniz de Jesus; Daniela Pereira Bochembuzo

Emancipação Literária: o valor da literatura de massa e seu papel na formação de leitores – p.221
Bruna Camargo da Silva; Rosilene Frederico Rocha Bombini

Ensino Universitário e Tecnologias Digitais: a convergência entre a Comunicação e a Educação – p.231
Aline Cristina Camargo; Antonio Francisco Magnoni

Formação de Professores para a Educação Inclusiva: discutindo os cursos de licenciatura em matemática da UNESP – p.237
Paula Cristina Constantino Santos; Ivete Maria Baraldi

Grêmio Estudantil: o estímulo para o protagonismo juvenil no ensino fundamental – p.243
Ana Carolina Franco dos Santos; Flávia da Silva Ferreira Asbahr

*Imagens e trovas na investigação do passado: o uso de metodologias diversificadas no ensino de história buscando a compreensão do presente exercitando a cidadania – p.250
Luciane Maria Fernandes Pereira

Inclusão de alunos com deficiência visual em curso superior de tecnologia: dificuldades frente à formação de professores – p.260
Amabriane da Silva Oliveira Shimite; Nilson Rogério da Silva

Inclusão e Creche: o que dizem os estudos dos últimos 10 anos? – p.271
Ana Júlia Ribeiro Sgavioli; Bárbara Solana Scarlassara; Fabiana Cristina Frigieri deVitta

Indicadores de Burnout e nível de satisfação no trabalho em professores da educação Infantil – p.277
Suelen Moraes de Lorenzo; Ana Paula Ribeiro Alves; Nilson Rogério da Silva

Indícios do Movimento Sufragista no Brasil em periódicos dos séculos XIX-XX – p.287
Willian Felipe Severino

Jogos de Tabuleiro no apoio ao ensino de matemática: um olhar através da transposição digital – p.303 
Samanta Bueno de Camargo Campana; Márcia Regina Corrêa Negrim; Edriano Carlos Campana; Eduardo Martins Morgado

Leitura e Escrita: análise de um livro didático e seu preparo na leitura e produção escrita para as aulas de Língua Portuguesa – p.313 
Natassia Contrera

Linkedin Learning: uma nova ambiência educacional – p.323
Antônio Francisco Magnoni; Marcello Zanluchi Surano Simon; Luciana Galhardo Batista Simon; Elaine Regiane Damaceno Ribeiro; Luciane de Fátima Giroto Rosa

Literacias de uma juventude conectada: competência em informação e apropriação de mídia digital no caso isadora faber – p.334
Mayra Fernanda Ferreira

Matrículas de alunos com deficiência na educação regular: uma análise dos indicadores – p.345
Juliana de Almeida Silva; Juliana Vechetti Mantovani Cavalante

Multimodalidade representacional e o ensino de física – p.351
Leonardo Batisteti Silva; Paulo Sérgio de Camargo Filho

Nescau, Psicologia das Cores e Esportes: ferramentas para atrair e educar o público jovem – p.360
Carla Negrim Fernandes de Paiva; Vanessa Grazielli Bueno do Amaral

O enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes no contexto escolar – p.370
Lilian Rodrigues Martins Pereira; Aline Cristina Pedrozo Pereira; Antonio Francisco Marques

O Exercício Parental para além da normatividade: reflexões sobre a família mono e homoparental – p.380
Jhony Lupino de Brito; Maria Ivone Marchi Costa

O Gênero Resenha de filme: uma análise descritiva das capacidades de ação e discursiva – p.389 
Thaís Cavalcanti dos Santos; Kathia Alexandra Lara Canizares; Rosa Maria Manzoni

O Professor, a Língua Inglesa e a Base Nacional Comum Curricular – p.400 
Amanda Yasmini Braga da Silva; Giseli Bueno Berti; Gustavo Roberto Martins

O uso Psicopedagógico das fontes no ensino de história local e as propostas da Base Nacional Comum Curricular – p.408 
Gabriela Isbaes; Laís Prestes Redondo; Marco Antônio de Morais Júnior; Taís Temporim de Almeida

Objetos de Aprendizagem no ensino de Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: investigando suas possibilidades – p.414 
Rodolfo Fortunato de Oliveira; Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Os Meios de Comunicação como extensão do homem e a construção coletiva do conhecimento – p.425
Arielly Kizzy Cunha; José Anderson Santos Cruz; José Luís Bizelli

Paralelos Históricos Educacionais: a formação inicial e continuada através do PIBID/CAPES – p.432
Taís Temporim de Almeida

Perspectivas sobre a dislexia na visão de adolescentes diagnosticados – p.442
Livia Pessin De Souza; Ana Carla Vieira

Possibilidades de inovação no ensino através do design – p.449 
José Carlos Magro Junior; João Carlos Riccó Placido da Silva

Práticas de Leitura e escrita: a sequência didática no trabalho com o gênero textual histórias em quadrinhos – p.461
Bruna de Melo Gardim Andrade; Rosilene Frederico Rocha Bombini

Programa de orientação profissional voltados para adolescentes de baixa renda: experiências em construção – p.471
Luciana Zanelato da Silva; Bianca Zanin Orsi; Ana Laura de Cerqueira Moreno; Victoria Bolandini Lima

Prova Brasil e Ensino De Língua Portuguesa: um diálogo possível – p.478
Jaqueline Carvalho Silva

Reformulações Sócioeducacionais: a década das leis 10.639 e 11.645 didaticamente – p.487
Laís Prestes Redondo; Taís Temporim de Almeida

Relação entre Educação Escolar e Trabalho para a inclusão de pessoas com deficiências – p.497
Carlos Eduardo Candido Pereira; José Luis Bizelli

Repertórios Profissionais do professor coordenador pedagógico no âmbito do programa São Paulo faz escola – p.506
Jair Lopes Júnior; Laura Regina Paniagua Justino

Sexualidade e tabu: como a educação superior perpetua o preconceito – p.516 
Hildinéia Alve; Danielle Twerznik Camargo; Antônio Francisco Marques

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica, implícitos e prescrições nos documentos oficiais da educação básica – p.524 
Décio Dantas do Nascimento; Paulo Garbelotto Henrique Silva

Terapia Ocupacional no contexto escolar: um estudo da produção científica – p.534 
Carlos Felix Ribeiro Filho; Juliana Vachetti Mantovani Cavalante

Uma História das Mulheres: a abordagem dos livros didáticos e o uso das fontes imagéticas na ampliação do saber acerca da figura feminina – p.541 
Gabriela Isbaes; Laís Prestes Redondo

Uma proposta colaborativa da Terapia Ocupacional na Educação Especial: Manual Incluir – p.551 
Fernanda Ferraz; Juliana Vechetti Mantovani Cavalante; Vivian Maria Sandri; Lyana Carvalho e Sousa

Uso da gamificação no ensino de Marketing – p.562 
João Alberto Prado Martin; Amanda de Sousa Siqueira; Mizaeli Ferreira dos Santos; Natasha Accentini Moretto

Valores: desenvolvendo a capacidade de ouvir o outro – p.572 
Fernanda Cristina Pereira Alves; Marina Picolo Pasian; Cleiton José Senem

A Lógica de programação como apoio na melhoria do ensino de matemática – p.578 
Edriano Carlos Campana; Eduardo Martins Morgado; Samanta Bueno de Camargo Campana; Márcia Regina Corrêa Negrim

A utilização de Recursos Tecnológicos na assistência terapêutica ocupacional à crianças com alterações motoras: uma análise dos responsáveis – p.587 
Letícia Figueira Pinson; Lyana Carvalho e Sousa; Maria Amélia Ximenes Correia Lima; Cristina Maria da Paz Quaggio

Desenvolvimento de um aplicativo móvel na área da Terapia Ocupacional: organização da rotina diária de crianças com dificuldades na aprendizagem – p.596 
Tainá Vicente; Alécio Gomes de Souza; Juliana Vechetti Mantovani; Cristina Maria da Paz Quaggio; Élvio Gilberto da Silva; Lyana Carvalho e Sousa

Ensino e aprendizagem dialógica: caminhos para a emancipação – p.603 
Aline Cristina Pedrozo Pereira; Antonio Francisco Marques; Maria da Glória Minguili

Há espaço para os Direitos das Crianças na escola? Uma proposta de intervenção pedagógica no ensino fundamental – p.611 
Camila Fernanda da Silva

O Brincar no Ensino Fundamental I: (tempo passado, presente e futuro) experiências que vivem junto ao PIBID – p.620 
Juliana Aparecida da Silva Pagan; Luciana Ponce B. Giraldi; Cybelle C. F. Amaral

Tecnologias no processo de Alfabetização: análise teórica e prática de um objeto digital de aprendizagem – p.626 
Mariana dos Reis Alexandre; Thais Cristina Rodrigues Tezani

A arte de pintar em prosa: as relações da literatura e pintura na narrativa de Edgar Allan Poe – p.636 
Alessa Van der Ham; Rosilene Frederico Rocha Bombini

A avaliação indicou Altas Habilidades, e agora? – p.641 
Daisy Niedziekcik; Jacqueline Araújo de Souza

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Inovação Educacional – p.646 
Elder Sidney Saggioro; Thaís Benetti de Oliveira

A Base Nacional Comum Curricular e as tecnologias nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise crítica e construção de novas possibilidades – p.651 
Thais Cristina Rodrigues Tezani

A Disciplina de Literatura no Ensino Médio e sua avaliação no vestibular – p.656 
Mariana Ferraz; Rosilene Frederico Rocha Bombini

A Escolarização do Estudante com Síndrome de Down: o que a produção do conhecimento revela – p.662 
Gisele Nóbrega Martins; Maria Carolina Gonçalves da Silva; Juliana Vechetti Mantovani Cavalante3;

A favor do Sucesso Escolar: Professores são a ponte – p.666 
Ana Carolina Fernandes Maria; Juliana Claro Arrabal de Souza; Luis Mateus da Silva Souza

A Importância do Brincar no Atendimento Psicopedagógico – p.671 
Leliane Aparecida Ribeiro; Sandra Fiorelli de Almeida Penteado Simeão

A Influência da identidade do professor em relação à utilização de experimento remoto de Física – p. 674 
Amira Amaral do Sim; Marco Aurélio Alvarenga Monteiro

A invisibilidade da infância: a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental – p.677 
Estefânia Coelho Chicarelli; Marcia Cristina Argenti Perez

A Narrativa mítica da morte no conto popular e sua caracterização da tradição oral à escrita – p.681 
Fabrício Rufino de Souza; Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

A Química no Ensino Fundamental: uma análise curricular – p.685 
Thais Adrianne Silva Reinaldo; Sílvia Regina Quijadas Aro Zuliani

Algumas reflexões sobre a sátira em “Dinossauro Excelentíssimo” de José Cardoso Pires – p.690
Antonia Aparecida Flores Saggioro

Ambiente Familiar letrado: sua influência no processo de alfabetização – p.695
Leliane Aparecida Ribeiro; Sandra Fiorelli de Almeida Penteado Simeão

Análise dos conteúdos didáticos da disciplina de informática das Redes Municipais De Ensino Fundamental I na Microrregião de Lins/SP – p. 699
Fernando Rodrigues dos Santos; Thaís Cristina Rodrigues Tezani

*Análise Peirciana da capa do livro Gota d’água de Chico Buarque e Paulo Pontes e sua contextualização histórica como atividade interpretativa para alunos do ensino médio – p. 705
Nathalia Fonseca Ogusku; Lívia Carolina Baenas Barizon

Aplicativo Móvel para treinamento auditivo para identificação de alterações de fala decorrentes da fissura labiopalatina – p.710
Bruna Tiemi Uchida; Elvio Gilberto da Silva; Patrick Pedreira Silva; Jeniffer de Cássia Rillo Dutka

Aprendizagem Baseada em Problemas: aplicação da metodologia ativa de aprendizagem no ensino de biologia em alunos do 3º ano do Ensino Médio – p.715
Ana Karoline de Castro

As contribuições do Marketing Verde para a educação e consciência ambiental – p.718
Fernanda Evangelista Pedroso; Nirave Reigota Caram

As diferenças entre Seminário Acadêmico e Seminário Escolar para o Ensino/Aprendizagem do Gênero na Educação Básica – p.723
Décio Dantas do Nascimento; Paulo Garbelotto Henrique Silva; Paula Fabiane Sartori Gladenucci

As experiências das crianças e suas relações com as Práticas Pedagógicas – p.729
Isabella Castilho Saccomano; Luciana Ponce Bellido Giraldi

As marcas de pluralidade e suas manifestações na Música Sertaneja – p.734
Driele Chiquini de Freitas; Antonio Walter Ribeiro de Barros Junior

Aulas de Ballet Clássico para adolescentes com Síndrome Down – p.738
Luisa D’Alessandro Ribeiro; Andresa de Souza Ugaya; Ana Carla Vieira

Avaliação de objetos de aprendizagem com alunos iniciais do ensino fundamental: atendendo as expectativas de aprendizagem – p.742
Lucas Sarzi; Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Avaliação e intervenção no Desenvolvimento Infantil utilizando o Inventário Portage operacionalizado em uma creche do interior de São Paulo – p.748
Ana Carla Vieira; Camila Cristina Soares Juarez; Gabriella Neves Goes; Larissa Helena Zani Santos de Carvalho

Avaliando na Contramão: a percepção dos professores frente aos resultados do SARESP – p.754
Eduarda Maria de Souza Fernandes; Antonio Francisco Marques; Rosely Pereira de Araújo

Bullying no Ambiente Escolar: reflexões e intervenções no ensino fundamental II – p.758
Regiane Goivinho; Gabriele Barbosa da Silva; Roger Marcelo Martins Gomes; Rafael Resende Marques da Silva

Concepções de educadores sobre o parque Zoológico Municipal de Bauru como espaço não formal de ensino e aprendizagem – p.761
Thamires Keila Silva Ferrari; Thais Adrianne Silva Reinaldo

Contribuições de E-Books para crianças com transtorno do espectro autista: análises preliminares – p.766
Alice Yim Shan Chen; Ketilin Mayra Pedro

Dança criativa na Educação Infantil – p.772
Cristiane Nunes Pereira dos Santos; Ana Cláudia Ruela Cardoso; Nilza Coqueiro Pires de Sousa

Deficiência no Brasil: um olhar para a educação – p.777
Fábio Genésio dos Santos Maria; Eliane Aparecido Toledo Pinto

Desenvolvendo valores por meio do estágio de Psicologia Escolar Educacional – p.783
Maria Teresa Bijos Faidiga; Cleiton José Senem

Desenvolvimento de um Aplicativo Móvel (Jogo) para auxílio no ensino de Matemática –p.789
Beatriz Polita Franchin; Elvio Gilberto da Silva

Desmotivação Escolar, estratégias de ensino e estilos de aprendizagem: um relato de experiência – p.794
Jacqueline Araújo de Souza; Maria Júlia Cosin Shindo

Educação de Jovens e Adultos: um breve estudo do contexto brasileiro – p.800 
Cyntia Grizzo Messenberg Lopes; Elder Sidney Saggioro; Fábio Genésio dos Santos Maria; Gabriel Augusto Fineiz Cella; Isabella Castilho Saccomano

Educação: emancipação e os entraves da razão instrumental na promoção dos Direitos Humanos – p.806
Maria Laura Musegante Collacite; Eli Vagner Francisco Rodrigues

*Estudo sobre a incidência de cenários de violência contra mulher relatados por alunos de ensino médio de uma Escola Estadual de uma pequena cidade do interior paulista – p.810
Roberta Seixas; Carolina Xavier Esteves; Denise Maria Margonari; Paulo Rennes Marçal Ribeiro

Ética e educação através do RPG (Role Playing Games) – p.816
Luciene Ferreira da Silva; Raul de Souza Hoffmann

Formação de professores indígenas no estado de São Paulo: Reflexões sobre a criação dos dois primeiros cursos – p.821
Karina Aparecida da Silva

Game Minecraft education como recurso pedagógico no ensino de alunos deficientes intelectuais – p.827
Renata de Fátima Santana Cruz; Eliana Marques Zanata; Robson de Lima Carvalho

Games como ferramenta para a alfabetização de crianças com Deficiência Intectual – p.831
Márcia Regina Corrêa Negrim; Maria Aparecida Ferreira de Paiva; Samanta Bueno de Camargo Campana

Jogos Online e Educação: um olhar dos professores – p.835
Daniela Certo da Silva; Ketilin Mayra Pedro

Leitura: do prazer ao saber – p.841
Tatiane Testa Ferrari; Ticiane Testa Ferrari; Araceli Simão Gimenes Russo

Literatura e Arte: a formação do leitor literário – p.845
Cristiane Aparecida Silva Nascimento

Localização de jogos: análise da localização das falas da personagem Lúcio para dublagem no Jogo Overwatch – p.850
Letícia Cristina Silva; Gustavo Inheta Baggio; Leila Maria Gusmushian Felipini

Mídias sociais: inclusão, exclusão e inverdades – p.854
Gilberto de Oliveira; Jesuína Santos Carrilho Lucon; Juliana de Oliveira Meirelles Camargo

O Brincar e os brinquedos na educação infantil – p.858
Juliana Aparecida da Silva Pagan; Luciana Ponce B. Giraldi

O Ensino de Ciências e Biologia e as Metodologias Ativas: o que a BNCC apresenta nesse contexto? – p.862
Caroliny Furlani; Thais Benetti de Oliveira

O ensino de Mobilidade Urbana como chave para debater cidadania – p.867
Leandro Augusto Erba; Gabriel Rodrigues da Silva; Paula Valéria Coiado Chamma

O Estudante Universitário com deficiência: caminhos a serem percorridos – p.871
Ana Laura Herrero Pereira; Juliana Mantovani

O fenômeno Precocidade na Educação Infantil: apontamentos preliminares – p.876
Lara de Souza; Juliana de Moraes Nogueira; Ketilin Mayra Pedro

O Jogo na Educação de crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental – p.882
Talita de Almeida Tsukahara Gomes; Luciene Ferreira da Silva

O Pequeno Príncipe em uma perspectiva interdisciplinar: a valorização de preceitos humanos – p.886
Luana Taira Leão Silva; Marília Luiza dos Santos; Rafael Resende Marques da Silva; Roger Marcelo Martins Gomes

*O poema “O Corvo” de Edgar Allan Poe (1809 – 1849); comparação de duas traduções em Portugues - Machado de Assis e Fernando Pessoa: reflexões para o ensino de estudos da tradução – p.891
João José Caluzi; Cássia de Souza Pardo-Fanton

Observação e Intervenção Psicológica no desenvolvimento infantil: relato de experiência em uma creche do interior de São Paulo – p.896
Ana Carla Vieira; Ana Carolina Merlin; Ana Paula Gomes Bernardo; Joara Helena Alves Galli; Larissa Helena Zani Santos de Carvalho; Nicole de Assumpção Costa

Oficinas Educomunicativas como estratégia de educação em saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório – p.901
Daniela Dias Gomide; Izabel Cristina Rossi Landro; Maria Thereza Raab Piccino; Wanderléia Quinhoneiro Blascal

Personagens Femininas: O Sol é para Todos – p.905
Heloíse Roma Leite; Valéria Biondo

PIBID: o ensino dos estrangeirismos por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas – p.909
Alana Gabriele da Silva; Carlos Vinícius Olímpio; Lívia Carolina Baenas Barizon

Pinacoteca Municipal de Bauru: espaço de educação, arte e memória – p.914
Taís Cristina Melero; Taynara Zulato Rosa

Prática Docente e construção de saberes no Ensino Superior: relato de experiência em estágio supervisionado de docência na graduação em psicologia – p.919
Katiúcia Quênia Quiterio de Deus Marquezin; Sandro Caramaschi

Precocidade na Educação Infantil: análises preliminares de um estudo de caso – p.925
Caroline Torres da Silva; Ketilin Mayra Pedro

Projeto de Intervenção: novo espaço gera desenvolvimento na Educação Básica – p.931 
Daiane Quirino; Estela Mara Marciano; Juliana O.C. Policante Ferreira; Jhecssely Cruz dos Santos; Stephani C. F. Soto; Viviani Ap. S. Travagim Rosa; Gislaine R. R. Gobbo

Projeto “Seu Alfabeto” – unindo o lúdico a educação – p.935 
Ticiane Testa Ferrari; Michelle Cristina Munhoz Di Flora Oliveira; Tatiane Testa Ferari

Quarta com Inovação: disciplina aberta como mecanismo integrador entre Universidade e Sociedade – p.939
Gisele Rodrigues Atayde; Patrícia Graziela Pavanello; Cláudia Leonor G. A. Oliveira

Relato de experiência no processo de ensino da Educação de Jovens e Adultos – p.942
Julia Biancão Camilotti; Michele Fernanda Correa; Cyntia Grizzo Messenberg Lopes

Sociologia na Educação para o exercício da cidadania dos estudantes do Ensino Médio: um relato de experiência – p.947
Valdirene Soares dos Santos; Fábio Fernandes Villela

Superproteção Materna e sua influência na educação: um relato de experiência em Psicologia Escolar Educacional – p.952
Alanne Carolinne Morais Meregui; Cleiton José Senem

Técnicas da Aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de duplas produtivas – p.957
Danielli Cristina Pimenta Magioni

Terapia Ocupacional e Educação Especial: um diálogo necessário – p.963
Mariana Moretto; Juliana Mantovani

*Tradução Literária: análise comparativa da obra Miss Peregrine’s Home For Peculiar Children e suas traduções com foco nos elementos fantásticos da narrativa – p.967
Michelle Cristina Garcia; Valéria Biondo

Uma análise comparativa do dialeto de Yorkshire presente na obra Wuthering Heights e da sua representação na tradução da mesma obra de 2011 – p.972
Greyce Kelly Fabbro; Leila Maria Gumushian Felipini

Uma análise contrastiva entre o discurso de posse de Donald Trump e sua tradução para o português do Brasil – p.977
Maria Laura Golfiere Moura; Leila Maria Gumushian Felipini

Uma reflexão sobre a comunicação de ONGS de proteção animal nas mídias sociais – p.981 
Luana Iamaguti Fontes; Nirave Reigota Caram

*Utilização de softwares com aplicação em jogos educativos na sala de recursos com alunos do ensino fundamental na perspectiva das competências da base nacional curricular comum (BNCC) – p.986 
Maria Osvalda de Castro Feitosa Cristovam; Leysa Miguel Rodrigues Moretti; Kátia de Abreu Fonseca

Variação Linguística e Tradução no filme musical “My Fair Lady” – p.992 
Renata Cozzato Rodrigues; Valéria Biondo

EDIÇÕES ANTERIORES

n.1 (2015)

ENDEREÇO DE CONTATO

UNISAGRADO
Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP, CEP. 17011-160
Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas 
Telefone: (14) 2107-7000 / 7327 / 7195
www.unisagrado.edu.br 

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro