Pedagogia para Licenciados

Titulação: Licenciado

Duração: 18 meses

Lançamento: 2016

Reconhecimento: Autorização - Parecer CONSEPE Nº 30/15 de 10/09/2015

Sobre o Curso

Pedagogia é uma ciência do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. Estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático.

O curso projeta a formação do professor autônomo, ético, com domínio de conteúdos e habilidades práticas para exercer a função docente na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental na rede pública estadual e municipal, como também na rede privada.

O pedagogo desenvolve e acompanha projetos na área educacional, atua na gestão de processos educativos, na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino com domínio teórico e prático sobre o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Alfabetização e Letramento 72 Horas
Filosofia da Educação 72 Horas
Fundamentos Linguísticos 72 Horas
Fundamentos Metodológicos da Educação Infantil 72 Horas
História da Educação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio I 150 Horas
Fundamentos da Gestão Educacional 72 Horas
Fundamentos Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos 72 Horas
Fundamentos Metodológicos da Educação Especial 72 Horas
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Arte 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio II 150 Horas
Fundamentos Metod. do Ensino de História e Geografia 72 Horas
Fundamentos Metodológicos da Língua Portuguesa 72 Horas
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Ciências 72 Horas
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Matemática 72 Horas

Recursos Disponíveis

  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Biblioteca
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Laboratórios de Informática
  • Lanchonetes
  • Núcleo de Pesquisa e História da Universidade do Sagrado Coração ? NUPHIS
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Sala de Vídeo
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

  • Projetos de Extensão
  • Iniciação Científica
  • Programa de Aprimoramento
  • Intercâmbio
  • Eventos Culturais e Científicos

Você Sabia?

O pedagogo é um novo profissional, pois deve ser preparado não só para o ambiente escolar, mas para os não escolares, como por exemplo, o ambiente hospitalar e as empresas. O pedagogo atua nas empresas com capacidade de identificar, selecionar e desenvolver pessoas, assim possui competência para trabalhar na área de recursos humanos. Atua nos hospitais com acompanhamento da criança ou adolescente no período de ausência escolar.

A Pedagogia é o fundamento sobre o qual se assenta a educação. A profissão tem como base a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo que docência também compreende participação na organização e gestão de sistemas e Instituições de Ensino.

O Pedagogo exerce funções de docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo que as atividades docentes compreendem a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, no que se refere ao planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não escolares e produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares.

Esse profissional atua na docência, como professor, coordenador pedagógico, supervisor de ensino ou diretor de escolas de ensino regular, creches, pré-escolas e escolas especializadas, bem como em assessorias de serviços de difusão cultural de massa: jornais, revistas, televisão, editoras, rádio, agências de publicidade. Há demanda para o trabalho desse profissional em outros espaços como empresas: na seleção e treinamento de pessoal, em asilos, hospitais, presídios, tanto no acompanhamento pedagógico de educandos, quanto na organização do trabalho pedagógico realizado pelas equipes multidisciplinares.


Informações Adicionais

Geral

Formar docentes para Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, capacitando-os para a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas, produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares.

Específicos

  •  Oferecer a formação para o professor desenvolver com competência a docência, considerando o saber pensar, saber escutar, aprender a aprender, o lidar com a alteridade e com as novas tecnologias nos diferentes ambientes de aprendizagem de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental
  • Desenvolver condições que possibilitem o exercício da aprendizagem, tendo iniciativa para resolver problemas, capacidade para tomar decisões, ser criativo, autônomo e estar em sintonia com a realidade contemporânea, sendo sensível à responsabilidade social
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas
  • Produzir conhecimentos sobre a organização escolar, da sua cultura, das suas relações de poder, seu modo de funcionamento, seus problemas, bem como as formas de gestão e as competências e procedimentos necessários para participação nas várias instâncias de decisão da instituição escolar.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
II. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • egressos de cursos de licenciaturas de instituições de Ensino Superior do Brasil

Prof.ª Dra. Ketlin Mayra Pedro

Currículo Lattes

(14) 2107-7240

pedagogia@usc.br

Data da última atualização: 10/07/2017.*informações sujeitas a alterações

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