Pedagogia para Licenciados

Titulação: Licenciado

Duração: 18 meses

Lançamento: 2016

Reconhecimento: Autorização - Parecer CONSEPE Nº 30/15 de 10/09/2015

Sobre o Curso

Pedagogia é uma ciência do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. Estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático.

O curso projeta a formação do professor autônomo, ético, com domínio de conteúdos e habilidades práticas para exercer a função docente na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental na rede pública estadual e municipal, como também na rede privada.

O pedagogo desenvolve e acompanha projetos na área educacional, atua na gestão de processos educativos, na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino com domínio teórico e prático sobre o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Alfabetização e Letramento 72 Horas
Filosofia da Educação 54 Horas
Fundamentos Linguísticos 72 Horas
Fundamentos Metodológicos da Educação Infantil 72 Horas
História da Educação 54 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio I 150 Horas
Fundamentos da Gestão Educacional 72 Horas
Fundamentos Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos 72 Horas
Fundamentos Metodológicos da Educação Especial 72 Horas
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Arte 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio II 150 Horas
Fundamentos Metod. do Ensino de História e Geografia 72 Horas
Fundamentos Metodológicos da Língua Portuguesa 72 Horas
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Ciências 72 Horas
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Matemática 72 Horas

Recursos Disponíveis

  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Biblioteca
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Laboratórios de Informática
  • Lanchonetes
  • Núcleo de Pesquisa e História da Universidade do Sagrado Coração ? NUPHIS
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Sala de Vídeo
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

  • Projetos de Extensão
  • Iniciação Científica
  • Programa de Aprimoramento
  • Intercâmbio
  • Eventos Culturais e Científicos

Você Sabia?

O pedagogo é um novo profissional, pois deve ser preparado não só para o ambiente escolar, mas para os não escolares, como por exemplo, o ambiente hospitalar e as empresas. O pedagogo atua nas empresas com capacidade de identificar, selecionar e desenvolver pessoas, assim possui competência para trabalhar na área de recursos humanos. Atua nos hospitais com acompanhamento da criança ou adolescente no período de ausência escolar.

A Pedagogia é o fundamento sobre o qual se assenta a educação. A profissão tem como base a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo que docência também compreende participação na organização e gestão de sistemas e Instituições de Ensino.

O Pedagogo exerce funções de docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo que as atividades docentes compreendem a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, no que se refere ao planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não escolares e produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares.

Esse profissional atua na docência, como professor, coordenador pedagógico, supervisor de ensino ou diretor de escolas de ensino regular, creches, pré-escolas e escolas especializadas, bem como em assessorias de serviços de difusão cultural de massa: jornais, revistas, televisão, editoras, rádio, agências de publicidade. Há demanda para o trabalho desse profissional em outros espaços como empresas: na seleção e treinamento de pessoal, em asilos, hospitais, presídios, tanto no acompanhamento pedagógico de educandos, quanto na organização do trabalho pedagógico realizado pelas equipes multidisciplinares.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

Formar docentes para Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, capacitando-os para a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas, produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares.

Específicos

  •  Oferecer a formação para o professor desenvolver com competência a docência, considerando o saber pensar, saber escutar, aprender a aprender, o lidar com a alteridade e com as novas tecnologias nos diferentes ambientes de aprendizagem de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental
  • Desenvolver condições que possibilitem o exercício da aprendizagem, tendo iniciativa para resolver problemas, capacidade para tomar decisões, ser criativo, autônomo e estar em sintonia com a realidade contemporânea, sendo sensível à responsabilidade social
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas
  • Produzir conhecimentos sobre a organização escolar, da sua cultura, das suas relações de poder, seu modo de funcionamento, seus problemas, bem como as formas de gestão e as competências e procedimentos necessários para participação nas várias instâncias de decisão da instituição escolar.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
II. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • egressos de cursos de licenciaturas de instituições de Ensino Superior do Brasil

Prof.ª Dra. Ketlin Mayra Pedro

Currículo Lattes

(14) 2107-7240

pedagogia@usc.br

Data da última atualização: 13/12/2017.*informações sujeitas a alterações

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