Ciência da Computação

Titulação: Bacharel

Duração: 4 anos

Lançamento: 2005

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - N.º 1.096 de 24/12/2015 Avaliação do MEC: Nota 3

Sobre o Curso

O curso de bacharelado em Ciência da Computação busca a formação teórica e prática em computação ou informática. A formação do aluno abrange a compreensão do campo científico da computação que permitirá a sua aplicação na solução de problemas da sociedade e no desenvolvimento de conhecimento e tecnologias que permitam a evolução da computação.

Na USC, o estudante é preparado para resolver problemas reais, aplicando soluções que envolvem computação. Os conteúdos são desenvolvidos em disciplinas teóricas e práticas, mas há ainda outro componente que integra os diferentes núcleos: o estágio supervisionado. O curso tem como meta formar um profissional voltado não apenas para o mercado de trabalho imediato, mas, principalmente, para transformar o mercado de trabalho por meio da produção/geração de novas tecnologias.

O estudante que gosta de desafios, tecnologia e do mundo digital encontrará no curso de Ciência da Computação um excelente ambiente para desenvolver suas ideias. Neste curso terá oportunidade de crescimento pessoal e com a vantagem de estar sempre atualizado no mundo tecnológico.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Algoritmos 72 Horas
Cálculo: Limite e Derivada 72 Horas
Introdução à Computação 72 Horas
Introdução à Lógica 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Arquitetura de Computadores 72 Horas
Cálculo: Integração com uma Variável 72 Horas
Comunicação e Expressão 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Técnicas de Programação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Circuitos Digitais 36 Horas
Empreendedorismo 72 Horas
Estatística 72 Horas
Estrutura de Dados I 72 Horas
Fundamentos de Sistemas de Informação 36 Horas
Linguagem de Programação I 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Banco de Dados I 72 Horas
Eletiva I 72 Horas
Estrutura de Dados II 72 Horas
Linguagem de Programação II 72 Horas
Sistemas Operacionais 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Banco de Dados II 36 Horas
Computação Gráfica 72 Horas
Eletiva II 72 Horas
Engenharia de Software I 36 Horas
Linguagem de Programação III 72 Horas
Realidade Virtual 36 Horas
Segurança e Auditoria de Sistemas 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva III 72 Horas
Engenharia de Software II 72 Horas
Inteligência Artificial 72 Horas
Processamento de Imagens e Sinais 72 Horas
Redes e Sistemas Distribuídos 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio I 130 Horas
Linguagens Formais, Autômatos e Computabilidade 72 Horas
Pesq. de Prática em Ciência da Computação I 36 Horas
Redes Neurais 72 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Tópicos Complementares 36 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso I 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 168 Horas
Compiladores 72 Horas
Estágio II 130 Horas
Pesq. de Prática em Ciência da Computação II 36 Horas
Teoria dos Grafos 72 Horas
Tópicos em Computação 72 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso II 36 Horas

Recursos Disponíveis

  • Laboratório de Automação e Controle
  • Laboratório Multidisciplinar de Computação
  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Biblioteca
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Laboratórios de Informática
  • Lanchonetes
  • Núcleo de Pesquisa e História da Universidade do Sagrado Coração – NUPHIS
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

  • Cursos de Extensão
  • Iniciação Científica
  • Grupos de Pesquisa
  • Eventos na Universidade (Jornadas de Informática)
  • Visitas técnicas
  • Estágios
  • Aulas práticas em laboratórios com um aluno por computador
  • Laboratório especializado (Laboratório Multidisciplinar de Computação)
  • Intercâmbio


Você Sabia?

O setor de tecnologia da informação tem déficit de 115 mil trabalhadores. Até 2020, 750 mil empregos devem ser gerados nessa área. O Brasil tem tudo para se tornar um dos quatros maiores centros de TI do mundo até 2022, o que representa muitas oportunidades para os formados em Ciência da Computação.

São bastante variadas as possibilidades de emprego para o formado em Ciência da Computação. Ele pode exercer diversos cargos em empresas que utilizem tecnologia da informação, tais como engenheiro de software, programador, analista de sistema, gerente de projetos, engenheiro de redes, gerente de redes e várias outras denominações de cargos e funções. O egresso também está capacitado para trabalhar nas empresas que desenvolvem software para o mercado, atuando como engenheiro, designer, programador, testador etc.

Além do exercício profissional em empresas, os alunos estão preparados para realizar pós-graduação e trabalhar em centros de pesquisas.

O profissional da Ciência da Computação é por formação um criador de equipamentos, softwares e aplicativos. Ele também programa os bancos de dados utilizados, por exemplo, na área financeira (bancos), elabora e instala sistemas de segurança (redes de computadores e intranets). Pode atuar, inclusive, na indústria de entretenimento através da utilização de Computação Gráfica, Multimídia, Realidade Virtual e projetos de Hardwares.

Por meio da utilização de tecnologia inovadora, espírito empreendedor e visão estratégica está apto a criar e utilizar novos processos e produtos para a indústria de informática, envolvendo Hardware e Software.

Na era da Internet, cria ferramentas que facilitam o intercâmbio de informações e levantamentos estatísticos, que viabilizam diretamente as empresas que surgem e usam Internet.

Empresas em processo de inovação, automatização de serviços e equipamentos necessitam dos serviços deste profissional. Com forte formação nas áreas de Engenharia de Software, Arquiteturas de Sistemas de Hardware, Sistemas Distribuídos, Sistemas de Informação, Multimídia, Realidade Virtual e Visão Computacional, o egresso do curso de Bacharelado em Ciência da Computação estará preparado para assimilar, pesquisar e gerar tecnologias inovadoras, que contribuam para o desenvolvimento da indústria da informação do país.


Informações Adicionais

Geral

Formação teórica e prática em computação ou informática;

Específicos

  • Dominar os vários aspectos de um sistema de computação, transitando por todas as subáreas da informática com naturalidade;
  •  Absorver novas tecnologias, acompanhando a evolução da informática durante toda a sua carreira;
  •  Analisar e modelar problemas que lhe sejam apresentados, adotando as técnicas adequadas para solucioná-los da melhor maneira possível, sendo capaz de buscar alternativas;
  •  Estar preparado para assimilar, pesquisar e gerar tecnologias inovadoras que contribuam para a indústria da informação.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof. M.e. Patrick Pedreira Silva  Currículo Lattes

(14)2107-7071

computação@usc.br

Data da última atualização: 21/08/2017.*informações sujeitas a alterações

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