Ciências Contábeis

Titulação: Bacharel

Duração: 4 anos

Lançamento: 2013

Período: Noturno

Reconhecimento: Portaria MEC - Nº 766 de 21/07/2017 Avaliação do MEC: Nota 4

Sobre o Curso

O curso de Ciências Contábeis utiliza os recursos técnicos e acadêmicos necessários à formação de um profissional ativo e capaz de lidar com questões estratégicas e gerenciais fundamentais para a condução dos negócios de uma organização. Prioriza temas e disciplinas relacionados às áreas de Controladoria e Gestão Tributária, como: Visão Sistêmica, Controles Internos, Ferramentas Gerenciais e Medidas de Performance (Controladoria) e Direito, Planejamento e Contabilidade Tributária.

Na USC, o bacharel em Ciências Contábeis possui uma formação centrada na pró-atividade, na resolução de problemas relacionados a linhas de conhecimento e em um forte espírito empreendedor, aliado a uma postura reflexiva em relação à Ciência Contábil.

O mercado para essa área está em constante crescimento, principalmente nas áreas de controladoria e avaliação de ativos.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 72 Horas
Fundamentos de Administração 72 Horas
Fundamentos de Contabilidade I 72 Horas
Fundamentos de Economia 72 Horas
Matemática 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Direito Empresarial 72 Horas
Empreendedorismo 72 Horas
Estatística 72 Horas
Fundamentos de Contabilidade II 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Administração Financeira e Orçamentária 72 Horas
Contabilidade Intermediária 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Gerenciamento de Projetos 36 Horas
Gestão de Pessoas I 72 Horas
Teoria da Contabilidade 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Contabilidade de Custos 72 Horas
Contabilidade, Orçamento e Finanças Pública 72 Horas
Gestão de Pessoas II 72 Horas
Legislação Tributária 36 Horas
Matemática Financeira 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Contabilidade Gerencial e Avançada 36 Horas
Eletiva I 72 Horas
Fundamentos de Sistemas de Informação 36 Horas
Gestão Ambiental 36 Horas
Gestão da Qualidade 72 Horas
Planejamento e Contabilidade Tributária 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Análise das Demonstrações Financeiras 72 Horas
Eletiva II 72 Horas
Gestão e Contabilidade do Agronegócio 36 Horas
Legislação Trabalhista e Previdenciária 36 Horas
Noções de Contabilidade Atuarial 36 Horas
Organizações Internacionais 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Auditoria 72 Horas
Estágio I 150 Horas
Perícia, Mediação e Arbitragem Contábil 36 Horas
Pesquisa da Prática em Contabilidade I 36 Horas
Pesquisa Operacional 36 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 144 Horas
Controladoria 72 Horas
Estágio II 150 Horas
Gestão Terceiro Setor e Serviços 72 Horas
Laboratório Contábil 72 Horas
Pesquisa da Prática em Contabilidade II 36 Horas


Corpo Docente

Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), onde também concluiu o Mestrado (2012) e o Doutorado (2018) em Literatura e Vida Social, com bolsa Capes, pesquisando a dramaturgia e a prosa de Hilda Hilst. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Hilda Hilst, dramaturgia brasileira e literatura brasileira.
Tempo de casa 4 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Filosofia pela Faculdade João Paulo II (2008) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Professor auxiliar da Universidade do Sagrado Coração e coordenador do curso de Filosofia da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia.
Tempo de casa 3 Anos e 8 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação MESTRE em Engenharia de Produção - FEB/UNESP/Bauru/SP (2010); ESPECIALISTA (MBA) em Gestão Estratégica de Pessoas - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS/RJ (2007); GRADUADA - Administração - UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO/Bauru/SP (2004). EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (mais de 15 anos) nas áreas organizacionais: gestão de pessoas (liderança, treinamento & desenvolvimento de pessoas e negociação de conflitos e relações interpessoais) gestão da qualidade, gestão de processos operacionais administrativos e de produção. COACH MASTER - atuação como coach executiva há mais de 7 anos. EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA (6 anos) - ensino médio e superior. COORDENADORA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS DA USC desde 2012.
Tempo de casa 10 Anos e 3 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Integradas de Bauru (2007). Doutorado e Mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita cujo a linha de pesquisa foi a Gestão da Agricultura Familuar. Experiência como docente e coordenadora de cursos nas áreas de Administração de empresas e rural, com ênfase em Gestão estratégica empresarial e Gestão rural sustentável atuando principalmente nos seguintes temas: plano de negócios, gestão estratégica, redesenho de processos, gestão da qualidade, agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável.
Tempo de casa 2 Anos e 8 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Ciências Econômicas - Instituição Toledo de Ensino ITE (1986), especialização em Administração (latu-sendu) pela FAAP SP (1992) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente)stritu-sendu) pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA (2006). Atualmente é professor universitário da USC UNiversidade do Sagrado Coração e do Instituto de Ensino Superior de Baur Uniesp. Tem experiência como Professor Universitário desde 1992 lecionando nas áreas Econômica/Contábil/Financeira/Administrativa.
Tempo de casa 4 Anos e 4 Meses
Titulação Especialização
Currículo Lattes
Qualificação Mestranda em ciência e tecnologia ambiental na Universidade do Sagrado Coração (USC) , especialização em AUDITORIA E PERICIA, pela UEM - Universidade Estadual de Maringá, (2012), graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Faculdade Cidade Verde (2009). Atualmente é docente do Instituto de Ensino Superior de Bauru e analista especialista contábil - De Martino - Contabilidade e Gestão Empresarial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, principais matérias lecionadas: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Análise das Demonstrações Contábeis, Controladoria, Contabilidade Gerencial e Análise de Crédito.
Tempo de casa 3 Anos e 9 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduada em Comunicação Social - habilitado em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e Doutora em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista, campus de Marília (2016). Atualmente é professora da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Jornalismo (relações públicas, planejamento de comunicação, comunicação midiática, relações interculturais, comunicação organizacional, análise do discurso e organização de eventos etc.) e Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia (gênero, cultura e imigração).
Tempo de casa 7 Anos e 9 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui curso técnico em Informática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2006), graduação em Engenharia de Produção Mecânica (2014) e mestrado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) pela Universidade de São Paulo - USP (2016). Atualmente é doutoranda na Universidade de São Paulo - USP, vinculada ao programa de pós-graduação da Engenharia de Produção, professora substituta na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e professora efetiva na Universidade do Sagrado Coração - USC. Foi bolsista do programa Ciência sem Fronteiras na graduação, onde cursou Engenharia Industrial por seis meses na Universidade do Minho, Portugal (2012). Tem experiência nos seguintes temas de pesquisa: Agrupamento de dados, Seleção de variáveis em aprendizado não supervisionado, Otimização, Meta-heurísticas Bioinspiradas.
Tempo de casa 1 Ano e 4 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Fundação Educacional de Bauru FEB SP (1984), Licenciatura em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Sagrado Coração USC Bauru SP (2001) e Especialização em Educação - Formação de Formadores de Professores pela Universidade Sagrado Coração USC Bauru SP (2003). Professora Assistente do Ensino Superior da Universidade Sagrado Coração USC Bauru SP (1989) e Técnico do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS Bauru SP (1985). Desde 2008 exercendo a função de Chefe da Secão de Atendimento da Gerência Executiva do INSS em Bauru SP - GEXSP Bauru. Atua no Grupo de Pesquisa "Em Busca de um Referencial Teórico para Formação de Professores" na Universidade do Sagrado Coração USC Bauru SP (2001). Membro Suplente do Conselho Municipal de Educação de Bauru - CME Bauru SP (2008-2012). Membro Suplente do Conselho do Curso de Matemática da USC Bauru SP (2009). Membro Titular do Conselho do Curso de Engenharia de Computação da USC Bauru SP (2010). Membro Titular do Conselho do Curso de Engenharia de Computação da USC Bauru SP (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, formação de professores, novas tecnologias, ensino e educação.
Tempo de casa 30 Anos e 3 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental, na Universidade do Sagrado Coração (2016-2017), possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru (2006) e graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru (2002) Especialização em Gestão Empresarial Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru (2005) e Especialização em Planejamento e Gestão Tributária de Empresas pela FECAP (2011). Atualmente é professor e coordenador do curso Ciências Contábeis da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: consultoria tributária e contabilidade.
Tempo de casa 4 Anos e 3 Meses

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Aulas Teóricas e Práticas
  • Exercícios e Trabalhos
  • Visitas Técnicas
  • Estágios
  • Pesquisas
  • Produção de Artigos
  • Projetos de Extensão
  • Eventos científicos
  • Debates
  • Seminários
  • Atividades interdisciplinares

Você Sabia?

A pedra-símbolo da Contabilidade é o rubislite. O rubislite faz parte do anel do contabilista, representa a capacitação profissional do contador. O padroeiro dos contadores é São Mateus, que era coletor de impostos. O dia do contador é comemorado em 22 de setembro.

O aumento no número de novas empresas no Brasil e o crescimento daquelas já existentes impulsionam o mercado de trabalho para os profissionais da área de contabilidade. Além dos escritórios de consultoria e das empresas que contratam o profissional para atuar, principalmente, na área tributária, os escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de profissionais.

Também há boa oferta, no setor público, para vagas preenchidas por concurso. Uma das áreas que mais têm demandado o profissional é a da responsabilidade social e ambiental, graças à preocupação com a sustentabilidade.

O mercado valoriza, fundamentalmente, profissionais com visão gerencial e que sejam capazes de acompanhar a definição de estratégias de negócios de uma empresa para espelhá-las nos relatórios gerenciais. Nas capitais, as maiores oportunidades e salários estão nas grandes e médias empresas, incluindo instituições financeiras e multinacionais.

O contador planeja, coordena e controla os registros negociais (compras, vendas, investimentos e aplicações) de uma empresa, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para que tomem decisões sobre a direção do negócio.

Orienta, mostra e indica os pontos de atenção, como o volume de despesas acima da média. Registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Também pode ajudar a traçar planos de investimento. Algumas atividades são exclusivas desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis.

Para trabalhar como contabilista é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Tornou-se obrigatório, desde 2010, realizar um exame de suficiência para obter o registro profissional. 


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Formar profissionalmente contadores de maneira compatível com o perfil do novo mercado de trabalho. Atender às necessidades da sociedade na qual o profissional esteja inserido, utilizando procedimentos que proporcionem a integração do curso com as exigências do mercado. Essa postura tem como objetivo a formação da consciência crítica e a possibilidade de discussão e reflexão sobre conceitos e valores, desenvolvendo potencialidades, ampliando repertório e, sobretudo, estimulando a criatividade com uma formação acadêmica produtiva.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 6,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 6,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof. M.e Wander Cavalcante Garcia Currículo Lattes

(14) 2107-7195

contabeis@usc.br

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Data da última atualização: 22/03/2019.*informações sujeitas a alterações

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