Enfermagem

Titulação: Bacharel

Duração: 5 anos

Lançamento: 1976

Período: Noturno

Reconhecimento: Portaria MEC - Nº 1 de 06/01/2012 Avaliação do MEC: Nota 3

Sobre o Curso

A Enfermagem tem como atenção principal o cuidado com a saúde, utilizando conhecimentos científicos para exercer, com eficiência, suas atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças, tratamento e reabilitação, sempre alicerçados em princípios éticos e morais.

Na USC, o futuro enfermeiro terá uma formação que  possibilitará o conhecimento e intervenção em problemas/situações da saúde, atuando na assistência a indivíduos, grupos e coletividades no processo saúde-doença; coletando os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos, entrevistas, diagnóstico de enfermagem, para estabelecer a conduta a ser seguida.

O profissional de enfermagem possui amplo campo de atuação, podendo atuar na gestão de serviços da saúde, consultoria, auditoria, docência, entre outros.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Anatomia Humana 72 Horas
Bioquímica e Nutrição Básica 36 Horas
Citologia e Genética 72 Horas
Comunicação e Expressão 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Psicologia Aplicada à Saúde 36 Horas
Suporte Básico de Vida para Enfermagem 54 Horas
Disciplina Carga Horária
Biofísica e Fisiologia 72 Horas
Cálculo e Administração de Medicamentos Aplicados a Enfermagem 72 Horas
Embriologia e Histologia 72 Horas
Enfermagem e Família 36 Horas
Farmacologia Aplicada à Enfermagem 36 Horas
Helmintologia e Protozoários 54 Horas
Disciplina Carga Horária
Educação para a Saúde 36 Horas
Farmacologia 36 Horas
Imunologia 36 Horas
Microbiologia 36 Horas
Patologia Geral 72 Horas
Processo de Cuidar 72 Horas
Semiologia em Enfermagem 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Bioestatística 36 Horas
Epidemiologia 36 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Neurofisiologia 72 Horas
Saúde e Ambiente 54 Horas
Semiotécnica em Enfermagem 144 Horas
Disciplina Carga Horária
Biossegurança 36 Horas
Enf. no Proc. Saúde/Doença do Adulto e Idoso na Comunidade 144 Horas
Enf. no Proc. Saúde/Doença do Adultos e Idosos Hospitalizados 144 Horas
Legislação e Ética 36 Horas
Políticas e Gestão de Saúde 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Enf. no Proc. Saúde/ Doenças Transmissíveis 144 Horas
Enf. no Proc. Saúde/Doença do Homem 36 Horas
Enf. Perioperatório e Central de Materiais 144 Horas
Informática em Saúde 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Administração em Enfermagem 54 Horas
Enf. no Proc. Saúde/ Doença da Mulher 144 Horas
Enf. no Proc. Saúde/Doença da Criança e Adolescente 144 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Enf. no Proc Saúde/ Doença do Paciente Grave 144 Horas
Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria 108 Horas
Gerenciamento no Serviço de Enfermagem 72 Horas
Gestão da Qualidade em Saúde 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio Sup. de Semiologia e Semiotécnica 90 Horas
Estágio Sup. do Adulto e Idoso Hospitalizado 90 Horas
Estágio Sup. do Adulto e Idoso na Comunidade 90 Horas
Estágio Sup. em Doenças Trasmissíveis 72 Horas
Estágio Sup. Perioperatório e Central de Materiais 72 Horas
Tópicos Interdisciplinares 36 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso I 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio Sup. da Criança e Adolescente 72 Horas
Estágio Sup. do Paciente Grave 72 Horas
Estágio Sup. em Saúde da Mulher 72 Horas
Estágio Sup. em Gerenciamento do Serviço e Cuidado de Enfermagem 108 Horas
Estágio Sup. em Saúde Mental e Psiquiatria 72 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso II 36 Horas


Corpo Docente

Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestrado (2013) e doutorado (fev.2017) em Doenças Tropicais ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente da Universidade Sagrado Coração - Bauru/SP. Tem experiência nas áreas de Enfermagem, com ênfase em doenças transmissíveis, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV, HPV, outras ISTs, praticas em saúde da família, unidade de terapia intensiva, ginecologia, pediatria e neonatal.
Tempo de casa 10 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade de Marília (2009), Mestrado em Bioquímica (2012) pelo programa de Biologia Funcional e Molecular e Doutorado pelo Programa Biociência e Tecnologia de Produtos Bioativos, ambos pela Universidade Estadual de Campinas.
Tempo de casa 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Enfermagem Obstetrícia pela Universidade do Sagrado Coração (1991). Especialista em Administração do Serviço de Enfermagem - Saúde Coletiva e Hospitalar pela UNAERP(1994). Especialista em Licenciatura Plena pela Universidade do Sagrado Coração (1997). Mestrado Profissionalizante em Odontologia em Saúde Coletiva pela Universidade do Sagrado Coração (2003). Coordenadora e docente do Curso de Enfermagem da Universidade Sagrado Coração - Bauru/SP. Tem experiência na área de Enfermagem. Membro do Conselho de Curso; Membro do Núcleo Docente Estruturante. Membro do Conselho Municipal de Saúde do município de Bauru.
Tempo de casa 22 Anos e 2 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Odontologia pela Universidade Sagrado Coração (2004) e mestrado em Biologia Oral pela Universidade do Sagrado Coração (2009). Atualmente é professor da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia, Histologia.
Tempo de casa 7 Anos e 10 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru em 1994. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde - Saúde Pública e Administração Hospitalar pela UNAERP/Ribeirão Preto em 1995, Enfermagem do Trabalho pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru em 1997 e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru em 2004. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu em 2001 e Doutora em Doenças Tropicais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu em 2009. É docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Sagrado Coração sendo responsável pelas disciplinas Teórico-Prática de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem, Saúde do Adulto e Idoso na Comunidade, Políticas e Gestão de Saúde, Cálculos para Administração de medicamentos e Epidemiologia. Na Pós-graduação, é coordenadora da área de Concentração em Saúde Coletiva do curso de Mestrado em Odontologia, onde ministra as disciplinas Políticas Públicas de Saúde e Promoção da Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: atendimento em situações de urgência e emergência pré-hospitalar, saúde coletiva, qualidade de vida, saúde da família, imunização, curativos e legislação trabalhista. É coordenadora do Ambulatório para Tratamentos de Úlceras da CEPS/USC. Membro do CONSU e do Conselho do Curso de Enfermagem da USC-Bauru. Integrante do banco de avaliadores Institucionais e de Curso do INEP e membro do BNI-INEP.
Tempo de casa 21 Anos e 4 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Terapeuta Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (1985), Especialista em Psicologia da Saúde (UNESP/BAU,2003), Mestre em Gerontologia (PUC/SP, 2005) e Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC/SP (2011). Atualmente é Servidora Pública Federal do Instituto Nacional do Seguro Social (desde 2008) e Docente da Universidade do Sagrado Coração (USC/BAU) desde 2001. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em envelhecimento humano e saúde no trabalho atuando principalmente nos seguintes temas: longevidade, envelhecimento, aposentadoria, ocupação, trabalho, ócio.
Tempo de casa 16 Anos e 4 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Enfermagem-Obstetrícia pela Universidade do Sagrado Coração (2004) especialização em enfermagem obstetrícia (2007) e mestrado em Biologia Oral pela Universidade do Sagrado Coração (2010). Atualmente é professor titular da Universidade do Sagrado Coração, onde ministra as aulas de Biossegurança, Semiotécnica em enfermagem, Saúde da Mulher, Centro Cirúrgico e Central de Materiais e esterilização, supervisora de estágio de Semiologia e semiotécnica, Assistência de enfermagem ao paciente Hospitalizado, centro cirúrgico e CME, Saúde da Mulher e Pediatria . Tem experiência na área de Enfermagem obstetrícia, Pediatria, clinica médica e cirúrgica, urgência e emergência, saúde publica. atuando principalmente nos seguintes temas: câncer de colo de útero, educação em saúde, saúde neonatal, centro cirúrgico e CME e saúde da mulher no seu ciclo gravídico e puerperal .Aluna de regime especial de Doutorado em enfermagem na UNESP em Botucatu.
Tempo de casa 11 Anos e 9 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru em 2003. Especialista em Terapia Intensiva pela Faculdade Ingá em 2007. Mestre em Enfermagem Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu em 2010 e Doutora em Enfermagem Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu em 2017. É docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Sagrado Coração sendo responsável pelas disciplinas Teórico-Prática de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem, Saúde do Adulto e Idoso na Comunidade e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na Pós-graduação, ministra disciplinas no curso de Gestão em Saúde da família e Saúde Pública. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: atendimento em situações de urgência e emergência pré-hospitalar, saúde da coletividade, saúde da família, curativos. Atua também como Enfermeira Assistencial da Secretaria Municipal de Bauru - Unidade de Pronto Atendimento Geisel.
Tempo de casa 2 Anos e 8 Meses
Titulação Pós-Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (2001), mestrado em Biologia Animal (Biologia Estrutural) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), doutorado em Genética (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IBILCE/UNESP), pós-doutorado pelo Departamento de Biologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/IBILCE) (2010) e pós-doutorado pelo Department of Biological Chemistry (University of California Irvine - UCI) (2011). Atualmente atua como docente na graduação (Ciências Biológicas, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e outros cursos do Centro de Ciências da Saúde) e pós-graduação (Programa de Mestrado Profissional em Odontologia - Área de Concentração em Saúde Coletiva) da Universidade Sagrado Coração (USC) - Bauru. Tem experiência nas áreas de Biologia Celular e Molecular; Biologia Estrutural; Genética; e Fisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: reprodução, espermatogênese, nucléolo, nucleologênese, corpo cromatóide, ritmos biológicos e metabolismo.
Tempo de casa 5 Anos e 10 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduado em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), Mestre em Ciências (Área de Concentração: Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006) e Doutor em Ciências (Área de Concentração: Parasitologia Veterinária) e foi selecionado como Bolsista Nota 10 da FAPERJ durante o Doutorado. Pós-doutorado na Unesp de Botucatu. Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, stricto sensu da Universidade do Sagrado Coração. Ministra a disciplina de Parasitologia Clínica no curso de especialização em Análises Clínicas e ministra na Graduação disciplinas como: Avaliação de Impacto Ambiental, Ciência do Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Entomologia Agrícola e Parasitologia. Atualmente é credenciado como orientador no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Zoologia) do IBB / UNESP - Botucatu - São Paulo e tem experiência nas áreas de Biodiversidade, Ecologia e Taxonomia de parasitos de peixes e estudos envolvendo microparasitos de organismos aquáticos.
Tempo de casa 5 Anos e 4 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru, USP (1978), mestrado em Odontologia pela Universidade Sagrado Coração (2003), mestrado em Biotecnologia Médica pela Faculdade de Medicina, Botucatu, UNESP (2004) e doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina Botucatu, UNESP (2009). Atualmente é professora da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, e Bioestatística.
Tempo de casa

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Estágios curriculares
  • Pesquisa
  • Iniciação Científica
  • Participação em Congressos, Fóruns e Jornadas
  • Projetos de Extensão
  • Aulas expositivas
  • Estágios em instituições conveniadas
  • Aulas teóricas e práticas
  • Monitoriais
  • Projeto de extensão
  • Iniciação científica
  • Visitas técnicas
  • Eventos científicos


Você Sabia?

O símbolo da Enfermagem possui os seguintes significados: Lâmpada: caminho, ambiente; Cobra: magia, alquimia; Cobra + cruz: ciência; Seringa: técnica; Cor verde: paz, tranquilidade, cura, saúde; Pedra Símbolo da Enfermagem: Esmeralda; Cor que representa a Enfermagem: Verde Esmeralda; Símbolo: lâmpada; Brasão ou Marca de anéis ou acessórios.

A Enfermagem tem base no rigor científico, intelectual e nos princípios éticos da profissão. O profissional desta área é capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações da saúde mais comuns no âmbito nacional. Para isso, prioriza sua área de atuação baseado na identificação das dimensões biopsicossociais do local.

O profissional enfermeiro possui amplo campo de atuação, devendo ter uma formação embasada em valores da ética humanística cristã, desenvolvendo consciência do seu papel crítico e reflexivo, com competências técnico-científicas, éticas, políticas e sociais-educativas, sendo capaz de participar como cidadão de ações à procura contínua da verdade, a conservação e a comunicação do saber para o bem da sociedade e satisfação das necessidades de saúde da população.

Para tanto, necessita:

  • ter uma visão crítica da realidade sociopolítica e econômica do país para uma participação efetiva no sistema de saúde;
  • ser agente participante das entidades de classe;
  • ter atitude comprometida com princípios éticos e profissionais;
  • cuidar/assistir indivíduos, grupos e coletividades no processo saúde-doença com uma perspectiva multiprofissional;
  • gerenciar ações de enfermagem no âmbito da saúde;
  • identificar fontes, buscando e produzindo conhecimentos para desenvolvimento da prática profissional;
  • atuar como membro educador desenvolvendo processos e tecnologias nos serviços de saúde e comunidade;
  • buscar sua constante capacitação e atualização.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Formar um profissional crítico e questionador que utilize os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos durante o curso, de acordo com os princípios de cidadania, exercendo a profissão voltada para a assistência integral às necessidades humanas, produzindo conhecimentos e mudando realidades.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof.ª M.ª Evete Polidoro Alquati  Currículo Lattes

(14)2107-7294

enfermagem@usc.br

VISITE AS REDES SOCIAIS DESTE CURSO

Facebook

Data da última atualização: 17/11/2017.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2018 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro