Gastronomia

Titulação: Tecnólogo

Duração: 2 anos

Lançamento: 2005

Período: Matutino ou Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - Nº 272 de 03/04/2017 Avaliação do MEC: Nota 3

Sobre o Curso

As transformações e inovações em todos os setores do mercado de alimentos e bebidas foi um fator relevante para o crescimento e a necessidade de profissionais competentes para a gestão de processos e produção de bens e serviços na área da Gastronomia.

As atividades relacionadas à Gastronomia têm grande importância econômica, social e potencial para propiciar crescimento no país. Para atender as exigências deste mercado é preciso investir na capacitação de profissionais e na mão de obra qualificada.

Neste universo, a USC disponibiliza seus recursos humanos e físicos na produção de habilidades para a formação na área da Gastronomia, visando a produção da mão de obra qualificada por meio de competências adquiridas no processo de formação profissional.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Ciência e Tecnologia de Alimentos 80 Horas
Comunicação e Expressão 40 Horas
Ética e Cultura Religiosa 40 Horas
Fundamentos e Técnicas Gastronômicas 80 Horas
Introdução à Nutrição 40 Horas
Legislação e Segurança do Trabalho 40 Horas
Microbiologia e Segurança Alimentar 80 Horas
Disciplina Carga Horária
Confeitaria Básica e Café da Manhã 80 Horas
Gastronomia Brasileira 80 Horas
Gastronomia das Américas 80 Horas
Gastronomia Fria: Garde Manger 80 Horas
História da Alimentação e Gastronomia 40 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 40 Horas
Disciplina Carga Horária
Gastronomia Asiática 80 Horas
Gastronomia Clássica: Francesa e Italiana 80 Horas
Gastronomia Européia e Mediterrânea 80 Horas
Gestão de Eventos 80 Horas
Tecnologia de Bebidas Fermentadas 80 Horas
Disciplina Carga Horária
Confeitaria Clássica e Artística 80 Horas
Empreendedorismo em Serviços de A&B 80 Horas
Gastronomia Contemporânea e Alternativa 80 Horas
Gestão de Negócios em Gastronomia 80 Horas
Harmonização de Alimentos e Bebidas 40 Horas
Panificação 40 Horas

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Aulas teóricas e práticas.
  • Eventos.

Você Sabia?

A “Semana Gastronômica”, realizada no primeiro semestre de cada ano, traz para a USC milhares de pessoas que querem provar diferentes pratos dos restaurantes de Bauru e dos estudantes de Gastronomia.

O mercado gastronômico vem registrando, nos últimos anos, um aquecimento para os formados em gastronomia, principalmente o food service, que mostra um crescimento com o aumento de brasileiros que consomem cada vez mais alimentos fora de casa.

Além de trabalho em empreendimentos de alimentação, como restaurantes, bares, meios de hospedagem e cruzeiros, outros setores começam a despontar para o profissional desse ramo. Um exemplo é a consultoria gastronômica centrada na modificação de cardápios de restaurantes, no treinamento de funcionários e na prestação de assessoria técnica ao empreendimento.

Outra área é a da Gastronomia Hospitalar, em que o profissional auxilia os empreendimentos a reestruturar o cardápio específico para deixar os alimentos mais atraentes.

O personal chef é também uma possibilidade para os gastrônomos que são contratados para elaborar e executar cardápios nas casas de seus clientes.

O tecnólogo em Gastronomia cria, planeja, gerencia e executa cardápios em diferentes serviços voltados para a alimentação, como restaurantes, hotéis, bufês, resorts, cruzeiros marítimos, companhias aéreas e hospitais.

O chef deve ter domínio da história dos alimentos, da cultura dos diversos países e as diversas práticas sanitárias, além de ser criativo e ter muito cuidado com a qualidade.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

Formar profissionais empreendedores com responsabilidade social, formação humanista e técnica com aptidão para atuar nos diversos segmentos da área da Gastronomia, em atividades ligadas a diferentes culturas alimentares, atento às diversas tendências do setor.

Específicos

  • Atualizar profissionais que já trabalham no setor de alimentos e bebidas, proporcionando o diferencial da formação superior, no exercício de suas funções.
  • Desenvolver habilidades e competências tecnológicas para atuação profissional nos diversos segmentos da área gastronômica e em eventos ligados a diferentes culturas alimentares, atento às tendências do mercado.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof. Esp. Leonardo de Almeida Stringaci
Currículo Lattes

(14)2107-7262

gastronomia@usc.br

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Data da última atualização: 17/11/2017.*informações sujeitas a alterações

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