Gastronomia

Titulação: Tecnólogo

Duração: 2 anos

Lançamento: 2005

Período: Matutino ou Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - Nº 272 de 03/04/2017 Avaliação do MEC: Nota 3

Sobre o Curso

As transformações e inovações em todos os setores do mercado de alimentos e bebidas foi um fator relevante para o crescimento e a necessidade de profissionais competentes para a gestão de processos e produção de bens e serviços na área da Gastronomia.

As atividades relacionadas à Gastronomia têm grande importância econômica, social e potencial para propiciar crescimento no país. Para atender as exigências deste mercado é preciso investir na capacitação de profissionais e na mão de obra qualificada.

Neste universo, a USC disponibiliza seus recursos humanos e físicos na produção de habilidades para a formação na área da Gastronomia, visando a produção da mão de obra qualificada por meio de competências adquiridas no processo de formação profissional.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Ciência e Tecnologia de Alimentos 80 Horas
Comunicação e Expressão 40 Horas
Ética e Cultura Religiosa 40 Horas
Fundamentos e Técnicas Gastronômicas 80 Horas
Introdução à Nutrição 40 Horas
Legislação e Segurança do Trabalho 40 Horas
Microbiologia e Segurança Alimentar 80 Horas
Disciplina Carga Horária
Confeitaria Básica e Café da Manhã 80 Horas
Gastronomia Brasileira 80 Horas
Gastronomia das Américas 80 Horas
Gastronomia Fria: Garde Manger 80 Horas
História da Alimentação e Gastronomia 40 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 40 Horas
Disciplina Carga Horária
Gastronomia Asiática 80 Horas
Gastronomia Clássica: Francesa e Italiana 80 Horas
Gastronomia Européia e Mediterrânea 80 Horas
Gestão de Eventos 80 Horas
Tecnologia de Bebidas Fermentadas 80 Horas
Disciplina Carga Horária
Confeitaria Clássica e Artística 80 Horas
Empreendedorismo em Serviços de A&B 80 Horas
Gastronomia Contemporânea e Alternativa 80 Horas
Gestão de Negócios em Gastronomia 80 Horas
Harmonização de Alimentos e Bebidas 40 Horas
Panificação 40 Horas

Recursos Disponíveis

  • Laboratório de Gastronomia
  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Biblioteca
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Laboratórios de Informática
  • Lanchonetes
  • Núcleo de Pesquisa e História da Universidade do Sagrado Coração – NUPHIS
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

  • Aulas teóricas e práticas.
  • Eventos.

Você Sabia?

A “Semana Gastronômica”, realizada no primeiro semestre de cada ano, traz para a USC milhares de pessoas que querem provar diferentes pratos dos restaurantes de Bauru e dos estudantes de Gastronomia.

O mercado gastronômico vem registrando, nos últimos anos, um aquecimento para os formados em gastronomia, principalmente o food service, que mostra um crescimento com o aumento de brasileiros que consomem cada vez mais alimentos fora de casa.

Além de trabalho em empreendimentos de alimentação, como restaurantes, bares, meios de hospedagem e cruzeiros, outros setores começam a despontar para o profissional desse ramo. Um exemplo é a consultoria gastronômica centrada na modificação de cardápios de restaurantes, no treinamento de funcionários e na prestação de assessoria técnica ao empreendimento.

Outra área é a da Gastronomia Hospitalar, em que o profissional auxilia os empreendimentos a reestruturar o cardápio específico para deixar os alimentos mais atraentes.

O personal chef é também uma possibilidade para os gastrônomos que são contratados para elaborar e executar cardápios nas casas de seus clientes.

O tecnólogo em Gastronomia cria, planeja, gerencia e executa cardápios em diferentes serviços voltados para a alimentação, como restaurantes, hotéis, bufês, resorts, cruzeiros marítimos, companhias aéreas e hospitais.

O chef deve ter domínio da história dos alimentos, da cultura dos diversos países e as diversas práticas sanitárias, além de ser criativo e ter muito cuidado com a qualidade.


Informações Adicionais

Geral

Formar profissionais empreendedores com responsabilidade social, formação humanista e técnica com aptidão para atuar nos diversos segmentos da área da Gastronomia, em atividades ligadas a diferentes culturas alimentares, atento às diversas tendências do setor.

Específicos

  • Atualizar profissionais que já trabalham no setor de alimentos e bebidas, proporcionando o diferencial da formação superior, no exercício de suas funções.
  • Desenvolver habilidades e competências tecnológicas para atuação profissional nos diversos segmentos da área gastronômica e em eventos ligados a diferentes culturas alimentares, atento às tendências do mercado.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof. Esp. Leonardo de Almeida Stringaci
Currículo Lattes

(14)2107-7262

gastronomia@usc.br

Data da última atualização: 21/08/2017.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro