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Gastronomia

  • Titulação

    Tecnólogo
  • Modalidade

    presencial
  • Duração

    2 anos
  • Período

    Noturno
  • Área

    Saúde

O Curso


VESTIBULAR
TENHO INTERESSE
TRANSFERÊNCIA
TENHO INTERESSE
DIPLOMADOS
TENHO INTERESSE
REINGRESSO
TENHO INTERESSE

Um curso que acompanha as transformações do mercado alimentício e anda lado a lado com a criatividade e as habilidades técnicas, oferecendo aos futuros Gastrônomos teorias e práticas fundamentais para o mundo culinário: seja bem-vindo à Gastronomia! Durante a graduação, o estudante cria, planeja, gerencia e executa cardápios em diferentes serviços voltados para a alimentação, além de aprender sobre a história dos alimentos e cultura dos países. 

Avaliação do MEC: Nota 4
 MATRIZ CURRICULAR  CH (horas)
1º semestre  
Ciência e Tecnologia de Alimentos 80
Comunicação e Expressão 80
Terminologia Gastronômica 40
Habilidades Básicas da Gastronomia 80
Tópicos em Nutrição 40
Higiene e Legislação dos Alimentos 40
Antropologia da Alimentação 40
2º semestre  
Fotografia Digital 40
Cozinha Brasileira 80
Sociologia da Responsabilidade Social 80
Princípios de Marketing 80
Cozinha Clássica: Francesa e Italiana 80
Planejamento de Cardápio 40
3º semestre  
Ética e Cultura Religiosa 80
Panificação 40
Cozinha Internacional 80
Gestão de Eventos e Relações Humanas 40
Cozinha Fria: Garde Manger 40
Confeitaria Básica 40
Fundamentos de Contabilidade 80
4º semestre  
Cozinha Asiática 80
Empreendedorismo 80
Confeitaria Avançada 80
Cozinha Contemporânea e Alternativa 40
Estudo de Bebidas e Enologia 80
Criatividade e Domínio Operacional 40

Erica Cristina de Souza Franzon


Nome do curso: Gastronomia

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Doutora em Comunicação na Unesp (2020), mestre em Comunicação (2012) e graduada em jornalismo (2002) pela mesma instituição, e especialista em Estudos do Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professora no Unisagrado, em Bauru, nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Artes Visuais, Design, Design de Moda, Jogos Digitais. Participa do grupo de pesquisa MIDIAisthesis - Cultura Midiatizada e Experiência Estética (Unesp) e do GPECOM - Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade, onde desenvolve estudos que partem da linha de investigação crítica do universo das imagens e sua aplicação midiática apoiada nos estudos de Semiótica da Cultura, Teoria da Mídia e Estética. Tem experiência na área de Comunicação - Jornalismo, atuando como repórter de revista (texto e imagem) e Assessoria de Imprensa. Ministra as disciplinas de Fotografia Digital para os cursos Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Artes Visuais, Jogos Digitais, Design e Design de Moda; de Fotojornalismo e Assessoria em Comunicação e Laboratório em Assessoria.

Tempo de casa: 12 anos e 8 meses

Nirave Reigota Caram


Nome do curso: Gastronomia

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara (2017), possui Mestrado em Televisão Digital (atual Mídia e Tecnologia) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru (2012), Licenciatura em Marketing pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS (2011), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2010), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2019), Graduação em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera (2008) e Graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista - UNIP (2006). Possui experiência em marketing e em agência de comunicação nas áreas de atendimento e planejamento publicitário, social media e redação publicitária, atuando na Agência Exorde atualmente. Atuou como Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) nas áreas de Gestão de Negócios, Marketing e Metodologia Científica nos cursos técnicos e lecionou na graduação e pós graduação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) na área de Comunicação e Marketing. Atualmente, atua na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado) nas áreas de Comunicação e Publicidade, Gestão e Marketing e Metodologia Científica, nas modalidades presencial, semipresencial e à distância e orienta trabalhos de conclusão de curso. Foi coordenadora do curso superior de Tecnologia em Marketing (2013 - 2015) e membro da Comissão de Ética em Pesquisa da instituição (2017 - 2021) e Coordenadora de EaD (2020-2021). Foi coordenadora do curso de pós-graduação de Comunicação e Marketing Digital do Unisagrado e, atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade (GPECOM). Nas atividades do EaD atuou como gestora da equipe, professora conteudista e professora tutora em nível de graduação e pós graduação. Sua área de atuação e de pesquisa incluem as temáticas de Comunicação Organizacional, Planejamento e Gestão, Marketing e Comportamento do Consumidor, Metodologia Científica, Mídia e Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Assistida por Televisão Digital, Educação a Distância, Educação Superior e Gestão e Política Educacional.

Tempo de casa: 11 anos e 5 meses

Richtier Gonçalves da Cruz


Nome do curso: Gastronomia

Titulação: DOUTORADO

Qualificação:
Bacharel em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Escola superior de agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (USP) no laboratório de óleos e gorduras, e Doutor pela mesma instituição no laboratório de química de produtos naturais e pela Unité Mixte de Recherche Procédés Alimentaires et Microbiologiques na Université de Bourgogne, Dijon-França. Já trabalhou com análises químicas e microbiológicas de alimentos, nutrição experimental, desenvolvimento de produtos, alimentos funcionais, microbiologia de leite e derivados e química da oxidação lipídeos. Atualmente trabalha com as linhas de pesquisas de antioxidantes naturais e sintéticos na inibição da oxidação de sistemas lipídicos bem como na química do processo oxidativo de sistemas e moléculas orgânicas. É professor e coordenador do curso de Gastronomia no UNISAGRADO (Bauru) atuando principalmente em Cozinha Contemporânea, Internacional e molecular, também é professor de Bromatologia, e supervisor do estágio em Análises Físico-químicas e microbiológicas de alimentos, para os cursos de Biomedicina, Nutrição e Farmácia.

Tempo de casa: 6 anos e 8 meses

VALORES DA SEMESTRALIDADE - 1º/2024
CALOUROS INGRESSANTES EM 2024
GASTRONOMIA

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

• Parcelamento em 6x (janeiro a junho):
6x de R$ 1.115,24 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
6x de R$ 1.173,94 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês

• Parcelamento em 5x (fevereiro a junho):
5x de R$ 1.338,29 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
5x de R$ 1.408,73 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês

• Parcelamento em 4x (março a junho):
4x de R$ 1.672,86 - para pagamento até o dia 8 (oito) de cada mês
ou
4x de R$ 1.760,91 - para pagamento após o dia 8 (oito) de cada mês

• Pagamento à vista:
10% de desconto aplicado ao valor integral - R$ 6.339,27 para pagamento do 1º semestre à vista até o vencimento do boleto.
*Desconto não cumulativo.
(As condições acima se aplicam somente para ingressantes/calouros)

Valor total da semestralidade: R$ 7.043,64

*A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.unisagrado.edu.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
                                                                                                           

Edital 10/2023 – Fixação de Encargos Educacionais – Cursos de Graduação - Presencial 1º Semestre/2024 - Clique Aqui!

Renovação de Reconhecimento – Portaria MEC – Nº 205 de 25/06/2020

Você como profissional

A área de atuação de um Gastrônomo pode variar de empreendimentos de alimentação, como restaurantes, bares, hotéis e cruzeiros até a consultoria gastronômica centrada na modificação de cardápios de restaurantes, no treinamento de funcionários e na prestação de assessoria técnica ao empreendimento. Outras áreas muito promissoras também são campo de trabalho para o Gastrônomo, como a indústria de alimentos, consulados, Enologia, trabalho como Chef executivo, personal Chef, entre outras.

Seu Futuro

Pensando no futuro, as atividades relacionadas à Gastronomia têm grande importância econômica e social. O mercado gastronômico de alimentos e bebidas vem registrando, nos últimos anos, um aquecimento para os formados em Gastronomia, principalmente na área de food service, que vem crescendo devido ao aumento de brasileiros que consomem, cada vez mais, alimentos fora de casa.

Coordenação

Coordenação

Prof. Dr. Richtier Gonçalves da Cruz

Telefone:(14) 2107-7322

E-mail: gastronomia@unisagrado.edu.br

Data da última atualização: 20/02/2024.*informações sujeitas a alterações

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