Letras - Português e Inglês - Licenciatura

Titulação: Licenciado

Duração: 4 anos

Lançamento: 1954

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - N.º 1.096 de 24/12/2015 Guia do Estudante: Avaliação do MEC: Nota 4

Sobre o Curso

Quem escolhe a carreira de Letras Português – Inglês é habilitado ao ensino das Línguas Portuguesa e Inglesa nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Na USC, o licenciado em Letras Português – Inglês possui formação intercultural e crítica. São capacitados a lidar com as linguagens orais e escritas e também articular com as realidades histórico-culturais em que estão inseridos.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Compreensão e Prod. Oral em Língua Inglesa I 72 Horas
Introdução à Linguística I 72 Horas
Líng. Port.: Morfossintaxe 72 Horas
Psicologia do Desenvolv. e da Aprendizagem 72 Horas
Sociologia da Educação 72 Horas
Teoria da Literatura I 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Compreensão e Prod. Oral em Língua Inglesa II 72 Horas
Comunicação e Expressão 72 Horas
Introdução à Linguística II 72 Horas
Língua Portuguesa: Gramática Contextualizada 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Teoria da Literatura II 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Análise do Discurso 36 Horas
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa 72 Horas
História da Educação 72 Horas
Inglês Instrumental 36 Horas
Literaturas de Língua Portuguesa I 72 Horas
Produção e Análise do Conhecimento em Educação 36 Horas
Sociolinguística 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Compreensão e Prod. Escrita em Língua Inglesa 72 Horas
Cultura Inglesa e Norte-Americana 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Língua Portuguesa: Filologia 72 Horas
Literaturas de Língua Portuguesa II 72 Horas
Política e Organização da Educação Básica 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Didática: Planejamento e Avaliação 36 Horas
Estágio I 130 Horas
Inovação e Tecnologias Digitais na Educação 72 Horas
Literaturas de Língua Inglesa I 72 Horas
Literaturas de Língua Portuguesa III 72 Horas
Morfologia da Língua Inglesa I 72 Horas
Pesquisa da Prática Pedagógica I 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Antropologia 72 Horas
Estágio II 130 Horas
Literaturas de Língua Inglesa II 72 Horas
Literaturas de Língua Portuguesa IV 72 Horas
Morfologia da Língua Inglesa II 72 Horas
Pesquisa da Prática Pedagógica II 36 Horas
Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Cultura Brasileira 36 Horas
Educação para a Diversidade e Direitos Humanos 72 Horas
Estágio III 140 Horas
Libras 72 Horas
Literatura Infanto-Juvenil 36 Horas
Literaturas de Língua Inglesa III 72 Horas
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura 36 Horas
Pesquisa da Prática Pedagógica III 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 200 Horas
Educação Ambiental 36 Horas
Literaturas de Língua Inglesa IV 72 Horas
Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira 72 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Técnicas de Expressão e Ludicidade 36 Horas
Tópicos de Literatura Clássica e Universal 72 Horas


Corpo Docente

Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Está cursando Doutorado em Educação para a Ciência. É Mestre em Engenharia de Produção. Possui graduação em Matemática - Licenciatura e Pedagogia, Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Empresarial e em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática. É Professor e Coordenador Acadêmico-Administrativo na Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade do Sagrado Coração. Atua, como voluntário, na Diretoria da Fundação Veritas exercendo o cargo de Diretor Financeiro. Tem experiência como docente em várias disciplinas de Matemática, Pedagogia, Física, Administração, Engenharia de Produção e na Administração Acadêmica de Instituições de Ensino Superior.
Tempo de casa 9 Anos e 5 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2005), especialização em Gestão Universitária (2006), Mestrado em Educação pela UNESP, campus de Marília, na área de Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira e Doutorado também em Educação pela UNESP de Marília, na área de Política Educacional, Gestão de Sistemas Educativos e Unidades Escolares, também é professora da rede pública municipal de Bauru, SP, professora da Universidade Sagrado Coração, pesquisadora do COPPE - Coletivo de pesquisadores em Políticas Educacionais e pesquisadora da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas, Avaliação Externa e Gestão Escolar.
Tempo de casa 12 Anos e 5 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Direito Instituição Toledo de Ensino (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2008). Formado em Gastronomia na Universidade do Sagrado Coração (2016). É professor adjunto especial da Universidade Sagrado Coração, onde exerce o cargo de coordenador da especialização Lato Sensu em Antropologia. É professor do curso de Gastronomia, Letras, Letras/Tradutor, Artes Cênicas, Música, Arquitetura e Urbanismo, Design e cursos da área de Ciências Sociais. Foi coordenador do curso de Letras e Letras/Tradutor do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração de 2010 a 2011. Tem experiência na área de Gastronomia, Letras, Arte, Cultura, Sociologia e Métodos e Técnicas da Pesquisa com ênfase em Sociologia da Alimentação, Antropologia, Literatura, Estética e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, estética, arte, educação, sociologia, metodologia científica e antropologia. É co-autor da obra "Antropologia: uma reflexão sobre o homem". 1ª ed. Bauru: Edusc, 2011 (Coleção Syllabus). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC).É líder dos Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq Ensino de Língua e Literatura e do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação, na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru-SP.
Tempo de casa 21 Anos e 5 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (2013). Possui graduação em Tradutor pela Universidade Sagrado Coração (2010). Tem experiência na área de Tradução, com ênfase em Tradução Científica. Estagiou na Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, tendo revisado artigos publicados no Journal of Applied Oral Science. Atualmente é tradutora indicada da Revista CEFAC e professora do curso de Letras-Tradutor na Universidade do Sagrado Coração de Jesus (USC).
Tempo de casa 3 Anos e 11 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação
Tempo de casa
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Ciência sobre Arte - especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana/Cuba (2009), com reconhecimento pela USP (2011) e Graduada em Música: Instrumento - piano pela Universidade Sagrado Coração (1998), atualmente é professora titular da Universidade Sagrado Coração (Centro de Ciências Humanas) no Curso de Música, Educação Musical - licenciatura e também coordenadora do subprojeto de Música "As Músicas do Meu Brasil" pelo PIBID-USC. Foi professora colaboradora do Curso EAD de Educação Musical da UAB-UFSCar nas disciplinas de História da Música 1 e 2. Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Musicologia.
Tempo de casa 22 Anos e 9 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui doutorado em Ciências - Área: Processos e Distúrbios da Comunicação pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo - FOB/USP (2014) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP e tem experiência na área de Letras e Tradução, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, tradução, língua inglesa, língua espanhola, formação de professores de línguas e avaliação de traduções.
Tempo de casa 19 Anos e 11 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Letras-Português-Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1985), Especialização em Metodologia e Processo de Ensino, Especialização em Formação de Formadores de Professores, Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC - Bauru (2001). É doutora em Estudos Literários, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, com tese na área de Teoria e Crítica da Poesia. É professora dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração de Bauru há 22 anos, além de ter experiência também como professora de Língua Portuguesa durante 25 anos no ensino fundamental da rede particular. Atuou como Orientadora de Disciplina (tutor-EAD) no curso de PEDAGOGIA Semipresencial da UNESP/UNIVESP - Polo Bauru, de fevereiro/2010 a setembro/2012. Tem experiência com Educação a Distância (tutoria e processos de reconhecimento de curso EAD). Atua também como membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA/USC) ocupando a função de presidente desde agosto de 2014. Tem experiência nos processos de Avaliação Institucional (credenciamento e recredenciamento de IES), avaliação de cursos de graduação (reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos), e Autoavaliação institucional. É Coordenadora Pedagógica da Universidade do Sagrado Coração desde agosto de 2013. Tem experiência na área de Educação (Avaliação, Formação de professores e Metodologias Ativas); Letras, com ênfase em Língua e Literatura.
Tempo de casa 23 Anos e 11 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1988) e mestrado em Literatura Inglesa pela Emporia State University, EUA (1995). Atualmente é professora assistente da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa, e também na área de História do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro shakespeariano e teatro brasileiro moderno.
Tempo de casa 27 Anos e 10 Meses


Atividades do Curso

  • Aulas Teóricas e Práticas;
  • Estágios Obrigatórios;.
  • Estágios Não-Obrigatórios;
  • Programas de Aprimoramento;
  • Viagens de Estudo;
  • Visitas Técnicas;
  • Palestras;
  • Oficinas;
  • Eventos;
  • Produção de Artigos Científicos;
  • Iniciação Científica;
  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)


Você Sabia?

O curso de Letras – Português/ Inglês tem uma alta inserção de seus estudantes no mercado de trabalho, com sua atuação como professores em escolas de educação básica, públicas e particulares, cursos de línguas, escolas bilíngues. Além do trabalho como revisores em jornais, revistas e editoras, revisores de produções acadêmicas, como dissertações e teses, consultores linguísticos em empresas, pesquisadores em programas de especialização, Mestrado e Doutorado.

O Curso de Letras - Português / Inglês forma professores do Ensino Fundamental e Médio capacitados para o ensino de Português e Inglês e das literaturas de Língua Portuguesa e Inglesa, bem como para o desenvolvimento de pesquisas na área de sua atuação.

Forma profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, nos contextos oral e escrito, e também capazes de articular as realidades histórico-culturais e histórico-sociais em que estão inseridos, conscientes de seus papéis de educadores e orientadores.

O profissional da área de Letras prima pelo conhecimento sólido das disciplinas com as quais trabalha, sendo capaz de relacionar estas às outras que compõem o currículo do curso, a fim de transcender sua área de atuação. É dotado de capacidade didática que lhe permite perceber as necessidades e dificuldades dos alunos, dirigir e orientar a aprendizagem.

O profissional formado em Letras – Português / Inglês pode atuar como professor no Ensino Fundamental e Médio ou, ainda, em Faculdades e Universidades, caso venha a cursar Pós-Graduação.

Pode atuar na mídia em geral, como revisor de textos em agências de publicidade e editoras de livros; produzir materiais linguístico-literários, didáticos e paradidáticos. Pode trabalhar em escolas de idiomas ou como autônomo, lecionando em grupos ou tendo alunos particulares, em casa, na empresa ou mesmo pela internet.

Em síntese, o graduado pode criar habilidades para trabalhar com línguas, literatura e textos em geral, com a possibilidade, por isso, de operar em áreas diversas. No caso do magistério, com o crescimento do Ensino Médio e do Ensino Superior Privado, o mercado de trabalho vem absorvendo rapidamente os profissionais da área.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

Formar professores do Ensino Fundamental e Médio capacitados para o ensino de Português e Inglês e das literaturas de Língua Portuguesa e Inglesa, bem como para o desenvolvimento de pesquisas na área de sua atuação.

Específicos

  • Formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro, e também capazes de articular, convenientemente, as realidades histórico-culturais e histórico-sociais da comunidade na qual estão inseridos, conscientes de seu papel de educador e orientador.
  • Dar condições teórico-pedagógicas a esses profissionais, orientando-os de forma a que possam atuar com competência nos contextos sociais, culturais e históricos, para procurar solucionar problemas relacionados ao ensino e este, integrado à comunidade educacional

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof.ª M.ª Patrícia Viana Belam - Currículo Lattes

(14)2107-7244

letras@usc.br

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Data da última atualização: 24/10/2018.*informações sujeitas a alterações

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