Relações Internacionais

Titulação: Bacharel

Duração: 4 anos

Lançamento: 2011

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - Nº 272 de 03/04/2017 Avaliação do MEC: Nota 4

Sobre o Curso

O Bacharelado em Relações Internacionais busca proporcionar uma sólida formação teórica, combinada com diversas atividades práticas que possibilitem ao estudante adquirir conhecimentos, competências e habilidades para sua atuação em cenários internacionais, além de compreender o funcionamento e o dinamismo do sistema internacional atual. A grade curricular apresenta um núcleo de disciplinas obrigatórias e específicas devidamente vinculadas ao que é indispensável no processo de formação internacionalista no Brasil e no mundo.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 72 Horas
Estatística 72 Horas
História das Relações Internacionais 72 Horas
Instituições de Direito 72 Horas
Introdução às Relações Internacionais 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Direito Internacional Público 72 Horas
Geopolítica 72 Horas
História das Relações Internacionais do Brasil 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Teoria de Relações Internacionais I 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Diplomacia 72 Horas
Direito Internacional Privado 72 Horas
Eletiva I 72 Horas
Fundamentos de Economia 72 Horas
Teoria de Relações Internacionais II 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Ciência Política e Rel. Internacionais Contemporâneas 72 Horas
Comércio Internacional 72 Horas
Eletiva II 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Política Externa Brasileira 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Análise de Política Externa 36 Horas
Compreensão e Prod. Oral em Língua Inglesa 72 Horas
Direito Constitucional 72 Horas
Mediação e Arbitragem 36 Horas
Planejamento e Gestão Estratégica de Negócios 72 Horas
Sociologia e Mundo Globalizado 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Antropologia 72 Horas
Estágio 150 Horas
Organizações Internacionais 72 Horas
Pesquisa e Prática em Relações Internacionais 36 Horas
Segurança Internacional 36 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 246 Horas
Economia Política Internacional 36 Horas
Empreendedorismo 72 Horas
Estudos Estratégicos e de Defesa 36 Horas
Tópicos Especiais em Relações Internacionais 36 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso 36 Horas

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Aulas teóricas e práticas
  • Simulações da ONU, OMC e UE
  • Negociações Internacionais
  • Participação na Empresa Júnior da USC
  • Viagens Técnicas
  • Estágios
  • Palestras
  • Intercâmbio


Você Sabia?

Além das oportunidades de trabalho na Diplomacia, as empresas procuram novos mercados internacionais, necessitando de profissionais qualificados que possam representar, analisar, identificar, aconselhar e estabelecer contatos e contratos internacionais, importando e exportando produtos e realizando investimentos internacionais.

O estudante formado em Relações Internacionais estará plenamente qualificado para enfrentar os inovadores desafios internacionais apresentados no século 21, que vão desde a representação diplomática e consular do Brasil no cenário internacional, até o trabalho nas diversas Organizações Internacionais como a ONU, OMC, OEA, União Europeia e Mercosul. No mesmo sentido, estará preparado para estabelecer relações internacionais para empresas nacionais, estrangeiras e multinacionais, analisando mercados, avaliando as oportunidades de negócios e participando de programas de cooperação e investimentos internacionais.  

A formação em Relações Internacionais possibilita ao profissional a atuação em mercados internacionais representando países, empresas nacionais e estrangeiras, e organizações internacionais como a ONU, OMC, OEA, União Europeia e Mercosul. Da mesma forma, permite avaliar situações internacionais, dinamizadas pela aproximação comercial e social de pessoas e empresas procedentes de diferentes países. O profissional internacionalista também poderá identificar a normativa destinada à resolução das múltiplas, dinâmicas e, por vezes, conflituosas relações internacionais. Na medida em que a aproximação internacional aumenta, em virtude dos meios de comunicação como a internet e os transportes internacionais, o mercado de atuação do profissional de Relações Internacionais é cada vez maior e dinâmico. O Brasil tem ampliado constantemente sua representação no exterior, com um número crescente de Diplomatas e Cônsules trabalhando em centenas de países e organizações internacionais. Do mesmo modo, as empresas nacionais e estrangeiras procuram novos mercados internacionais, necessitando de profissionais qualificados que possam representar, analisar, identificar, aconselhar e estabelecer contatos e contratos internacionais.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral Formação sólida em Relações Internacionais nos moldes definidos pelas Diretrizes do Ministério da Educação (MEC).
Específicos

  • Formação que permita ao acadêmico optar, após sua Graduação, em seguir os caminhos internacionais públicos, como a Diplomacia e a representação em Organizações Internacionais como a ONU, OMC, entre outras.
  • Formação que permita ao acadêmico optar, após sua Graduação, em seguir os caminhos internacionais privados, como os negócios internacionais, atividades em empresas nacionais, estrangeiras e multinacionais.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Mª Beatriz Sabia Ferreira Alves  Currículo Lattes

(14)2107-7255 relacoesinternacionais@usc.br

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Data da última atualização: 17/11/2017.*informações sujeitas a alterações

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