Relações Públicas

Titulação: Bacharel

Duração: 4 anos

Lançamento: 1998

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - Nº 476 de 22/11/2011 Avaliação do MEC: Nota 4

Sobre o Curso

O curso de Relações Públicas volta-se à formação de um profissional ético, crítico, humano e reflexivo. Prepara o estudante para a prática da profissão, desenvolvendo sua capacidade de liderança, gestão e negociação, por meio de atividades de pesquisa no campo técnico-científico, capazes de aproximá-lo da realidade do mundo e das organizações.

Na USC, o estudante vai aprender a gerir processos de comunicação em organizações de todos os setores, trabalhar na perspectiva das Relações Públicas Excelentes, com foco na eficiência e eficácia das táticas e estratégias, já que a profissão direciona os fluxos comunicacionais, com o intuito de manter e ampliar as redes de relacionamento com os diferentes públicos estratégicos.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 72 Horas
Fundamentos Teóricos da Comunicação 72 Horas
Introdução às Relações Públicas 72 Horas
Legislação em Comunicação 72 Horas
Tecnologias da Informação e da Comunicação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Antropologia Cultural 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Relações Públicas e Comunicação Corporativa 72 Horas
Teorias da Comunicação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Compreensão e Prod. Oral em Língua Inglesa 72 Horas
Comunicação Integrada 72 Horas
Estatística 72 Horas
Fotografia em Relações Públicas 72 Horas
Psicologia do Trabalho 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva I 72 Horas
Gestão da Imagem e Crises Institucionais 72 Horas
Organizações Internacionais 72 Horas
Princípios de Marketing 72 Horas
Produção Textual em Relações Públicas 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Cerimonial e Protocolo 36 Horas
Eletiva II 72 Horas
Fundamentos de Administração 72 Horas
Organização e Gestão de Eventos 36 Horas
Pesquisa de Opinião em Relações Públicas - Quantitativa 72 Horas
Planejamento em Relações Públicas: Diagnóstico e Prática 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio I 100 Horas
Pesq. de Prática em Relações Públicas I 36 Horas
Pesquisa de Opinião em Relações Públicas - Qualitativa 72 Horas
Relações Públicas Comunitárias e Terceiro Setor 72 Horas
Sociologia da Comunicação 72 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Comunicação Digital e as Novas Mídias 36 Horas
Empreendedorismo 72 Horas
Estágio II 100 Horas
Estética e Semiótica 72 Horas
Pesq. de Prática em Relações Públicas II 36 Horas
TCC: Projeto de Pesquisa em Relações Públicas 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Assessoria em Projetos Institucionais 72 Horas
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 294 Horas
Comunicação e Política 36 Horas
Ética Profissional em Relações Públicas 36 Horas
Laboratório de Rádio e TV 72 Horas
TCC: Orientação 78 Horas


Corpo Docente

Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Direito Instituição Toledo de Ensino (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2008). Formado em Gastronomia na Universidade do Sagrado Coração (2016). É professor adjunto especial da Universidade Sagrado Coração, onde exerce o cargo de coordenador da especialização Lato Sensu em Antropologia. É professor do curso de Gastronomia, Letras, Letras/Tradutor, Artes Cênicas, Música, Arquitetura e Urbanismo, Design e cursos da área de Ciências Sociais. Foi coordenador do curso de Letras e Letras/Tradutor do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração de 2010 a 2011. Tem experiência na área de Gastronomia, Letras, Arte, Cultura, Sociologia e Métodos e Técnicas da Pesquisa com ênfase em Sociologia da Alimentação, Antropologia, Literatura, Estética e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, estética, arte, educação, sociologia, metodologia científica e antropologia. É co-autor da obra "Antropologia: uma reflexão sobre o homem". 1ª ed. Bauru: Edusc, 2011 (Coleção Syllabus). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC).É líder dos Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq Ensino de Língua e Literatura e do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação, na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru-SP.
Tempo de casa 20 Anos e 4 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Doutoranda em Comunicação na Universidade Estadual Paulista (Unesp). mestre em Comunicação e graduada em jornalismo pela mesma instituição, e especialista em Estudos do Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é professora na Universidade Sagrado Coração (USC), nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Design. É pesquisadora no grupo GPECOM (USC), onde desenvolve estudos que partem da linha de investigação crítica do universo das imagens e sua aplicação midiática apoiada nos estudos de Semiótica da Cultura e Teoria da Mídia.
Tempo de casa 5 Anos e 4 Meses
Titulação Nenhuma
Currículo Lattes
Qualificação Graduada em Comunicação Social - habilitado em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e Doutora em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista, campus de Marília (2016). Atualmente é professora da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Jornalismo (relações públicas, planejamento de comunicação, comunicação midiática, relações interculturais, comunicação organizacional, análise do discurso e organização de eventos etc.) e Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia (gênero, cultura e imigração).
Tempo de casa 6 Anos e 4 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação Bacharel em Moda pelo Centro Universitário de Maringá (2005) e Pós-graduação em Moda e Gestão pela Faculdade de Tecnologia SENAJ Londrina (2007) é Master Practitioner em Programação Neurolinguística (2015). Está no Programa de Pós-Graduação stritu senso em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista como aluna especial. Atualmente é Docente no curso de Design de Moda da Universidade do Sagrado Coração - USC/Bauru, Docente da Especialização em Personal Stylist USC/Bauru e Docente na Pós Graduação de Meios em Design de Superfícies USC\Bauru, atua como Consultora de Moda em empresas confeccionistas, varejistas e pessoas físicas. Tem experiência na área de design de produto e moda atuando principalmente nos seguintes temas:gestão,planejamento,linguagem,imagem, programação neurolinguística,pesquisa, criação e desenvolvimento de produto e moda inclusiva.
Tempo de casa 6 Anos e 10 Meses
Titulação Nenhuma
Currículo Lattes
Qualificação Graduado em Marketing (2010), Mestre em Televisão Digital (2013) e Doutorando em Design pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atualmente é docente/pesquisador na USC - Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Design, com ênfase em: videografismo, design e usabilidade de interfaces digitais, propaganda e marketing.
Tempo de casa 4 Anos e 10 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara (2017), possui Mestrado em Televisão Digital (atual Mídia e Tecnologia) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru (2012), Licenciatura em Marketing pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS (2011), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2010), Graduação em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera (2008) e Graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista - UNIP (2006). Atualmente cursa Segunda Licenciatura em Pedagogia pela UNINTER. Possui experiência em marketing e em agência de comunicação nas áreas de atendimento, pesquisa e planejamento publicitário. Atuou como Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) nas áreas de Gestão de Negócios, Marketing e Metodologia do Trabalho Científico nos cursos técnicos e, atualmente, leciona na graduação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) na área de Comunicação e Marketing, e na graduação e pós-graduação da Universidade do Sagrado Coração (USC) nas áreas de Comunicação e Publicidade, Gestão e Marketing e Metodologia do Trabalho Científico, além de ter integrado o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade como professora conteudista em nível de pós-graduação. Também é coordenadora do curso de pós-graduação de Marketing Digital da USC. Sua área de atuação e de pesquisa incluem as temáticas de Comunicação Organizacional, Planejamento e Gestão, Marketing e Comportamento do Consumidor, Mídia e Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Assistida por Televisão Digital, Educação a Distância, Educação Superior e Gestão e Política Educacional.
Tempo de casa 4 Anos e 1 Mes
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1991), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e doutorado em andamento em História pela Universidade Estadual Paulista Campus de Assis. Atualmente é professor e coordenador do curso de Licenciatura em História na Universidade do Sagrado Coração em Bauru. No Ensino Médio é professor de História na Cooperativa Educacional de Lençóis Paulista, no Colégio Novo Anglo de Bauru e no Colégio Sistema Único em Bauru. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História da Imprensa, História Social da Cultura, História das Ciências, História da Psicanálise e História da Educação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).
Tempo de casa 10 Anos e 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Ciências Odontológicas aplicadas pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é coordenadora do Curso de Design e professor auxiliar I da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Design de sistemas digitais, ergonomia, posto de trabalho, design ergonômico.
Tempo de casa 3 Anos e 4 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação da FAAC/Unesp (2014). Graduada em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sagrado Coração (2009). Técnica em Informática pelo CTI/Unesp (2005). Docente da Universidade do Sagrado Coração nos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo e Design. Atua principalmente com os seguintes temas: tecnologias da informação e comunicação, internet, marketing digital, direito à informação, governo eletrônico, democracia digital e portais de serviços eletrônicos de governo.
Tempo de casa 2 Anos e 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Cursando Doutorado em Comunicação pela UNESP, possui mestrado em Comunicação pela UNESP (2012) e graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade Sagrado Coração (2005). Atualmente é coordenador do curso de Publicidade e Propaganda e docente da Universidade Sagrado Coração nos cursos de Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos Teóricos da Comunicação, Criação e Produção em Multimídias, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado, Redação Publicitária e Criação e Produção Gráfica e Publicitária. É coordenador do projeto de extensão: Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - G-15, integrante do programa de extensão em Comunicação 3.0 da USC. É pesquisador do GPECOM - Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade..
Tempo de casa 10 Anos e 10 Meses

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Projetos de Extensão
  • Aulas teóricas e práticas
  • Visitas Técnicas
  • Eventos Científicos


Você Sabia?

O curso de Relações Públicas da USC está entre os melhores do Brasil de acordo com a Revista Guia do Estudante 2013, totalizando 4 estrelas (numa escala de 0 a 5).

A atividade de Relações Públicas é responsável pela elaboração das ferramentas de comunicação interna e externa, criando programas que integrem seus diferentes públicos, com atuação no planejamento estratégico e na execução de atividades ligadas a políticas gerais de relacionamentos estratégicos.

O profissional de Relações Públicas deve possuir domínio da linguagem oral e escrita na Língua Portuguesa e em outras línguas, espírito crítico, criatividade, extroversão, sociabilidade, comunicabilidade, interesses sociais e humanos, espírito empreendedor, dinamismo, liderança, iniciativa, disponibilidade, domínio de informática e estar atento às exigências e mudanças do mercado de trabalho.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

Preparar os estudantes para atuarem em diversos tipos de organizações (empresariais, governamentais, comunitárias/terceiro setor), planejando, implantando, avaliando e implementando o fluxo de informações e os diferentes processos de comunicação das organizações com seus públicos.

Específicos

  • Habilitar profissionais para criação e produção de material informativo, de caráter institucional, permitindo a visualização da organização em sua totalidade.
  • Instrumentalizar os estudantes com técnicas contemporâneas de organização de eventos empresariais, sociais e científicos.
  • Preparar os profissionais para planejar, coordenar e avaliar campanhas internas e externas de interesse das organizações.
  • Capacitar os futuros profissionais para planejar e coordenar pesquisas de opinião para fins institucionais, de percepção de marca e de imagem.
  • Preparar os graduandos para desenvolver planejamentos estratégicos de comunicação institucional e/ou mercadológica.
  • Capacitar os futuros profissionais para assessorar as organizações, sugerindo e implantando políticas de comunicação.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof. Esp. Penélope da Silva Almeida Santos  Currículo Lattes

(14)2107-7291

rp@usc.br

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Data da última atualização: 17/11/2017.*informações sujeitas a alterações

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