Relações Públicas

Titulação: Bacharel

Duração: 4 anos

Lançamento: 1998

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - Nº 476 de 22/11/2011 Avaliação do MEC: Nota 4

Sobre o Curso

O curso de Relações Públicas volta-se à formação de um profissional ético, crítico, humano e reflexivo. Prepara o estudante para a prática da profissão, desenvolvendo sua capacidade de liderança, gestão e negociação, por meio de atividades de pesquisa no campo técnico-científico, capazes de aproximá-lo da realidade do mundo e das organizações.

Na USC, o estudante vai aprender a gerir processos de comunicação em organizações de todos os setores, trabalhar na perspectiva das Relações Públicas Excelentes, com foco na eficiência e eficácia das táticas e estratégias, já que a profissão direciona os fluxos comunicacionais, com o intuito de manter e ampliar as redes de relacionamento com os diferentes públicos estratégicos.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 72 Horas
Fundamentos Teóricos da Comunicação 72 Horas
Introdução às Relações Públicas 72 Horas
Legislação em Comunicação 72 Horas
Tecnologias da Informação e da Comunicação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Antropologia Cultural 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Relações Públicas e Comunicação Corporativa 72 Horas
Teorias da Comunicação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Compreensão e Prod. Oral em Língua Inglesa 72 Horas
Comunicação Integrada 72 Horas
Estatística 72 Horas
Fotografia em Relações Públicas 72 Horas
Psicologia do Trabalho 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva I 72 Horas
Gestão da Imagem e Crises Institucionais 72 Horas
Organizações Internacionais 72 Horas
Princípios de Marketing 72 Horas
Produção Textual em Relações Públicas 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Cerimonial e Protocolo 36 Horas
Eletiva II 72 Horas
Fundamentos de Administração 72 Horas
Organização e Gestão de Eventos 36 Horas
Pesquisa de Opinião em Relações Públicas - Quantitativa 72 Horas
Planejamento em Relações Públicas: Diagnóstico e Prática 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio I 100 Horas
Pesq. de Prática em Relações Públicas I 36 Horas
Pesquisa de Opinião em Relações Públicas - Qualitativa 72 Horas
Relações Públicas Comunitárias e Terceiro Setor 72 Horas
Sociologia da Comunicação 72 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Comunicação Digital e as Novas Mídias 36 Horas
Empreendedorismo 72 Horas
Estágio II 100 Horas
Estética e Semiótica 72 Horas
Pesq. de Prática em Relações Públicas II 36 Horas
TCC: Projeto de Pesquisa em Relações Públicas 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Assessoria em Projetos Institucionais 72 Horas
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 294 Horas
Comunicação e Política 36 Horas
Ética Profissional em Relações Públicas 36 Horas
Laboratório de Rádio e TV 72 Horas
TCC: Orientação 78 Horas

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Projetos de Extensão
  • Aulas teóricas e práticas
  • Visitas Técnicas
  • Eventos Científicos


Você Sabia?

O curso de Relações Públicas da USC está entre os melhores do Brasil de acordo com a Revista Guia do Estudante 2013, totalizando 4 estrelas (numa escala de 0 a 5).

A atividade de Relações Públicas é responsável pela elaboração das ferramentas de comunicação interna e externa, criando programas que integrem seus diferentes públicos, com atuação no planejamento estratégico e na execução de atividades ligadas a políticas gerais de relacionamentos estratégicos.

O profissional de Relações Públicas deve possuir domínio da linguagem oral e escrita na Língua Portuguesa e em outras línguas, espírito crítico, criatividade, extroversão, sociabilidade, comunicabilidade, interesses sociais e humanos, espírito empreendedor, dinamismo, liderança, iniciativa, disponibilidade, domínio de informática e estar atento às exigências e mudanças do mercado de trabalho.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

Preparar os estudantes para atuarem em diversos tipos de organizações (empresariais, governamentais, comunitárias/terceiro setor), planejando, implantando, avaliando e implementando o fluxo de informações e os diferentes processos de comunicação das organizações com seus públicos.

Específicos

  • Habilitar profissionais para criação e produção de material informativo, de caráter institucional, permitindo a visualização da organização em sua totalidade.
  • Instrumentalizar os estudantes com técnicas contemporâneas de organização de eventos empresariais, sociais e científicos.
  • Preparar os profissionais para planejar, coordenar e avaliar campanhas internas e externas de interesse das organizações.
  • Capacitar os futuros profissionais para planejar e coordenar pesquisas de opinião para fins institucionais, de percepção de marca e de imagem.
  • Preparar os graduandos para desenvolver planejamentos estratégicos de comunicação institucional e/ou mercadológica.
  • Capacitar os futuros profissionais para assessorar as organizações, sugerindo e implantando políticas de comunicação.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof. Esp. Penélope da Silva Almeida Santos  Currículo Lattes

(14)2107-7291

rp@usc.br

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Data da última atualização: 17/11/2017.*informações sujeitas a alterações

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