Teatro

Titulação: Bacharel

Duração: 3 anos

Lançamento: 2019

Período: Noturno

Reconhecimento: Autorização – Parecer CONSEPE – nº 052/2018 de 18/06/2018

Sobre o Curso

O curso busca suprir uma carência de formação de atores/atrizes no interior do Estado de São Paulo para atuarem em diferentes instituições públicas, privadas, associativas e artísticas. A graduação propõe uma formação multidisciplinar com ênfase na criação teatral e na gestão de um empreendimento cultural.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Estética e História da Arte I 72 Horas
Expressão Corporal 72 Horas
História do Teatro I 72 Horas
Jogos Teatrais 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 72 Horas
Estética e História da Arte II 72 Horas
Expressão Vocal 72 Horas
História do Teatro II 72 Horas
Improvisação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Atuação Cênica I 72 Horas
Elementos Plásticos da Cena Teatral I 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Laboratório de Dança 72 Horas
Teatro Brasileiro 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Antropologia 72 Horas
Atuação Cênica II 72 Horas
Dramaturgia 36 Horas
Estágio I 100 Horas
Pesquisa da Prática em Teatro I 36 Horas
Teatro de Animação 72 Horas
Teatro Musical 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Direção 72 Horas
Elementos Plásticos da Cena Teatral II 72 Horas
Estágio II 100 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa em Teatro 36 Horas
Pesquisa da Prática em Teatro II 36 Horas
Prática de Criação Cênica I 72 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 112 Horas
Estética Teatral 36 Horas
Ética, Legislação e Produção Cultural 36 Horas
Prática de Criação Cênica II 72 Horas
Prática de Montagem Teatral 72 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso 72 Horas


Corpo Docente

Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Direito Instituição Toledo de Ensino (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2008). Formado em Gastronomia na Universidade do Sagrado Coração (2016). É professor adjunto especial da Universidade Sagrado Coração, onde exerce o cargo de coordenador da especialização Lato Sensu em Antropologia. É professor do curso de Gastronomia, Letras, Letras/Tradutor, Artes Cênicas, Música, Arquitetura e Urbanismo, Design e cursos da área de Ciências Sociais. Foi coordenador do curso de Letras e Letras/Tradutor do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração de 2010 a 2011. Tem experiência na área de Gastronomia, Letras, Arte, Cultura, Sociologia e Métodos e Técnicas da Pesquisa com ênfase em Sociologia da Alimentação, Antropologia, Literatura, Estética e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, estética, arte, educação, sociologia, metodologia científica e antropologia. É co-autor da obra "Antropologia: uma reflexão sobre o homem". 1ª ed. Bauru: Edusc, 2011 (Coleção Syllabus). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC).É líder dos Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq Ensino de Língua e Literatura e do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação, na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru-SP.
Tempo de casa 21 Anos e 7 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Professor da Universidade do Sagrado Coração (USC), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, e professor-colaborador do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da USC. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2015. Membro do Centro de Estudos de Partidos Políticos Latino-Americanos (CEPPLA), da UFSCar. Visitante-acadêmico na Universidade de Oxford. Desenvolve pesquisa sobre instituições políticas comparadas, processo decisório, relações Executivo/Legislativo e política externa no Brasil e no Chile, além de temáticas vinculadas às relações internacionais, à cidadania e à responsabilidade social.
Tempo de casa 3 Anos e 2 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Palhaço, professor, ator, produtor cultural e pesquisador desde 2004. Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu/ Especialização de Produção Cultural e professor na graduação de Artes Cênicas na Universidade Sagrado Coração em Bauru. Doutorando em artes cênicas pela Université Paul-Valéry Montpellier 3 em Montpellier / França. Bolsista pela CAPES em doutorado pleno no exterior entre 2012 a 2015. Mestre pela Universidade Charles de Gaulle / França em 2011 sobre as pedagogias clownescas de Jesús Jara e Sue Morrison. Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais em Licenciatura em Teatro, 2006. Bacharel em Direito pela PUC-Minas em 2001. Participou da formação em clown no CNAC (Centre national des arts du cirque) em Chalon en Champagne/França e do estágio internacional de commedia dell'arte na AIDAS (Académie Internationale des arts du spectacle) em Versailles/França, ambos em 2012. Criação e jogo de máscara com a Famillie Flöz em Berlin /Alemanha e Nyons / França. Fundador, palhaço e produtor da associação Cia da Bobagem onde realiza residências artísticas, espetáculos e oficinas nacionais e internacionais. Professor concursado de artes pela Prefeitura Municipal de Contagem entre 2007 e 2010.
Tempo de casa 2 Anos e 7 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Ator-Pesquisador. Doutorando em Artes da Cena pela UNICAMP (2019). Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP (2014). Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela ITAU/UNIVERSIDADE DE GIRONA/Espanha (2010). Licenciando em Artes pela Faculdade de Administração e Artes/FAAL (2018). Graduado em Artes Cênicas pela UNICAMP (2000). É Professor Auxiliar nos Cursos de Bacharelado em Teatro e Licenciatura em Artes na Universidade do Sagrado Coração (USC). Foi Pesquisador do LAPCA (Laboratório de Processos de Criação Atorais) orientado pela Profa. Dra. Lucia Romano (UNESP). Foi Pesquisador no Grupo de Pesquisa PRESENÇA & VIDA do LUME Teatro, orientado pelos Profs. Drs. Renato Ferracini, Raquel Scott Hirson e Ana Cristina Colla (LUME/UNICAMP). Participou do projeto A ARTE SECRETA DO ATOR, orientado por Eugênio Barba (Odin Teatret/Dinamarca). Participou do projeto EXERCISES FOR REBEL ARTISTS: RADICAL PERFORMANCE PEDAGOGY orientado por Guillermo Gomez-Peña (UABC/ La Pocha Nostra/EUA/México). Sua formação é resultante do encontro com profissionais como: Guillermo Gomez-Peña, Antônio Januzelli, Eugênio Barba, Julia Varley, Renato Cohen, Ana Cristina Colla, Renato Ferracini, Alito Alessi, Tica Lemos, Lucia Romano, Marcelo Lazzaratto, Tiche Vianna, Maria Thais, Jean-Jacques Mutin, Marcin Rudy, Francisco Medeiros, Henrique Sitchin, Marcio Aurelio, Verônica Fabrini e Marinês Calori. Tem interesse nas áreas de Atuação em Teatro, Dança e Performance, Pedagogias Performativas, Treinamento dx Ator/Atriz/Performer, Dança-Teatro, Teatro Físico, Teatro e Meditação, Encenação e Arte-Educação, Comunicação e Cultura e sobretudo interesse na VIDA.
Tempo de casa 1 Ano e 7 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1988) e mestrado em Literatura Inglesa pela Emporia State University, EUA (1995). Atualmente é professora assistente da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa, e também na área de História do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro shakespeariano e teatro brasileiro moderno.
Tempo de casa 28 Anos

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Aulas Teóricas e Práticas
  • Estágios Curriculares
  • Eventos Culturais e Científicos
  • Iniciação Científica
  • Projetos de Extensão
  • Projetos Culturais
  • Visitas Técnicas

Você Sabia?

A USC tem uma tradição na formação de Teatro e o Bacharelado vem para renovar essa tradição e buscar novos perfis de alunos/pesquisadores.

O Teatro é o resgate de nossa humanidade seja pela prática do jogo e da expansão corporal de nossas possibilidades expressivas e comunicativas. “A linguagem teatral é a linguagem humana por excelência, e a mais essencial” (Augosto Boal, Jogos para atores e não atores, 2004, p. ix).
O diálogo entre teoria e prática fornece um aprendizado onde o estudante/artista é um protagonista na criação cênica. A preocupação com o aspecto empreendedor e a possibilidade de desenvolver um projeto cultural individual ou coletivo estão presentes no artista contemporâneo. E no curso da USC.
Além disso, percebemos a inserção de práticas teatrais em diferentes espaços inovando seus fazeres e significados. O que abre um vasto campo de trabalho ainda inexplorado.  

O objetivo do curso é formar um profissional que reflita sobre a realidade e que compreenda as técnicas de criação de espetáculo, interpretação, direção e montagem teatrais. O curso possibilitará a atuação como ator, dramaturgo e diretor em espetáculos teatrais.. Além das funções mencionadas, há a possibilidade de dar cursos livres de interpretação; montar espetáculos para eventos em geral e corporativos; encenar aulas para cursos de educação à distância; organizar vivências em ações de recursos humanos de empresas privadas e públicas.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

Capacitar o profissional para interpretar como ator/atriz e produzir projetos culturais.

Específicos

  • Abrir possibilidades para o/a estudante explorar outras linguagens e espaços de atuação : cinema, audiovisual, webséries, hospitais e teatro empresarial.
  • Aperfeiçoar profissionais para a prática e a dinamização das atividades cênicas em instituições culturais e/ou educacionais particulares e públicas.
  • Realizar pesquisas sobre aspectos estéticos envolvendo a criação artística e seus componentes.
  • Estimular os futuros profissionais para a produção cultural em diversos eventos artísticos.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 6,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 6,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof. M.e Rafael Resende Marques da Silva
Currículo Lattes

(14)2107-7384

teatro@usc.br

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Data da última atualização: 22/03/2019.*informações sujeitas a alterações

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