Terapia Ocupacional

Titulação: Bacharel

Duração: 4 anos

Lançamento: 1999

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - Nº 1 de 06/01/2012 Avaliação do MEC: Nota 4

Sobre o Curso

O curso de Terapia Ocupacional engloba conhecimentos das áreas das ciências da saúde, humanas e sociais. No desenvolvimento do curso, são incorporadas disciplinas como a Anatomia, Fisiologia, Psicologia do desenvolvimento, atividade de recursos terapêuticos, órteses de membros superiores dentre outros que, atrelados aos conhecimentos específicos da profissão, pautados na ocupação humana, fomentam ao graduando condições apropriadas para o exercício profissional com as diferentes clientelas e campos profissionais.

Na USC, o curso de Terapia Ocupacional oferece ao futuro profissional uma formação pautada nos princípios norteadores de sua missão institucional, concretizando a excelência do ensino, da pesquisa e extensão, expressos no compromisso social e na disseminação da ciência e do saber para o bem da sociedade por meio de seus egressos, que se tornam profissionais comprometidos com o desenvolvimento humano e social.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Anatomia Humana 72 Horas
Citologia e Genética 72 Horas
Embriologia e Histologia 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Fundamentos de Terapia Ocupacional 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Análise e Ap. da Ativ. em Terapia Ocupacional 36 Horas
Bases Metodológicas em Terapia Ocupacional 36 Horas
Biofísica e Fisiologia 72 Horas
Cinesiologia Aplicada à Terapia Ocupacional 72 Horas
Comunicação e Expressão 72 Horas
Imunologia 36 Horas
Microbiologia 36 Horas
Neuroanatomia 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades e Recursos Terapêuticos Ocupacionais I 72 Horas
Atividades e Recursos Terapêuticos Ocupacionais II 72 Horas
Cinesioterapia Aplicada à Terapia Ocupacional 72 Horas
Dinâmica Institucional 36 Horas
Farmacologia 36 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Patologia Geral 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades e Recursos Terapêuticos Ocupacionais III 72 Horas
Atividades e Recursos Terapêuticos Ocupacionais IV 72 Horas
Bioestatística 36 Horas
Educação para a Saúde 36 Horas
Ética e Deontologia 36 Horas
Políticas e Gestão de Saúde 72 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Tópicos de Ergonomia para Terapia Ocupacional 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Antropologia Aplicada à Terapia Ocupacional 36 Horas
Concepções e Perspectivas Psicossociais na Terapia Ocupacional 72 Horas
Dinâmica e Atividade Grupal 36 Horas
Próteses, Órteses e Adaptações 72 Horas
Terapia Ocupacional Aplicada à Saúde do Trabalho 72 Horas
Terapia Ocupacional Aplicada ao Desenvolvimento Neuropsicomotor 72 Horas
Terapia Ocupacional Aplicada às Práticas Sociais 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Terapia Ocupacional Aplicada à Ortopedia e Reumatologia 72 Horas
Terapia Ocupacional Aplicada à Saúde Mental 72 Horas
Terapia Ocupacional Aplicada ao Cotidiano e à Aprendizagem Escolar 72 Horas
Terapia Ocupacional Aplicada ao Envelhecimento Humano 72 Horas
Terapia Ocupacional Aplicada às Disfunções Físicas 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio I 162 Horas
Estágio II 162 Horas
Tópicos Interdisciplinares 36 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso I 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio III 162 Horas
Estágio IV 162 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso II 36 Horas

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Atividades teóricas e práticas na Clínica de Terapia Ocupacional
  • Estágios obrigatórios
  • Projetos de Extensão
  • Intercâmbio
  • Iniciação Científica


Você Sabia?

A terapia ocupacional teve origem nos EUA, há aproximadamente 100 anos. Recentemente, foi indicada por uma revista americana como uma das dez profissões do futuro. No Brasil, essa profissão foi regulamentada em 13 de outubro 1969, pela Lei n° 938, e atualmente vem se destacando visto que forma o profissional especializado no que há de mais avançado, a ocupação humana!

Esta profissão estuda e emprega atividades cotidianas como as de autocuidado, mobilidade funcional, trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos, sensoriais e mentais e de desajustes emocionais e sociais.

Uutiliza tecnologias e atividades diversas para desenvolver, restaurar ou ampliar as capacidades funcionais de seus clientes que podem ser desde recém-nascidos e crianças até adultos e idosos, possibilitando ás pessoas atendidas o alcance de sua autonomia, independência e utilização ao máximo de suas potencialidades.

Uma das características e diferencial da profissão é a utilização das diversas propriedades presentes nas atividades humanas como recurso terapêutico, podendo oferecer treinamento funcional e de atividades da vida diária, além de orientações. Outra particularidade da profissão é a capacitação do profissional na prescrição e confecção de órteses e dispositivos tecnológicos assistidos.

O terapeuta ocupacional atua em diferentes áreas (saúde, educação e social). É um membro da equipe desenvolvendo seu trabalho em conjunto com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, educadores, dentre outros.O tratamento terapêutico ocupacional é de atribuição exclusiva desse profissional, sendo ele responsável pela avaliação, planejamento e execução do programa de tratamento e alta.

O terapeuta ocupacional poderá desenvolver programas que promovam o desenvolvimento de grupos, atuando com formação, habilitação profissional, assessoria, consultoria, administração e planejamento de serviços.

Atua ainda em instituições educacionais, empresas, programas comunitários, hospitais, centros de saúde, ambulatórios, clínicas particulares etc. com clientela de diferentes especialidades: pediatria, psiquiatria, neurologia, reumatologia, ortopedia, saúde do trabalhador, gerontologia e geriatria etc.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

O curso de Terapia Ocupacional objetiva capacitar os futuros profissionais a atender as exigências do mercado de trabalho, com atitude crítica, ética e responsável, orientando sua prática à melhoria da qualidade e equidade na vida social, com permanente engajamento junto à comunidade.

Específicos

  • Dominar conhecimentos e habilidades para desenvolver ações de promoção e prevenção de riscos ao desenvolvimento humano.
  • Reabilitar, tanto em nível individual quanto coletivo, possibilitando ao ser humano a melhora em sua qualidade de vida e inclusão social.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof.ª M.ª Cristina Maria Paz Quaggio  Currículo Lattes

(14)2107-7044

terapiaocupacional@usc.br

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Data da última atualização: 17/11/2017.*informações sujeitas a alterações

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