Programa de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Biologia Oral

Titulação: Mestre/Doutor/Pós-Doutor

Duração: Mestrado: 2 anos; Doutorado: 4 anos; Pós-Doutorado: sob consulta

Entre em Contato: (14) 2107-7231 - strictosensu.prppg@usc.br

Apresentação

O programa de Mestrado e Doutorado em Biologia Oral, com as áreas de concentração Biologia Oral, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) e Implantologia, visa formar profissionais para docência e pesquisa, proporcionando capacitação técnica, desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o desempenho de suas atividades profissionais, despertando no indivíduo o espírito científico crítico e atualizado nas respectivas áreas que o compõem.



Objetivos

  •  Despertar no aluno o espírito científico crítico e atualizado nas respectivas áreas de concentração.
  •  Desenvolver competências e habilidades profissionais para as atividades de docência e pesquisa.


Público-Alvo

Profissionais da área de conhecimento da saúde interessados na área de concentração de Biologia Oral; e odontólogos que possam desenvolver projetos inseridos nas linhas de pesquisa nas áreas de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Implantologia.


Perfil do Egresso

Docente/pesquisador qualificado, apto a ingressar em Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, e a desenvolver nestas, com as condições existentes, atividades de pesquisa, ensino, extensão e Pós-Graduação.


Requisitos

Ser graduado em área da saúde, biológicas e correlatas para o mestrado e mestrado nestas áreas para o curso de doutorado.



Áreas de Concentração

Biologia Oral: Área de caráter multiprofissional destinada aos profissionais da área de conhecimento da saúde, a qual visa o aprofundamento do conhecimento nos campos do ensino e pesquisa, bem como das novas tecnologias aplicáveis na área de saúde.

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial: Área destinada aos odontólogos, a qual visa o aprimoramento de técnicas e métodos na área de CTBMF por meio de práticas de ensino e pesquisa, a fim de formar profissionais competentes na área para atuação na docência, pesquisa e extensão.

Implantologia: Área destinada aos odontólogos, a qual oferece conhecimento global na área da Implantodontia, desde o planejamento cirúrgico-protético criterioso, preparo do paciente por meio de cirurgias reconstrutivas, desenvolvimento de técnicas cirúrgicas protocolares e alternativas de instalação de implantes, até a reabilitação bucal do paciente com as diversas modalidades de prótese sobre implantes.

 Linhas de Pesquisa:

logo odonto

  • Linha de Pesquisa 1

Aspectos biológicos do binômio saúde-doença na odontologia ou em outras áreas do conhecimento

Esta linha de pesquisa tem como objetivo alcançar um grande desafio de várias universidades do país no que se refere à integração multi e interdisciplinar de profissionais com perfil acadêmico. Adicionalmente a esta integração, os pós-graduandos a serem formados e seus respectivos projetos podem ter foco tanto para os processos patológicos como normais na área odontológica e em diferentes áreas, proporcionando um melhor entendimento dos mecanismos de ação associados a fatores biológicos morfofuncionais, envolvendo os processos inflamatório, infeccioso, degenerativo e outros como base para um equilíbrio da homeostasia.

  • Linha de Pesquisa 2:

Epidemiologia, diagnóstico e tratamento das alterações orofaciais

Estudo da epidemiologia das diferentes afecções faciais, incluindo patologias, malformações congênitas e adquiridas, assim como processo de envelhecimento e necessidade de reabilitação orofacial. Neste espectro, somam-se ainda estudos laboratoriais e clínicos dos diversos materiais e técnicas aplicados no tratamento destas várias alterações, colaborando com o estabelecimento de protocolos terapêuticos e melhor entendimento dos mesmos aplicados de forma isolada, ou dentro de um enfoque multidisciplinar




Infraestrutura

A Universidade do Sagrado Coração possui vários laboratórios, em constante modernização, com regime de utilização integral e abrangência de atendimento destinada ao ensino de graduação e pós-graduação, assim como prestação de serviços à comunidade. Tais laboratórios apresentam espaços físicos suficientes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das diversas áreas de pesquisa desenvolvidas no Programa e são identificados como:

        • Laboratório de Química e Bioquímica
        • Laboratório de Farmacotécnica e Farmacognosia
        • Laboratório de Farmacodinâmica
        • Laboratório de Biologia Molecular

Biologia Molecular - DSC_0013

        • Laboratório de Análises de Alimentos
        • Laboratório de Biologia
        • Laboratório de Biociências

Laboratorio de Biociencias I - DSC_0037  Laboratorio de Biociencias II - DSC_0020

      • Laboratório de Histologia
      • Laboratório de Histotécnica

Histotécnica - DSC_0069

      • Laboratório de Técnicas Moleculares

DSC_0060

      • Laboratório de Anatomia

Laboratório de Anatomia A - DSC_0050  Laboratório de Anatomia B - DSC_0060

  • Laboratório de Microbiologia.

Destacam-se os Laboratórios de Biologia Molecular, Microbiologia, Histotécnica e Técnicas Moleculares, que dão suporte direto à boa parte dos projetos desenvolvidos por pós-graduandos do Programa e têm gerado como produto uma forte integração com a graduação, por meio do programa de iniciação científica e outros. As descrições desses laboratórios são as que seguem:

Laboratório de Biologia Molecular
Localizado no Bloco L, anexo às instalações da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Os materiais e equipamentos permitem o desenvolvimento de técnicas de histomorfometria e biologia molecular. Em relação à biologia molecular, são realizadas técnicas de extração de DNA por meio de kits de extração da Quiagen utilizando-se, preferencialmente, sangue periférico. Todas as amostras de DNA referentes à pacientes e controles são catalogadas e armazenadas a -20ºC. A principal técnica utilizada no Laboratório é a de PCR (reação em cadeia da polimerase), que visa à amplificação de um determinado fragmento para posterior genotipagem e identificação de polimorfismos gênicos por PCR-RFLP, ou seja, digestão enzimática utilizando enzimas de restrição específicas. Após a preparação da reação, as amostras são amplificadas em um termociclador e, posteriormente, caracterizadas em gel de agarose, documentadas e arquivadas na Ilha de Edição do Laboratório por meio de foto-documentação. Para Histomorfometria o laboratório dispõe de fotomicroscópio (Nikon) acoplado a um computador com o software Image Pró-Plus. Esses equipamentos permitem a captura de imagens microscópicas digitais para análise histológica de tecidos para a contagem de células, análise morfométrica de porcentagem de tecidos e/ou estruturas marcadas manualmente por diferentes cores, análise de espessura de estruturas, perímetro e comprimento. A implantação do referido laboratório, que envolve alta tecnologia, foi possível devido ao apoio da FAPESP, que reconheceu o mérito de vários pesquisadores que fazem ou fizeram parte do corpo de docentes permanentes do programa de Pós-graduação em Biologia Oral.

Laboratório de Microbiologia
Situado no Laboratório central de Análises Clínicas. As atividades desenvolvidas são: cultura bacteriológica de urina, fezes e secreções em geral; exame bacterioscópico de amostras clínicas diversas; identificação bioquímica clássica dos principais grupos bacterianos de interesse em Microbiologia médica humana (Staphylococcus spp, Enterococcus spp, Streptococcus spp, Pseudomonas spp, Enterobactérias); testes laboratoriais de sensibilidade bacteriana aos antibióticos (antibiograma); testes sorológicos para determinação de patogenicidade bacteriana em enteropatógenos; reação de imunofluorescência para diagnóstico de doença de Chagas, toxoplasmose, sífilis e lúpus eritematoso sistêmico (LES); testes sorológicos para diagnóstico de mononucleose infecciosa; testes sorológicos para diagnóstico de doenças inflamatórias (fator reumatoide, antiestreptolisina O, proteína C-reativa); testes sorológicos para diagnóstico de sífilis (VDRL); testes sorológicos para diagnóstico primário de HIV; métodos avançados de testes in vitro de sensibilidade bacteriana frente aos diferentes materiais odontológicos de uso clínico (cimentos odontológicos tipo MTA, AH plus, Endomethasone, Seallapex e outros, pastas de hidróxido de cálcio, clorexidina, hipoclorito de sódio, soluções irrigadoras); testes in vitro de sensibilidade bacteriana frente aos diferentes materiais odontológicos de uso clínico (cimentos odontológicos tipo MTA e outros, pastas de hidróxido de cálcio, clorexidina, hipoclorito de sódio, soluções irrigadoras) utilizando-se dentes incisivos bovinos extraídos ou blocos de dentina contaminados com diferentes microrganismos; testes laboratoriais de sensibilidade bacteriana frente aos vários antissépticos de uso geral (álcool 70%, álcool iodado, clorexidina e outros); testes laboratoriais de sensibilidade bacteriana a vários antibióticos fitoterápicos em forma de extratos propilenoglicólicos obtidos de várias plantas (Guaçatonga, Bardana, Melaleuca, Neem).

Laboratório de Histotécnica
Possui área física de 11,9m2, localiza-se no bloco K e conta com bancadas de granito, pias, armário e está equipado com estufas, microscópio, micrótomo, banho-maria histológico, refrigerador e uma capela de exaustão. O laboratório é destinado ao apoio à pesquisa nas modalidades iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado desenvolvidos na instituição, ou em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa. É destinado ao preparo de tecidos e confecção de lâminas histológicas para análise microscópica e histomorfométrica. O laboratório realiza de rotina a coloração pela hematoxilina-eosina (HE) e tem capacidade para desenvolver outras colorações citoquímicas.

Laboratório de Técnicas Moleculares
Possui área física de 11,9m2, localiza-se no Bloco K e conta com bancadas de granito, pias, armário e está equipado com um computador, estufas, balança analítica e forno de micro ondas. O laboratório é destinado ao apoio à pesquisa nas modalidades iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado desenvolvidos na instituição, ou em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa. É destinado ao preparo de tecidos e confecção de lâminas histológicas para estudo imunoistoquímico e análise morfométrica em estudos relacionados ao reparo ósseo, inflamação, lesões teciduais associadas à ação de produtos tóxicos. Os equipamentos vinculados desenvolvimento da técnica imuno-histoquímica foram obtidos por meio de Auxílios à Pesquisa FAPESP.

Clínicas

  •  Clínica de Educação para Saúde (CEPS)

A Clínica de Educação para a Saúde (CEPS) "Madre Rosália Sosso" foi instalada na USC, em agosto de 1983, por um grupo de professores da área de Enfermagem. Hoje, possui aproximadamente 60 mil pacientes cadastrados em suas mais de 20 especialidades de atendimento na área da saúde. Com o passar dos anos, a CEPS se tornou um verdadeiro laboratório de ensino, pesquisa e aprendizagem, cumprindo assim sua finalidade de atender à comunidade e aprimorar a formação profissional de estudantes dos diferentes cursos das áreas da saúde e educação, existentes na USC. Esse aprimoramento ocorre por meio da transmissão de ricas experiências baseadas no tripé da educação universitária, que é o ensino, a pesquisa e a extensão.

  •  Clínica de Fisioterapia

A Clínica de Fisioterapia consta de modernas instalações, em amplo espaço físico, para prestar atendimento à comunidade. Dispõe de salas de atendimento totalmente equipadas e um ginásio de fisioterapia para a prática de exercícios, duas piscinas terapêuticas, vestiários e banheiros adaptados, salas de observações, salas com turbilhões, sala de reunião, laboratórios de Neurologia adulto e infantil, laboratórios de massoterapia, cinesiologia e cinesioterapia, laboratório de reabilitação cardiorrespiratória, boxes com equipamentos diversos para os atendimentos na área de fisioterapia ortopédica e traumatológica, sala de fisioterapia na saúde da mulher e espaços livres para o atendimento grupal.

Clínica de Fisioterapia ok

  •   Clínicas de Odontologia

A USC possui 3 clínicas odontológicas com infraestrutura moderna, amplo espaço físico com equipamentos odontológicos individualizados em boxes e salas para exames radiográficos. Tal infraestrutura permite oferecer à comunidade de Bauru e região serviços odontológicos de alto padrão de qualidade, considerando os avanços tecnológicos e científicos. Além disso, as clínicas odontológicas podem ser importante fonte de coleta de dados e ações que subsidiam as pesquisas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade. Os pós-graduandos têm a oportunidade de desenvolver trabalhos científicos, aplicando novas técnicas, materiais e instrumentais, permitindo o aprimoramento dos mesmos, além de realizar a prática docente. Além da infraestrutura da USC, através de convênios, os alunos do Programa em Biologia Oral contam ainda com a estrutura física de diversos centros cirúrgicos de hospitais de Bauru e região para a realização de procedimentos cirúrgicos no ambiente hospitalar.

Clínica de Odontologia - DSC_0015




Corpo Docente

Prof.ª Dra. Ângela Mitie Otta Kinoshita - Doutora em Física aplicada à medicina e biologia (USP)

Qualificação: Graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor da Universidade Sagrado Coração, docente permanente no Programa de Pós Graduação Biologia Oral e coordena o Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental nessa universidade. É pesquisador do Grupo Ressonância Magnética Aplicada, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Desenvolve pesquisas em área interdisciplinar, especialmente envolvendo aplicações da Ressonância do Spin Eletrônico e também no desenvolvimento e aprimoramento de novos materiais e biomateriais.

Área de atuação: Novos materiais, biomateriais, estudos de reparação óssea em modelo animal, aplicações biológicas da Ressonância do Spin Eletrônico e outros métodos físicos.

Docente na Instituição: desde 2003
Docente permanente no programa desde 2003

E-mail: angela.kinoshita@usc.br

Prof.ª Dra. Ana Paula Favaro Trombone Garlet - Doutora em Imunologia Básica e Aplicada, pela Universidade de São Paulo (FMRP)

Qualificação: Possui graduação em Famácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2006) em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (FMRP/USP). Fez pós-doutorado no Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (2006-2008). Atualmente é Professora Auxiliar I na Universidade do Sagrado Coração (USC-Bauru/SP). Tem experiência na área de Imunologia com ênfase em hanseníase.

Área de atuação: Imunologia básica e aplicada, em projetos que visam avaliar diferentes aspectos da resposta imune e inflamatória e sua relação com a patogênese de doenças infecciosas.

Docente na Instituição: desde 2013
Docente permanente no programa desde 2016

E-mail: ana.garlet@usc.br

Prof. Dr. Guilherme Ferreira da Silva – Doutor em Endodontia pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho – Araraquara (UNESP)

Qualificação: Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (2003), mestrado em Odontologia, área de concentração em Endodontia, pela Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP (2008) e doutorado em Odontologia, área de concentração em Endodontia, pela Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP (2013). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: Endodontia e Mineral Trióxido Agregado - MTA (propriedades físicas, químicas e biológicas).

Área de atuação: Endodontia, com pesquisas relacionadas ao estudo das propriedades físico-químicas e antimicrobianas dos materiais endodônticos e avaliação da biocompatibilidade destes materiais em modelo experimental animal. Pesquisas clínicas na área de Endodontia dos seguintes assuntos: efetividade anestésica em pulpites e caracterização da microbiota endodôntica.

Docente na Instituição: desde 2014
Docente permanente no programa desde 2016

E-mail: guilherme.silva@usc.br

Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond - Doutor em Cirurgia (FMB-UNESP)

Qualificação: Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) e doutorado em Bases Gerais da Cirurgia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é pesquisador científico VI do ILSL/CCD - SES-SP, editor da Revista Salusvita, editor da revista Mimesis, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Presidente da International Leprosy Association, professor orientador no Programa de Pós-graduação em Ciências da CCD/ SES-SP e professor orientador do Programa de Pós-graduaçao em Odontologia da Universidade do Sagrado Coração, Bauru. Tem experiência na área da Hansenologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hanseníase, reabilitação, saúde pública, cirurgia reparadora, epidemiologia e incapacidades. Possui gradução em Música pela USC-Bauru e Doutorado em Música pela UNICAMP e atua também como docente e pesquisador na área da música.

Área de atuação: Hanseníase, reabilitação, saúde pública, cirurgia reparadora, epidemiologia e incapacidade.

Docente na Instituição: desde 1996
Docente permanente no programa desde 2000

E-mail: marcos.virmond@usc.br

Prof.ª Dra. Mirella Lindoso Gomes Campos - Doutora em Clínica Odontológica (FOP-UNICAMP)

Qualificação: Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (2004), mestrado em Clinica Odontológico pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e doutorado em Clínica Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professora Assistente I da pós-graduação em Biologia Oral e da disciplina de Periodontia da graduação em Odontologia da Universidade do Sagrado Coração (USC) e professora convidada dos cursos de especialização em Ortodontia e Periodontia do Centro Odontológico Pinelli Henriques (COPH). Atua principalmente nos seguintes temas: trauma oclusal, periodontite, tabagismo, anabolizantes e terapia fotodinâmica.

Área de atuação: Influência de distúrbios sistêmicos e de drogas com a evolução de doenças periodontais, cicatrização tecidual e óssea e avaliação da resposta inflamatória de distúrbios sistêmicos e de drogas que sejam de importância para periodontia, implatodontia e cirurgia.

Docente na Instituição: desde 2013
Docente permanente no programa desde 2013

E-mail: mirella.campos@usc.br

Prof.ª Dra. Patrícia Pinto Saraiva - Doutora em Fisiopatologia em Clínica Médica (FMB-UNESP)

Qualificação: Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP, 1993), mestrado (2002), doutorado (2005) e pós-doutorado (2012) em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Atualmente é docente adjunta da Universidade Sagrado Coração, Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado (stricto-sensu) em Biologia Oral da Universidade Sagrado Coração, professora de pós-graduação da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Odontologia e áreas básicas, com ênfase em patologia, histologia geral, histologia bucal e periodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: tecido ósseo, hormônio tireóideo, estrógeno.

Área de atuação: Reparo tecidual, biomateriais, fitoterápicos em odontologia.

Docente na Instituição: desde 1994
Docente permanente no programa desde 2011

E-mail: patricia.saraiva@usc.br

Prof. Dr. Paulo Henrique Weckwerth - Doutor em Doenças Tropicais (FMB-UNESP)

Qualificação: Graduado em Biologia pela Universidade Sagrado Coração (1989). Especialista em Análises Clínicas pela Universidade Sagrado Coração (1991). Mestre em Biologia Tropical pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP (2002). Doutor em Doenças Tropicais pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP (2005). Pós-Doutorado em Ciências Odontológicas, área de concentração em Dentística, Endodontia e Materiais odontológicos pela Faculdade de Odontologia de Bauru - USP (2015). Atualmente Professor das disciplinas de Microbiologia Básica, Microbiologia Clínica e Bacteriologia Clínica, junto ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Sagrado do Coração. Coordenador do Curso de Especialização em Ecologia e Saúde Ambiental da Universidade do Sagrado Coração. Professor permanente e Coordenador da área de concentração em Biologia Oral do Programa de Pós-Graduação em Biologia Oral da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Sagrado do Coração. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Microbiologia Básica, Microbiologia Oral, Microbiologia Clínica, Microbiologia de Alimentos e Microbiologia Molecular.

Área de atuação: Propriedades físico-químicas e biológicas e atividade antimicrobiana de materiais odontológicos com ênfase aos endodônticos

Docente na Instituição: desde 1992
Docente permanente no programa desde 2010

E-mail: paulo.weckwerth@usc.br

Prof.ª Dra. Sara Nader Marta - Doutora em Odontologia (FOB-USP)

Qualificação: Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980), mestrado (1997) e doutorado (2002) em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru USP. Especialista em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP e em Pacientes com Necessidades Especiais, título conferido pelo Conselho Federal de Odontologia por notório saber. Atualmente é professora assistente da Universidade do Sagrado Coração, Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional (stricto-sensu) em Odontologia da Universidade Sagrado Coração, professora de pós-graduação da Universidade do Sagrado Coração, coordenadora do projeto de extensão Odontologia para Pessoas com Deficiência da Universidade do Sagrado Coração, integrante do Grupo de Trabalho para elaboração das Diretrizes de Atenção a Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência no SUS e cirurgião-dentista da Prefeitura Municipal de Bauru (até 2012). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: odontopediatria, pessoas com deficiência, clínica odontológica, educação em saúde bucal, teleodontologia. É integrante do banco de avaliadores Institucionais e de Curso do INEP e do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, é membro do BNI-INEP.

Área de atuação: Odontopediatria, Pessoas com deficiência, Saúde Coletiva (qualidade de vida)

Docente na Instituição: desde 1994
Docente permanente no programa desde 2004

E-mail: sara.marta@usc.br

Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão - Doutor em Morfologia Genética (UNIFESP)

Qualificação: Possui Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado em São José do Rio Preto-SP pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), Mestrado em Morfologia Genética pela Universidade Federal de São Paulo (1993) e Doutorado em Morfologia Genética pela Universidade Federal de São Paulo (1997). Livre Docência pela Disciplina de Genética Humana e Médica. Departamento de Morfologia da Universidade Federal de São Paulo (2010). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Faculdade de Medicina de Marília-SP, Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Medicina de Marília-SP, Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Oral e Coordenador dos Programas Stricto-sensu da Universidade do Sagrado Coração-Bauru-SP, Professor Orientador da Pós-Graduação em Morfologia da Universidade Federal de São Paulo. Assessor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Membro do Conselho da Associação Brasileira de Células Tronco, Associate Editor (editor associado) - Journal of Alzheimer Disease.

Área de atuação: Genética Humana, com ênfase em Citogenética e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Doença de Alzheimer, Helicobacter pylori, Doenças cromossômicas e Terapia Celular.

Docente na Instituição: desde 2002
Docente permanente no programa desde 2002

E-mail: spencer.payao@usc.br

Prof.ª Dra. Andréia Aparecida da Silva - Doutorado em Estomatopatologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Qualificação: Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Sagrado Coração (2003), mestrado em Estomatopatologia - área Patologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Estomatopatologia - área Patologia pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Realizou estágio no Departamento de Patologia Oral da Universidade de Sheffiled - Inglaterra - sob supervisão da Prof. Dra. Lynne Bingle. Atuou como pesquisadora colaboradora do Departamento de Diagnostico Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP/UNICAMP. Possui experiência na área de Odontologia, com ênfase em Histopatologia e Biologia Molecular atuando principalmente nos seguintes áreas: Glândulas salivares, AIDS, Doenças Hematológicas. Atualmente é Professora do Curso de Pós-graduação da Universidade do Sagrado Coração, na área de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Área de atuação: Sistema Imune Inato, Reparo ósseo, Biologia Molecular, Histopatologia.

Docente na Instituição: desde 2015
Docente permanente no programa desde 2015

E-mail: andreia.silva@usc.br

Prof.ª Dra. Camila Lopes Cardoso - Doutorado em Estomatologia pelaFaculdade de Odontologia de Bauru (USP)

Qualificação: Graduada na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) em 2004. Participou do Programa de Prática Profissionalizante em Cirurgia Bucal da FOB/USP (3400 horas). No período de 2007-2009, realizou o Mestrado na área de Estomatologia, na FOB/USP e, no período de 2009-2013, Doutorado na área de Estomatologia na FOB/USP, com estágio sanduíche no Institute of Biomaterials and Biomedical Engineering na University of Toronto, durante 9 meses. Atualmente, é docente nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Estomatopatologia, na Universidade Sagrado Coração, Bauru, SP.

Área de atuação: Diagnóstico e tratamento cirúrgico das patologias do complexo maxilofacial, sendo a osteonecrose medicamentosa o alvo de estudos clínicos retrospectivo, prospectivo e experimental. As principais técnicas de análises de atuação incluem: histomorfometria, imunohistoquímica, tomografia computadorizada de feixe cônico e microtomografia computadorizada.

Docente na Instituição: desde 2014
Docente permanente no programa desde 2014

E-mail: camila.cardoso@usc.br

Prof.ª Dra. Jéssica Lemos Gulinelli - Doutora em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (FOA-UNESP)

Qualificação: Possui graduação em Odontologia (2002), título de mestre (2006) e doutorado (2010) em Odontologia - área de concentração em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Araçatuba). Professora da Universidade Sagrado Coração - USC - Bauru das disciplinas de graduação em odontologia (Cirurgia Buco Maxilo Facial I, II, II, IV, estágio supervisionado em urgência II e Implantologia bucal) e pós-graduação em Biologia Oral (área de concentração em Cirurgia Buco Maxilo Facial. Professora do curso de especialização em Implantodontia e cirurgia avançada do Immpar Odontologia - Londrina - PR. Tem experiência profissional na área de Odontologia, com ênfase em consultório privado, ambiente hospitalar e serviço público. Atua em pesquisa principalmente nos seguintes temas: paciente especial, cirurgia ambulatorial e hospitalar, reparo tecidual, traumatismo dentário e facial, laser e imunoistoquímica.

Área de atuação: Implantes dentários, osseointegração, seio maxilar, enxerto ósseo, bloco ósseo, conexão cone morse, defeito peri-implantar, aquecimento ósseo, reabilitação bucal, biomaterial, osso bovino mineralizado, tecido ósseo, defeito ósseo, reparo tecidual, laser, imunoistoquímica, histomorfometria, tomografia cone bean.

Docente na Instituição: desde 2011
Docente permanente no programa desde 2011

E-mail: jessica.gulinelli@usc.br

Prof. Dr. Marcelo Salles Munerato - Doutor em Biologia Oral (USC-Bauru)

Qualificação: Cirurgião Dentista formado pela Universidade do Sagrado Coração (Bauru/SP) em 2000. Mestre em Odontologia na Área de Concentração Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade do Sagrado Coração em 2005. Doutor em Biologia Oral na Área de Concentração Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade do Sagrado Coração em 2016 com a tese intitulada: Avaliação do reparo de defeitos ósseos em calvária de ratos preenchidos com diferentes biomateriais e sua influência na qualidade do tecido ósseo neoformado. Concluiu a Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade do Sagrado Coração em 2002. Possui Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Conselho Federal de Odontologia em 2005. Atualmente é professor da graduação (Odontologia) e pós-graduação (Biologia Oral - Mestrado e Doutorado) da Universidade do Sagrado Coração - USC / Bauru-SP, Brasil. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomateriais, Implantes Dentários e Reabilitação Oral.

Área de atuação: Biomateriais, Implantes dentários, Reabilitação Oral.

Docente na Instituição: desde 2017
Docente permanente no programa desde 2017

E-mail: marcelo.munerato@usc.br

Prof. Dr. Paulo Domingos Ribeiro Júnior - Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (FOA-UNESP)

Qualificação: Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Sagrado Coração (1995), mestrado em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2001) e doutorado em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial pela UNESP (2008). Teve seu estágio de Doutorado na TUFTS UNIVERSITY em Boston, MA, USA. Atualmente é professor da graduação e pós-graduação em Odontologia da Universidade do Sagrado Coração, Bauru-SP, Brasil. Coordenador da Área Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, Nivel Mestrado e Doutorado, Universidade do Sagrado Coração, Bauru-SP, Brasil. É coordenador do curso de especialização em Implantodontia da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas de Bauru e de Jau. Cirurgião Buco Maxilo Facial do corpo clínico de vários hospitais do estado de São Paulo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia Buco Maxilo Facial e Implantodontia atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia Ortognática, Traumatismo Facial, Implantodontia e Cirurgia Reconstrutiva da face.

Área de atuação: Estudos relacionados às avaliações clínicas de pacientes a serem ou já submetidos a procedimentos reabilitadores orofaciais, bem como os aspectos biológicos dos diferentes métodos reconstrutivos da face e maxilares utilizando-se modelos experimentais e em humanos.

Docente na Instituição: : de 1996 a 2009 e desde 2011
Docente permanente no programa desde 2011

E-mail: paulo.ribeiro@usc.br

Prof.ª Dra. Elcia Maria Varize Silveira - Doutora em Biologia Oral pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP)

Qualificação: Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Lins, SP (1990), Especialização em Periodontia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, BA (1997), Mestrado em Clínica Odontológica - Periodontia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, RS (2005), Doutorado em Biologia Oral pela Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB-USP (2012), Pós-Doutorado pela Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP (2015) e University of Toronto, Faculty of Dentistry - Matrix Dynamics Group (2014). Atualmente é Professora da graduação (Odontologia - Periodontia) e pós-graduação (Biologia Oral/Implantodontia) na Universidade do Sagrado Coração-USC-Bauru. Experiência nas áreas de Periodontia, Microcirurgia, Imunologia e estudos experimentais direcionados à resposta imune-inflamatória após implantação de biomateriais. Keywords: biocompatible materials, immune response, inflammation, cytokines.

Área de atuação: Halitose, Biomateriais, Microcirurgia.

Docente na Instituição: desde 2015
Docente permanente no programa desde 2015

E-mail: elcia.silveira@usc.com

Prof. Dr. Hugo Nary Filho - Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (FOA-UNESP)

Qualificação: Graduação em Odontologia (Prótese-Buco-Maxilo Facial) pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Sagrado Coração, autônomo - Biomet Implant Innovatios do Brasil Ltda e sócio-proprietário do Instituto HNary de Odontologia Ltda. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia bucal, implantes, co-autor, osseointegração e artigo.

Docente na Instituição: desde 2011
Docente permanente no programa desde 2011

E-mail: hugo.nary@usc.br

Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Junior - Doutor em Prótese Dentária pela Universidade Estadual Paulista – Araçatuba

Qualificação: Cirurgião-Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP, 2007). Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) mantido pela Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC) no período de 03/2005 a 12/2007. Especialista em Implantodontia (2010) e Prótese Dentária (2012). Mestre em Implantodontia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Araçatuba, com bolsa FAPESP (2008/0240-10). Doutor em Odontologia, área de concentração em Prótese Dentária (2014), com bolsa FAPESP 2010/15734-1. Professor Auxiliar I da Universidade Sagrado Coração (USC - Bauru). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária e Implantodontia.

Área de atuação: Pesquisas na área clínica, in vitro e revisão sistemática relacionada à área de Biologia Oral, com enfoque para as especialidades de Prótese Dentária e Implantodontia.

Docente na Instituição: desde 2015
Docente permanente no programa desde 2015

E-mail: joel.santiago@usc.br

Prof.ª Dra. Pâmela Letícia dos Santos - Doutora em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (FOA-UNESP)

Qualificação: Cirurgiã-Dentista, graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP Araraquara- (2006). Mestre em 2011, em odontologia com ênfase em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial junto ao Departamento de Cirurgia e Clínica Integrada da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araçatuba. Doutora em 2013, em odontologia com ênfase em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial junto ao Departamento de Cirurgia e Clínica Integrada da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araçatuba. Atualmente é professora do curso de Pós Graduação em Biologia Oral e Graduação em Odontologia na Universidade Sagrado Coração.

Área de atuação: Influência das alterações locais, sistêmicas e do uso de biomateriais no reparo ósseo.

Docente na Instituição: desde 2013
Docente permanente no programa desde 2013

E-mail: pamela.santos@usc.br

Prof. Dr. Thiago Amadei Pegoraro - Doutor em Reabilitação Oral (FOB-USP)

Qualificação: Graduou-se em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Sagrado Coração de Jesus, em 2003. Foi aluno do curso de pós-graduação na aréa de Reabilitação Oral, nível de Doutorado Direto, pela FOB/USP - Bauru. Foram pesquisador e professor visitante da Universidade de New York (NYU); EUA, Tokyo Medical College; Hokkaido Dental School; Okayama Dental School (Japão) e também da empresa de materiais dentários, BISCO Inc, EUA. É revisor do periódico Journal of Dentistry, Journal of Applied Oral Science (JAOS), Journal of Research in Dentistry, Journal of Dentistry and Clinical Research e da Revista Gaúcha de Odontologia. Faz parte do corpo Editorial dos periódicos Journal of Research in Dentistry e Journal of Dentistry and Clinical Research. Foi professor de graduação do Centro Universitário CESMAC, no período de 02/2010 a 08/2011. Atualmente ocupa o cargo de Professor Doutor de Prótese Dentária do curso graduação em Odontologia, bem como é professor permanente do curso de pós - graduação em Implantodontia da Universidade do Sagrado Coração (USC) - Bauru. Atua também como vice-coordenador do programa Stricto sensu em Biologia Oral da mesma Universidade, englobando as áreas de Implantodontia, Cirurgia Buco-maxilo-facial e Biologia Oral, níveis de Mestrado e Doutorado. É parecerista ad hoc da Fundaçåo de Amparo a Pesquisa de São Paulo (FAPESP).

Área de atuação: Prótese Dentária; Prótese sobre implante; CAD-CAM; Cerâmica Odontológica; Propriedades Físicas de materiais odontológicos.

Docente na Instituição: desde 2011
Docente permanente no programa desde 2011

E-mail: thiago.pegoraro@usc.br




Corpo Discente

Alan Matheus Ramos Garcia
Formação: Odontologia
Projeto: Avaliação da reação tecidual de pastas de hidróxido de cálcio associadas a antibióticos ou anti-inflamatórios em subcutâneo de ratos
Orientador: Prof. Dr. Guilherme Ferreira Da Silva  
Alexandre Rayes
Formação: Odontologia
Projeto: Avaliação da adaptação marginal de próteses prototipadas e fresadas utilizando scanner intra-oral
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Salles Munerato
Andre Coelho Lopes
Formação: Odontologia
Projeto: Estudo retrospectivo e epidemiológico de 1200 casos operados no hospital regional na cidade de Arapiraca
Orientador: Prof.ª Dra. Andréia Aparecida da Silva
Caio Peres Bellato
Formação: Odontologia
Projeto: Efeito do laser, s53p4 vidro bioativo e ácido zoledrônico no processo de reparo ósseo em ratas ovariectomizadas
Orientador: Prof.ª Dra. Jessica Lemos Gulinelli
Cleuber Rodrigo De Souza Bueno
Formação: Odontologia
Projeto: Análise de adaptação de infraestruturas metálicas para reabilitação unitária sobre aplicação de cerâmica feldspática, através de duas estratégias de fresagem (direta e indireta/premill)
Orientador: Prof. Dr. Hugo Nary Filho
Daniel Ferraz Nunes Da Silva
Formação: Odontologia
Projeto: Análise do reparo de defeito ósseo sob ação de campo magnético permanente
Orientador: Prof.ª Dra. Jessica Lemos Gulinelli
Edison Xavier Lopez Gallegos
Formação: Odontologia
Projeto: Avaliação mecânica e microscópica de cerâmicas de dissilicato de litio durante procedimentos de ajuste oclusal e polimento
Orientador: Prof. Dr. Thiago Amadei Pegoraro
Evandro Roberto Vaz Da Silva
Formação: Medicina Veterinária
Projeto: Avaliação da posição de implantes em mandíbulas de cães. Revisão sistemática.
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Salles Munerato
Fernanda Parini
Formação: Farmácia e Bioquímica
Projeto: Reação tecidual e performance de novos materiais compostos por fibroína como substitutos ósseos
Orientador: Prof.ª Dra. Angela Mitie Otta Kinoshita
Gabriela Martinez
Formação: Odontologia
Projeto: Análise da redução anatômica obtida em sistema CAD/CAM para confecção de copings metálicos
Orientador: Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Junior
Kenia Nicole Roman Peguero
Formação: Odontologia
Projeto: Avaliação da ação antibacteriana de agentes para remoção químico-mecânica de cárie em dentes decíduos: estudo in vivo
Orientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Weckwerth
Luciano Leocadio Teixeira Nogueira Filho
Formação: Odontologia
Projeto: Influência da dieta no processo de reparo óssea: análise histopatológica
Orientador: Prof.ª Dra. Andréia Aparecida da Silva
Marcus Vinicius Satoru Kasaya
Formação: Odontologia
Projeto: Efeito do laser e ácido zoledrônico no reparo ósseo - análise histomorfométrica em ratos
Orientador: Prof.ª Dra. Jéssica Lemos Gulinelli
Maria Flavia Milagre Rodrigues
Formação: Odontologia
Projeto: Correlação clínica entre a osteonecrose medicamentosa por bisfosfonato e os valores sorológicos do telopeptídeo carboxi-terminal do colágeno tipo I
Orientador: Prof.ª Dra. Camila Lopes Cardoso
Maria José Zumarraga Paredes
Formação: Odontologia
Projeto: Eficácia da pré-medicação com um anti-inflamatório não-esteroidal no sucesso da anestesia de molares inferiores com pulpite aguda irreversível
Orientador: Prof. Dr. Guilherme Ferreira da Silva
Mario Cesar De Souza
Formação: Odontologia
Projeto: Eficiencia do CAD/CAM na cirurgia de modelo realizada previamente a ortognática
Orientador: Prof.ª Dra. Pâmela Letícia dos Santos
Miguel Augusto Riquelme Rodas
Formação: Odontologia
Projeto: Revision Sistematica y Metaanalisis, de Estudios Clínicos Ramdomizados comparando la eficácia entre uma membrana de PRF y el “Gold Standart” el injerto Tejido Conectivo Sub –Epitelial, para recubrimientos radiculares con recesiones Tipo I y II de Miller.
Orientador: Prof.ª Dra. Elcia Maria Varize Silveira
Nataira Regina Momesso
Formação: Odontologia
Projeto: Avaliação Fotoelástica, microtomográfica e do torque de remoção de diferentes formatos de parafusos de osteossínteses utilizados em Cirurgia Buco Maxilo Facial
Orientador: Prof. Dr. Paulo Domingos Ribeiro Júnior
Onassis Leme Da Silva
Formação: Odontologia
Projeto: Avaliação da existência de correlação entre o espaço aéreo superior e anterior e processos patológicos de conchas nasais inferiores de pacientes submetidos à cirurgia ortognática
Orientador: Prof. Dr. Hugo Nary Filho
Quiteria Edileuza Rezende De Araujo
Formação: Odontologia
Projeto: Expressão de PLUNC em saliva de pacientes com Pericoronarite
Orientador: Prof.ª Dra. Andréia Aparecida da Silva
Rafael De Castro Cecilio
Formação: Odontologia
Projeto: Influência dos polimorfismos da IL-10 no desenvolvimento de câncer em pacientes infectados por Helicobacter pylori
Orientador: Prof. Dr. Lucas Trevizani Rasmussen
Rafael Zetehaku Araujo
Formação: Odontologia
Orientador: Prof. Dr. Marcos Martins Curi
Rafaela Pignatti De Freitas
Formação: Ciências Biológicas
Projeto: Avaliação in vitro da ação antimicrobiana intra-dentinária e eficácia antibiofilme de cimentos odontológicos associados a drogas antimicrobianas e anti-inflamatórias
Orientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Weckwerth
Thiago Resende Da Silva
Formação: Odontologia
Projeto: Atividade antibacteriana do MTA Flow em duas proporções distintas sobre biofilme de Enterococcus faecalis
Orientador: Prof. Dr. Guilherme Ferreira da Silva
Vinicius Matheus Rosa
Formação: Odontologia
Projeto: Avaliação imunohistoquimica do laser de baixa intensidade e do ácido zoledrônico no processo de reparo ósseo
Orientador: Prof.ª Dra. Pâmela Letícia Dos Santos

Agostinho Caleman Neto
Formação: Ciências Biológicas
Projeto: Avaliação do potencial antifúngico de monoglicerídeos extraídos do óleo de coco associados ao hidróxido de cálcio contra Candida albicans
Orientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Weckwerth
 

Alexandre Ladeira Veloso Dos Anjos
Formação: Odontologia
Projeto: Avaliação do côndilo mandibular em indivíduos submetidos à cirurgia ortognática com alteração esquelética face longa.
Orientador: Prof. Dr. Thiago Amadei Pegoraro
 

Alexandre Magno Dos Santos
Formação: Odontologia
Projeto: Análise facial e numérica de nipobrasileiros
Orientador: Prof. Dr. Hugo Nary Filho
 

Anthony Froy Benites Condezo
Formação: Odontologia
Projeto: Expressão das proteínas da família plunc-bpif em saliva de pacientes acometidos pela osteonecrose medicamentosa
Orientador: Prof.ª Dra. Camila Lopes Cardoso
 

Bruna Luisa De Paula
Formação: Ciências Biológicas
Projeto: A influência do ciclo circadiano na resposta inflamatória e reparo tecidual frente à implantação de membrana de colágeno no tecido subcutâneo de camundongos da linhangem C57Bl/6
Orientador: Prof.ª Dra. Elcia Maria Varize Silveira

Camila Costa De Araujo
Formação: Fisioterapia
Orientador: Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond

Carlos Cesar Deantoni
Formação: Odontologia
Projeto: Avaliação imunohistoquímica comparativa entre as osteomielites e as osteonecroses
Orientador: Prof.ª Dra. Camila Lopes Cardoso

Cintia De Souza Alferes Araujo
Formação: Odontologia
Projeto: Efeito da Cúrcuma longa l. sobre a periodontite induzida em ratos no modelo da 6-ohda da doença de Parkinson
Orientador: Prof.ª Dra. Mirella Lindoso Gomes Campos

Claudia Akemi Nacamura
Formação: Odontologia
Projeto: Expressão proteômica na saliva de pacientes com gastrostomia
Orientador: Prof.ª Dra. Sara Nader Marta

Claudia Curra
Formação: Odontologia
Projeto: Estudo clínico comparativo entre diferentes modalidades de tratamento cirúrgico para a osteonecrose medicamentosa
Orientador: Prof.ª Dra. Camila Lopes Cardoso

Cristina Maria Da Paz Quaggio
Formação: Terapia Ocupacional
Projeto: A Teleducação e suas contribuições para pessoas afetadas pela hanseníase e profissional da saúde
Orientador: Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond

Danilo Louzada De Oliveira
Formação: Odontologia
Projeto: Análise fotoelástica dos sistemas de fixação utilizando placa e parafuso convencional e com travamento para tratamento de fraturas de ângulo mandibular
Orientador: Prof. Dr. Paulo Domingos Ribeiro Junior

Debora De Melo Trize
Formação: Fisioterapia
Projeto: Determinação do limiar de dor à pressão (LDP) nos músculos temporais em cefaleias primárias e secundárias.
Orientador: Prof.ª Dra. Sara Nader Marta

Gabriel Cury Batista Mendes
Formação: Odontologia
Projeto: Avaliação biomecânica in vitro do uso de dois desenhos de miniplacas com duplo intermediário utilizadas para a osteossíntese de osteotomia sagital em grandes avanços mandibulares com e sem rotação anti-horária do plano oclusal
Orientador: Prof. Dr. Paulo Domingos Ribeiro Junior

Guilherme Abu Halawa Kudo
Formação: Odontologia
Projeto: Análise da taxa de sobrevivência de implantes dentários instalados em pacientes comprometidos
Orientador: Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Júnior

Heloisa Marques
Formação: Odontologia
Projeto: Avaliação do papel das células B na hanseníase experimental
Orientador: Prof.ª Dra. Ana Paula Favaro Trombone Garlet

Jorge Lincolins Pereira Soares
Formação: Odontologia
Projeto: Estudo in vitro sobre as alterações de degradação da força e resistência à corrosão de molas fechadas de NiTi.
Orientador: Prof.ª Dra. Patrícia Pinto Saraiva

José Ribamar De Almeida Cerqueira Filho
Formação: Odontologia
Projeto: Análise microbiológica de diferentes conexões de implantes dentários.
Orientador: Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Júnior

Joyce Karla Machado Da Silva
Formação: Fisioterapia
Projeto: Influência da disfunção temporomandibular e de aspectos biopsicossociais com o desenvolvimento do trauma oclusal
Orientador: Prof.ª Dra. Mirella Lindoso Gomes Campos

Lidia Regina Costalino
Formação: Enfermagem
Projeto: Estratégia de incentivo, apoio e promoção à prática da amamentação e avaliação das condições de saúde de bebês até um ano de idade.
Orientador: Prof. Dr. Sara Nader Marta

Marcelo Augusto Cini
Formação: Enfermagem
Projeto: Efeito do laser, ácido zoledrônico e BonAlive do reparo de ratas ovarectomizadas
Orientador: Prof. Dr. Jéssica Lemos Gulinelli

Maria Silvana Totti Da Costa
Formação: Enfermagem
Projeto: Pesquisa de bioativos em extratos hidroetanólicos de Joannésia princeps sobre microbita encontrada na cavidade bucal
Orientador: Prof.ª Dra. Patricia Pinto Saraiva

Michelle Cristina Sales Almeida Barbosa
Formação: Fisioterapia
Projeto: Exercícios isométricos de resistência muscular à fadiga no tratamento da disfunção temporomandibular por meio de biofeedback
Orientador: Prof.ª Dra. Sara Nader Marta

Patricia Gizeli Brassalli De Melo
Formação: Odontologia
Projeto: Eficácia da mineralização de túbulos dentinários e da atividade antibiofilme do extrato puro e pasta dental de Casearia sylvestris (Sw.) em blocos de dentina
Orientador: Prof.ª Dra. Patricia Pinto Saraiva

Pedro Thalles Bernardo De Carvalho Nogueira
Formação: Odontologia
Projeto: Extração de terceiros molares mandibulares impactados - o efeito da osteotomia em duas velocidades no osso periférico: uma análise histopatológica
Orientador: Prof.ª Dra. Andréia Aparecida da Silva

Renata Silva Guilherme
Formação: Odontologia
Projeto: Promoção de saúde no Brasil: uma avaliação por diferentes métodos.
Orientador: Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Junior

Roble Casares Perez
Formação: Odontologia
Projeto: Avaliação do côndilo mandibular em indivíduos com alteração esquelética padrão II face longa e curta
Orientador: Prof. Dr. Thiago Amadei Pegoraro

Rosenvaldo Moreira Junior
Formação: Odontologia
Orientador: Prof. Dr. Marcos Martins Curi

Samira Michel Garcia
Formação: Odontologia
Projeto: Características epidemiológicas, moleculares, clínicas e sociais de um grupo de contatos de hanseníase no município de Rondonópolis - MT
Orientador: Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond

Thessio Mina Vago
Formação: Odontologia
Projeto: Avaliação do aquecimento ósseo e do desgaste de fresas após osteotomia em baixa rotação sem irrigação
Orientador: Prof.ª Dra. Pâmela Letícia Dos Santos

Thiago Calcagnotto
Formação: Odontologia
Projeto: influência do campo magnético no processo de reparo de defeitos preenchidos com osso bovino mineralizado
Orientador: Prof.ª Dra. Jéssica Lemos Gulinelli

Vanessa Rodrigues Do Nascimento
Formação: Odontologia
Projeto: Identificação e quantificação de possíveis patógenos endodônticos envolvidos na agudização de processos infecciosos em gestantes
Orientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Weckwerth

Willian Saranholi Da Silva
Formação: Odontologia
Projeto: Estudo do comportamento de um enxerto ósseo inorgânico heterogêneo utilizado em levantamento da membrana sinusal em seres humanos: análise histológica, histométrica, imunohistoquímica e de microscopia eletrônica de varredura
Orientador: Prof. Dr. Paulo Domingos Ribeiro Junior

Wilson Silva Amaral
Formação: Odontologia
Projeto: Avaliação da aplicabilidade dos coded abutments para confecção de infra-estruturas em próteses protocolo inferior?
Orientador: Prof. Dr. Hugo Nary Filho




Coordenação do Programa

Prof.ª Dra. Patrícia Pinto Saraiva
Telefone: (14) 2107-7231/2107-7051/2107-7112
E-mail: patricia.saraiva@usc.br 

Prof.ª Dra. Andréia Aparecida da Silva
Telefone: (14) 2107-7231/2107-7051/2107-7112
E-mail: andreia.silva@usc.br 

Prof. Dr. Paulo Henrique Weckwerth
Telefone: (14) 2107-7231/2107-7051/2107-7112
E-mail: paulo.weckwerth@usc.br 

Prof. Dr. Hugo Nary Filho
Telefone: (14) 2107-7112
E-mail: hugonary@institutohnary.com.br 

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Patrícia Pinto Saraiva
Vice-Coordenadora: Prof.ª Dra. Andréia Aparecida da Silva

DOCENTES TITULARES

Prof. Dr. Joel Santiago Junior
E-mail: joel.junior@usc.br 
Prof.ª Dr.ª Camila Lopes Cardoso
E-mail: camila.cardoso@usc.br 
Prof. Dr. Paulo Henrique Weckwerth
E-mail: paulo.weckwerth@usc.br 

DOCENTES SUPLENTES

Prof.ª Dr.ª Elcia Maria Varize Silveira
E-mail: elcia.silveira@usc.br 
Prof.ª Dr.ª Ana Paula Favaro Trombone Garlet
E-mail: ana.garlet@usc.br 
Prof. Dr. Guilherme Ferreira da Silva
E-mail: guilherme.silva@usc.br 

DISCENTES

Guilherme Abu Halawa Kudo (Discente Titular)
Cleuber Rodrigo de Souza Bueno Senko (Discente Suplente)




Estrutura Curricular

2017

MESTRADO

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS AS TRÊS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Docente responsável: Sara Nader Marta                                     

Número de Créditos: 02                             

Ementa: Abordagem e discussão das vivências teóricas e práticas para o ensino. Diretrizes, políticas educacionais e outros aspectos práticos da vida acadêmica. Conceito de Universidade e espaço do professor universitário e seus vínculos com a pesquisa, ensino e extensão. Elaboração de plano de aula, confecção de material didático, aulas teóricas e práticas, avaliações.

Bibliografia:

LOWMAN J. Dominando as Técnicas de Ensino. São Paulo: Atlas, 2007. 309p.

GIL A C. Didática de Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2006. 283p.

CAMARGO, M. Filosofia do conhecimento e ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2004.

LARANJEIRA, M. I. Da arte de aprender ao ofício de ensinar: relato, em reflexão, de uma trajetória. Bauru, EdUSC, 2006.

RIVERO, C.M. L.; GALLO, S. A formação de professores na Sociedade do conhecimento. Bauru: Edusc, 2006.

SEMLER, R.; DIMENSTEIN, G.; COSTA, A. C. G. Escola sem sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 2004.

VEIGA, I. P. A. et al. Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000.

Brasil. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020 / Coordenação de Pessoal de Nível Superior. – Brasília, DF: CAPES, 2010, volumes 1 e 2. Disponível em: http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/plano-nacional-de-pos-graduacao/pnpg-2011-2020

Periódicos recomendados:

Revista Brasileira de Educação Médica - http://www.educacaomedica.org.br

Revista Brasileira de Educação - http://www.anped.org.br/rbe/rbe/rbe.htm

Interface-Comunicação, Saúde, Educação – http://www.interface.org.br

Ensaio- Avaliação e Políticas Públicas em Educação - http://redebrasileirademea.ning.com/group/livros/forum/topics/revista-ensaio-avaliacao-e?xg_source=activity

Avaliação: Apresentação de Seminários. 

Docentes responsáveis: Joel Ferreira Santiago Júnior e Solange de Oliveira Braga Franzolin

Número de créditos: 02

Ementa: Introdução à Bioestatística, conceitos básicos, princípios e métodos estatísticos. Aplicação da Bioestatística na experimentação científica: planejamento, obtenção e organização de dados, análise dos resultados e tomadas de decisões. Reconhecimento e entendimento dos métodos estatísticos utilizados na literatura científica.

Bibliografia:

BLAIR RC, TAYLOR R. Bioestatística para Ciências da Saúde. São Paulo, Pearson, 2013.

CARLOS ESTRELA. Metodologia Científica – Ciência, Ensino, Pesquisa. São Paulo: Editora Artes Médicas (Divisão Odontológica), 2005. 794p.

HOSNER B. Fundamentals of Biostatistics. 5a Ed, Pacific Grove, Duxbury, 2000.

DANIEL WW. Biostatistics: a foundation for analysis in the health sciences. 7a Ed, New York: John Wiley, 1999

GREENHALGH T. How to read a paper. Statistics for the non-statistician. II: "Significant" relations and their pitfalls. BMJ. 1997 Aug 16;315(7105):422-5

HOSMER DW E LEMESHOW S. Applied logistic regression. 2a Ed, New York, John Wiley, 2000

LUIZ RR, COSTA AJL, NADANOVSKY P. Epidemiologia e Bioestatística na pesquisa odontológica. São Paulo: Atheneu, 2008.

GREENHALGH, T. Como ler artigos científicos: fundamentos da medicina baseada em evidências. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Periódicos recomendados:

Archives of Oral Biology - http://sciencedirect.com/science/journal/00039969

Biostatistics – http://biostatistics.oxfordjournals.org/

Community Dentistry and Oral Epidemiology - http://www.wiley.com/WileyCDA/WileyTitle/productCd-CDOE.html

International Journal of Epidemiology - http://ije.oxfordjournals.org

Journal of Periodontology - http://www.perio.org/journal/journal.html

Revista Brasileira de Epidemiologia http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1415-790X&lng=en&nrm=iso

Avaliação: Apresentação de Seminários.

Docente responsável: Thiago Amadei Pegoraro

Docentes colaboradores: Marcos Da Cunha Lopes Virmond

Número de créditos: 02 

Ementa: Compreensão da relação do homem com a problemática da ética e da moral individual e social aplicadas às atividades de pesquisas e da prestação de serviço na área da saúde e das ciências biológicas. Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa. Estrutura dos projetos: problemas, objetivos, justificativas, viabilidade de execução e metodologia proposta. Participação em dinâmica de grupo para elaboração e apresentação de seminário sobre assunto correlacionado às diferentes áreas.

Bibliografia:

BRASIL. Ministério da Saúde. Política de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Brasília. 2008.

PRUDENTE, M.G. Bioética: Conceitos Fundamentais. Porto Alegre: Ed. Do Autor, 2000.

POPPER, KARL R. A logica da pesquisa cientifica. Editora Pensamento-Cultrix, 567p., 2013.

Periódicos e portais de busca recomendados:

Journal of Dental Research – http://jdr.sagepub.com/

Developing standardized patient clinical simulations to apply concepts of interdisciplinary collaboration. Koo LW, Idzik SR, Hammersla MB, Windemuth BF. J Nurs Educ. 2013 Dec 1;52(12):705-8. doi: 10.3928/01484834-20131121-04. Epub 2013 Nov 21.

A comparison of two scales for assessing health professional students' attitude toward interprofessional learning. Lie DA, Fung CC, Trial J, Lohenry K. Med Educ Online. 2013 Dec 2;18:21885. doi: 10.3402/meo.v18i0.21885.

Interactions in the dental team: understanding theoretical complexities and practical challenges. Reeson MG, Walker-Gleaves C, Jepson N. Br Dent J. 2013 Nov 8;215(9):E16. doi: 10.1038/sj.bdj.2013.1046.

Periodontal-restorative collaboration: the basis for interdisciplinary success in partially edentulous patients. Gottesman E. Compend Contin Educ Dent. 2012 Jul-Aug;33(7):478-82, 484-6, 488-90; quiz 491, 510.

PUBMED: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed

PERIÓDICOS CAPES: www.periodicos.capes.gov.br

Avaliação: Apresentação de Seminários.

Docente Responsável: Paulo Henrique Weckwerth

Docentes colaboradores: Marcos da Cunha Lopes Virmond

Número de créditos: 02

Ementa: Aplicação do conhecimento científico na estruturação do projeto de pesquisa para realização de um projeto, dissertação e tese - seleção do tipo de pesquisa; fases para execução de uma pesquisa: estabelecimento de objetivos; elaboração de hipóteses; definição de tipo de estudo; mensuração das questões científicas de interesse; análise e interpretação de dados; formulação de conclusões; extrapolação dos dados para um universo maior. Análise crítica de artigo científico: seleção de um artigo científico de interesse; realização de leitura científica eficiente; compreensão das questões estatísticas e epidemiológicas. Conceitos sobre bioética no tangente aos Comitês de pesquisa em humanos e animal. 

Bibliografia:

BARRETO, M. L. Growth and trends in scientific production in epidemiology in Brazil. Rev. Saúde Pública, v. 40, n. esp., p. 79-85, 2006.

BELL, J. Doing your research project. A guide for first-time researchers in Education and Social Science. 2nd ed. Buckingham: Open University Press, 1993.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. Tutorial de pesquisa na BVS. Disponível em: <http://usuario.bvsalud.org/php/level.php?lang=pt&component=46& item=2>. Acesso em: 30 jun. 2011.

ESTADOS UNIDOS. National Library of Medicine. PubMed online training. Disponível em: <http://www.nlm.nih.gov/bsd/disted/pubmed.html>. Acesso em: 30 jun. 2011.

ESTRELA, C . Metodologia Científica (Ciência, ensino, pesquisa). 2. ed. São Paulo: Artes Médicas Editora, 2004.

MARINHO, V. C. C. Prática odontológica baseada em evidência. Sua aplicação na promoção da saúde bucal. In: BUISCHI, Y. P. Promoção de saúde bucal na clínica odontológica. São Paulo: Artes Médicas, 2000. p 339-359.

PEH, W. C. G.; NG, K. H. Writing the introduction. Singapore Med., J; v. 49, n. 19, p. 756, 2008.

PEREIRA, M. G. Epidemiologia: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995.

SACKETT, D. L. Evidence-based medicine: how to practice and teach. Edinburgh: Churchill-Livingstone, 2000.

SANDELOWSKI, M. Reading, writing and systematic review. Journal of Advanced Nursing, v. 64, n. 1, p. 104-110, 2008.

SZKLO, M. Quality of scientific articles. Rev. Saúde Pública, v. 40, n. esp., p. 30-35, 2006.

SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

TOMASKA, L. Genetics Education Note- Innovations in Teaching and Learning Genetics. Genetics, v. 175, p. 17-20, 2007

WAY, C. W. V. Writing a Scientific Paper. Nutr. Clin. Pract., v. 22, p. 638, 2007.

WHO. Oral Health Surveys. Basic Methods. 4th ed. Geneva: World Health Organization, 1997.

Outras referencias

ABRAHAMSOHN, P. Redação científica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

ALMEIDA, G. M. O. B. de; MARQUES NETO, J. C. (Org.). Normas para publicações da UNESP – v. 4: dissertações e teses – do trabalho científico ao livro. São Paulo: Editora da UNESP, 1996.

ANDER-EGG, E. Introducción a las técnicas de investigación social: para trabajadores sociales. 7. ed. Buenos Aires: Humanitas, 1978.

ANDRADE, M. M. de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

ANDRADE, M. M. de. Redação científica: elaboração do TCC passo a passo. São Paulo: Factash, 2007GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

BASTOS, L. da R. et al. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

FERRAREZI JÚNIOR, C. Guia do trabalho científico: do projeto à redação final. São Paulo: Contexto, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

GREENE, L. J. Redação de trabalhos científicos. Disponível em: <http://www.sbn.org.br/JBN/RedacaoCientifica.ppt>. Acesso em: 3 maio 2008.

INÁCIO FILHO, G. A monografia na universidade. Campinas: Papirus, 1995.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 6. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2007.

ROSSI JR., R. Metodologia científica para a área de saúde. São Paulo: Pancast, 1990.

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 39 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

SECAF, V. Artigo científico: do desafio à conquista. 3. ed. São Paulo: Green Forest do Brasil, 2004. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007.

VIANNA, I. O. de A. Metodologia do trabalho científico: um enfoque didático da produção científica. São Paulo: EPU, 2001.

FORMA DE AVALIAÇÃO: 

  1. Exercícios práticos, abrangendo todos os capítulos que irão constituir seu futuro projeto de pesquisa;
  2. Prova geral objetiva sobre os assuntos das aulas teóricas.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM BIOLOGIA ORAL

Docentes Responsáveis: Patrícia Pinto Saraiva e Andréia Aparecida da Silva

Número de créditos: 03

Ementa:

Conhecimento das células, tecidos, órgãos e estruturas adjacentes que constituem o organismo humano. Tecidos envolvidos nos mecanismos de ação associados a fatores biológicos dos processos inflamatório, infeccioso, degenerativo e outros. Tecidos envolvidos em procedimentos reconstrutivos dento-faciais.

Bibliografia:

JUNQUEIRA LC, CARNEIRO J. Histologia Básica. 11ª ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2011.

NANCI A. Ten Cate Histologia oral: desenvolvimento, estrutura e função. 7ª ed. Elsevier: Rio de Janeiro, 2008, 414p.

NEVILLE B, ALLEN CM, DAMM DD. Patologia Oral e Maxilofacial. 3ª ed. Elsevier: Rio de Janeiro, 2009, 992p.

ABBAS AK, FAUSTO N, KUMAR V, COTRAN RS, ASTER JC, ROBBINS SL. Robbins e Cotran: Patologia - Bases patológicas das doenças. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010,1458 p.

PAPPALARDO, S.; GUARNIERI, R. Efficacy of Platelet-Rich-Plasma (PRP) and Highly Purified Bovine Xenograft (Laddec(®)) Combination in Bone Regeneration after Cyst Enucleation: Radiological and Histological Evaluation. J Oral Maxillofac Res., v.4, e3, eCollection 2013.

Periódicos recomendados:

Archives of Oral Research - http://www2.pucpr.br/reol/index.php/aor

Brazilian Journal of Oral Sciences - www.fop.unicamp.br/brjorals/

Journal of Dental Research – http://jdr.sagepub.com/

Journal of Oral Biosciences - www.jstage.jst.go.jp/browse/joralbiosci

Portal Capes: http://www-periodicos-capes-gov-br.ez260.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome

Forma de avaliação: Resenha crítica de artigo científico.

Docente responsável: Andréia Aparecida da Silva

Docente colaborador: Camila Lopes Cardoso e Dulce Constantino

Número de créditos: 03

Ementa: Manuseio de animais experimentais e de técnicas cirúrgicas aplicáveis em pesquisas in vivo na área da saúde. Procedimentos histotécnicos para preparo dos materiais histológicos, elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de reparo tecidual e compreensão de seus resultados. Conceitos de patologia cirúrgica, métodos e técnicas para o preparo de lâminas histológicas para microscopia de luz e suas diversas colorações. Métodos histoquímicos, imunohistoquímicos e microscopia eletrônica.

Bibliografia:

ALBERTS, B., JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M. Biologia molecular da célula. 5ª ed. Artmed, 2009.

ANDRADE, A., PINTO, S.C., OLIVEIRA, R.S. Animais de Laboratório: Criação e Experimentação. Fiocruz, 2002.

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9ª ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2012.

LAPCHIK, V.B.V.; MATTARAIA, V.G.M.; KO, G.M. Cuidados e manejo de animais de laboratório. Atheneu, 2010.

RIBEIRO, C.A.O.; REIS-FILHO, H.S. Técnicas e Métodos para utilização prática de microscopia. Editora Santos, 2012.

CONCEA . Normativas do Concea. 2° ed. 2015

Periódicos recomendados:

PESQUISA ODONTOLÓGICA / BRAZILIAN ORAL RESEARCH - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1806-8324&nrm=iso&rep=&lng=pt

DENTAL TRAUMATOLOGY -

http://www.blackwellpublishing.com/journal.asp?ref=1600-4469

JOURNAL OF MICROSCOPY RESEARCH AND TECHNIQUE

http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1002/%28ISSN%291097-0029

Forma de avaliação: Discussão de artigos científicos com relação à metodologia empregada de acordo com as normas do CONCEA.

Docente responsável: Dr. Paulo Henrique Weckwerth

Docentes colaboradores: Dra. Pâmela Letícia dos Santos, Dra. Mirella Lindoso Gomes Campos

Número de créditos: 03

Ementa: Mecanismo de ação, utilização clínica, efeitos indesejáveis e interações medicamentosas dos principais fármacos utilizados no tratamento das principais patologias.

Bibliografia:

GOODMAN e GILMAN. As Bases Farmacológicas da Terapêutica. 12. Ed., Rio de Janeiro, Mcgraw Hill, 2012.

RANG, H. P . & DALE, M. M. Farmacologia. 6. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2007.

MALAMED, S. F. Manual de anestesia local. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KATZUNG. Farmacologia básica e clínica. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

SILVA, P. Farmacologia. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

ANDRADE, E.D. Terapêutica medicamentosa em Odontologia. São Paulo, Artes Médicas, 2001.

GUYTON, A.C. & HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 9 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1997.

FRANÇA, F.F.A.C. Dicionário Terapêutico Guanabara. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

REICHL, F.X.; MOHR, K.; HEIN, L.; HICKEL, R. Farmacologia e toxicologia na clinica odontológica. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HILAL-DANDAN, R & BRUNTON, L.L. Manual de farmacologia e terapêutica de Goodman & Gilman. 2 ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.

Periódicos recomendados:

Special Care in Dentistry

http://www.wiley.com/WileyCDA/WileyTitle

Oral and Maxillofacial Surgery Clinics of North America www.oralmaxsurgery.theclinics.com

Australian Dental Journal

http://www.ada.org.au/publications/adj.aspx  

Dental Clinics of North America

http://dental.theclinics.com/

Antimicrobial Agents and Chemotherapy

http://aac.asm.org/content/current

Journal of Infection and Chemotherapy

http://www.journals.elsevier.com/journal-of-infection-and-chemotherapy/

Basic & Clinical Pharmacology & Toxicology http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/(ISSN)1742-7843

Forma de avaliação:

  1. Elaboração de resenhas técnicas sobre os capítulos das aulas teóricas ministradas;
  2. Leitura crítica de artigos científicos sobre os temas das aulas.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM IMPLANTOLOGIA

Docente Responsável: Hugo Nary Filho

Docente Colaborador: Élcia Maria Varize Silveira, Pâmela Letícia dos Santos, Thiago Amadei Pegoraro, Joel Ferreira Santiago Junior

Número de créditos: 03

Ementa: Conceitos de osseointegração, superfície de implante, técnica cirúrgica e reabilitação com prótese sobre implante. Atividades clínicas de reabilitação oral de pacientes empregando próteses implantossuportadas.

Bibliografia:

MISCH, C.E. Implantes Dentais Contemporâneos. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CARVALHO, P.S.P.; PELLIZZER, E.P. Fundamentos em Implantodontia. Uma visão contemporânea. 2. Ed. São Paulo: Quintessence, 2015.

PELLIZZER, E.P.; KIMPARA, E.T.; MIYASHITA, E. Prótese sobre Implante: Baseado em evidências científicas. 1. Ed. São Paulo: Napoleão, 2016.

VEDOVATO, E. ; NARY FILHO, H. . Protocolo Branemark - Prótese Total Fixa Mandibular suportada por 3 implantes. 1. ed. São Paulo: Quintessence Editora LTDA, 2013. v. 1. 205p .

Periódicos recomendados:

Clinical Oral Implants Research:

http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/%28ISSN%291600-0501

Clinical Implant Dentistry and Related Research

http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/%28ISSN%291708-8208

The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants

http://www.quintpub.com/journals/omi/#.V0hfjFfViZQ

Journal of Prosthetic Dentistry

http://www.thejpd.org/

The International Journal of Prosthodontics

http://www.quintpub.com/journals/ijp/aboutjournal.php?journal_name=ijp

Avaliação: Avaliação teórica, prova escrita e avaliação de produção clínica.

Docente Responsável: Thiago Amadei Pegoraro

Docente Colaborador: Joel Ferreira Santiago Junior, Hugo Nary Filho

Número de créditos: 04

Ementa: Fatores de risco em prótese implantossuportada, testes biomecânicos em implantodontia, protocolo clínico para longevidade de implantes dentários, adesivos e cerâmica. Aspectos biomecânicos das próteses confeccionadas com a tecnologia CAD/CAM, materiais e técnicas adesivas para cerâmicas confeccionadas de forma convencional e/ou via sistema CAD-CAM.

Bibliografia:

MISCH, C.E. Implantes Dentais Contemporâneos. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CARVALHO, P.S.P.; PELLIZZER, E.P. Fundamentos em Implantodontia. Uma visão contemporânea. 2. Ed. São Paulo: Quintessence, 2015.

PELLIZZER, E.P.; KIMPARA, E.T.; MIYASHITA, E. Prótese sobre Implante: Baseado em evidências científicas. 1. Ed. São Paulo: Napoleão, 2016.

GRACIS S., THOMPSON V.P., FERENCZ J.L., SILVA N.R., BONFANTE E.A. A new classification system for all-ceramic and ceramic-like restorative materials. Int J Prosthodont. 2015 May-Jun;28(3):227-35

PEGORARO T.A., FULGÊNCIO R., BUTIGNON L.E., MANSO A.P., CARVALHO R.M. Effects of Temperature and Aging on Working/Setting Time of Dual-cured Resin Cements. Oper Dent. 2015 Nov-Dec;40(6):E222-9.

BONFANTE E.A., SUZUKI M., CARVALHO R.M., HIRATA R., LUBELSKI W., BONFANTE G., PEGORARO T.A., COELHO P.G. Digitally Produced Fiber-Reinforced Composite Substructures For Three-Unit Implant-Supported Fixed Dental Prostheses. Int J Oral Maxillofac Implants. 2015 Mar-Apr;30(2):321-9.

MANSO A.P., SILVA N.R., BONFANTE E.A., PEGORARO T.A., DIAS R.A., CARVALHO R.M. Cements and adhesives for all-ceramic restorations. Dent Clin North Am. 2011 Apr;55(2):311-32.

BONFANTE E.A., COELHO P.G. A Critical Perspective on Mechanical Testing of Implants and Prostheses. Adv Dent Res. 2016 Mar;28(1):18-27.

Periódicos recomendados:

Clinical Oral Implants Research: http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/%28ISSN%291600-0501

Clinical Implant Dentistry and Related Research

http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/%28ISSN%291708-8208

The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants

http://www.quintpub.com/journals/omi/#.V0hfjFfViZQ

Journal of Prosthetic Dentistry

http://www.thejpd.org/

The International Journal of Prosthodontics

http://www.quintpub.com/journals/ijp/aboutjournal.php?journal_name=ijp

Avaliação: Seminários propostos sobre temas na área.

Docentes responsáveis: Pâmela Letícia dos Santos

Docente Colaborador: Elcia Maria Varize Silveira

Número de créditos: 3

Ementa: Processo da osseointegração dos implantes, aperfeiçoamento quantitativo e qualitativo da interface biomaterial/tecido ósseo, por meio de pesquisas básicas e clínicas.

Bibliografia

BRANEMARK, P.I; ZARB, G.; ALBREKTSSON, T. – Tissue Integrated Prosthesis.

Quintessense books, 1987.

HOBKIRK, J, A & WATSON, R.M. – Color atlas and text of Dental and Maxilo-facial Implantology. Mosby-Wolfe, London 1995.

LINKOW L. I. & CHERCHEVE R. – Theories and techniques of oral implantology.

Volumes I & II. Mosby Co., St. Louis 1970.

Proceedings of the Second International Congresso on Tissue Integration im Oral, Orthopedic, and Maxillofacial Reconstruction – Mayo Medical Center Rochester, Minnesota – September 23-27, 1990.

BRANEMARK, P.I. Osseointegration and autogenous onlay boné grants-2001 – Quintesense Books.

WORTHINTON, P – Osseointegração na Odontologia – 2ª Ed – 2005 – Quintessense Books

VILA C.N. Tratado de Cirurgia Oral e Maxilar – 2004 – Aran Ediciones.

LINDHE, J. – Tratado de Cirurgia Oral e Maxilofacial – 2004 – 4ª ed. – Guanabara Koogan.

Forma de avaliação: análise crítica de artigos científicos.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM CTBMF

Docente responsável: Camila Lopes Cardoso

Docente colaborador: Jéssica Lemos Gulinelli, Paulo Domingos, Marcos Curi.

Número de créditos: 3

Ementa: Princípios de biópsia, indicações, contraindicações e planejamento de tratamento cirúrgico das patologias bucais. Abordagem cirúrgica das lesões de tecido mole e ósseo. Etiologia e classificação dos cistos e tumores do complexo maxilo-facial. Procedimentos de diagnóstico e exames complementares. Tratamento clínico-cirúrgico dos cistos e tumores odontogênicos e não odontogênicos benignos dos maxilares. Terapias complementares ou alternativas no tratamento das patologias bucais.

Bibliografia:

LEON BARNES, JOHN W. EVESON, PETER REICHART, DAVID SIDRANSKY. Classificação de Tumores da Organização Mundial de Saúde: Genética e Patologia dos Tumores de Cabeça e de Pescoço. 1 ed. 2009.

CRISPIAN SCULLY. Medicina Oral e Maxilofacial – Bases de diagnóstico e tratamento. 2 ed. 2009.

BRAD W. NEVILLE, DOUGLAS D. DAMM, CARL M. ALLEM, JERRY E. BOUQUOT & COLS. Patologia Oral e Maxilofacial. 3 ed. 2009. 

JOSEPH A. REGEZI, JAMES J. SCIUBBA, RICHARD C. K. Patologia Oral: Correlações clínico-patológicas. Jordan. 5 ed. 2008.

SHEAR, M. Cistos da região bucomaxilofacial. 2. ed. São Paulo: Ed. Santos, 1989.

PETERSON, L.J. et al. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2005.

Periódicos recomendados:

Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology:     http://www.oooojournal.net

Journal of Oral and Maxillofacial Surgery: http://www.joms.org

International Journal of Oral and Maxillofacial Surgery: www.ijoms.com

Head and Neck: http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1002/(ISSN)1097-0347

Forma de avaliação: O aluno apresentará um seminário de caso clínico de patologia bucal que requer tratamento cirúrgico, abordando todas as fases desde o processo de diagnóstico. O aluno deverá incluir bibliografia recente sobre o tema discutido.

Docente responsável: Camila Lopes Cardoso

Docentes colaboradores: Andréia Aparecida da Silva, Dulce Helena Constantino

Número de créditos: 3

Ementa: Considerações gerais e características dos estudos in vitro e animais; aspectos ético e legal; delineamentos experimentais e modelos experimentais em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Métodos alternativos utilizados no ensino de Ciências básicas; Aprendizagem, desenvolvimento e validação de modelos experimentais em CTBMF.

Bibliografia:

ALBERTS, B., JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M. Biologia molecular da célula. 5ª ed. Artmed, 2009.

ANDRADE, A., PINTO, S.C., OLIVEIRA, R.S. Animais de Laboratório: Criação e Experimentação. Fiocruz, 2002.

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9ª ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2012.

LAPCHIK, V.B.V.; MATTARAIA, V.G.M.; KO, G.M. Cuidados e manejo de animais de laboratório. Atheneu, 2010.

RIBEIRO, C.A.O.; REIS-FILHO, H.S. Técnicas e Métodos para utilização prática de microscopia. Editora Santos, 2012.

CONCEA . Normativas do Concea. 2° ed. 2015

Periódicos recomendados:

PESQUISA ODONTOLÓGICA / BRAZILIAN ORAL RESEARCH - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1806-8324&nrm=iso&rep=&lng=pt

DENTAL TRAUMATOLOGY -

http://www.blackwellpublishing.com/journal.asp?ref=1600-4469

JOURNAL OF MICROSCOPY RESEARCH AND TECHNIQUE

http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1002/%28ISSN%291097-0029

Forma de avaliação: Discussão de artigos científicos com relação à metodologia empregada de acordo com as normas do Comitê de Ética em Pesquisa Animal.

Docente Responsável:

Docente(s) Colaborador(es): Paulo Domingos Ribeiro-Junior

Ementa:

Avaliação clínica humanizada, enfatizando o diagnóstico para o tratamento. Tratamento através de anestesiologia local aplicada e de conceitos de sedação consciente, princípios de técnica cirúrgica e de biossegurança, cuidados pré e pós-operatório. Treinamento no uso de exames complementares clínicos, laboratoriais e imaginológicos.

Bibliografia

CAVALCANTI, M. Diagnóstico por imagem da face. São Paulo: Santos, 2008.

MALAMED, S. F. Manual de anestesia local. 5. ed. Rio de Janeiro: Mosby Elsevier, 2005.

PETERSON, L. J. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Bibliografia Complementar:

MILORO, M. Peterson’s Principles of Oral and Maxillofacial. Ontário: Bc Decker, 2004.

MILORO, M. Princípios de Cirurgia bucomaxilofacial de Peterson. 2. ed. São Paulo: Santos, 2008.

Forma de avaliação: Nível de interesse e participação nas atividades teóricas e práticas. Aproveitamento nas atividades laboratoriais, clínicas e teóricas

Disciplinas Obrigatórias: 8 créditos

Disciplinas específicas a cada área: 9 créditos

Disciplinas optativas: 3 créditos

Atividades Acadêmicas Científicas Complementares  (AACC): 4 créditos (52785)

Dissertação I: 35 créditos (52836)

Dissertação II: 35 créditos (52837)

Total de créditos: 94 créditos

DOUTORADO

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS ÀS TRÊS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Docentes responsáveis: Mirella Lindoso Gomes Campos / Rita Luiza Peruquetti

Número de créditos: 3

Ementa: Compreensão da publicação em ciência baseada em evidências por meio de artigos científicos – seus tipos, sua relevância e sua elaboração propriamente dita. Desenvolvimento de análise crítica na leitura de artigos e contextualização do papel do pesquisador na elaboração dos trabalhos e seu papel na disseminação da ciência. Interpretação dos fatores de impacto e Qualis. Treinamento para acesso aos sites de busca e escolha de descritores apropriados. Treinamento para escrita, formatação e envio dos artigos científicos, bem como outras formas de divulgação científica (resumos e resumos expandidos em anais de eventos).

Bibliografia básica:

Bernardo WM, Nobre MRC, Jatene FB. A prática clínica baseada em evidências. Parte II: buscando as evidências em fontes de informação. Rev Assoc Med Bras. 2004; 50(1): 104-8.

Glasman-Deal H. Science research writing for non-native speakers of English. London: Imperial College Press; 2010.

Nobre MRC, Bernardo WM, Jatene FB. A prática clínica baseada em evidências. Parte I: questões clínicas bem construídas. Rev Assoc Med Bras. 2003; 49(4): 445-9.

Pereira MG. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Gunabara Koogan; 2012.

Volpato GL. Publicação científica. 3.ed. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2008.

Bibliografia complementar:

Bourne PE. Ten simple rules for getting published. PLOS Computational Biology. [acesso em 2014 Feb 01]. Disponível em: http://www.ploscollections.org/article/browseIssue.action?issue=info:doi/10.1371/issue.pcol.v03.i01.

Estrela C. Metodologia Científica (Ciência, ensino, pesquisa). 2. ed. São Paulo: Artes Médicas Editora; 2004.

Hames I. Peer review and manuscript management in scientific journals. Guidelines for Good Practice. Blackwell: 2007.

Sollaci L, Pereira MG. The introduction, methods, results and discussion (IMRAD) structure: a fifty-year survey. Journal of the Medical Library Association. 2004; 92(3): 364-367.

Sites recomendados:

Descritores em Ciências da Saúde DECS. Disponível em: decs.bvs.br/

PUB MED. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/

Journal Citation Reports. Disponível em: http://wokinfo.com/essays/impact-factor/

Scientific Eletronic Library Online. Disponível em: http://www.scielo.br/.

Qualis CAPES. Disponível em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/qualis.

Periódicos CAPES. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br/.

Docente Responsável: Joel Ferreira Santiago Junior

Docente Colaborador: Thiago Amadei Pegoraro

Número de créditos: 03

Ementa: Conceitos de uma revisão sistemática, nível de evidência científica, estatística em revisão sistemática, delineamento experimental, escalas de vieses, avaliação PICO, PRISMA e PROSPERO.

Avaliação: Discentes serão avaliados pela apresentação de seminários e elaboração de um projeto de revisão sistemática.

Bibliografia:

ESTRELA, C. Metodologia Científica: ensino e pesquisa em odontologia. 2 ed. São Paulo: Artes Médicas. 2005

DIRETRIZES METODOLÓGICAS: elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia.

Brasília; Ministério da Saúde; set. 2012. 92 p.

EDEN, J. LEVIT, L., BERG, A., MORTON, S. Finding What Works in Health Care: Standards for Systematic Reviews. Washington (DC): National Academies Press (US); 2011.

HIGGINS JPT, GREEN S (editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions Version 5.1.0 [updated March 2011]. The Cochrane Collaboration, 2011.

Periódicos recomendados:

Cochrane library http://www.cochranelibrary.com/

Systematic Reviews: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/

Journal of Dental Research http://jdr.sagepub.com/

http://www.quintpub.com/journals/omi/#.V0hfjFfViZQ

Professores Responsáveis: Profa. Dra. Angela Kinoshita e Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão

Professor colaborador: Prof.ª Dra. Carla Gheler-Costa 

Número de créditos: 03

EMENTA:

Estratégias para implementação de linhas de pesquisa alinhadas com projetos de pesquisa integrados e abrangentes. Publicação, formas de tornar público e/ou patentear os dados obtidos durante a pós-graduação. Orientação à redação de projetos de pesquisa, com suas particularidades em relação às normas estabelecidas pelas diferentes agências de fomento. Discussão sobre a organização pessoal (organização do tempo, articulação e cooperação com outros pesquisadores, etc) e do espaço físico com vistas ao desenvolvimento das pesquisas.

Bibliografia básica:

www.cnpq.br

www.capes.gov.br

www.fapesp.br

Critérios de avaliação:

Avaliação 1: Cada doutorando poderá procurar por docentes da USC ou de outras instituições do Estado de São Paulo ou de outros Estados que tenham obtido Auxílios das Faps e coletar as informações básicas quanto ás estratégias e peculiaridades que os mesmos utilizaram para a obtenção, execução e viabilidade de Auxílio á Pesquisa.

Avaliação 2: Apresentação dos seminários em grupos divididos na primeira aula.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM BIOLOGIA ORAL

Docente responsável: Dr. Paulo Henrique Weckwerth

Docentes colaboradores: Dra. Mirella Lindoso Gomes Campos, Dr. Joel Ferreira Santiago Junior

Número de créditos: 03

Ementa: Breve histórico da engenharia de biofilmes, as vantagens dos biofilmes para os microrganismos, o impacto dos biofilmes na atividade humana, biofilmes na saúde de maneira geral, controle da formação de biofilmes, técnicas para estudo dos biofilmes, compreensão sobre os biofilmes orais de importância na Odontologia. Para isso, faz-se necessária a compreensão do tipo de microrganismos envolvidos em cada patologia, da interação entre as espécies e da sucessão microbiana que permite a instalação e progressão das doenças.

Bibliografia:

AZEVEDO, N. F.; CERCA, N. Biofilmes na saúde, no ambiente, na indústria. Braga, Portugal: Publindústria, 2012.

JORGE, A. O. C. Microbiologia e Imunologia Oral. Rio de Janeiro: Elservier, 2012.

JORGE, A. O. C. Microbiologia bucal. 3.ed. São Paulo: Santos Editora, 2007.

LINDHE, J.; LANG, N. P.; KARRING, T. Clinical Periodontology and Implant dentistry. 5th ed. Munksgaard: Blackwell, 2008.

MARSH, P.; MARTIN, M. V. Microbiologia Oral. 4.ed. Paulo: Santos Editora, 2005.

Bibliografia complementar:

Lourenço TG, Heller D, do Souto RM, Silva-Senem MX, Varela VM, Torres MC, Feres-Filho EJ, Colombo AP. Long-term evaluation of the antimicrobial susceptibility and microbial profile of subgingival biofilms in individuals with aggressive periodontitis. Braz J Microbiol. 2015 Jun 1;46(2):493-500.

Roberts FA, Darveau RP. Microbial protection and virulence in periodontal tissue as a function of polymicrobial communities: symbiosis and dysbiosis. Periodontol 2000. 2015 Oct;69(1):18-27.

Sachdeo A, Haffajee AD, Socransky SS. Biofilms in the edentulous oral cavity. J Prosthodont. 2008 Jul;17(5):348-56.

Socransky SS, Haffajee AD. Periodontal microbial ecology. Periodontol 2000. 2005;38:135-87.

Socransky SS, Haffajee AD, Cugini MA, Smith C, Kent RL Jr. Microbial complexes in subgingival plaque. J Clin Periodontol. 1998 Feb;25(2):134-44.

Salli KM, Ouwehand AC. The use of in vitro model systems to study dental biofilms associated with caries: a short review. J Oral Microbiol. 2015 Mar 3;7:26149.

Struzycka I. The oral microbiome in dental caries. Pol J Microbiol. 2014;63(2):127-35.

Soares DN, Antonio AG, Iorio NL, Pierro VS, Santos KR, Maia LC. Does the Presence of Sucrose in Pediatric Antibiotics Influence the Enamel Mineral Loss and the Streptococcus mutans Counts in Dental Biofilm? Braz Dent J. 2015 May-Jun;26(3):249-57.

Thurnheer T, Bostanci N, Belibasakis GN. Microbial dynamics during conversion from supragingival to subgingival biofilms in an in vitro model. Mol Oral Microbiol. 2015 May 29.

Stuart CH, Schwartz SA, Beeson TJ, Owatz CB. Enterococcus faecalis: its role in root canal treatment failure and current concepts in retreatment. J Endod. 2006 Feb;32(2):93-8.

Muadcheingka T, Tantivitayakul P. Distribution of Candida albicans and non-albicans Candida species in oral candidiasis patients: Correlation between cell surface hydrophobicity and biofilm forming activities. Arch Oral Biol. 2015 Jun;60(6):894-901.

12 Polke M, Hube B, Jacobsen ID. Candida survival strategies. Adv Appl Microbiol. 2015;91:139-235.

Forma de avaliação:

Elaboração de resenhas técnicas sobre os capítulos das aulas teóricas ministradas;

Leitura crítica de artigos científicos sobre os temas das aulas.

Docente responsável: Guilherme Ferreira da Silva

Número de créditos: 3

Ementa: Abordagem e discussão do conceito de que as infecções orais atuam como fatores predisponentes em alterações sistêmicas. Histórico e conceito da Teoria da Infecção Focal. Periodontites e lesões periapicais crônicas como agravantes de doenças sistêmicas. Profilaxia antibiótica. Papel do cirurgião dentista no ambiente hospitalar.

Bibliografia:

SANTOS, P.S.; SOARES-JR, L.A.V. Medicina Bucal – a prática na Odontologia Hospitalar. 1ª edição. Editora Santos. 2012.

ANDRADE, E.D. Terapêutica medicamentosa em Odontologia. 3ª edição. Artes Médicas. 2014.

LEONARDO, M.R.; LEAL, J.M. Endodontia – Tratamento de canais radiculares. 3ª edição. 2005.

ABREU, L.M.G.; LOPES F.F.; PEREIRA, A.F.V; PEREIRA, A.L.A.; ALVES, C.M.C. Doença periodontal e condições sistêmicas: mecanismos de interação. Rev Pesq Saúde,11(2): 52-56, maio-ago, 2010.

AMERICAN HEART ASSOCIATION. Prevention of infective (bacterial) endocarditis. 2016. Disponível em: http://www.heart.org/idc/groups/heart-public/@wcm/@hcm/documents/downloadable/ucm_307644.pdf.

Periódicos recomendados

Journal of Endodontics

Journal of Periodontology

International Journal of Oral and Maxillofacial Surgery

Avaliação: Apresentação de seminários

Docentes responsáveis: Angela Mitie Otta Kinoshita e Élcia Maria Varize Silveira

Número de créditos: 3

Ementa: Tópicos relacionados às pesquisas envolvendo o desenvolvimento e aplicações de Biomateriais na reconstrução tecidual, em especial o tecido ósseo; leitura de textos científicos que abordam o tema. Desenvolvimento de análise crítica de artigos científicos, baseado nos conhecimentos adquiridos. Fundamentos para desenvolvimento de projetos científicos que envolvam a investigação acerca de biomateriais.

Bibliografia:

BUSER, D. 20 anos de regeneração óssea guiada em implantodontia. São Paulo, SP : Quintessence, 2012.

CALLISTER W. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. Rio de Janeiro, RJ : LTC, 2008.

HENCH L, JONES J, eds. Biomaterials, artificial organs and tissue engineering. Inglaterra :Woodhead Publishing Limited, 2005.

ORÉFICE RL, DE MAGALHÃES PEREIRA M, MANSUR HS. Biomateriais: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro, RJ :Cultura Medica,2012.

RATNER, B.D. Biomaterials science: an introduction to materials in medicine. Amsterdam, Holanda: Elsevier, 2013.

Periódicos recomendados:

Biomaterials - http://www.journals.elsevier.com/biomaterials

Acta Biomaterialia - http://www.journals.elsevier.com/acta-biomaterialia

Journal of Biomedical Materials Research Part A - http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1002/(ISSN)1552-4965

Journal of Biomedical Materials Research Part B – Applied Biomaterials - http://www.wiley.com/WileyCDA/WileyTitle/productCd-JBM.html?JBM=

Journal of Biomaterials Applications - http://jba.sagepub.com

Journal of Applied Polymer Science - http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1002/(ISSN)1097-4628

Materials Research

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-1439&lng=en&nrm=iso

Journal of Craniofacial Surgery

http://journals.lww.com/jcraniofacialsurgery/pages/default.aspx 

Forma de avaliação: Participação nas aulas, capacidade de análise crítica de artigos científicos, baseado nos conhecimentos adquiridos. Como trabalho final será solicitada a redação de um artigo científico relatando um caso clínico relacionado aos temas da disciplina, se já concluído e autorizado para publicação. Ou artigo de revisão, abordando temas da disciplina.

Docentes responsáveis: Ana Paula Fávaro Trombone Garlet

Créditos: 3

Ementa: Aspectos avançados relacionados à resposta imune (humoral e celular), com ênfase em biomarcadores imunológicos relacionados às doenças infecciosas de relevância para a sociedade e com características de ocorrência endêmica em ambientes específicos. Propriedades Gerais das Respostas Imunológicas; mecanismos efetores da imunidade celular e imunidade humoral; resposta imunológica em doenças infecciosas; ensaios Imunológicos utilizados para detecção de biomarcadores; mRNA e microRNA como biomarcadores de doenças infecciosas; biomarcadores e sua relevância nas doenças infecciosas.

Critério de Avaliação:

Os alunos realizarão atividades em sala de aula referentes a textos disponibilizados com antecedência pelo docente responsável. Adicionalmente, apresentarão seminários relacionados aos temas da disciplina. A avaliação contemplará o desempenho do aluno no seminário e sua participação em sala de aula.

Bibliografia:

ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; PILLAI, S. Imunologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

MURPHY, K. Imunobiologia de Janeway. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

LIM PW, GARSSEN J, SANDALOVA E. Potential Use of Salivary Markers for Longitudinal Monitoring of Inflammatory Immune Responses to Vaccination. Mediators of Inflammation. 2016; 2016:6958293. doi: 10.1155/2016/6958293.

BELONE ADE F, ROSA PS, TROMBONE AP, FACHIN LR, GUIDELLA CC, URA S, BARRETO JA, PINILLA MG, DE CARVALHO AF, CARRARO DM, SOARES FA, SOARES CT. Genome-Wide Screening of mRNA Expression in Leprosy Patients. Front Genet. 2015 Nov 20;6:334. doi: 10.3389/fgene.2015.00334.

GELUK A. Biomarkers for leprosy: would you prefer T (cells)? Lepr Rev. 2013 Mar;84(1):3-12.

STARLING AL, COELHO-DOS-REIS JG, PERUHYPE-MAGALHÃES V, PASCOAL-XAVIER MA, GONÇALVES DU, BÉLA SR, LAMBERTUCCI JR, LABANCA L, SOUZA PEREIRA SR, TEIXEIRA-CARVALHO A, RIBAS JG, TRINDADE BC1,6, FACCIOLI LH, CARNEIRO-PROIETTI AB, MARTINS-FILHO AO. Immunological signature of the different clinical stages of the HTLV-1 infection: establishing serum biomarkers for HTLV-1-associated disease morbidity. Biomarkers. 2015;20 (6-7):502-12. doi: 10.3109/1354750X.2015.1094141.

LYADOVA IV, PANTELEEV AV. Th1 and Th17 Cells in Tuberculosis: Protection, Pathology, and Biomarkers. Mediators Inflamm. 2015;2015:854507. doi: 10.1155/2015/854507.

Periódicos Recomendados:

ANNUAL REVIEW OF IMMUNOLOGY. Palo Alto: Annual Reviews, 2016. Anual. ISSN 0732-0582.

INFECTION AND IMMUNITY. Washington, US: American Society for Microbiology, 1970-. Mensal. ISSN 0019-9567.

JOURNAL OF EXPERIMENTAL MEDICINE. New York: Rockefeller University Press, 2016. Mensal. ISSN 0022-1007.

PLOS NEGLECTED TROPICAL DISEASES. San Francisco: Public Library of Science, 2016. Mensal. INSS 1935-2727.

PLOS ONE. San Francisco: Public Library of Science, 2016. Mensal. ISSN 1932-6203.

PLOS MEDICINE. San Francisco: Public Library of Science, 2016. Mensal. ISSN 1549-1277.

PLOS PATHOGEN. San Francisco: Public Library of Science, 2016. Mensal. ISSN 1553-7374.

NATURE IMMUNOLOGY. New York: Nature America Publishing, 2016. Mensal. ISSN 1529-2908.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM IMPLANTOLOGIA

Docente Responsável: Hugo Nary Filho

Docente Colaborador: Thiago Amadei Pegoraro, Joel Ferreira Santiago Junior

Número de créditos: 3

Ementa: Fluxo de trabalho empregando a tecnologia CAD/CAM, suas vantagens em relação às próteses convencionais sobre dentes e implantes. Métodos atuais de escaneamento, softwares de desenho e sistemas fresadores e de impressão. Realidade clínica e metodologia científica aplicada. 

Bibliografia:

KAYATT, E. F.; NEVES, F. D. E. Aplicação dos sistemas CAD CAM na odontologia restauradora. 1a Ed. São Paulo Elsevier, 2013.

CARVALHO, P.S.P.; PELLIZZER, E.P. Fundamentos em Implantodontia. Uma visão contemporânea. 2. Ed. São Paulo: Quintessence, 2015.

PELLIZZER, E.P.; KIMPARA, E.T.; MIYASHITA, E. Prótese sobre Implante: Baseado em evidências científicas. 1. Ed. São Paulo: Napoleão, 2016.

Periódicos recomendados:

Clinical Oral Implants Research: http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/%28ISSN%291600-0501

Clinical Implant Dentistry and Related Research

http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/%28ISSN%291708-8208

The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants

http://www.quintpub.com/journals/omi/#.V0hfjFfViZQ

Journal of Prosthetic Dentistry

http://www.thejpd.org/

The International Journal of Prosthodontics

http://www.quintpub.com/journals/ijp/aboutjournal.php?journal_name=ijp

Forma de avaliação: Desenvolvimento de seminários, avaliação teórica.

Docentes responsáveis: Pâmela Letícia dos Santos

Docente Colaborador: Elcia Maria Varize Silveira

Número de créditos: 3

Ementa: Influência das alterações sistêmica e locais no processo de reparo ósseo, diferentes modelos experimentais utilizados como ferramentas metodológicas, consequências sobre respostas biológicas do tecido ósseo.

Bibliografia:

CLINICAL DENTISTRY . Quintessence Publishing Co. Inc. Chicago . 1985.

BUSER , DAHLIN , SCHENK . Guided Bone Regenaration . Quintessence Publishing Co. Inc. Chicago .1994.

DINATO / POLIDO. Implantes Osseointegrados - Cirurgia E Prótese. São Paulo: Artes Médicas, 2001

LINDHE. Tratado De Periodontia Clinica E Implantologia Oral, 4a Edição ,Editora . Guanabara Koogan, 2004.

BRANEMARK. The Osseointegration Book – From Calvarium To Calcaneus. Quintessence Publishing Co. Inc. Chicago, 2006

MISCH. Contemporary Implant Dentistry, 3a Edição Ed. Mosby, 2008

Periódicos recomendados

Clinical Oral Implant Research

The Journal Oral Maxillofacial Surgery

Journal Oral Maxillofacial Surgery

The American Journal Of Physiology.

http://www.physiology.org/

Archives Of Oral Biology

http://www.sciencedirect.com/science/journal/00039969

Avaliação: Análise crítica de artigos científicos baseados nos conhecimentos adquiridos que serão avaliados ao final da disciplina.

Calcified International Tissue http://www.springer.com/life+sciences/biochemistry

Forma de avaliação: Análise crítica de artigos científicos.

Docente Responsável: Joel Ferreira Santiago Junior

Docente Colaborador: Hugo Nary Filho, Pâmela Letícia dos Santos, Thiago Amadei Pegoraro, Elcia Maria Varize Silveira

Número de créditos: 3

Ementa: Ensaios clínicos controlados, implantes osseointegráveis, reabilitação oral com implantes dentários. Evolução clinica de pacientes reabilitados com próteses implantossuportadas, controle, manutenção periimplantar, reparos e analise critica de resultados.

Bibliografia:

MISCH, C.E. Implantes Dentais Contemporâneos. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CARVALHO, P.S.P.; PELLIZZER, E.P. Fundamentos em Implantodontia. Uma visão contemporânea. 2. Ed. São Paulo: Quintessence, 2015.

PELLIZZER, E.P.; KIMPARA, E.T.; MIYASHITA, E. Prótese sobre Implante: Baseado em evidências científicas. 1. Ed. São Paulo: Napoleão, 2016.

VEDOVATO, E. ; NARY FILHO, H. . Protocolo Branemark - Prótese Total Fixa Mandibular suportada por 3 implantes. 1. ed. São Paulo: Quintessence Editora LTDA, 2013. v. 1. 205p .

Periódicos recomendados:

Clinical Oral Implants Research: http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/%28ISSN%291600-0501

Clinical Implant Dentistry and Related Research

http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/%28ISSN%291708-8208

The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants

http://www.quintpub.com/journals/omi/#.V0hfjFfViZQ

Journal of Prosthetic Dentistry

http://www.thejpd.org/

The International Journal of Prosthodontics

http://www.quintpub.com/journals/ijp/aboutjournal.php?journal_name=ijp

Forma de avaliação: Desenvolvimento de seminários, avaliação teórica com prova escrita e produção clínica.

Docente Responsável: Hugo Nary Filho

Docente Colaborador: Pâmela Letícia dos Santos

Número de créditos: 3

Ementa: Procedimentos reconstrutivos alveolares incluem aumentos volumétricos praticados sobre o rebordo (onlay) e no interior de cavidades como alvéolos e seios maxilares/fossa nasal (inlay). Regeneração Óssea Guiada (ROG), biomateriais e barreiras. Possbilidades técnicas e alternativas de acordo com bases científicas para os tratamentos reconstrutivos.

Bibliografia:

MISCH, C.E. Implantes Dentais Contemporâneos. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CARVALHO, P.S.P.; PELLIZZER, E.P. Fundamentos em Implantodontia. Uma visão contemporânea. 2. Ed. São Paulo: Quintessence, 2015.

VEDOVATO, E. ; NARY FILHO, H. . Protocolo Branemark - Prótese Total Fixa Mandibular suportada por 3 implantes. 1. ed. São Paulo: Quintessence Editora LTDA, 2013. v. 1. 205p .

Periódicos recomendados:

Clinical Oral Implants Research:

http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/%28ISSN%291600-0501

The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants http://www.quintpub.com/journals/omi/#.V0hfjFfViZQ

International Journal of Oral and Maxillofacial Surgery

http://www.ijoms.com/

Journal of Oral and Maxillofacial Surgery

http://www.joms.org/

Avaliação: Desenvolvimento de seminários e avaliação teórica.

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS À ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM CTBMF

TÓPICOS AVANÇADOS DE PESQUISA EM CTBMF

Docente responsável: Jéssica Lemos Gulinelli

Docente colaborador: Camila Cardoso, Paulo Domingos, Marcelo S. Munerato

Número de créditos: 3

Ementa: Conceitos de bases gerais da cirurgia buco maxilo facial. Princípios gerais do comitê de ética em experimentação em humanos. Protocolos de pesquisas clínicas e experimentais em humanos em cirurgia e implantodontia. Conceitos de biomateriais nos processos reconstrutivos do esqueleto buco maxilo facial e em implantodontia (aspectos clínicos e experimentais). Princípios gerais do atendimento clínico-ambulatorial e hospitalar de acordo com os protocolos pré-estabelecidos (bases científicas).

Bibliografia:

ANDREASEN JO, ANDREASEN FM. Textbook and color atlas of traumatic injuries to the teeth. 3.ed. Copenhagen: Munksgaard, 1994. 771p.

BELL W.H. (Ed.) Modern practice in orthognátic and reconstructive surgery. Philadelphia: W.B. Saunders, 1992. 3v.

PROFFIT, W.R. Surgical-orthognatic treatment. St. Louis: Mosby, 1990. 722p.

BARBER, T.A HEALTHCARE, B. Pharmaceutical particulate matter: analysis and control. Buffalo Grove, Ill: Interphar Press, 1993. 531p.

WANNACHER, L., FERREIRA, M.B.C. Farmacologia clínica para dentistas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995. 111p.

EPKER, B.N. Dentofacial deformities: integrated orthodontic and surgical correction. 2.ed. St. Louis: Mosby, 1995, v.1.

KABAN LB, POGREL MA, PERROT DH. Complications in oral and maxillofacial surgery. Philadelphia: W.B. Saunders, 1997

PETERSON, L.J. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. 702p.

WORTHINGTON, P. EVANS, J.R. (Ed.) Controversis in oral e maxillofacial surgery. Philadelphia: W.B. Saunders, 1994. 678p.

BRAZ, J.R.C. (Org) et al. O sistema cardiovascular e a anestesia. São Paulo : Ed. UNESP, 1997. 360p.

LIMA, J.R.S. Atlas colorido de anestesia local em odontologia: fundamentos e técnicas. São Paulo: Ed. Santos, 1996. 116p.

MALAMED SF. Sedation: a guide to patient management. 3rd.ed. St. Louis: Mosby, 1995. 640p. 

Periódicos recomendados:

JOURNAL OF BIOPHYSICAL AND BIOCHEMICAL CYTOLOGY. New York Rockfeller Institute. 1955-1961.

JOURNAL OF CELL BIOLOGY. New York, Rockefeller University Press, 1962.

JOURNAL OF ENDODONTIC. Chicago, 1975.

JOURNAL OF ULTRASTRUCTURE RESEARCH. New York, N.Y. Estados Unidos, 1957.

TRANSPLANTATION, Baltimore, Wilians & Wilkins, 1963- . bimestral. 428 E. Preston St., Baltimore, Md., USA.

ORAL SURGERY, ORAL MEDICINE, ORAL PATHOLOGY. St. Louis, 1948.

AMERICAN JOURNAL OF ORTHODONTICS AND DENTOFACIAL ORTHOPEDICS.

BRITISH JOURNAL OF MAXILLOFACIAL SURGERY.

BRITISH JOURNAL OF PLASTIC SURGERY.

BRITISH JOURNAL OF ORTHODONTICS.

EUROPEAN JOURNAL OF ORTHODONTICS.

INTERNACIONAL JOURNAL OF ADULT ORTHODONTICS ORTHOGNATHIC SURGERY

JOURNAL OF ORAL AND MAXILLOFACIAL SURGERY.

JOURNAL OF THE NIHON UNIVESITY SCHOOL OF DENDISTRY.

PLASTIC AND RECONSTRUCTIVE SURGERY.

JOURNAL OF THE AMERICAN DENTAL ASSOCIATION. Chicago, American Dental Association, 1922-1936, 1939- .mensal. 211 East Chicago Ave, Chicago. 111. 60611.

JOURNAL OF ORAL MEDICINE. New York, american Academy of Oral Medicine, 1966- .trimestral. 136 East 36 th Street, New York, N.Y. 10016.

JOURNAL OF ORAL SURGERY. Chicago, American Dental Association, 1965- .mensal. 211 East Chicago Ave, Chicago. 111. 60611.

ORAL SURGERY, ORAL MEDICINE, ORAL PATHOLOGY. St. Louis, Mosby, 1948- .mensal. 11830 Westline Indusrial Drive, St. Louis, Mo. 63141.

Método de avaliação: Os alunos participantes da disciplina serão avaliados por meio do envio de artigo científico enviado em revista da área. O conceito utilizado será aprovado para os alunos que cumprirem com essa exigencia da disciplina e, reprovado para os alunos que não cumprirem.

Docente responsável: Jéssica Lemos Gulinelli

Docentes colaboradores: Paulo Domingos Ribeiro Junior e Camila Lopes Cardoso

Número de créditos: 3

Ementa: Tumores avançados de cabeça e pescoço e seu tratamento (cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia). Deformidades estéticas e funcionais derivadas do tratamento oncológico. Prejuízo de qualidade de vida em função do tratamento. Reabilitação buco maxilo facial por meio de próteses implanto suportadas (reabilitações dentárias e faciais). Fatores de risco que influenciam no sucesso e na sobrevivência dos implantes e próteses. Emprego de técnicas de implantes dentários, craniofaciais (extraorais) e pterigoideos.

Bibliografia

CURI MM et al. Extraoral Implants in the Rehabilitation of Craniofacial Defects: Implant and Prosthesis Survival Rates
and Peri-Implant Soft Tissue Evaluation. J Oral Maxillofac Surg 70:1551-1557, 2012

CURI MM et al. Retrospective Study of Pterygoid Implants in the Atrophic Posterior Maxilla:
Implant and Prosthesis Survival Rates Up to 3 Years. Int J Oral Maxillofac Implants 2015;30:378–383. doi: 10.11607/jomi.3665

BIDRA AS et al. Implants in the pterygoid region: a systematic review of the literature. Int. J. Oral Maxillofac. Surg. 2011; 40: 773–781

KARAKOCA S et al. Survival rates and periimplant soft tissue evaluation of extraoral implants over a mean follow-up period of three years. J Prosthet Dent 2008;100:458-464.

Docente responsável: Paulo Domingos Ribeiro-Junior

Número de créditos:

Ementa:

Diagnóstico, plano de tratamento multidisciplinar do portador de deformidade dento facial esquelética. Planejamento cirúrgico para osteotomias de maxila e mandíbula. Tratamento através da cirurgia ortognática para as síndromes da apneia do sono e complicações associadas.

Bibliografia

NARY FILHO, Hugo, GONÇALES, Eduardo Sanches, RIBEIRO-JUNIOR, P. D. Abordagenm cirúrgica voltada para a estética. Bio Odonto. Periodontia, Implantodontia & Cirurgia. , v.1, p.1 - 92, 2004.

EPKER et al. Dentofacial deformities. Integrated orthodontic and surgical correction. Volumes I, II e III. 2a. ed. Baltimore, USA: Mosby, 1995.

Bibliografia Específica:

MILORO, M. Princípios de Cirurgia bucomaxilofacial de Peterson. 2. ed. São Paulo: Santos, 2008.

PROFITT, W. R; WHITE Jr.; SARVER, D. M. Tratamento contemporâneo de deformidades dentofaciais. Porto Alegre: ArtMed, 2005.

Forma de avaliação: Aproveitamento nos seminários literatura correlata e apresentação de casos. Nível de interesse e participação nas atividades teóricas e práticas. Aproveitamento nas atividades clínicas.

Docente responsável: Paulo Domingos Ribeiro-Junior

Docente(s) colaborador(es): Hugo Nary Filho

Número de créditos: 3

Ementa:

Aplicabilidade das técnicas de tratamento das fraturas faciais através da Filosofia de Champy e da AO/ASIF. Tratamento das fraturas de mandíbula, tratamento das fraturas de côndilo mandibular, sistemas de fixação para fraturas do terço médio da face e cirurgia ortognática. Aplicação de miniplacas e parafusos reabsorvíveis.

Bibliografia

PETERSON, L.J. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2005.

RIBEIRO-JUNIOR, PAULO DOMINGOS, MAGRO-FILHO, OSVALDO, SHASTRI, KALPAKAM A., PAPAGEORGE, MARIA B. In Vitro Biomechanical Evaluation of the Use of Conventional and Locking Miniplate/Screw Systems for Sagittal Split Ramus Osteotomy. Journal of Oral and Maxillofacial Surgery, v.68, p.724 - 730, 2010.

RIBEIRO-JUNIOR, P.D., MAGRO-FILHO, O., SHASTRI, K.A., PAPAGEORGE, M.B. In vitro evaluation of conventional and locking miniplate/screw systems for the treatment of mandibular angle fractures. International Journal of Oral and Maxillofacial Surgery, p.544-549 , 2010.

Bibliografia Específica:

MILORO, M. Princípios de Cirurgia bucomaxilofacial de Peterson. 2. ed. São Paulo: Santos, 2008.

Forma de avaliação: Aproveitamento nos seminários literatura correlata. Nível de interesse e participação nas atividades.

DISCIPLINAS OPTATIVAS COMUNS AS TRÊS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Docentes responsáveis: Camila Lopes Cardoso e Andréia Aparecida da Silva

Número de créditos: 3

Ementa:

Conhecimento das principais patologias ósseas que afetam os maxilares, nos aspectos: clínico, imaginológico, microscópico e terapêutico.

Bibliografia:

LEON BARNES, JOHN W. EVESON, PETER REICHART, DAVID SIDRANSKY. Classificação de Tumores da Organização Mundial de Saúde: Genética e Patologia dos Tumores de Cabeça e de Pescoço. 1 ed. 2009.

CRISPIAN SCULLY. Medicina Oral e Maxilofacial – Bases de diagnóstico e tratamento. 2 ed. 2009.

BRAD W. NEVILLE, DOUGLAS D. DAMM, CARL M. ALLEM, JERRY E. BOUQUOT & COLS. Patologia Oral e Maxilofacial. 3 ed. 2009.

JOSEPH A. REGEZI, JAMES J. SCIUBBA, RICHARD C. K. Patologia Oral: Correlações clínico-patológicas. Jordan. 5 ed. 2008.

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2008. 

Forma de avaliação: Discussão de casos clínicos relacionados às patologias discutidas.

Docente responsável: Camila Lopes Cardoso

Docentes colaboradores: Jéssica Lemos Gulinelli, Paulo Domingos, Marcos Curi, Andréia Ap. Da Silva.

Número de créditos: 03 

Ementa: Recursos tecnológicos utilizados na prática docente, Orientações de montagem de slides, Uso de vídeos demonstrativos, Organização textual no slide, Referenciação e fonte de imagens, Animações aplicadas nos slides, Postura e controle do tempo durante palestras utilizando recursos de multimídia.

Processo de avaliação: Ao final da disciplina, o aluno deverá apresentar uma aula temática em Cirurgia, demonstrando capacidade em ministrar uma aula para a graduação. A apresentação deverá ser feita em 30 minutos de apresentação, tendo mais 10 minutos de arguição. O aluno deverá incluir bibliografia recente sobre o tema discutido. 

Bibliografia sugerida:

1. Alberto Consolaro. O Ser Professor – Arte e a ciência no ensinar e aprender. 5° Edição. Editora Dental Press.

Docente responsável: Hugo Nary Filho

Docentes colaboradores: Joel Ferreira Santiago Junior

Número de créditos: 03

Ementa:

Gestão de recursos, imagens, informações de pacientes integrando o processo de construção de diagnóstico, de atuação clinica, de responsabilidade legal, criação de banco de dados e doc, de fluxo financeiro e de compartilhamento de informação. Treinamento constante de docentes e discentes no uso da ferramenta. Formação do aluno em plataforma CAD CAM total.

Bibliografia:

Forma de avaliação:

Buscar índices de desempenho em aproveitamento clínico (questionários, avaliações, etc.) com ferramenta pedagógica e formativa.

Docente responsável: Patricia Pinto Saraiva

Docentes colaboradores: Mariza Akemi Matsumoto

Número de créditos: 03

Ementa: Processos de reparo tecidual em tecido mole e ósseo. Classificação de materiais utilizados na odontologia. Propriedades dos materiais. Conceito de biocompatibilidade e citotoxicidade. Ensaios in vitro e in vivo. Testes em pacientes.

Bibliografia:

ABUL K. ABBAS, NELSON FAUSTO, VINAY KUMAR. Robbins e Cotran patologia: bases patológicas das doenças. 8ª ed. Elsevier, 2010.

BRAD W. NEVILLE, DOUGLAS D. DAMM, CARL M. ALLEM, JERRY E. BOUQUOT & COLS. Patologia Oral e Maxilofacial. 3 ed. 2009.

JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 524p.

Ansari S, Seagroves JT, Chen C, Shah K, Aghaloo T, Wu BM, Bencharit S, Moshaverinia A.Dental and orofacial mesenchymal stem cells in craniofacial regeneration: The prosthodontist's point of view. J Prosthet Dent. 2017.

Minardi S, Taraballi F, Pandolfi L, Tasciotti E.Patterning Biomaterials for the Spatiotemporal Delivery of Bioactive Molecules. Front Bioeng Biotechnol. 2016 Jun 2;4:45. eCollection 2016.

Adabi M, Naghibzadeh M, Adabi M, Zarrinfard MA, Esnaashari SS, Seifalian AM, Faridi-Majidi R, Tanimowo Aiyelabegan H, Ghanbari H. Biocompatibility and nanostructured materials: applications in nanomedicine. Artif Cells Nanomed Biotechnol. 2017 Jun;45(4):833-842.

Formas de avaliação: discussão de artigos científicos.

CRÉDITOS NECESSÁRIOS PARA CUMPRIMENTO DO TOTAL DO PROGRAMA - NÍVEL DOUTORADO

Disciplinas Obrigatórias: 9 créditos

Disciplinas específicas a cada área: 15 créditos

Disciplinas optativas: 6 créditos

Atividades Acadêmicas Científicas Complementares  (AACC): 10 créditos

Tese I: 48 créditos (52838)

Tese II: 48 créditos (52839)

Tese III: 50 créditos (52840)

Total de créditos: 186 créditos




Documentos de Interesse

  • Estatuto USC : Clique aqui!
  • Regimento Geral da USC : Clique aqui!
  • Regimento PRPPG : Clique aqui!
  • Manual de Biossegurança: Clique aqui!
  • Manual de Atividades Acadêmico Científico Culturais (AACC) dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Clique aqui!
  • Formulário para Solicitação de aproveitamento para AACC: Clique aqui!
  • Normas das Clínicas de Odontologia: Clique aqui!
  • Horário da Central de Esterilização: Clique aqui!
  • Regulamento de Ética em Pesquisa: Saiba mais!
  • Regulamento da Comissão de Ética no Uso de Animais: Clique aqui!
  • Guia para normatização de dissertações e teses USC: Clique aqui!
  • Regulamento para concessão, renovação, extensão e cancelamento de bolsas/taxas para os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Clique aqui!
  • Regulamento do Estágio de Docência para Discentes de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu: Clique aqui!
  • Edital bolsas e taxas USC Clique aqui!
  • Relatório de atividades de Bolsas e TaxasClique aqui!
  • Ficha de inscrição para solicitação de bolsas Clique aqui!
  • Requerimento de Defesa de Mestrado: Clique aqui!
  • Requerimento de Qualificação: Clique aqui!
  • Requerimento de Defesa de Doutorado: Clique aqui!
  • Termo de autorização para Publicação: Clique aqui!
  • Termo de Responsabilidade de Entrega de Documentos: Clique aqui!
  • Declaração de Inexistência de Plágio: Clique aqui!
  • Regulamento do Programa Acadêmico de Biologia Oral: Clique aqui!
  • Normas para o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas: Clique aqui!



Egressos

EGRESSOS DO PROGRAMA DE BIOLOGIA ORAL - MESTRADO

AngelaBraga

Anthony Froy Benites Condezo
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado:Implantes osseointegrados na reabilitaçao de pacientes irradiados em cabeça e pescoço: analise de sucesso e sobrevida dos implantes em longo prazo.
Orientador: Prof. Dr. Marcos Martins Curi.

  

AngelaBraga

Bruna Trazzi Pagani
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Efeitos do alendronato de sódio e do ranelato de estrônio na mineralização do côndilo. Estudo experimental em ratas submetidas à supressão hormonal.
Orientador: Prof.ª Dra. Angela Mitie Otta Kinoshita

  

AngelaBraga

Carlos Cesar Deantoni
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Estudo microscópico comparativo entre as osteonecroses e as osteomielites dos maxilares.
Orientador: Prof.ª Dra. Camila Lopes Cardoso

  

AngelaBraga

Claudia Curra
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado:Análise microtomográfica experimental da aplicação do PRP no tratamento de OMABF.
Orientador: Prof.ª Dra. Camila Lopes Cardoso

  

AngelaBraga

Mara Beatriz Amante
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado:Avaliação da proteína SPUNC 2 em pacientes com doença do enxerto contra o hospedeiro.
Orientador: Prof.ª Dra. Andréia Aparecida da Silva

  

AngelaBraga

Ana Cristina Tavora De Albuquerque Lopes
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Efeito dos anti-inflamatórios não-esteroidais sobre a reabsorção óssea alveolar promovida pelo trauma oclusal primário.
Orientador: Prof.ª Dra. Mirella Lindoso Gomes Campos.

  

AngelaBraga

Antonio Carlos Medina Junior
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Avaliação do reparo alveolar frente implantação de mta em alveolos de ratas osteoporóticas.
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Ricci Vivan.

  

AngelaBraga

Caio Peixoto de Freitas
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Reparo em áreas de reconstrução onlay empregando enxertos em bloco associados a diferentes tipos de membranas regenerativas. Estudo histológico em coelhos.
Orientador: Prof. Dr. Hugo Nary Filho.

  

AngelaBraga

Camile Bermejo Andreo
Formação: Medicina Veterinária.
Dissertação de Mestrado: Efeitos da suplementação de HMB sobre o tecido ósseo de ratos submetidos ao tratamento com dexametasona.
Orientador: Prof.ª Dra. Mariza Akemi Matsumoto.

  

AngelaBraga

Carlos Nicolau Feitosa de Albuquerque Lima Babadopulos
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Novo desenho de miniplaca sagital para fixação em osteotomia sagital mandibular: estudo retrospectivo.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Domingos Ribeiro Junior.

  

AngelaBraga

Carlos Vitor Fernandes Mecca
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Avaliação da adaptação do biosilicato ao tecido ósseo de coelho: análise em microscopia eletrônica de varredura.
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Ricci Vivan.

  

AngelaBraga

Debora De Melo Trize
Formação: Fisioterapia.
Dissertação de Mestrado:  Disfunção temporomandibular e sua associação com a qualidade de vida.
Orientador: Prof.ª Dra. Sara Nader Marta.

  

AngelaBraga

Evandro José Germano
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Avaliação da ação do ácido zolendrônico no processo de reparo ósseo, em tíbia de ratas.
Orientador: Prof.ª Dra. Pâmela Letícia dos Santos

  

AngelaBraga

José Felicio Sedmak
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Avaliação biomecânica da resistência ao torque de inserção de diferentes sistemas de implantes.
Orientador: Prof. Dr. Hugo Nary Filho

  

AngelaBraga

Marco Dapievi Bresaola
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Análise imunoistoquímica e histomorfométrica do reparo de enxertos para teto de cavidade em levantamento de seios maxilares com a utilização de membranas de lenta e rápida degradação.
Orientador: Prof. Dr. Hugo Nary Filho

  

AngelaBraga

Mirela Anne Quartaroli Teo
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Efeito de anti-inflamatórios não esteroidas sobre a reabsorção óssea alveolar no trauma oclusal secundário.
Orientador: Prof.ª Dra. Bella Luna Colombini Ishikiriama

  

AngelaBraga

Valter Antonio Ban Battilani Filho
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado:  Avaliação de desadaptação marginal de pilares protéticos sobre implante fresados.
Orientador: Prof. Dr. Thiago Amadei Pegoraro

  

AngelaBraga

Vivian Chiacchio Buchignani
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Ação do laser de baixa intensidade no processo de reparo ósseo de ratos.
Orientador: Prof.ª Dra. Pâmela Letícia dos Santos

  

AngelaBraga

Wilson Silva Amaral
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Avaliação do desajuste vertical de infraestruturas para confecção de próteses totais mandibulares sobre implantes obtidas por CAD-CAM.
Orientador: Prof. Dr. Luis Eduardo Butignon

  

AngelaBraga

Abbas Zahoui
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Análise fotoelástica da distribuição das tensões em próteses unitárias e de três elementos implantossuportadas com diferentes tipos de conexões internas.
Orientador: Prof. Dr. Aldiéris Alves Pesqueira

  

AngelaBraga

Vanessa Raquel Greatti
Formação: Farmácia.
Dissertação de Mestrado: Efeito da associação de drogas anti-inflamatórias e antibióticas na atividade antimicrobiana de cimentos obturadores, retro-obturadores e hidróxido de cálcio e nas propriedades físicas dos cimentos.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Weckwerth

  

AngelaBraga

João Marcos Borges Mattos
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Uso de substitutos ósseos autógenos e aloplásticos no reparo de defeitos criados em calotas de coelho: análise histomorfomátrica e imunohistoquímica.
Orientador: Prof.ª Dra. Jéssica Lemos Gulinelli

  

AngelaBraga

João Paulo Bianchi Ximenez
Formação: Farmácia.
Dissertação de Mestrado: Expressão do gene Blmh e caracterização dos polimorfismos dos genes Blmh e apolipoproteína e em pacientes com a Doença de Alzheimer.
Orientador: Prof. Dr. Spencer Luis Marques Payão

  

AngelaBraga

Julio Osvaldo Ribera Leigue
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Avaliaçao do cantilever em Implantes Zigomáticos.
Orientador: Prof. Dr. Thiago Amadei Pegoraro

  

AngelaBraga

Leonardo Marques
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Estudo in vivo da influência de Nanopartículas de Prata liberadas por Matriz de Látex Natural no reparo ósseo.
Orientador: Prof.ª Dra. Angela Otta Mitie Kinoshita

  

AngelaBraga

Thiago Borges Mattos
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Análise clínica e tomográfica do aumento da altura e sucesso da reabilitação implantossuportada após a elevação de seio maxilar: Proservação de 3 anos.
Orientador: Prof.ª Dra. Jéssica Lemos Gulinelli

  

EGRESSOS DO PROGRAMA DE BIOLOGIA ORAL - DOUTORADO

AngelaBraga

Adriano Schalins Correa
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: A influência dos fármacos no controle da dor decorrente da movimentação dental induzida: uma revisão sistemática.
Orientador: Prof.ª Dra. Beatriz Maria Valério Lopes

  

AngelaBraga

Alexandre Fiorelli
Formação: Fisioterapia.
Dissertação de Mestrado: Exercícios posturais globais nas disfunções temporomandibulares.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Weckwerth

  

AngelaBraga

Daniela Daufenback Pompeo
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Efeito da temperatura sobre a degradação de forças e corrosão in vitro de molas fechadas de NiTi.
Orientador: Prof.ª Dra. Luciana Monti Lima Rivera

  

AngelaBraga

Eduardo Moreschi
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Reparo alveolar de ratos tratados com bisfosfonato sob ação de terapia antimicrobiana e laser de baixa intensidade.
Orientador: Prof.ª Dra. Patricia Pinto Saraiva

  

AngelaBraga

Gisela Crippa Furtado
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Alterações nas dimensões dos seios frontais após expansão rápida da maxila: uma avaliação por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico.
Orientador: Prof.ª Dra. Luciana Monti Lima Rivera

  

AngelaBraga

Gustavo Batista Grolli Klein
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Biomechanical evaluation of different systems, locking and conventional, for fixing sagittal osteotomy in major advances with or without anticlockwise rotation. In Vitro study.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Domingos Ribeiro Jr.

  

AngelaBraga

João Ermelindo de Assis Costa
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Perfil sociodemográfico dos usuários de prótese total atendidos na faculdade de odontologia de alfenas (UNIFAL-MG).
Orientador: Prof. Dr. Aldiéris Alves Pesqueira

  

AngelaBraga

Juliano Nazer Longoni
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: A influência do design dos braquetes metálicos convencionais e autoligados no acúmulo de Streptococcus mutans durante o tratamento ortodôntico.
Orientador: Prof.ª Dra. Beatriz Maria Valério Lopes

  

AngelaBraga

Marcelo Salles Munerato
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Avaliação do reparo de defeitos ósseos em calvária de ratos preenchidos com diferentes biomateriais e sua influência na qualidade do tecido ósseo neoformado.
Orientador: Prof.ª Dra. Mariza Akemi Matsumoto

  

AngelaBraga

Ossam Abu El Haje
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Influência da expansão rápida da maxila nas alterações volumétricas ocorridas na porção retropalatal e retroglossal.
Orientador: Prof.ª Dra. Luciana Monti Lima Rivera

  

AngelaBraga

Wilson Martinez Junior
Formação: Odontologia.
Dissertação de Mestrado: Análise da desadaptação marginal vertical em coroas de cerâmica feldspáticas confeccionadas através do sistema CAD/CAM, pela técnica direta e indireta: análise em microscopia óptica.
Orientador: Prof. Dr. Hugo Nary Filho

  

AngelaBraga

Angela Bisol
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Reimplante Dental e Células-Tronco
Orientador: Prof. Dr. Spencer Luis Marques Payão

  

AngelaBraga

Edson Yoshihiro Mada
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Efeito do chá verde no processo de reparo alveolar de ratos tratados com bifosfonato
Orientador: Prof.ª Dra. Mariza Akemi Matsumoto

  

AngelaBraga

Elonice Melo de Sousa
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Avaliação da aplicação local de gel de clorexidina com microbrush no tratamento de bolsas periodontais residuais
Orientador: Prof.ª Dra. Beatriz Maria Valério Lopes

  

AngelaBraga

Henrique Damian Rosario
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Modificações volumétricas nas vias aéreas superiores após cirurgia ortognática de avanço dos maxilares avaliadas por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico
Orientador:
Prof. Dr. Luiz Renato Paranhos

  

AngelaBraga

João Marcos Borges Mattos
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Análise clinica e tomográfica de reabilitação maxilar total implantossuportada por cirurgia guiada por computador
Orientador:
Prof.ª Dra. Jéssica Lemos Gulinelli

  

AngelaBraga

José Francisco Goncalves Junior
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Avaliação longitudinal da intrusão ortodôntica nos incisivos centrais superiores em pacientes com comprometimento periodontal
Orientador:
Beatriz Maria Valério Lopes

  

AngelaBraga

Patricia Peres Lucif Pereira
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Análise microscópica comparativa entre leucoplasias na língua e em outros locais da boca
Orientador:
Prof.ª Dra. Patrícia Pinto Saraiva

  

AngelaBraga

Thiago Borges Mattos
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Análise clínica e tomográfica da reabilitação maxilar posterior após elevação de seio maxilar com osso
Orientador:
Prof.ª Dra. Jéssica Lemos Gulinelli

  

AngelaBraga

Cassiano Arashiro
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Avaliação da tensão e do deslocamento inicial no ligamento periodontal, de modelos com perda de suporte ósseo alveolar quando submetidos a uma força ortodôntica, por meio do método de elementos finitos
Orientador: Prof.ª Dra. Beatriz Maria Valério Lopes

  

AngelaBraga

Dalva Pazzini
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Efeito de drogas supressoras de perda óssea
Orientador: Prof.ª Dra. Angela Kinoshita

  

AngelaBraga

Graziela Oro Cericato
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Os estágios de mineralização dentária como estimativa do surto de crescimento puberal
Orientador: Prof. Dr. Luiz Renato Paranhos

  

AngelaBraga

Macson Bergamim
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Análise retrospectiva linear de maxilas edêntulas por tomografia computadorizada feixe cônico
Orientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Orlato Rossetti

  

AngelaBraga

Marcio Aurelio Correa
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Tratamento orto-cirúrgico para correção de deformidade dentomucoesquelética
Orientador: Prof. Dr. Hugo Nary Filho

  

AngelaBraga

Marsha Lisa Schlittler Ventura
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Avaliação do potencial regenerativo das células-tronco de polpa dentária humana no reimplante dentário tardio sem tratamento do dente incisivo de ratos Wistar
Orientador: Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão

  

AngelaBraga

Regina Magrini Guedes de Azevedo
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Estudo comparativo do reparo ósseo com uso de osso autógeno em ratas ovariectomizadas tratadas com Alendronato Sódico, Ranelato de Estrôncio e Fitoestrógeno de Soja
Orientador: Prof.ª Dra. Ângela Mitie Otta Kynoshita

  

AngelaBraga

Alvaro Furtado
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Avaliação Tomográfica dos efeitos dentoesqueléticos e periodontais após expansão rápida da maxila com aparelho dentossuportado
Orientador: Prof. Dr. Luiz Renato Paranhos

  

AngelaBraga

Andreia Maria Silva
Formação: Fisioterapia
Dissertação de mestrado: Análise da postura craniocervical e eletromiografia dos portadores de prótese dentária com presença de desordens temporomandibular
Orientador: Prof.ª Dra. Angela Mittie Otta Kinoshita

  

AngelaBraga

Francisco Orlando Giraldi Neto
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Avaliação Tomográfica dos efeitos dentoesqueléticos e periodontais após expansão rápida da maxila com aparelho dentossuportado
Orientador: Prof. Dr. Luiz Renato Paranhos

  

AngelaBraga

Gonçalo Sobreira Pimentel Neto
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Avaliação de uma nova técnica para remoção de enxerto de mento através de teste de sensibilidade tátil
Orientador: Prof. Dr. Hugo Nary Filho

  

AngelaBraga

Heloisa Helena Vieira Zanetti
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Avaliação da influência do hormônio tireoideano (T3) tópico em defeitos ósseos críticos de calvária de ratos Wistar
Orientador: Prof.ª Dra. Patrícia Pinto Saraiva

  

AngelaBraga

Hernando Valentim Da Rocha Junior
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Avaliação do cimento Portland em defeito ósseos na calvária de ratos
Orientador: Prof. Dr. Paulo Domingos Ribeiro Junior

  

AngelaBraga

José Geraldo Malaguti
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Influência do posicionamento na mufla durante cocção na translucência de cerâmica feldspática sobre subestruturas de zircônia e alumina
Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Francischone

  

AngelaBraga

Karla Panice Pedro
Formação: Farmácia
Dissertação de mestrado: A doença falciforme e suas manifestações bucais
Orientador: Prof.ª Dra. Solange de Oliveira Braga Franzolin

  

AngelaBraga

Maira Foresti Vieira Munhoz
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Influencia do hormônio tireoidiano T3 tópico sobre os osteócitos em defeitos ósseos críticos de calvaria de ratos Wistar
Orientador: Prof.ª Dra. Patricia Pinto Saraiva

  

AngelaBraga

Marcia Rosental da Costa Carmo
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Avaliação da contaminação microbiológica das mãos de cirurgiões dentistas
Orientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Weckwerth

  

AngelaBraga

Marcos Antonio Franciozi
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado:  Influência do Tipo de prótese total dupla na função mastigatória
Orientador: Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond

  

AngelaBraga

Roberto Jorge Aur Junior
Formação: Odontologia
Dissertação de mestrado: Implantes pós exodônticos em área estética? Controle de um ano
Orientador: Prof.ª Dra. Jessica Lemos Gulinelli

  

AngelaBraga

Valeria Brega Alvares Taborda
Formação: Medicina
Dissertação de mestrado: Terapia fotodinâmica com metal amino-levulinato no tratamento de 84 pacientes com carcinoma basocelular
Orientador: Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond

  



Calendário de qualificações e defesas

Nome: RAFAEL ZETEHAKU ARAÚJO
Fase: QUALIFICAÇÃO
Nível: MESTRADO
Programa: BIOLOGIA ORAL
Área: CIRURGIA
Orientador: Prof. Dr. MARCOS MARTINS CURI
Banca: Prof. Dr. GUILHERME SANTOS MOREIRA, Prof. Dr. JOEL SANTIAGO FERREIRA JÚNIOR
Título: PREDICTABILITY OF PTERYGOID IMPLANT IN PATIENTS WITH ATROPHIC POSTERIOR MAXILLA. SYSTEMATIC REVIEW AND META-ANALYSIS.
Data, horário e local: 11/09 - 14h - L-003

Nome: ALEXANDRE LADEIRA VELOSO DOS ANJOS
Fase: DEFESA
Nível: DOUTORADO
Programa: BIOLOGIA ORAL
Área: BIOLOGIA ORAL
Orientador: Prof. Dr. THIAGO AMADEI PEGORARO
Banca: Prof. Dr. JOÃO HENRIQUE NOGUEIRA PINTO, Prof. Dr. JOSÉ FERNANDO SCARELLI LOPES, Prof. Dr. JOEL FERREIRA SANTIAGO JÚNIOR, Prof. Dr. HUGO NARY FILHO
Título: AVALIAÇÃO DO CÔNDILO MANDIBULAR EM INDIVÍDUOS SUBMETIDOS A CIRURGIA ORTOGNÁTICA COM ALTERAÇÃO ESQUELÉTICA FACE LONGA.
Data, horário e local: 12/09 - 17h30 - L-003

Nome: ROBLE CASARES PEREZ
Fase: DEFESA
Nível: DOUTORADO
Programa: BIOLOGIA ORAL
Área: BIOLOGIA ORAL
Orientador: Prof. Dr. THIAGO AMADEI PEGORARO
Banca: Prof. Dr. JOÃO HENRIQUE NOGUEIRA PINTO, Prof. Dr. JOSÉ FERNANDO SCARELLI LOPES, Prof. Dr. JOEL FERREIRA SANTIAGO JÚNIOR, Prof. Dr. HUGO NARY FILHO
Título: AVALIAÇÃO DO CÔNDILO MANDIBULAR EM INDIVÍDUOS COM ALTERAÇÃO ESQUELÉTICA PADRÃO II.
Data, horário e local: 12/09 - 16h - L-003




Aluno em Regime Especial

  • Poderão ser aceitos, na categoria de alunos especiais não vinculados a Programas de Pós-Graduação, portadores de diploma universitário ou certificado de conclusão de Graduação que desejam cursar disciplinas especificamente escolhidas;
  • O aluno especial não vinculado ao Programa de Pós-Graduação, no que couber, ficará sujeito às mesmas normas do aluno regular, sendo sua admissão condicionada à existência de vaga na (s) disciplina (s) que pretenda cursar;
  • Ao aluno especial, não vinculado ao Programa de Pós-Graduação, aprovado em disciplina (s), será conferido certificado de aprovação;
  • No caso de o aluno especial não vinculado ao Programa de Pós-Graduação desejar passar à condição de aluno regular, deverá submeter-se às exigências de seleção inicial;
  • O número de vagas para alunos especiais nas disciplinas do Programa poderá ser, no máximo, cem por cento das vagas dos alunos regulares matriculados na disciplina;
  • O aluno especial poderá cursar, no máximo, cinquenta por cento do total das disciplinas do programa;
  • O valor a ser pago irá depender da carga horária total a ser cursada, podendo ser parcelada no número de meses em que ocorrem a(s) disciplina(s);

Documentos exigidos:

  • Requerimento com a solicitação da disciplina que deseja cursar: Clique aqui!
  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do diploma de Graduação;
  • 01 fotografia ¾ recente;



Cronogramas das Aulas

Disciplinas 2° semestre de 2017

Agosto: 14 a 18
Setembro: 11 a 15
Outubro: 16 a 20
Novembro: 6 a 10
Dezembro: 4 a 8

Segunda
Manhã: OR
Tarde: HG
Noite: OR

Terça
Manhã: FF
Tarde: HG
Noite: OR

Quarta
Manhã: FF
Tarde: REC (opt)
Noite: OR

Quinta
Manhã: DES
Tarde: REC (opt)

Sexta
Manhã:DES
Tarde: OR

Obrigatórias
DES – Didática Aplicada ao Ensino Superior (2 créditos) (Prof.ªs Sara e Marcia)

Específicas
HG – Histopatologia Geral (2 créditos) (Prof.ªs Andréia e Patrícia)
FF – Fundamentos de Farmacologia (2 créditos) (Prof.s Paulo Weckwerth, Pamela e Mirella)
OR – Reunião com orientador

Optativas
REC – Reparo, citotoxicidade e biocompatibilidade de materiais odontológicos (3 créditos) (Prof.ª Patricia)

Disciplinas 2° semestre de 2017

Agosto: 14 a 18
Setembro: 11 a 15
Outubro: 16 a 20
Novembro: 6 a 10
Dezembro: 4 a 8

Segunda
Manhã: TBO
Tarde: EILP
Noite: OR

Terça
Manhã: EILP
Tarde: TBO
Noite: IOPS

Quarta
Manhã: OR
Tarde: REC (opt)
Noite: OR

Quinta
Manhã: IOPS
Tarde: REC (opt)
Noite: OR

Sexta
Manhã:IOPS
Tarde: OR

Obrigatórias
EILP - Estratégias para a implementação de linhas de pesquisa e busca de fomento (2 créditos) (Prof.s Spencer e Angela)

Específicas
TBO - Tópicos em biomateriais para uso em Odontologia (2 créditos) (Prof.ªs. Élcia e Angela)
IOPS - Infecções orais como agravantes de problemas sistêmicos (2 créditos) (Prof.s Guilherme, Marcelo e Mirella)
OR – Reunião com orientador

Optativas
REC – Reparo, citotoxicidade e biocompatibilidade de materiais odontológicos (3 créditos) (Prof.ª Patricia)

Disciplinas 2° semestre de 2017

Agosto: 14 a 18
Setembro: 11 a 15
Outubro: 16 a 20
Novembro: 6 a 10
Dezembro: 4 a 8

Segunda
Manhã: OR
Tarde: REI
Noite: AMBI

Terça
Manhã: REI
Tarde: OR
Noite: OR

Quarta
Manhã: AMBI
Tarde: REC (opt)
Noite: OR

Quinta
Manhã: DES
Tarde: REC (opt)
Noite: OR

Sexta
Manhã:DES
Tarde: OR

Obrigatórias
DES – Didática Aplicada ao Ensino Superior (2 créditos) (Prof.ªs Sara e Marcia)

Específicas
REI - Implantodontia Clínica: reabilitação implantossuportada (2 créditos) (Prof.s Elcia, Hugo, Joel, Pâmela, Thiago)
AMBI - Aspectos adesivos de materiais cerâmicos e biomecâmica em próteses implantossuportadas (2 créditos) (Prof.s Thiago, Joel e Hugo Nary)
OR – Reunião com orientador

Optativas
REC – Reparo, citotoxicidade e biocompatibilidade de materiais odontológicos (3 créditos) (Prof.ª Patricia)

Disciplinas 2° semestre de 2017

Agosto: 14 a 18
Setembro: 11 a 15
Outubro: 16 a 20
Novembro: 6 a 10
Dezembro: 4 a 8

Segunda
Manhã: ICCI
Tarde: EILP
Noite: OR

Terça
Manhã: EILP
Tarde: ICCI
Noite: OR

Quarta
Manhã: IROI
Tarde: PRA
Noite: OR

Quinta
Manhã: OR
Tarde: PRA
Noite: OR

Sexta
Manhã:IROI
Tarde: OR

Obrigatórias
EILP - Estratégias para a implementação de linhas de pesquisa e busca de fomento (2 créditos) (Prof.s Spencer e Angela)

Específicas
ICCI - Implantodontia clínica: controle clínico de casos reabilitados com implantes (2 créditos) (Prof.s Joel, Thiago, Hugo, Pâmela, Elcia).
IROI - Interferências sistêmicas e locais na reparação óssea em implantodontia e evolução/controle clínico (2 créditos) (Prof.ªs. Pamela e Élcia)
PRA - Procedimentos reconstrutivos alveolares. Bases clínicas e biológicas. (2 créditos) (Prof.s Hugo e Pamela)
OR - Reunião com orientador

Optativas
REC – Reparo, citotoxicidade e biocompatibilidade de materiais odontológicos (3 créditos) (Prof.ª Patricia)

Disciplinas 2° semestre de 2017

Agosto: 14 a 18
Setembro: 11 a 15
Outubro: 16 a 20
Novembro: 6 a 10
Dezembro: 4 a 8

Segunda
Manhã: OR
Tarde: TCP
Noite: OR

Terça
Manhã: TCP
Tarde: BBCI
Noite: BBCI

Quarta
Manhã: OR
Tarde: REC (opt)
Noite: SEM

Quinta
Manhã: DES
Tarde: REC (opt)
Noite: OR

Sexta
Manhã:DES
Tarde: OR

Obrigatórias
DES – Didática Aplicada ao Ensino Superior (2 créditos) (Prof.ªs Sara e Marcia)

Específicas
TCP - Tratamento cirúrgico e terapias complementares das patologias do complexo Bucomaxilofacial (2 créditos) (Prof.s Camila, Jéssica, Paulo Domingos, Marcelo)
BBCI - Bases biológicas e fundamentos para a Cirurgia Bucomaxilofacial e Implantodontia (2 créditos) (Prof.s Camila, Jéssica, Paulo Domingos, Marcelo)
OR – Reunião com orientador

Optativas
REC – Reparo, citotoxicidade e biocompatibilidade de materiais odontológicos (3 créditos) (Prof.ª Patricia)

Disciplinas 2° semestre de 2017

Fevereiro: 13 a 17
Março: 13 a 17
Abril: 3 a 8
Maio: 15 a 19
Junho: 5 a 9

Segunda
Manhã: ACMO
Tarde: EILP
Noite: OR

Terça
Manhã: EILP
Tarde: RBMF
Noite: OR

Quarta
Manhã: OR
Tarde: REC (opt)
Noite: OR

Quinta
Manhã: ACMO
Tarde: REC (opt)
Noite: OR

Sexta
Manhã:RBMF
Tarde: OR

Obrigatórias
EILP - Estratégias para a Implementação de linhas de pesquisa e busca de fomento (2 créditos) (Prof.s Spencer e Angela)

Específicas
ACMO- Análise crítica dos métodos de osteossíntese utilizados em odontologia (Prof.s Hugo e Paulo Domingos)
RBMF - Reabilitação Buco-Maxilo-Facial (2 créditos) (Prof.s Camila, Marcelo e Jéssica)

Optativas
REC – Reparo, citotoxicidade e biocompatibilidade de materiais odontológicos (3 créditos) (Prof.ª Patricia)




Prova de Proficiência

A aprovação pelo pós-graduando em prova de proficiência na língua inglesa é exigida para os Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da USC. Os candidatos que já possuírem comprovante de proficiência em língua inglesa como o TOEFL (mínimo 390 pontos), TOEIC (mínimo 700 pontos), IELTS (mínimo 5,0 pontos), MICHIGAN, IBT, TEAP (mínimo 60%) e FCE, desde que a prova tenha sido realizada nos últimos cinco anos, deverão apresentá-lo para possível dispensa desta etapa do processo seletivo.




Apoio FAPESP

Atribuições

    • Esclarecer dúvidas sobre bolsas e auxílios oferecidos por esta agência de fomento;
    • Auxiliar no preenchimento do seu Currículo Lattes.

FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo  –

Horário de Funcionamento: De Segunda-feira à Quinta-feira das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sexta-Feira: 08h às 12h e das 13h às 17h. Telefone: (0**14) 2107-7096

Local: Piso superior da Biblioteca Cor Jesu




Projetos de Pesquisa

Linha de Pesquisa 1 - Aspectos biológicos do binômio saúde-doença na odontologia ou em outras áreas do conhecimento

Área de Concentração em Biologia Oral

Descrição: Neste projeto, a ressonância do spin eletrônico é empregada no estudo de processos que envolvem a biologia óssea, a ação de radicais livres em meios biológicos, na datação arqueológica através de tecidos calcificados, bem como em problemas relacionados à dosimetria da radiação ionizante.

Prof.ª Dra. Ângela Mitie Otta Kinoshita -  Currículo Lattes

Descrição: Neste projeto, novos biomateriais e terapias são desenvolvidos e estudados sob o ponto de vista físico, químico e biológico, focando suas aplicações e efeitos na regeneração óssea.

Prof.ª Dra. Ângela Mitie Otta Kinoshita - Currículo Lattes

Descrição: Avaliar histometricamente, histoquimicamente, geneticamente e bacteriologicamente o efeito da administração dos anti-inflamatórios não-esteroidais, meloxicam e indometacina no periodonto de ratos com trauma oclusal primário e secundário desenvolvido experimentalmente.

Prof.ª Dra. Mirella Lindoso Gomes CamposCurrículo Lattes

Descrição: Vários materiais e medicamentos têm sido utilizados para melhora da regeneração óssea e para a cicatrização periodontal, sendo que alguns deles podem provocar danos celulares. Este projeto tem como objetivo analisar a regeneração óssea e periodontal sob a influência várias substâncias e verificar a ação destas substâncias sob a produção de danos celulares.

Prof.ª Dra. Patrícia Pinto SaraivaCurrículo Lattes

Área de Concentração em CTBMF

Descrição: Neste projeto serão realizados estudos clínicos prospectivos de casos de maxila atrófica tratados empregando procedimentos reconstrutivos e/ou técnicas de ancoragem. Para tanto, serão utilizados parâmetros clínicos de sucesso, incluindo a ausência de mobilidade, perda óssea marginal, sinusopatias e estabilidade da prótese. Procurar-se-á correlacionar achados clínicos radiográficos e tomográficos, além da repercussão na qualidade de vida dos pacientes.

Prof.ª Dra. Jéssica Lemos Gulinelli - Currículo Lattes

Descrição: Neste projeto será avaliado o reparo ósseo frente a diferentes métodos de osteotomia empregados com instrumentos rotatórios, motor ultrassônico, variando a velocidade, torque e tipo de fresa, além de métodos coadjuvantes empregados na terapia pós-cirúrgica.

Prof. Dr. Paulo Domingos Ribeiro Júnior - Currículo Lattes

Descrição: Avaliar o emprego e desempenho pré-clínico e clínico dos materiais de osteossíntese utilizados nos procedimentos buco maxilo faciais.

Prof. Dr. Paulo Domingos Ribeiro Júnior - Currículo Lattes

Descrição: Executar o tratamento e avaliação dos meios de reabilitação dento maxilo faciais, em situações de defeitos congênitos e/ou adquiridos.

Prof. Dr. Paulo Domingos Ribeiro Júnior - Currículo Lattes

Área de concentração em Implantologia

Descrição: Área de estudo que visa a análise anatômica e funcional de rebordos edêntulos, com vistas à reabilitação implantossuportada. Incluem desde análises morfológicas diretas sobre em peças anatômicas e modelos de estudos de pacientes, quanto indiretas, empregando recursos de imagem como radiografias, tomografias e softwares específicos. Procurar-se-á relacionar as condições anatômicas com as possibilidades terapêuticas em função da disponibilidade óssea. Paralelamente, procurar-se-á verificar o impacto funcional de reabilitações implantossuportadas, nas suas diferentes propostas de tratamento.

Prof. Dr. Hugo Nary Filho - Currículo Lattes

Descrição: Um grande desafio na implantodontia é a reconstrução do tecido ósseo perdido, por meio da recuperação da anatomia óssea. Dessa forma, esse projeto tem o objetivo de estudar as reações teciduais ósseas perante as alterações sistêmicas, medicações e uso de biomateriais, avaliando, principalmente, a influência desses fatores no processo de reparo ósseo, por meio de análises histológica e imuno-histoquímica.

Prof.ª Dra. Pâmela Letícia dos Santos - Currículo Lattes

Descrição: Este projeto analisará, através de testes biomecânicos a influência de diferentes tipos de conexões protéticas e interfaces com as diferentes plataformas de implantes. Também será avaliada a influência do tipo de fixação, parafusada ou cimentada com parafusamento ou cimentação.

Prof. Dr. Thiago Amadei Pegoraro - Currículo Lattes

Linha de Pesquisa 2 - Epidemiologia, diagnóstico e tratamento das alterações orofaciais

Área de Concentração Biologia Oral

Descrição: Investigar fatores ligados à vida social e o aparelho de saúde com vistas a entender sua participação e relevância como determinantes para a condição de saúde e condição de qualidade de vida no cenário das doenças negligenciadas.

Prof. Dr. Marcos Cunha Lopes VirmondCurrículo Lattes

Descrição: Aborda questões referentes à avaliação da microbiota oral em diferentes estratos populacionais (diferentes faixas etárias, imunocomprometidos, usuários de drogas, grávidas e portadores de doenças crônicas), verificação de seus fatores de agressão ao hospedeiro, propondo ações de saúde e protocolos de intervenções.

Prof. Dr. Paulo Henrique WeckwerthCurrículo Lattes

Descrição: Este projeto abrange estudos sobre atitudes diagnósticas e intervencionistas na condição oral e reabilitações oro-faciais. O conhecimento dos aspectos biológicos que interferem no binômio saúde-doença permite a elaboração de estratégias preventivas e metas terapêuticas, baseadas em programas de gestão de saúde em seus diversos níveis.

Prof.ª Dra. Sara Nader MartaCurrículo Lattes

Descrição: A utilização de células-tronco na área da saúde vem permitindo uma otimização dos mecanismos biológicos envolvidos nos processos de regeneração celular. Uma relação direta entre alterações citogenéticas e o surgimento de neoplasias já é fato bem estabelecido na literatura. Considerando esta premissa, o referido projeto visa otimizar e melhorar o entendimento das células-tronco na área da odontologia e Implantologia.

Prof. Dr. Spencer Luiz Marques PayãoCurrículo Lattes

Área de Concentração Implantologia

Descrição: Área de estudo que visa a análise da incidência, características e protocolos terapêuticos das diversas deformidades dento-faciais. Incluem avaliações morfológicas clínicas diretas e indiretas por meio de recursos de imagem como radiografias, tomografias e softwares específicos. Procurar-se-á relacionar as diversas manifestações destas patologias congênitas e/ou adquiridas com as possibilidades terapêuticas, empregando abordagem multidisciplinar. Paralelamente, procurar-se-á verificar o impacto funcional destas reabilitações com base em terapias orto-cirúrgicas.

Prof. Dr. Hugo Nary Filho - Currículo Lattes




Grupos de Pesquisa

Grupo que estuda as proteínas da família PLUNC (BPIF) que apresentam similaridade com moléculas do sistema imune inato como, por exemplo, BPI (proteína de aumento de permeabilidade bactericida), LBP (Proteína de ligação de lipopolissacarídeo) e LPS (lipopolissacarídeo), e consequentemente podem apresentar um papel de defesa imunológica na cavidade bucal. Todos os grupos envolvidos neste projeto de pesquisa estudarão a saliva como potencial fonte de biomarcadores diagnósticos.

Líder: Prof.ª Dr.ª Andreia Aparecida Silva

O grupo vem desenvolvendo pesquisas nas linhas de pesquisa apresentadas com a participação de alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de saúde e biológicas, resultando em dissertações, teses, apresentações em congressos e eventos, publicações e capítulos de livros.

Líder: Prof.ª Dra. Patrícia Pinto Saraiva

Grupo formado por professores Doutores com participação ativa na pós- graduação Stricto-Sensu em Biologia Oral, área de concentração Implantologia, da Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru, SP.

Líder: Prof. Dr. Thiago Amadei Pegoraro

O Monitoramento Citogenético das Células Tronco Humanas Cultivadas tem sido condição indispensável para utilização destes ensaios clínicos devido a possibvilidade de desenvolvimento de neoplasia. Paralelamente nosso grupo vem desenvolvendo uma série de ensaios pré-clínicos com intuito de estendelos em breve para ensaios clínicos nas áreas médicas e odontológicas.

Líder: Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão

O objetivo do grupo é pesquisar sobre as complicações bucais oriundas da terapêutica oncológica, em especial, a osteonecrose dos maxilares induzida por bisfosfonatos, abordando métodos de diagnóstico e tratamento.

Líder: Prof.ª Dra. Camila Lopes Cardoso

Propõe-se estudar doenças negligenciadas, em particular a hanseníase, no que tange aspectos amplos de sua epidemiologia, políticas de saúde, prevenção e tratamento, abordando esta doença do ponto de vista de várias área, como a odontologia, a anatomia, patologia e outros aspectos de interesse para melhor compreender sua história natural e seu controle.

Líder: Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond

Neste grupo busca-se investigar microscopicamente o padrão de reparo de procedimentos reconstrutivos alveolares, tanto em relação aos biomateriais existentes e/ou em desenvolvimento, quanto a tecnicas operatórias. A reconstrução alveolar é um dos temas mais estudados atualmente pela necessidade de simplificação de procedimentos, desenvolvimento de novas alternativas para a aumento do volume dos rebordos edêntulos, viabilizando reabilitações implantossuportadas, assim como saude e estética dos tecidos ao seu redor.

Líder: Prof. Dr. Hugo Nary Filho

Caracterizar o microambiente imunológico em diferentes condições inflamatórias e infecciosas, correlacionando os padrões de resposta com características clinicas, assim como fatores intrínsecos e extrínsecos potencialmente envolvidos na determinação da resposta.

Líder: Prof.ª Dra. Ana Paula Favaro Trombone Garlet

Compreender os processos biológicos das interações de condições sistêmicas e de drogas no desenvolvimento e na evolução de lesões de caráter infeccioso (gengivite e periodontite) e não infeccioso (trauma oclusal) no periodonto.

Líder: Prof.ª Dra. Mirella Lindoso Gomes Campos

Grupo de pesquisa destinado ao estudo biomecânico de implantes e componentes utilizados para reabilitações orais, visando a observação de situações de risco e otimização de uso dos componentes atuais e indicação de possíveis desenvolvimentos.

Líder: Prof. Dr. Hugo Nary Filho

Após a perda dentária, a remodelação óssea é intensa no rebordo alveolar limitando o volume ósseo em espessura e altura. Este fator somado ao aumento da expectativa de vida da população concomitante a debilidades sistêmicas, dificulta a reabilitação funcional e estética do sistema estomatognático com implantes osseointegráveis. Assim o grupo tem o objetivo de avaliar a influência das alterações sistêmica e dos medicamentos no processo de reparo ósseo, por meio principalmente de análises histológica, morfométrica e imuno-histoquímica.

Líder: Prof.ª Dra. Pâmela Letícia dos Santos

A reabilitação com implantes osseointegráveis é uma alternativa de tratamento para o edentulismo com alta previsibilidade e longevidade. Para tanto diversos princípios, desde os protocolos cirúrgicos, a escolha do material, técnica para confecção das próteses implantossuportadas e procedimentos de reconstrução óssea influenciam no prognóstico do caso. São realizadas pesquisas in vitro e in vivo (animal e seres humanos) por meio de avaliação do potencial reparativo/regenerativo e das propriedades dos implantes utilizados nas reabilitações implantossuportadas, incluindo considerações biológicas e previsibilidade do tratamento.

Líder: Prof.ª Dra. Jéssica Lemos Gulinelli

Os produtos das pesquisas abordadas pelo grupo de musicologia têm sido publicados em importantes periódicos nacionais e valeu convite para participar de mesa redonda sobre Interdisciplinary perspectives on Brazilian music, culture and identity no 19º Congresso da International Musicological Society 2012 na cidade de Roma.

Líder: Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond

A investigação das manifestações bucais na criança tem como objetivo a orientação de condutas diagnósticas, terapêuticas e preventivas nesta população. Além disso, poderá subsidiar o estabelecimento de políticas públicas com o intuito de minimizar ocorrência dos agravos com melhoria da qualidade de vida.

Líder: Prof.ª Dra. Solange de Oliveira Braga Franzolin e Prof.ª Dra. Sara Nader Marta

O esclarecimento das propriedades físico-química biológicas e capacidade antimicrobiana de cimentos, curativos e soluções odontológicas poderão proporcionar respostas clínicas relevantes e benefícios ao paciente.

Líder: Prof. Dr. Paulo Henrique Weckwerth

O grupo de pesquisa tem como intuito analisar as propriedades mecânicas e biológicas de próteses implantossuportadas e implantes dentários. O objetivo é estudar o comportamento biomecânico e distribuição de tensões ao redor da região peri-implantar, assim como componentes e estruturas associadas à prótese implantossuportada. Outra vertente do grupo é avaliar as propriedades biológicas em implantes dentários tendo como enfoque principal a ampliação/manutenção de taxas de sobrevivência e sucesso dos implantes dentários osseointegráveis.

Líder: Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Junior

Estudar aspectos relacionados ao diagnóstico e tratamento da abordando parâmetros microbiológicos, inflamatórios e moleculares da doença periodontal.

Líder: Prof.ª Dr.ª Élcia Maria Varize

O grupo tem apresentado resultados de suas pesquisas em congressos nacionais e já formou mestres e doutores desde sua criação. Tivemos aprovação de projetos FAPESP para desenvolvimento das pesquisas e aquisição de equipamentos para laboratório de Biologia.

Líder: Prof.ª Dra. Ângela Mitie Otta Kinoshita e Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão.

Grupo que investiga soluções existentes utilizando a tecnologia cad/cam para odontologia, quer seja na área de reabilitação oral, prótese, implantodontia ou cirurgia. da mesma forma, desenvolve a busca de novas aplicações, incluindo softwares, equipamentos e fluxos de trabalho. Dentro da evolução da odontologia, trata-se do mais sofisticado e preciso recurso disponível atualmente, contudo, ainda demandando maior entendimento e aperfeiçoamento desta ferramenta.

Líder: Prof. Dr. Hugo Nary Filho




Fomentos

AUXÍLIOS À PESQUISA OBTIDOS: FAPESP

2013/140022-6 - Polimorfismos gênicos de receptores toll like (TLR) envolvidos no processo inflamatório do Helicobacter pylori e carcinogênese gástrica e avaliação de alterações na expressão gênica
Responsável: Prof.ª Dra. Juliana Garcia De Oliveira

2013/04714-8 - Efeito do chá verde no processo de reparo alveolar de ratos tratados com bifosfonato
Responsável: Prof.ª Dra. Mariza Akemi Matsumoto

2013/01903-4 - Análise do processo de reparo de defeitos ósseos críticos em calvária de ratos preenchidos com Bone Ceramic® associado à BMP2. Estudo histométrico e imunoistoquímico
Responsável: Prof.ª Dra. Roberta Okamoto

2014/10693-6 - Análise da utilização do plasma rico em plaquetas no tratamento de osteonecrose dos maxilares associada ao uso de bisfosfonatos
Responsável: Prof.ª Dra. Camila Lopes Cardoso

2015/14741-8 - Efeito da qualidade óssea e tipo de conexão de implantes osseointegráveis na distribuição de tensões
Responsável: Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Junior

2015/14741-8 - Influência do desgaste das fresas na adaptação de intermediários protéticos fresados com sistema CAD/CAM, sobe implantes osseointegrados de hexagono externo
Responsável: Prof. Dr. Hugo Nary Filho

AUXÍLIOS À PESQUISA OBTIDOS: MCTI/CNPq/Universal

459861/2014-0 - Efeito da temperatura sobre a degradação de forças e corrosão in vitro de molas fechadas de NiTi e CrNi   
Responsável: Prof.ª Dra. Luciana Monti Lima Rivera

402039/2016-5 - Efeito do LASER de baixa intensidade e do ácido zoledrônico no processo de reparo ósseo
Responsável: Prof.ª Dra. Pâmela Letícia dos Santos

405039/2016-6 - Parâmetros salivares em pacientes com alterações locais e sistêmicas
Responsável: Prof.ª Dra. Andréia Aparecida da Silva

SIN - Sistema Nacional de Implantes - Avaliação do aquecimento ósseo, da viabilidade celular imediata e do desgaste de fresas após osteotomia em baixa rotação sem irrigação. Análise histológica, imunoistoquímica e por microscopia eletrônica de varredura
Beneficiário: Pâmela Letícia dos Santos

CURAPROX – CURADEN - Impacto da conscientização e instruções de higiene oral em pacientes portadores de deficiência visual
Beneficiário: Prof. Dr. Thiago Amadei Pegoraro

CURAPROX – CURADEN - Comparação de diferentes técnicas e dispositivos de higiene lingual utilizando parâmetros microbiológicos e recursos diagnósticos do hálito
Beneficiário: Elcia Maria Varize Silveira

Geistlich Pharma do Brasil - Análise da resposta inflamatória e reparo tecidual frente à implantação de matriz colágena suína no tecido subcutâneo de camundongos de acordo com parâmetros histomorfométricos
Beneficiário: Elcia Maria Varize Silveira

2014/00332-6 – Fundação Paulista contra Hanseníase - Comparativo entre swab nasal e raspado da mucosa oral de hanseníase e de seus contatos intradomiciliares: utilização da reação em cadeia da polimerase em tempo real (QPCR)
Beneficiário: Prof.ª Dra. Sara Nader Marta

Bolsas FAPESP em andamento

2017/01715-4 - Análise da sobrevivência de implantes dentários em pacientes com fissuras labiopalatinas operados. Revisão Sistemática com Meta-Análise
Beneficiário: Keith Murieli Ferreira De Magalhaes          
Orientador: Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Junior

2017/01639-6 - Efeito da qualidade óssea na previsibilidade de implantes dentários: Revisão sistemática com meta-análise
Beneficiário: Leticia Holobenko
Orientador: Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Junior          

2016/20637-1 - Avaliação da reação tecidual provocada pelo MTA flow® em duas proporções distintas após implantação no subcutâneo de ratos
Beneficiário: Joelma Aparecida da Silva Mondelli
Orientador: Prof. Dr. Guilherme Ferreira da Silva

2016/10704-3 - Avaliação de uma nova técnica de limpeza da língua: análise de parâmetros diagnósticos do hálito e microbiológicos
Beneficiário: Ana Carolina de Souza Goncalves    
Orientador: Prof.ª Dra. Elcia Maria Varize Silveira

2016/06822-0 - Análise biomecânica de prótese implantossuportada: Efeito das conexões internas
Beneficiário: Izaldi Teixeira Pereira          
Orientador: Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Junior

2016/06399-0 - Desenvolvimento e estudo da reação tecidual de um novo biomaterial composto de látex Hancornia speciosa Gomes e Nanopartículas de Prata   
Beneficiário: Jessica Mariana Bonete        
Orientador: Angela Mitie Otta Kinoshita




Responsabilidade Social

Dentre as ações de Responsabilidade Social destacam-se:

Descrição: O Ambulatório para Tratamento de Úlceras da Universidade do Sagrado Coração (USC), surgiu pela necessidade do atendimento de portadores de úlceras venosas, neuropáticas, arteriais ou traumáticas que procuravam, por demanda espontânea ou encaminhamento, atendimento na USC. Atualmente, o ambulatório configura um Projeto de Extensão Universitária e está alocado nas dependências da Clínica de Terapia Ocupacional. O tratamento de feridas deve ocorrer por meio de uma equipe interdisciplinar, onde os profissionais participam ativamente do cuidado, propiciando ao paciente o acolhimento e a realização dos curativos desde sua fase inicial até a alta. Objetivos: Realizar tratamento e reabilitação em pacientes com úlceras de membros inferiores, com utilização de um protocolo sistematizado para estes pacientes, discutir os casos com os usuários ou seu cuidador, fazendo o paciente parte integrante do atendimento e corresponsável pelo sucesso da cicatrização da lesão. São desenvolvidas pesquisas de Iniciação científica, TCC e dissertações, como também, a participação em eventos científicos, além de ser um dos ambientes de aprendizagem para estágios não curricular e não obrigatório dos cursos da saúde, permitindo aos estudantes de graduação e pós-graduação vivenciarem atividades executadas pelos docentes a pacientes portadores de feridas.

Descrição: Caracteriza-se como um projeto de extensão e de prestação de serviço interinstitucional (Universidade do Sagrado Coração e Hospital Estadual de Bauru) desenvolvido desde 1997, oferecendo assistência odontológica ambulatorial e hospitalar às pessoas com deficiências provenientes da rede básica de saúde, de Instituições que dão assistência a pessoas com deficiências ou por demanda livre. Dentre os agravos presentes destacam-se: paralisia cerebral, síndromes (Down, mais frequente), déficit mental não especificado. Os tratamentos são realizados por professores, alunos de graduação e pós-graduação, procurando o envolvimento da equipe odontológica com os demais profissionais da área da saúde que acompanham o paciente. Os pacientes que apresentam uma capacidade de interação razoável recebem o tratamento odontológico ambulatorial realizado nas clínicas odontológicas da USC sempre com o acompanhamento da família e/ou responsável. O tratamento hospitalar que necessita de anestesia geral é realizado no Hospital Estadual Bauru. Os resultados já alcançados no PAIPE mostram a melhora na qualidade de vida destes pacientes e familiares, a capacitação dos alunos que recebem formação técnica e humana, conscientizando-os desta realidade social para que sejam profissionais envolvidos com os programas de cidadania, realização de trabalho de Iniciação Científica, TCC, dissertações/Teses, possibilitando a integração da gradução, pós-graduação e sociedade.

Descrição: Projeto de extensão enfoque comunitário é desenvolvido desde 2008, possui parceria da Universidade do Sagrado Coração e a Paróquia Santa Rita, onde a Universidade destina docentes e alunos para a aplicação de atividades de educação em saúde às gestantes carentes do município de Bauru e a Paróquia, sede um espaço adequado para as atividades, faz o acolhimento das gestantes e doa enxovais completos àquelas que completam os encontros. O Projeto é composto de atividades de extensão inseridas na área da saúde, com objetivo de promoção à saúde, prevenção de disfunções que podem ocorrer na gestação, parto e puerpério. As atividades propostas são realizadas por estudantes do curso de graduação em Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina e Tecnológico em Estética e Cosmética, além dos alunos de pós-graduação (stricto sensu), permitindo a interdisciplinaridade, onde são promovidas as seguintes ações: Palestra sobre temas relacionados à Gestação, parto e puerpério (Paróquia Santa Rita), Avaliação das gestantes, Orientação nutricional à gestante, Incentivo a produção científica. Este projeto tem como objetivos promover a saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal; promover um programa de educação em saúde às mulheres na maternidade compreendida na gestação; proporcionar ações terapêuticas assistenciais; incentivar ações de prevenção das disfunções musculo-esquelético com atenção à gestante no período gravídico puerperal; promover a articulação do ensino, pesquisa e extensão aos estudantes participantes do projeto.

AÇÕES DE EXTENSÃO

Descrição: A ação de extensão planejada para atender às necessidades de informação em saúde dos idosos participantes de grupos de exercício físico realizados pelos graduandos em Fisioterapia da USC em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município. Esta ação envolveu graduandos de fisioterapia e mestrandos de Odontologia e Fisioterapia. Foram abordados temas eleitos pelos idosos participantes do grupo tais como: “Saúde Bucal”, “Alimentação Saudável” e “Sintomas Depressivos”. A palestra de “Saúde Bucal” abordou temas importantes na população idosa como: Higiene das próteses dentárias; Prevenção de engasgos; Prevenção de câncer bucal. Após a palestra, todos os idosos receberam produtos de higiene pessoal e orientações sobre “Alimentação Saudável” que abordou os 10 passos para alimentação preconizados pelo Ministério da Saúde. Finalmente, os participantes desenvolveram uma dinâmica sobre os “Sintomas Depressivos” e para tal receberam um kit com pasta, papel A4 e caixa de giz de cera. Nessa dinâmica, eles desenharam seus “monstros interiores”. Após a representação gráfica dos “monstros interiores”, os mestrandos pediram que os idosos discutissem sobre seus medos e angústias e o resultado da discussão foi muito interessante, visto que a maior parte dos idosos relatou medo da solidão e da violência. Os relatos dos pacientes foram compartilhados com a equipe de saúde, pois podem ajudar no planejamento de novas ações que incluam a questão da solidão e violência no bairro.

Esta ação de extensão foi apresentada na XI Jornada Odontológica da USC (JOUSC) com o trabalho intitulado “Ação Interdisciplinar na Promoção da Saúde do Idoso: Relato de Experiência”.

Descrição: Foi realizada a ação de extensão “Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para Identificação de Incontinência Urinária” em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Bauru. Esta atividade foi coordenada por um professor de pós-graduação da Fisioterapia e Odontologia com a participação dos estudantes do curso de graduação em Fisioterapia, discentes do Mestrado Acadêmico em Fisioterapia e Mestrado Profissional em Odontologia-Saúde Coletiva da Universidade do Sagrado Coração (USC). A realização desta ação foi vinculada ao Estágio em Fisioterapia na Atenção Básica à Saúde que ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru. Esta atividade foi planejada para atender a uma necessidade reportada pela equipe de saúde da ESF que identificou em conjunto com os agentes comunitários de saúde, a necessidade de uma capacitação da equipe de saúde para identificação de incontinência urinária na população adstrita à ESF. Para a realização da capacitação, os estudantes envolvidos preparam uma palestra informativa que abordou os seguintes assuntos: Definição de incontinência urinária; População de risco; Fatores de risco; Tipos de incontinência urinária; Sinais e sintomas; Tratamento; Prevenção. Além da palestra informativa, a equipe de saúde realizou um treinamento sobre os principais exercícios a serem realizados no intuito de tratar e prevenir a incontinência urinária. Esta atividade resultou no desenvolvimento de um folder, pela equipe que ministrou a capacitação, com as principais informações abordadas na palestra e com os exercícios para prevenção e tratamento da incontinência urinária, que foi confeccionado pela equipe.

A Cartilha com o título: “Valorização da Saúde Bucal do Deficiente Visual que faz uso de prótese total” foi desenvolvida com envolvimento de docentes dos programas de Odontologia e Biologia Oral, discentes de pós-graduação dos 2 programas também, discente de graduação de 1 docente da graduação. Esta atividade recebeu o apoio financeiro da empresa Curaden que doou 80 kits de escovação para implementar as ações de prevenção (orientação e prática de higiene bucal) em um Instituição para Deficientes visuais do município de Bauru. Além disto, esta atividade resultou em uma orientação de Iniciação Científica (em andamento) desenvolvendo habilidades técnicas nos estudantes e, sobretudo a conscientização das questões relativas à inclusão social de grupos vulneráveis.




Produção Técnica

Em breve!




Destaques

Em breve!




Processo seletivo

Agosto

31/07 - Prazo final das inscrições para o processo seletivo do Stricto Sensu Programa Odontologia e Biologia Oral

02/08 - Homologação das inscrições para o processo seletivo do Stricto Sensu Programa Odontologia e Biologia Oral

03/08 - Proficiência em Inglês e entrevista do processo seletivo do Stricto Sensu Programa Odontologia e Biologia Oral; Prova específica para as áreas de Implantologia e CTBMF

08/08 - Divulgação dos resultados do processo seletivo dos Programas em Odontologia e Biologia Oral

9 a 10/08 - Matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo do Stricto Sensu Programas Odontologia e Biologia Oral - 1a. chamada

11/08 - Matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo do Stricto Sensu Programas Odontologia e Biologia Oral - 2a. chamada

14/08 - Início das aulas do Stricto Sensu (Programas Odontologia e Biologia Oral)

Junho

01/06 - Prazo final das inscrições para o processo seletivo do Stricto Sensu Programa Odontologia e Biologia Oral

02/06 - Homologação das inscrições para o processo seletivo do Stricto Sensu Programa Odontologia e Biologia Oral

05/06 - Proficiência em Inglês e entrevista do processo seletivo do Stricto Sensu Programa Biologia Oral

08/08 - Divulgação dos resultados do processo seletivo dos Programas em Odontologia e Biologia Oral

9 a 10/08 - Matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo do Stricto Sensu Programas Odontologia e Biologia Oral - 1a. chamada

11/08 - Matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo do Stricto Sensu Programas Odontologia e Biologia Oral - 2a. chamada

14/08 - Início das aulas do Stricto Sensu (Programas Odontologia e Biologia Oral)

 

03/08/2017

Biologia Oral – Mestrado 

  • Cleoracy Vivianni Gil
  • Flávia Ferraz dos Santos Lot Vieira
  • João Guilherme Della Coletta Rozante
  • Juliano Pantaleão Gil Ribeiro
  • Marisol Corvino Nogueira

Biologia Oral – Doutorado

  • Cássia Cristina Borges Palhas
  • Dario Teixeira Macri
  • David Costa Moreira
  • Fábio Silveira de Souza
  • Luiz Henrique Gomes
  • Luiz Otavio Jonas
  • Silvia Cristiani Gil Sossai
  • Victor de Miranda Ladewig
  • William Bezerra Leite

Implantologia – Mestrado

  • Ariadna Fonseca
  • Lucas Makoto Shimohara   

Implantologia – Doutorado

  • Eduardo Simioli Neto 

CTBMF – Mestrado

  • Gabriel Lúcio C Duarte
  • Mariana Cruz G Perrelli

CTBMF – Doutorado

  • Daniel Henrique Koga
  • Fábio Luiz Neves Gonçalves
  • Marcus Vinicius S Kasaya
  • Pedro Jorge C Costa

 

Taxas – Mestrado 

  1. Mariana Cruz
  2. Alan Matheus Ramos Garcia
  3. Thiago Resende da Silva
  4. Ariadna Pires da Fonseca
  5. Lucas Makoto Shimohara
  6. Gabriel Lucio Calazans Duarte

Bolsas – Mestrado

  1. Maria José Z. Paredes
  2. Alan Matheus Ramos Garcia
  3. Gabriel Lucio Calazans Duarte

Taxas – Doutorado

  1. Victor de Miranda Ladewig
  2. Fábio Silveira de Souza
  3. David Costa Moreira
  4. Cláudia Curra
  5. Michele Cristina S.A. Barbosa
  6. Jorge Lincolins Pereira Soares
  7. Pedro Jorge C. Costa
  8. Markus Vinícius S. Kasaya
  9. Marcelo Augusto Ceni
  10. José Ribamar Cerqueira Filho
  11. Carlos Cesar D.
  12. Fábio Luiz Neves Gonçalves
  13. Daniel Henrique Koga
  14. Wilson Silva Amaral   
  15. Cássia Cristina Borges Palhas
  16. Wilson Bezerra Leite

Bolsa – Doutorado

  1. Jorge Lincolins Pereira Soares
  2. Fábio Luiz Neves Gonçalves 

*Nos casos em que o discente não indicou preferência por bolsa ou taxa (doutorado) foi indicado nas duas categorias.

*Importante ressaltar que a produção considerada para pontuação foi entre o período de 2013-2017 conforme o edital (Art. 11, §1, p.3).

** Considerou-se apenas para fins de pontuação documentos comprobatórios presentes.

*** Documentos comprobatórios ilegíveis, sem datas, ou não adequadamente identificável não foram considerados.


Data da última atualização: 05/09/2017.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro