Pastoral da Universidade

PASTORAL DA UNIVERSIDADE

A Pastoral da Universidade (PdU) é um serviço destinado ao cuidado de toda comunidade acadêmica, sendo parte integrante das atividades e da estrutura da Universidade, tendo seus fundamentos na Missão e nos Valores da própria instituição, transparecendo o modo de ser da Universidade em todas as suas ações.

A PdU, assim como toda a Universidade do Sagrado Coração, tem “como prioridade a ação formadora de valores cristãos, permeando toda vida acadêmica, administrativa e comunitária, assegurando o pluralismo cultural e os propósitos da comunhão de ideais e da convergência de esforços, imprescindíveis à vida em sociedade”. (Plano de Desenvolvimento Institucional, 2011, p. 24).

Objetivo

O objetivo da Pastoral da Universidade é Evangelizar a comunidade acadêmica (direção, coordenação, professores, estudantes, colaboradores e comunidade externa) pelo Anúncio de Jesus Cristo e do Reino de Deus, por meio da busca contínua da Verdade, da promoção do diálogo entre Fé e Razão, e da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus segundo o carisma de Madre Clélia Merloni.

Método

A PdU dinamiza suas ações em contínuo diálogo com a comunidade acadêmica de modo que todos se sintam acolhidos e participem de forma ativa, criativa e efetiva na realização da missão da Universidade.

A pastoral atua em parceria com os vários segmentos e projetos da Universidade, tanto no ensino, na pesquisa e na extensão, assim como em todos os trabalhos realizados, promovendo a comunhão entre todos, favorecendo a construção e a consolidação da comunidade acadêmica.

As ações evangelizadoras são desenvolvidas de forma sistemática, orgânica, progressiva e permanente, podendo utilizar diferentes modos de atuação.

Eixos transversais

  • Identidade Cristã
  • Espiritualidade
  • Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Ação Social e Comunitária

SOBRE MADRE CLÉLIA

Madre Clélia Merloni era uma mulher de largos horizontes, determinada nas escolhas, decidida no perseguir seus objetivos, generosa na resposta ao chamado de Deus para fundar uma Congregação, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

Tal convicção amadurecera na busca constante e decidida de Deus só, através da cruz, que foi o selo de toda sua vida.

A tenacidade e a confiança inabalável no Sagrado Coração de Jesus ajudaram-na a superar as provas e os sofrimentos, que ameaçavam obstar sua resistência, sem ceder à amargura e ao desânimo.

Ela, tocada profundamente pela experiência do Coração de Cristo, ofereceu-se totalmente a Ele, para difundir no mundo aquele ardor de fé e de caridade que se acendera nela, e que a impulsionava a amar Jesus até a cruz, como resposta de amor Àquele que a amara por primeiro.

Esse relacionamento de amor com Cristo tomou-se a fonte secreta de todas as suas escolhas, vividas na fidelidade à Igreja e ao Instituto.

O zelo pela glória de Deus a induzia a testemunhar a todos o seu amor, especialmente aos pobres, aos infelizes e aos marginalizados, pronta a perdoar quem a tivesse ofendido ou humilhado, como exemplo vivo da caridade e da humildade de Cristo.

CONTATO

(14) 2107.7263 / 2107.7208

E-mail: comunitaria@usc.br

Bloco F – em frente à sala dos professores.

Segunda à sexta-feira – 8h às 12h – 13h às 18h – 19h às 22h

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro