Pós em Educ. Especial na Formação de Professores na Ed. Infantil, Ens. Fundamental e Médio: Deficiência Intelectual

Titulação: Especialista

Duração: 30 meses

Periodicidade: Quinzenal

Carga Horária: 616 horas

Período: Sexta-feira: 19 h às 22h:15 e Sábado: 8h às 12h e das 13h às 17h
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Sobre o Curso

Neste século, a perspectiva de novos rumos políticos e educacionais aponta para a Educação Especial como criadora de novos códigos culturais. No nosso tempo, a Educação Especial figura como necessária para fortalecer o desenvolvimento humano e formar uma nova cidadania, como base para a preparação e inovação da sociedade acolhedora e inclusiva.

Segundo as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (BRASIL, 2001), o Brasil optou pela construção de um sistema educacional inclusivo ao assinar a Declaração Mundial de Educação para Todos (FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INF NCIA, 1990) e a Declaração de Salamanca, resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: Acesso e Qualidade (UNESCO, 1994).

Nessa opção política pela implementação de uma escola para todos, a educação da pessoa com deficiência se insere numa nova perspectiva, voltada para o efetivo respeito à igualdade dos direitos e valorização da diversidade humana, em oposição às práticas segregativas e assistencialistas tradicionalmente defendidas pela Educação Especial, centradas no modelo médico de deficiência.

Recursos Disponíveis

  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Biblioteca
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Laboratórios de Informática
  • Lanchonetes
  • Núcleo de Pesquisa e História da Universidade do Sagrado Coração – NUPHIS
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

  • Aulas Presenciais Teóricas
  • Ensino à distância com utilização de recursos da Internet e Plataforma Moodle
  • Estágio Supervisionado
  • Produção e Monografia a partir de elaboração de projeto e articulação que integre elementos teóricos (Módulos Teóricos) e atividades desenvolvidas nos Estágios.

Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação

A Deliberação CEE n. 94/2009 vem consolidar as normas para a formação de professores em nível de especialização para o trabalho com crianças com necessidades educacionais especiais no sistema de Ensino do Estado de São Paulo. O curso de Especialização em Educação Especial na Formação de Professores para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com base nessa Deliberação, art. 3ª, têm como ênfase a área da Deficiência Intelectual.

A Especialização, neste curso, destina-se aos professores que atuam ou pretendem atuar em classes comuns, classes de recursos multifuncionais, classes especiais, classes hospitalares, escolas especiais, serviços de orientação pedagógica junto a equipes de ensino (Secretarias de Ensino, Diretorias de Ensino e Instituições).


Informações Adicionais

Geral

Formar professores com competências técnicas, pedagógicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com deficiências, reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais; como também, os defendidos pela Universidade do Sagrado Coração, ou seja, uma educação equitativa e de qualidade para todos.

Específicos

  • Qualificar profissionais da educação de acordo com as especificidades da área de Educação Especial;
  • Fazer com que os professores entendam, conforme previsto na legislação brasileira, que a Educação Especial de qualidade é direto dos estudantes com deficiências.

O objetivo do curso está relacionado com a formação de professores com competência teórica, técnica, política e ética para o ensino de alunos com deficiências, reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais. Para tanto, o curso foi dividido em disciplinas que tratam as questões da Educação Especial e, neste sentido, em cada disciplina há uma avaliação.

Este programa foi concebido pela necessidade de se formar profissionais especializados e capacitados para atuar nos contextos educacionais - comum e/ou especial (na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) - com habilidade para avaliar e intervir a fim de que o estudante com deficiência intelectual seja atendido, bem como contribuir para que o ambiente seja cada vez mais inclusivo.

Graduados em Cursos Superiores nas áreas de educação ou saúde, que atuam ou pretendem atuar na rede regular de ensino ou outras instituições, em trabalhos educativos com alunos com deficiências subsidiados por uma formação generalista.

Disciplinas e Carga Horária

  • A inclusão e acessibilidade do deficiente intelectual no sistema de ensino: 36h
  • Apoio educacional especializado: educação infantil, ensino fundamental e médio: 36h
  • Contexto histórico-social da educação especial. Políticas educacionais para a educação especial no brasil: 48h
  • Desenvolvimento bio-psico-social do aluno com deficiência intelectual e atuação familiar: 36h
  • Desenvolvimento e aspectos das funções cerebrais: princípios e conceitos: 36h
  • Desenvolvimento humano e da aprendizagem de crianças jovens com necessidades especiais: 36h
  • Ética e educação especial: 36h
  • Linguagem e pensamento: a linguagem do deficiente intelectual e transtornos globais: 36h
  • Linguagem musical: música e expressão na educação especial : 36h
  • Linguagem lúdica: jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem do deficiente intelectual: 24h
  • Metodologia da pesquisa I – monografia: 24h
  • Metodologia da pesquisa II – monografia: 24h
  • Educação inclusiva e diversidade no contexto educacional: 36h
  • Relacionamento social do deficiente intelectual: afetividade e sexualidade: 36h
  • Teorias e técnicas de aprendizagem para o deficiente intelectual e o portador de transtorno psíquico: 36h
  • Estágio supervisionado: orientação e prática inclusiva I: 16h
  • Estágio supervisionado: orientação e prática inclusiva II: 36h
  • Estágio supervisionado: orientação e prática inclusiva III: 48h
  • Carga horária total: 616 horas

Após finalizar a inscrição, enviar os documentos abaixo para o e-mail: atendimento.prppg@usc.br

  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Cópia do Diploma da Graduação
  • Cópia do Histórico Escolar da Graduação
  • Cópia do comprovante de endereço atualizado
  • Uma foto 3x4
  • Currículo Simples.

Prof.ª Dra. Eliane Aparecida Toledo Pinto - Currículo Lattes

atendimento.prppg@usc.br

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latosensu.prppg@usc.br

(14) 2107-7359 / 2107-7373 / 2107-7377

Data da última atualização: 16/11/2017.*informações sujeitas a alterações

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