Pós em História, Cultura e Poder

Titulação: Especialista

Duração: 22 meses

Periodicidade: Quinzenal

Carga Horária: 360 horas

Período: Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Quero me inscrever

Sobre o Curso

O curso de Especialização em História, Cultura e Poder iniciou-se em 2014 com o propósito de aprofundar temáticas relacionadas às manifestações culturais e às relações de poder estabelecidas nas diferenças étnicas, econômicas, religiosas, jurídicas e culturais constituídas em tempos e espaços históricos diversos. Preocupa-se em destacar a importância de fontes escritas e arqueológicas para a construção de identidades e de memórias individuais e coletivas e os embates nas definições dos lugares sociais e na construção e preservação das diferentes memórias. Também discute as redefinições dos métodos da escrita histórica e a renovação do Ensino de História e de seu compromisso social.

Recursos Disponíveis

  • Núcleo de Pesquisa e História (NUPHIS)
  • Sala de Vídeo
  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Biblioteca
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Lanchonetes
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

Desenvolvimento dos conteúdos por meio de aulas dialogadas, de discussões de textos, de dinâmicas em grupo e de atividades em laboratórios de informática. Participação em almoço temático indiano e visitas técnicas a acervos documentais, tanto da USC (NUPHIS) como externos; ao Centro Histórico de Bauru, ao Museu Ferroviário e ao Museu do Hospital Lauro de Souza Lima; ao Museu do Café de Piratininga; ao Museu Municipal de Jahu, no qual haverá uma experiência de escavação. Promenade no Centro Histórico da cidade de São Paulo e visita a museus e espaços artísticos da capital paulista. Como atividade final, os alunos contarão com a orientação técnica, metodológica e acadêmica para a produção de um artigo científico e sua publicação em revista especializada.


Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação

Especializar profissionais das áreas de História, Geografia, Pedagogia, Letras, Artes, Jornalismo, Filosofia, Turismo, Relações Internacionais, Relações Públicas, Arqueologia e Ciências Sociais para trabalharem nas áreas da educação Superior e Básica da rede pública ou privada de ensino, de conservação patrimonial em museus, arquivos e laboratórios voltados às questões educativas. Ademais, busca atender os profissionais que atuam na sociedade civil, dando-lhes condições para compreender os embates e as relações de poder estabelecidas no espaço social e discursivo e o papel dos indivíduos no processo de construção social.


Informações Adicionais

Geral

Preparar e subsidiar o pós-graduando em História e áreas afins em suas atividades profissionais, através de complementação teórica, suporte metodológico e práticas pedagógicas.

Específicos

Propiciar que o pós-graduando amplie os seus conhecimentos em temas históricos e de teoria da História, com foco nas relações culturais e de poder. Inseri-lo no universo da pesquisa, desenvolvendo noções de organização documental e de produção do conhecimento científico. Qualificar esses profissionais para o uso de documentos materiais e literários, para discussões teórico-metodológicas, análise crítica das relações sócio-históricas e para a escrita de textos acadêmicos que contribuam com o avanço do saber científico. Estimular a construção do conhecimento como quesito diário do processo ensino-aprendizagem.

• Discussão dos textos indicados sobre a alimentação na Ásia e a escrita de um pequeno artigo sobre "Os sabores do al-Andalus".

• Análise do filme “Desmundo” a partir da leitura dos textos indicados. Elaboração de um texto como síntese das leituras recomendadas, dos documentos e das gravuras analisadas.

• Seminário sobre a formação e desenvolvimento da televisão em países da América Latina e a entrega de um texto, simples e objetivo, individual, buscando relacionar o seu tema de Seminário Dirigido com as ideias debatidas em sala, e, na medida do possível, com o os nossos dias.

• Texto escrito sobre Metodologia Científica, realizado a partir de algumas questões propostas e da leitura dos textos apontados e e dos temas abordados nas discussões em sala de aula.

• Elaboração de aula sobre um grupo indígena escolhido pelo aluno, com no máximo 3 laudas, destacando suas características gerais e apresentação ao final, como exemplo, de um traço específico sobre sua cultura. Seja uma narrativa, um ritual, prática etc. Participação na visita guiada ao Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara e ao sítio arqueológico Boa Esperança II.

• Participação nas discussões e elaboração de uma aula utilizando um dos recursos tecnológicos relacionado ao conteúdo curricular de História. Elaboração e apresentação da proposta.

• Trabalho escrito acerca dos textos discutidos sobre História Medieval Escandinávia.

• Discussão de textos sobre Patrimônio Público e participação na visita técnica ao Centro de São Paulo (Ed. Martinelli, Promenade Largo São Bento até o Largo de São Francisco - Análise dos Edifícios; Mercadão Central e Sala São Paulo)

• Elaboração de resenha crítica com no mínimo 40 linhas e no máximo 80 linhas, sobre um texto pesquisado pelo aluno que tenha sido produzido por um historiador brasileiro e trate de temas culturais.

• Monografia que relacione as discussões e textos discutidos na disciplina de Arqueologia Pública com o projeto específico de pesquisa (de 4 a 5 páginas). Resenha do conjunto de textos discutidos na disciplina.

• Atividade prática, em grupo, no Centro de Documentação: A imprensa de Bauru na semana do golpe.

• Elaboração de um texto tendo como referência uma notícia do cotidiano utilizando a instrumentalização teórica desenvolvida na disciplina de História do tempo presente e comunicação no mundo contemporâneo.

• Elaborar um mapeamento do centro da cidade de Bauru, dando ênfase à região do “Calçadão da Batista”.

Ser graduado em História ou em áreas afins.

Graduados em História, Geografia, Pedagogia, Artes, Jornalismo, Filosofia, Turismo, Arqueologia, Ciências Sociais e/ou interessados em consolidar conhecimentos sobre a história e ensino, cultura e patrimônio, identidades e relações étnicas, de gênero e de poder, em sociedades atuais e do passado, portadores de diploma de licenciatura e/ou bacharelado.

Disciplinas e Carga Horária:

  • História Cultural: vertentes e usos – 16h
  • A Religião Romana e o Culto Imperial – 16h
  • História da Alimentação na Ásia – 16h
  • História Medieval Escandinava – 16h
  • Retratos de um Brasil Indígena – 24h
  • Interiorização do povoamento da província paulista – 16h
  • A religião na contemporaneidade – 16h
  • História Pública e Patrimônio – 16h
  • África e a história afro-brasileira – 16h
  • Didática da História – 16h
  • Metodologia Científica I – 16h
  • Sexualidade, gênero e cinema: uma leitura histórica – 16h
  • Corpo e Gênero no discurso científico entre os séculos XIX e XX – 16h
  • História das Cidades – 16h
  • Patrimônio Histórico em Bauru – 16h
  • História do tempo presente e comunicação no mundo contemporâneo – 16h
  • História da Imprensa e do Jornalismo no Brasil – 16h
  • Recursos Tecnológicos no Ensino de História – 8h
  • Arqueologia Pública – 16h
  • História da América, Política e Televisão: relações que tornaram possível o surgimento da TV na América Latina – 16h
  • História, Poder e Imprensa: os usos de periódicos na pesquisa sobre o Estado Autoritário no Brasil (1964-1985) – 16h
  • Metodologia Científica II – 8h
  • Seminários de Pesquisa – 16h
  • Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso)* - 40h*

* Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, têm duração mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

(Não está inclusa na carga horária total do curso)

Documentos digitalizados necessários no ato da inscrição online:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Diploma da Graduação
  • Histórico Escolar da Graduação
  • Comprovante de endereço atualizado
  • Uma foto digital padrão 3x4

Prof.ª Dra. Lourdes M. G. Conde Feitosa- Currículo Lattes

 

atendimento.prppg@usc.br

(14) 2107-7112 / 2107-7034

latosensu.prppg@usc.br

(14) 2107-7359 / 2107-7373 / 2107-7377

Data da última atualização: 16/11/2017.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro