Pós em História, Cultura e Poder

Titulação: Especialista

Duração: 22 meses

Periodicidade: Quinzenal

Carga Horária: 360 horas

Período: Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Sobre o Curso

O curso de Especialização em História, Cultura e Poder iniciou-se em 2014 com o propósito de aprofundar temáticas relacionadas às manifestações culturais e às relações de poder estabelecidas nas diferenças étnicas, econômicas, religiosas, jurídicas e culturais constituídas em tempos e espaços históricos diversos. Preocupa-se em destacar a importância de fontes escritas e arqueológicas para a construção de identidades e de memórias individuais e coletivas e os embates nas definições dos lugares sociais e na construção e preservação das diferentes memórias. Também discute as redefinições dos métodos da escrita histórica e a renovação do Ensino de História e de seu compromisso social.

Corpo Docente

Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Direito Instituição Toledo de Ensino (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2008). Formado em Gastronomia na Universidade do Sagrado Coração (2016). É professor adjunto especial da Universidade Sagrado Coração, onde exerce o cargo de coordenador da especialização Lato Sensu em Antropologia. É professor do curso de Gastronomia, Letras, Letras/Tradutor, Artes Cênicas, Música, Arquitetura e Urbanismo, Design e cursos da área de Ciências Sociais. Foi coordenador do curso de Letras e Letras/Tradutor do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração de 2010 a 2011. Tem experiência na área de Gastronomia, Letras, Arte, Cultura, Sociologia e Métodos e Técnicas da Pesquisa com ênfase em Sociologia da Alimentação, Antropologia, Literatura, Estética e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, estética, arte, educação, sociologia, metodologia científica e antropologia. É co-autor da obra "Antropologia: uma reflexão sobre o homem". 1ª ed. Bauru: Edusc, 2011 (Coleção Syllabus). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC).É líder dos Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq Ensino de Língua e Literatura e do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação, na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru-SP.
Tempo de casa 22 Anos
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1989) e graduação em Direito - Instituição Toledo de Ensino (1982). É especialista em Educação Escolar pela FAAP-INTEGRALE(maio de 2003-abril de 2005) e mestre em História Cultural na UNESP/Assis (2005-2008). Foi presidente da Associação dos Amigos dos Museus de Bauru e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente. Foi membro do CODEPAC-Bauru, orgão de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade de Bauru, Estado de São Paulo. É professor do curso de História da Universidade Sagrado Coração (USC), Bauru-SP. Estuda o Patrimônio Arqueológico Industrial na sua modalidade ferroviária, em especial o Patrimônio Ferroviário da cidade de Bauru - Estado de São Paulo.
Tempo de casa 8 Anos e 6 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Doutoranda em Ciência da Religião pela PUC - SP, desenvolve pesquisa sobre o conceito de beleza e estética na arte moderna e contemporânea e suas relações com o universo religioso. É mestre em Ciências da Religião pela mesma instituição, possuindo graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em História da Arte, também através da UEL. Tem experiência na área de História, com ênfase em Cinema e Religião. Lecionou a disciplina da História da Arte para as graduações de Design e Artes Visuais na UNESP, campus de Bauru. Leciona as disciplinas de Ética e Cultura Religiosa e Sociologia Geral, ambas na Universidade do Sagrado Coração (USC). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa NEMES - Núcleo de Estudos em Mística e Santidade, sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé.
Tempo de casa 5 Anos e 6 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Atualmente é Coordenadora do curso de Pedagogia e Docente do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração - Bauru e realiza pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru Pesquisas científicas na área da Educação Especial , Informática Educativa, Enriquecimento de alunos precoces e comportamento de superdotação. Líder do Grupo de Pesquisa "Métodos e Técnicas da Pesquisa em Educação" (MOTAPE).
Tempo de casa 3 Anos
Titulação Pós-Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em História e Cinema pela Unesp/Bauru. Atualmente é pesquisadora associada da Universidade Federal de São Paulo (Antiguidade e Modernidade), colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Laboratório de Arqueologia Pública), professora/pesquisadora Adjunto II da Universidade do Sagrado Coração, professora do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara e Coordenadora do curso de Especialização em História, Cultura e Poder da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, cultura popular e leituras contemporâneas sobre a Antiguidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, amor e sexualidade, grafites, literatura, teoria da História e educação.
Tempo de casa 11 Anos
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1991), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e doutorado em andamento em História pela Universidade Estadual Paulista Campus de Assis. Atualmente é professor e coordenador do curso de Licenciatura em História na Universidade do Sagrado Coração em Bauru. No Ensino Médio é professor de História na Cooperativa Educacional de Lençóis Paulista, no Colégio Novo Anglo de Bauru e no Colégio Sistema Único em Bauru. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História da Imprensa, História Social da Cultura, História das Ciências, História da Psicanálise e História da Educação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).
Tempo de casa 12 Anos e 6 Meses

Recursos Disponíveis

  • Núcleo de Pesquisa e História (NUPHIS)
  • Sala de Vídeo
  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Biblioteca
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Lanchonetes
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

Desenvolvimento dos conteúdos por meio de aulas dialogadas, de discussões de textos, de dinâmicas em grupo e de atividades em laboratórios de informática. Participação em almoço temático indiano e visitas técnicas a acervos documentais, tanto da USC (NUPHIS) como externos; ao Centro Histórico de Bauru, ao Museu Ferroviário e ao Museu do Hospital Lauro de Souza Lima; ao Museu do Café de Piratininga; ao Museu Municipal de Jahu, no qual haverá uma experiência de escavação. Promenade no Centro Histórico da cidade de São Paulo e visita a museus e espaços artísticos da capital paulista. Como atividade final, os alunos contarão com a orientação técnica, metodológica e acadêmica para a produção de um artigo científico e sua publicação em revista especializada.


Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação

Especializar profissionais das áreas de História, Geografia, Pedagogia, Letras, Artes, Jornalismo, Filosofia, Turismo, Relações Internacionais, Relações Públicas, Arqueologia e Ciências Sociais para trabalharem nas áreas da educação Superior e Básica da rede pública ou privada de ensino, de conservação patrimonial em museus, arquivos e laboratórios voltados às questões educativas. Ademais, busca atender os profissionais que atuam na sociedade civil, dando-lhes condições para compreender os embates e as relações de poder estabelecidas no espaço social e discursivo e o papel dos indivíduos no processo de construção social.


Informações Adicionais

Geral

Preparar e subsidiar o pós-graduando em História e áreas afins em suas atividades profissionais, através de complementação teórica, suporte metodológico e práticas pedagógicas.

Específicos

Propiciar que o pós-graduando amplie os seus conhecimentos em temas históricos e de teoria da História, com foco nas relações culturais e de poder. Inseri-lo no universo da pesquisa, desenvolvendo noções de organização documental e de produção do conhecimento científico. Qualificar esses profissionais para o uso de documentos materiais e literários, para discussões teórico-metodológicas, análise crítica das relações sócio-históricas e para a escrita de textos acadêmicos que contribuam com o avanço do saber científico. Estimular a construção do conhecimento como quesito diário do processo ensino-aprendizagem.

• Discussão dos textos indicados sobre a alimentação na Ásia e a escrita de um pequeno artigo sobre "Os sabores do al-Andalus".

• Análise do filme “Desmundo” a partir da leitura dos textos indicados. Elaboração de um texto como síntese das leituras recomendadas, dos documentos e das gravuras analisadas.

• Seminário sobre a formação e desenvolvimento da televisão em países da América Latina e a entrega de um texto, simples e objetivo, individual, buscando relacionar o seu tema de Seminário Dirigido com as ideias debatidas em sala, e, na medida do possível, com o os nossos dias.

• Texto escrito sobre Metodologia Científica, realizado a partir de algumas questões propostas e da leitura dos textos apontados e e dos temas abordados nas discussões em sala de aula.

• Elaboração de aula sobre um grupo indígena escolhido pelo aluno, com no máximo 3 laudas, destacando suas características gerais e apresentação ao final, como exemplo, de um traço específico sobre sua cultura. Seja uma narrativa, um ritual, prática etc. Participação na visita guiada ao Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara e ao sítio arqueológico Boa Esperança II.

• Participação nas discussões e elaboração de uma aula utilizando um dos recursos tecnológicos relacionado ao conteúdo curricular de História. Elaboração e apresentação da proposta.

• Trabalho escrito acerca dos textos discutidos sobre História Medieval Escandinávia.

• Discussão de textos sobre Patrimônio Público e participação na visita técnica ao Centro de São Paulo (Ed. Martinelli, Promenade Largo São Bento até o Largo de São Francisco - Análise dos Edifícios; Mercadão Central e Sala São Paulo)

• Elaboração de resenha crítica com no mínimo 40 linhas e no máximo 80 linhas, sobre um texto pesquisado pelo aluno que tenha sido produzido por um historiador brasileiro e trate de temas culturais.

• Monografia que relacione as discussões e textos discutidos na disciplina de Arqueologia Pública com o projeto específico de pesquisa (de 4 a 5 páginas). Resenha do conjunto de textos discutidos na disciplina.

• Atividade prática, em grupo, no Centro de Documentação: A imprensa de Bauru na semana do golpe.

• Elaboração de um texto tendo como referência uma notícia do cotidiano utilizando a instrumentalização teórica desenvolvida na disciplina de História do tempo presente e comunicação no mundo contemporâneo.

• Elaborar um mapeamento do centro da cidade de Bauru, dando ênfase à região do “Calçadão da Batista”.

Ser graduado em História ou em áreas afins.

Graduados em História, Geografia, Pedagogia, Artes, Jornalismo, Filosofia, Turismo, Arqueologia, Ciências Sociais e/ou interessados em consolidar conhecimentos sobre a história e ensino, cultura e patrimônio, identidades e relações étnicas, de gênero e de poder, em sociedades atuais e do passado, portadores de diploma de licenciatura e/ou bacharelado.

Disciplinas e Carga Horária:

  • Arqueologia Pública - 16h
  • Religião na Contemporaneidade - 16h
  • História Pública e Patrimônio - 16h
  • História da Alimentação na Ásia - 16h
  • Interiorização do povoamento da província paulista - 16h
  • História da América, Política e Televisão: relações que tornaram possível o surgimento da TV na América Latina - 16h
  • Recursos Tecnológicos no Ensino de História - 16h
  • História Medieval escandinava - 16h
  • A Religião Romana e o Culto Imperial - 16h
  • História do tempo presente e comunicação no mundo contemporânea - 16h
  • Retratos de um Brasil indígena - 24h
  • Corpo e Gênero no discurso científico entre os séculos XIX e XX - 16h
  • História das Cidades - 16h
  • Didática da História - 16h
  • História, Poder e Imprensa: os usos de periódicos na pesquisa sobre o Estado Autoritário no Brasil (1964-1985) - 16h
  • História da Imprensa e do Jornalismo no Brasil - 16h
  • Patrimônio Histórico em Bauru - 16h
  • África e a história afro-brasileira - 24h
  • Gênero, Cinema e História - 16h
  • Questões de História Cultural - 24h
  • Raça, Ciências e Intelectuais no Brasil - 16h

Documentos digitalizados necessários no ato da inscrição online:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Diploma da Graduação
  • Histórico Escolar da Graduação
  • Comprovante de endereço atualizado
  • Uma foto digital padrão 3x4

 
R$ 50,00 (cinquenta reais) – pagamento por meio de boleto bancário, emitido no ato da inscrição e pagável no sistema bancário até a data do vencimento.

Prof.ª Dra. Lourdes M. G. Conde Feitosa- Currículo Lattes

 

atendimento.prppg@usc.br

(14) 2107-7112 / 2107-7034

latosensu.prppg@usc.br

(14) 2107-7359 / 2107-7373 / 2107-7377

Data da última atualização: 02/05/2019.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2019 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro