Pós em Gestão e Governança da Tecnologia da Informação

Titulação: Especialista

Duração: 18 meses

Periodicidade: Quinzenal

Carga Horária: 360 horas

Período: Sextas, das 19h às 22h15 e Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Quero me inscrever

Sobre o Curso

No início, os computadores eram tidos apenas como "máquinas gigantes" que tornavam possível a automatização de determinadas tarefas em instituições de ensino/pesquisa, grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, tais máquinas começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores, mais poderosos e mais confiáveis. Como se não bastasse, a evolução das telecomunicações permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar, mesmo estando em lugares muito distantes geograficamente.

Entretanto, desde as máquinas mais remotas e modestas até os computadores mais recentes e avançados, o trabalho com a informação sempre foi o centro de tudo. É por isso que a expressão Tecnologia da Informação (TI) é tão popular.

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais que visam permitir a obtenção, o armazenamento, o acesso, o gerenciamento e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas e estão ligadas às mais diversas áreas, que há várias definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo.

Sendo a informação um patrimônio, um bem que agrega valor e dá sentido às atividades que a utilizam, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial. Além disso, é importante buscar soluções que tragam resultados realmente relevantes, isto é, que permitam transformar as informações em algo com valor maior, sem deixar de considerar o aspecto do menor custo possível.

A importância estratégica atual da Tecnologia da Informação (TI) nas organizações é reflexo da grande necessidade de informações que é exigida em uma sociedade dinâmica.

A prestação de serviços de TI com alto nível de qualidade é de fundamental importância. Neste contexto, a Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões, processos e técnicas envolvendo relacionamentos estruturados entre pessoas com múltiplos papéis (gestores, pesquisadores, técnicos e usuários de TI) em uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, processos seguros e otimizados, minimizando riscos e custos no suporte dos recursos tecnológicos necessários. Contudo, verifica-se na área uma carência de profissionais que conheçam os modelos e técnicas de governança corporativa nos diversos segmentos em que a tecnologia da informação é aplicada.

A Governança de TI envolve a concepção de processos de controles e gestão de indicadores que demonstrem a coerência, a sustentabilidade e a transparência dos processos, serviços e estratégias de TI alinhados com os princípios de governança corporativa e com as estratégias e objetivos de negócio.

Atualmente, as empresas se preocupam com a forma, os procedimentos e os impactos corporativos que a prestação dos serviços de TI podem ocasionar.

A demanda por profissionais de governança em tecnologia da informação apresenta uma abrangência nacional e cada vez mais se tornará uma exigência das organizações que prestam serviços na área de TI.

Recursos Disponíveis

  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Lanchonetes
  • Núcleo de Pesquisa e História da Universidade do Sagrado Coração – NUPHIS
  • Quadra poliesportiva
  • Restaurante
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

  •  Aulas Teóricas
  •  Aulas Práticas
  • Visitas Técnicas
  • Grupo de Estudos
  • Produção de Artigos Científicos.

Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação

O profissional egresso deste curso poderá atuar na área de serviços, organizações de TI ou correlata, seja em empresas prestadoras de serviços ou departamentos internos que realizam a gestão de TI de outras organizações. O profissional será capaz de propor, estabelecer e executar soluções ou serviços de tecnologia, aplicando os modelos de governança existentes no mercado, de forma a vincular as atividades e iniciativas de TI à área estratégica de negócios das organizações.

O mercado de trabalho se encontra em expansão, tanto na administração pública quanto nas empresas privadas, porque a TI vem se tornando cada vez mais um elemento imprescindível para que as empresas possam atender, de um lado, as exigências legais e de fiscalização de órgãos de controle e, de outro, as pressões sociais por eficiência e transparência na gestão.

Atualmente, grandes corporações mundiais concentram-se no país, realizando operações de serviços de tecnologias da informação e atendendo às demandas mundiais em grande escala.

A prestação de serviços de TI com alto nível de qualidade é de fundamental importância. Contudo, verifica-se na área uma carência de profissionais que conheçam os modelos e técnicas de governança corporativa nos diversos segmentos em que a tecnologia da informação é aplicada. Atualmente, as empresas se preocupam com a forma, os procedimentos e os impactos corporativos que a prestação dos serviços de TI podem ocasionar. A demanda por profissionais de governança em tecnologia da informação apresenta uma abrangência nacional e cada vez mais se tornará uma exigência das organizações que prestam serviços na área de TI.


Informações Adicionais

Geral

  • O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Governança da Tecnologia da Informação tem como objetivo formar profissionais para planejar, implantar, controlar e monitorar programas e projetos de Governança de TI
  • Integrar conteúdos específicos de forma interdisciplinar, buscando desenvolver um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para profissionais de TI, fornecendo aos futuros profissionais uma visão global, atual, crítica e sistêmica da Governança Corporativa e de TI.

A avaliação é global, contínua e processual, não se restringindo a uma ou algumas atividades durante o desenrolar do processo pedagógico, devendo ser enfatizado o caráter formativo e orientador da avaliação.
São três as dimensões para que o aluno seja aprovado em quaisquer cursos de especialização: frequência, avaliação modular e trabalho de conclusão de curso (TCC), devendo ser aferidos individualmente.
Os docentes possuem ao seu alcance um sistema avaliatório composto de diversos instrumentos de aferição dos conhecimentos adquiridos pelo discente ao longo de cada um dos módulos cursados, a serem aplicados de acordo com a didática de ensino empregada pelo professor.
Diversificar o método de avaliação significa um importante avanço pedagógico nos cursos de especialização, na medida em que os docentes passam a verificar, de forma contínua e efetiva, a verdadeira situação acadêmica do discente no que se refere à quantidade e à qualidade das informações por ele apreendidas. A seguir, são apresentadas algumas formas de avaliação do aluno:

a) Trabalhos - São elaborados por escrito, individuais ou em grupo, de acordo com os temas previamente fornecidos pelos professores, mediante uma abordagem científica e organizada precedida da necessária pesquisa.
b) Seminários - São realizados em sala de aula, individual ou em grupo, sob a orientação presencial dos professores, tratando de determinados assuntos previamente designados, por meio de debates e discussões com os demais alunos.
c) Participação do Aluno - Representa efetivamente a atuação do discente mediante as diversas atividades desenvolvidas, incluindo a opinião, o questionamento, a análise crítica e o debate ao longo do curso.
d) Prova Escrita - Trata-se de uma avaliação aplicada individualmente, em sala de aula e em data marcada, realizada de acordo com a matéria indicada pelo professor.

O curso de especialização visa graduados de cursos superiores nas áreas de informática e computação, engenheiros e administradores que atuam na área de gestão de tecnologias de informação que necessitam aprimorar seus conhecimentos sobre a governança de processos, produtos e serviços em TI.
Entre as formações superiores necessárias para a realização do curso estão:

a. Administradores envolvidos com a área de Tecnologia da Informação
b. Engenheiros envolvidos com a área de Tecnologia da Informação
c. Bacharéis em Ciência da Computação
d. Bacharéis em Sistemas de Informação
e. Tecnólogos na área de Tecnologia da Informação
f. Bacharéis em áreas relacionadas com a administração de tecnologias.

O curso de especialização visa graduados de cursos superiores nas áreas de informática e computação, engenheiros e administradores que atuam na área de gestão de tecnologias de informação que necessitam aprimorar seus conhecimentos sobre a governança de processos, produtos e serviços em TI.

  • Administradores envolvidos com a área de Tecnologia da Informação
  • Engenheiros envolvidos com a área de Tecnologia da Informação
  • Bacharéis em Ciência da Computação
  • Bacharéis em Sistemas de Informação
  • Tecnólogos na área de Tecnologia da Informação
  • Bacharéis em áreas relacionadas com a administração de tecnologias.

Disciplinas e Carga Horária

  • Dimensões da Governança de Tecnologia da Informação: 24h
  • Direito Digital: 24h
  • Engenharia e Gestão de Processos: 24h
  • Gestão da Segurança e Continuidade: 28h
  • Gestão de Infraestrutura de TI: 24h
  • Gestão de Finanças e Custos: 24h
  • Gestão de Informações e Inovação Tecnológica: 24h
  • Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual: 24h
  • Gestão e Análise de Viabilidade de Projetos: 36h
  • Gestão de Serviços em Tecnologia da Informação: 24h
  • Gestão em Banco de Dados: 28h
  • Gestão em Negócios e Serviços Digitais: 24h
  • Metodologia Científica: 20h
  • Modelos de Gestão e Administração: 24h
  • Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação: 24h
  • Qualidade do Produto - Software: 24h
  • Monografia (Artigo Científico - TCC)*: 40h*
  • Carga Horária Total: 400h

*Não está inclusa na carga horária total do curso.

Após finalizar a inscrição, enviar os documentos abaixo para o e-mail: atendimento.prppg@usc.br

  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Cópia do Diploma da Graduação
  • Cópia do Histórico Escolar da Graduação
  • Cópia do comprovante de endereço atualizado
  • Uma foto 3x4
  • Currículo Simples.

Prof. Dr. Elvio Gilberto da Silva - Currículo Lattes
Prof. Ms. Patrick Pedreira Silva - Currículo Lattes

atendimento.prppg@usc.br

(14) 2107-7112 / 2107-7034

latosensu.prppg@usc.br

(14) 2107-7359 / 2107-7373 / 2107-7377

Data da última atualização: 16/11/2017.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro