Ambulatório para Tratamento de Feridas

Local: Clínica de Terapia Ocupacional Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

O Ambulatório para Tratamento de Feridas é um projeto de extensão desenvolvido por uma equipe interdisciplinar que utiliza técnicas especializadas e apropriadas para curativos com protocolos sistematizados para o atendimento, buscando o tratamento das úlceras de membros inferiores. O projeto proporciona também campo para pesquisa tanto para os graduandos quanto para graduados da área da saúde, assim como estágio extracurricular. O Ambulatório para Tratamento de Úlceras foi instituído nas dependências da Clínica de Educação para Saúde – CEPS/USC, em 2004, em decorrência do incremento da demanda dos portadores de úlceras de membros inferiores atendidos naquele ambiente. No ano de 2006, passou a configurar um projeto de Extensão Universitária. Atualmente, o ambulatório tem capacidade para atendimento de até 12 pacientes por semana e está alocado nas dependências da Clínica de Terapia Ocupacional da USC. Objetiva realizar tratamento e reabilitação, executando intervenções em pacientes com úlceras de membros inferiores, motivando o auto cuidado, instruindo o paciente portador de úlceras a manter a integridade cutânea após a reabilitação e cicatrização da ferida e ainda como campo de estágio extracurricular e pesquisa para graduandos e graduados de enfermagem, fisioterapia, nutrição, biomedicina, psicologia e terapia ocupacional, com acompanhamento dos discentes dos cursos de graduação (máximo 12) e pós-graduação (máximo 3) da USC.



Objetivos

Geral

  • Realizar curativos com utilização de um protocolo sistematizado aos pacientes com úlceras de membros inferiores, propondo tratamento e reabilitação da integridade cutânea, com técnicas apropriadas e especializadas de curativos.

Específicos

  • Executar intervenções para o tratamento e reabilitação de pacientes com úlceras de membros inferiores;
  • Motivar o auto cuidado;
  • Instruir o paciente portador de úlceras a manter a integridade cutânea após a reabilitação e cicatrização da ferida;
  • Proporcionar campo de estágio extracurricular e pesquisa para graduandos e graduados da área da saúde.

Público alvo

Portadores de úlceras de perna.


Estatística

131 atendimentos em 2016. No 1º semestre de 2017 foram 102 atendimentos.


Metodologias

Atendimento a portadores de feridas com realização de consulta de Enfermagem e curativos, com acompanhamento dos discentes envolvidos no projeto. Reuniões científicas para discussão dos casos e elaboração de artigos para publicação com os discentes participantes do projeto. Atendimento de portadores de úlceras venosas que comparecerem por demanda espontânea ou encaminhamento ao ambulatório da CEPS, tendo este capacidade de atendimento de até 12 pacientes por semana.


Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro