Aplicação de Tecnologia Digital e Assistiva na Brinquedoteca

Local: Brinquedoteca da USC Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

A Tecnologia Assistiva é vista como área de conhecimento que tem como principal preocupação possibilitar acesso, autonomia e melhorias em atividades diárias e na prática social. Pode ser entendida como artefato ou serviço que vai desde a criação de um recurso eletrônico de última geração, para uso da pessoa com deficiência, até uma estratégia para utilização de bengala ou coisa parecida. O desenvolvimento de novos recursos de tecnologia digital e assistiva, aplicados no processo de ensino-aprendizagem, pode também colaborar com o desenvolvimento da área e de estudantes público-alvo da educação especial. Com a criação da brinquedoteca na Universidade, que é um espaço reservado para atividades pedagógicas e lúdicas essa proposta de projeto de extensão se tornou ainda mais próximo e viável. A proposta é utilizar o espaço da brinquedoteca para o atendimento do público da Educação Especial, aplicando recursos de tecnologia digital e assistiva nas diversas atividades pedagógicas propostas e para diferentes especificidades apresentadas, proporcionando assim autonomia aos estudantes e favorecendo a sua qualidade de vida e sua relação com a sociedade, tornando-os assim seres mais participativos e produtivos. Esse projeto tem como objetivo geral aplicar recursos de tecnologia digital e assistiva para estudantes público-alvo da educação especial. Para esse objetivo se concretizar o projeto será desenvolvido na Brinquedoteca localizada nas dependências da Universidade do Sagrado Coração – USC.



Objetivos

Geral

Aplicar recursos de tecnologia digital e assistiva para estudantes público-alvo da educação especial.

Específicos

  • Elaborar estratégias de acessibilidade e aplicação de conteúdos educacionais para as diferentes necessidades dos estudantes público-alvo da Educação Especial.
  • Realizar adaptações de recurso e conteúdo educacional para atender as especificidades dos estudantes público-alvo da educação especial;
  • Mensurar e discutir as boas práticas da aplicação de tecnologia digital e assistiva no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial;
  • Verificar a usabilidade de jogos, recursos, objetos de aprendizagem e redes sociais no processo de ensino-aprendizagem para estudantes público-alvo da educação especial.

Público alvo

O público-alvo da Educação Especial atendido pelo projeto será de até 20 estudantes do ensino fundamental, matriculados na escola e que frequentam o ensino regular.


Estatística

No 1º semestre de 2017 foram 8 pessoas atendidas de forma direta.


Metodologias

A proposta de implementação do projeto de extensão universitária para a aplicação de tecnologia digital e assistiva para estudantes público-alvo da educação especial, tem como foco fomentar discussões sobre o uso dos recursos e acesso e aprendizagem dos estudantes atendidos pela Educação Especial oportunizando o seu acesso e favorecendo a aprendizagem de conteúdos educacionais desse público. Colaborando assim, com o desenvolvimento da ciência por meio da aplicação de pesquisas práticas relacionadas ao tema do projeto de extensão. Para a realização do projeto o seu método será descrito a seguir.


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