Cogumelo e Sociedade

Local: Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Professor Noé de Azevedo” de Bauru, SP Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

O projeto tem como objetivo promover a integração entre a Universidade e a sociedade, representado pelo Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Professor Noé de Azevedo” de Bauru, SP. Incialmente será feito um treinamento técnico sobre cultivo de cogumelos dos internos da citada instituição (por meio de palestras, demonstrações práticas, vídeos, etc.) e posteriormente um levantamento da área da entidade onde será adequado para a instalação de um projeto de cultivo do cogumelo Shiitake em toras de eucalipto. Assim, o público alvo a ser atingido serão os internos do CPP. Para isso, serão realizadas visitas técnicas semanais a instituição, desde o treinamento dos internos até a supervisão do manejo do cultivo do Shiitake. Com este projeto espera-se colaborar com o ensinamento do manejo de uma cultura agrícola de alto valor econômico (cogumelo) como uma alternativa de geração de renda para os internos do CPP, especialmente no período em que deixarem a instituição, favorecendo assim a inclusão social e uma fonte alternativa de renda. Também será de grande aprendizado para os alunos e professores da USC envolvidos no projeto que terão uma oportunidade prática de colaborar com um conhecimento tecnológico agrícola (cultivo de cogumelos) no dia-a-dia dos internos do CPP. Esta proposta de projeto de extensão está vinculada ao Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da USC, mais especificamente a linha de pesquisa da Profa. Dra. Meire Andrade “Inovações Tecnológicas Sobre o Cultivo Cogumelos Comestíveis”.



Objetivos

Geral: Promover a integração entre a Universidade e a sociedade, representado pelo Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Professor Noé de Azevedo” de Bauru, SP, por meio do cultivo de cogumelos.
Específicos: Propiciar um treinamento teórico/prático no cultivo de Shiitake em toras; - Difundir as atividades agrícolas e econômicas do cultivo deste cogumelo como fonte alimentar, apresentando propostas de alternativas alimentares, de baixo custo, fácil manejo e alto valor nutritivo; - Treinar e preparar mão-de-obra especializada para esta atividade; - Possibilitar a integração social.


Público alvo

O público alvo a ser atingido serão os internos do CPP.


Estatística

No 1º semestre de 2017 tivemos 253 atendimentos.


Metodologias

A sequência de trabalho adotada proposta do Projeto de Extensão “Cogumelo e Sociedade” segue abaixo:

Etapa 1

TREINAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO

Palestras, vídeos, demonstrações práticas, etc.

Etapa 2

ESCOLHA E ADEQUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA PARA O SISTEMA DE CULTIVO

Dentro das dependências do CPP, Bauru, SP.

Etapa 3

INOCULAÇÃO

Linhagens de Shiitake

Etapa 4

INCUBAÇÃO, PRODUÇÃO E COLHEITA

Avaliações da produtividade

Etapa 5

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

Discussão dos resultados obtidos


Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro