Atenção Farmacêutica aos Pacientes Diabéticos

Local: Clínica de Fisioterapia da USC Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

O projeto realizado desde 2009 visa prestar serviço de orientação e acompanhamento farmacoterapêutico a partir da metodologia DADER, na qual o farmacêutico estabelece um compromisso com a qualidade de vida do paciente principalmente em relação ao uso racional de medicamentos, diminuição de reações adversas e busca ativa de possíveis interações medicamentosas.



Objetivos

Desenvolver atenção farmacêutica aos pacientes com diabetes mellitus com informações referentes a eficácia dos medicamentos, reações adversas, interações medicamentosas por meio da avaliação de resultados de exames clínicos e laboratoriais periódicos.


Público alvo

Pacientes com Diabetes Mellitus


Estatística

Em 2016, tivemos 2511 pessoas atendidas de forma direta e 8013 de forma indireta pelo programa. No 1º semestre de 2017 tivemos 1.490 pessoas atendidas de forma direta e 4.470 pessoas atendidas de forma indireta pelo programa.


Metodologias

Inicialmente é realizada a oferta do serviço de assistência e atenção farmacêutica aos pacientes explicando todos os detalhes sobre o projeto. A partir do aceite inicial, os pacientes são cadastrados no projeto, sendo obtidas informações necessárias para a sua avaliação. O projeto segue as normatizações do programa internacional de seguimento terapêutico denominado PROGRAMA DADER, o qual é composto por 5 etapas:

  • (1ª etapa) Oferecimento do programa/aceite do paciente/obtenção de informações básicas/solicitação que o paciente traga na próxima entrevista uma lista com o nome de todos os medicamentos que faz uso e pelo menos os três últimos exames laboratoriais);
  • (2ª etapa) entrega da lista dos medicamentos e exames;
  • (3ª etapa) avaliação das informações: busca de interações medicamentosas, PRM´s;
  • (4ª etapa) discussão com os pacientes sobre os pontos mais importantes encontrados na avaliação; sugestão de metas a curto prazo e modificações, se necessárias, no perfil farmacoterapêutico, mediante autorização do médico;
  • (5ª etapa ) acompanhamento ativo do paciente.

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro