Contato de Amor e Carinho

Local: UBS do Redentor e Hospital e Maternidade Santa Isabel Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

Este projeto tem como objetivo principal humanizar a assistência prestada às mulheres no período puerperal, através de relacionamento terapêutico e educação em saúde, instrumentalizando as mães para seu autocuidado e para o cuidado com seu recém-nascido. Essas ações vêm sendo desenvolvidas pelos alunos de graduação em enfermagem, e a percepção dos dirigentes do hospital e dos alunos e professores são de satisfação tanto do binômio mãe-filho, como da equipe que os assiste. O presente projeto objetiva também dar continuidade a essas ações, melhorando a assistência de enfermagem prestada, estreitando os vínculos entre Universidade e comunidade e maximizando os recursos de aprendizagem de Enfermagem Maternoinfantil oferecidos aos alunos de Enfermagem.



Objetivos

Este projeto tem como objetivo principal incentivar o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e predominante até o 2º ano de vida do bebê, assim como humanizar a assistência prestada às mulheres no período puerperal através de relacionamento terapêutico e educação em saúde, instrumentalizando as mães para seu autocuidado e para o cuidado com seu recém-nascido.


Público alvo

Binômio puérpera e recém-nascido, familiares, funcionários.


Estatística

307 atendimentos no ano de 2015 e 288 atendimentos em 2016. No 1º semestre de 2017 foram 140 atendimentos.


Metodologias

Orientações sobre os cuidados durante o período puerperal, cuidados com o neonato, exames realizados no RN e sua importância (triagem neonatal, teste do olhinho, orelhinha, pezinho, coração) e principalmente sobre aleitamento materno, manejo e apoio. Como material de apoio são utilizados: boneca, mamas, mama demonstrando a anatomia e fisiologia da lactação, álbum seriado do Ministério da Saúde.


Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro