Programa de Assistência Integral ao Paciente Especial - PAIPE

Local: Interno: Clínica de Odontologia; Externo: Hospital Estadual de Bauru Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

Nos países em desenvolvimento, a incidência de pessoas com algum tipo de deficiência é de 10% da população, com 2/3 sem qualquer tipo de assistência. O PAIPE é resultado de uma parceira entre a USC e o Hospital Estadual de Bauru, propiciando a Assistência Integral a pessoas com deficiência com integração do cirurgião-dentista a uma equipe multiprofissional, para a promoção da saúde bucal do paciente. Desenvolve-se nas clínicas odontológicas da USC (ambulatório) e no Hospital Estadual (atendimento hospitalar) e caracteriza-se como um projeto de extensão e de prestação de serviço, beneficiando cerca de 3000 pacientes, de Bauru e região, tornando-se uma necessidade na comunidade.



Objetivos

  • Oferecer Assistência Odontológica ambulatorial e hospitalar a pessoas com deficiência da cidade e região, com a integração do cirurgião dentista na equipe multiprofissional existente composta pelas áreas: Assistente Social, Médica, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional.
  • Orientações aos familiares desses pacientes relativamente às suas inter-relações pessoais e aos seus problemas de saúde, higiene, habilitação, hábitos.
  • Esclarecimentos à comunidade leiga sobre os esforços para integrar o paciente especial em seu meio.
  • Envolvimento dos estudantes de graduação do curso de Odontologia, que além de receberem conteúdos teóricos sobre o tema abordado, têm a oportunidade de realizar estágios voluntários na área, acompanhando/realizando atendimentos ambulatoriais e hospitalares (sob anestesia geral).

Público alvo

Indivíduos com deficiência.


Estatística

3252 pacientes matriculados desde o seu início (1997) até o presente momento. No 1º semestre de 2017 foram 93 atendimentos.


Metodologias

Segue-se o seguinte protocolo de atendimento: Ambulatorial - realizado nas clínicas odontológicas da USC; Hospitalar – Compreende cerca de 10% dos atendimentos e foi realizado no Hospital Estadual de Bauru- UNESP; Tratamento preventivo e de manutenção – após a realização do tratamento cirúrgico-restaurador os pacientes são acompanhados para prevenção e manutenção da saúde bucal, periodicamente.


Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro