Psicologia e Deficiências

Local: Campo I: Clínica de Psicologia e Fonoaudiologia (CPAF- USC). Campo II: APAE-Bauru Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

A questão da deficiência, ou de qualquer condição atípica do desenvolvimento, ganhou um destaque importante nas discussões acadêmicas há quase três décadas. Atualmente, diferentes contextos políticos e acadêmicos defendem a inclusão de todos nos diferentes espaços sociais. Nesse sentido, o atendimento psicológico à pessoa com deficiência tem se mostrado como uma área de trabalho promissora, sendo também um compromisso da categoria para a promoção de qualidade de vida e saúde. A atuação psicológica no campo das deficiências compreende diferentes ações em níveis de prevenção primário, secundário e terciário. A prevenção se refere a um conjunto de ações destinadas a minimizar a ocorrência de impedimentos físicos, intelectuais ou sensoriais, evitar que os impedimentos causem exclusão ou desvantagens sociais e também promover intervenções junto à família que contribuam para a inclusão e reabilitação. O projeto já é desenvolvido no Campo I, prestando atendimento clínico a usuários e familiares vinculados à clínica de Psicologia e Fonoaudiologia Aplicada (CPAF), que apresentam demandas na área da reabilitação/inclusão. A continuidade do projeto no ano de 2014 almeja estender a atuação para o Campo II, o qual visa prestar atendimento de usuários vinculados a APAE-Bauru na área de intervenção precoce (estimulação de bebês de risco e acompanhamento dos cuidadores).



Objetivos

  • Promover intervenção psicológica no campo da prevenção secundária e terciária (reabilitação) de deficiências, incapacidades e desvantagens para a comunidade de Bauru.
  • Oportunizar experiências teórico-práticas aos graduandos do curso de Psicologia na atuação junto a pessoas com deficiência ou condições atípicas de desenvolvimento.

a) Objetivos direcionados ao público atendido:

- prestar assistência psicológica para a promoção de prevenção e reabilitação à pessoa com deficiência ou com condições atípicas de desenvolvimento e sua família;

- avaliar os contextos ambientais e as condições psicológicas que reduzem o acesso a diferentes ambientes e, portanto, a contextos de desenvolvimento;

- promover estratégias de desenvolvimento de repertórios comportamentais e cognitivos que promovam o acesso a contextos sociais diversos.

b)  Objetivos direcionados à formação do aluno:

- investigar e discutir os referenciais teóricos e técnicos relativos ao campo das deficiências ou condições atípicas de desenvolvimento;

- desenvolver repertórios de avaliação e intervenção junto a pessoas com deficiência e sua rede de apoio;

- planejar estratégias de intervenção em prevenção e reabilitação;

- desenvolver pensamento analítico e crítico acerca da pessoa com deficiência e a sua relação com contextos sociais diversos.


Público alvo

Pacientes com condições atípicas de desenvolvimento encaminhados para a CPAF-USC e bebês de risco atendidos na APAE -Bauru. Em ambos os campos serão atendidos também os familiares e cuidadores.


Estatística

54 pacientes atendidos em 2016. No 1º semestre de 2017 foram 40 atendimentos.


Metodologias

Atividades de supervisão e estudos em grupo com objetivo na orientação ao aluno para a preparação de estratégias de avaliação e intervenção dos casos atendidos. As atividades de intervenção ocorrerão em modalidade individual e/ou familiar, com atendimentos semanais e de 50 minutos de duração. Os atendimentos serão realizados por uma dupla de estagiários/as que semanalmente vão alternar os papéis de facilitador e co-facilitador. Para os atendimentos a dupla de estagiários irão preparar previamente os objetivos da sessão e as estratégias utilizadas para o manejo da intervenção. Após o atendimento a dupla de alunos deverá redigir um relatório que registra o planejamento, a execução, as variáveis ocorridas no atendimento e os resultados obtidos.


Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro