RP Comunica

Local: Universidade Sagrado Coração (USC) - (sala G25) Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

Em uma sociedade que cada vez mais valoriza a sustentabilidade, o projeto de Extensão RP Comunica oferece aos estudantes da Universidade Sagrado Coração a oportunidade de conhecer e vivenciar a comunicação comunitária de cooperativas de reciclagem por meio de diversas estratégias de relacionamento promove a conscientização ambiental da população.

O objetivo do projeto é identificar e desenvolver estratégias de comunicação/relações públicas que conscientizem a população sobre a importância do trabalho de cooperativas de reciclagem na triagem e seleção de materiais. Para tanto, buscamos conhecer e diagnosticar a realidade das cooperativas de reciclagem na cidade de Bauru a fim de desenvolver ações de comunicação que mostrem a população bauruense o trabalho dessas organizações por meio de matérias jornalísticas, redes sociais, campanhas de conscientização, eventos e outros materiais. Além disso, procuramos ampliar as parcerias dessas cooperativas com outras organizações como ONGs e escolas e envolver outros públicos como estudantes nas atividades desenvolvidas por elas.



Objetivos

  • Geral

- Identificar e desenvolver ações sociais e estratégias de comunicação que sensibilizem a população de Bauru e região sobre a importância de valores e atitudes sustentáveis em diferentes áreas (social, cultural, econômica, educacional, corporativa, saúde, meio ambiente etc.)

  • Específicos

- conhecer e diagnosticar a realidade situacional de organizações, movimentos, regiões, bairros e cidades (no entorno de Bauru e região) quanto aos valores e às atitudes sustentáveis de grupos sociais;

- desenvolver ações sociais e de comunicação (eventos, redes sociais digitais, publicações, campanhas de conscientização, vídeos etc.) que sensibilizam alguns públicos sobre a sustentabilidade em diferentes áreas de forma direta ou por meio de parcerias com (movimentos, entidades, órgãos públicos etc.).


Público alvo

População Bauruense.


Estatística

Nos últimos anos tivemos 21.150 pessoas atendidas de forma direta e 30.780 de forma indireta pelo projeto.


Metodologias

  • Mapeamento das principais organizações não governamentais da cidade e das instituições comunitárias dos bairros em suas mais diferentes frentes de atuação e interferência na realidade local; Desenvolver práticas e dinâmicas de ensino e aprendizagem com o público de interesse que os capacite para a transmissão e multiplicação das ações estabelecidas, sendo verdadeiros agentes transformadores na/da microambiência social. Pesquisa documental; Análise de conteúdo acerca da participação das organizações em pautas midiáticas; Diagnóstico presencial do “estado da organização” por meio de critérios estabelecidos em conjunto; Pesquisas de opinião pública, tanto qualitativas como quantitativas, por meio de entrevista em profundidade e grupo focal com os públicos organizacionais estratégicos. Analise do Discurso: a fim de ensinar as organizações construírem uma identidade e uma imagem coerentes perante a sociedade.

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2019 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro