REGER - Redução na Geração de Resíduos

Local: USC Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

A meta do desenvolvimento sustentável, desde a década de 70, continua tendo papel de destaque na sociedade humana. Todos os setores da sociedade sentiram e ainda sentem o impacto e a influência dessa movimentação voltada para um estilo de vida mais equilibrado e condizente com o conceito de sustentabilidade. É neste cenário que as instituições de ensino, principalmente as Instituições de Ensino Superior (IES) se destacam pela sua relevância e necessidade de ação, sendo chamadas a ocupar um posto de liderança neste processo. Muitos esforços já foram direcionados no sentido de destinar corretamente todos os resíduos gerados pela instituição, agora um novo olhar se faz necessário no sentido de procurar, quando possível, reduzir estes resíduos. Propostas para esta redução compreendem a redução na fonte que o gera ou, que estes resíduos tenham um outro destino como o reaproveitamento ou a reciclagem. Sendo assim, o objetivo deste projeto é implementar o tema sustentabilidade no campus da Universidade do Sagrado Coração.



Objetivos

  • Diagnosticar os resíduos gerados no campus da Universidade do Sagrado Coração.
  • Capacitar para o correto gerenciamento, separação e destinação dos resíduos gerados.
  • Elaborar propostas para reduzir a geração dos resíduos no campus da Universidade do Sagrado Coração.
  • Implantar as propostas de sustentabilidade no campus da Universidade do Sagrado Coração.
  • Avaliar as propostas implementadas no campus da Universidade do Sagrado Coração.
  • Incorporar de forma permanente o tema sustentabilidade no campus da Universidade do Sagrado Coração.

Público alvo

Funcionários, professores, alunos e visitantes


Estatística

79 pessoas atendidas no 1º semestre de 2017.


Metodologias

ETAPA 1: Diagnóstico - Diagnosticar os resíduos gerados no campus da Universidade do Sagrado Coração.
ETAPA 2: Capacitação - Capacitar a comunidade acadêmica (funcionários, professores, alunos e visitantes) para o correto gerenciamento dos resíduos gerados, tal como a forma correta de separação dos resíduos e também a destinação dos mesmos.
ETAPA 3: Elaboração de propostas - Após o diagnóstico e a capacitação, a comunidade acadêmica (funcionários, professores, alunos e visitantes) será convidada a enviar propostas para reduzir a geração dos resíduos no campus da Universidade do Sagrado Coração.
ETAPA 4: Implementação de propostas - Após a avaliação das propostas, serão selecionadas e implementadas propostas para reduzir a geração dos resíduos no campus da Universidade do Sagrado Coração.
ETAPA 5: Avaliação e Incorporação de propostas - Avaliar as propostas implementadas no campus da Universidade do Sagrado Coração. Incorporar de forma permanente o tema sustentabilidade no campus da Universidade do Sagrado Coração.
ETAPA 6: Conscientização - Concomitante a todo o processo de implementação do tema sustentabilidade no campus da Universidade do Sagrado Coração, a coordenação do projeto REGER também terá a incumbência de estabelecer encontros com objetivo de levar a toda comunidade acadêmica (funcionários, professores, alunos e visitantes) algumas informações.
ETAPA 7: Mudança de paradigmas - Após a implementação da proposta, haverá o acompanhamento pelos coordenadores do projeto REGER e ao final do processo uma comparação com os dados antes das modificações na rotina e os dados da quantificação de resíduos após a implementação das alterações na rotina. Será realizado novo relatório e apresentação ao Corpo Diretivo e a todos os envolvidos o projeto.


Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro