Outras Ações

A Universidade é um dos agentes comprometidos com a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Essa melhoria se realiza por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A articulação dessas dimensões possibilita aos seus egressos, uma formação capaz de interagir com o contexto em que vivem e atuam.

Pode-se afirmar que as propostas e ações que promovem o bem-estar social originam-se da união de esforços e colaboração da comunidade universitária em suas diferentes áreas de conhecimento.

A Universidade do Sagrado Coração se identifica pela excelência de seus projetos e pelo compromisso social a serviço da sociedade. Ao compartilharmos as ações que a USC, agradecemos aos que se dedicaram à construção dos resultados aqui apresentados.

Apresentamos vários projetos e iniciativas de cunho social que envolvem as atividades realizadas por todos os segmentos que aqui deixam registrados sua opção pela construção de uma Educação Integral que passa pela solidariedade e contribuições em benefício da comunidade.

De onde vem os usqueanos?

A USC orgulha-se por ter egressos de inúmeros estados do Brasil e de diversos países, que passaram pela Universidade e, hoje, disseminam todo o conhecimento adquirido, buscando fazer a diferença no meio em que vivem. São 33.170 profissionais diplomados pela Instituição em cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Aprender e levar à sociedade

Buscando a integração dos estudantes com a sociedade e com as práticas do ambiente profissional, com o intuito de promover intervenção na realidade da população de Bauru e região e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas de maneira efetiva, a USC realiza, anualmente, milhares de atendimentos em diferentes áreas e especialidades, feitos por estudantes com supervisão de seus professores e orientadores, dentro e fora do campus.

É o momento em que toda a teoria aplicada em sala de aula ganha absoluto sentido.

Nas áreas de Odontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Estética e Cosmética, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Psicologia.

No ano de 2016, os estudantes da USC realizaram 108.623 atendimentos. Do total, 37.632 atendimentos foram realizados dentro do campus e 70.991 externamente.

Atitudes que fazem a diferença

    • Teatro solidário

    • PIT STOP pela vida

    • Dia Mundial da Alimentação

    • Dia de Consciência pela Saúde

    • Campanha antitabagismo

    • Campanha do Agasalho “Aquece Bauru 2016”
    • Distribuição de brinquedos

    • Dia Mundial do Diabetes

    • Natal de Prato Cheio

Trote solidário

Com o objetivo de incentivar práticas sadias e solidárias de boas-vindas aos calouros, a USC realiza o Trote Solidário. São ações sociais, organizadas por professores e estudantes veteranos.

O trote solidário é uma prática comum na Universidade, de acordo com a Resolução Normativa Nº 1, de 18 de Janeiro de 2016, e prevê a sensibilização dos estudantes quanto à importância de uma vida pautada na ética e na responsabilidade social, características fundamentais para a formação do indivíduo.

Formação humana

Trabalhos desenvolvidos em sala de aula em prol da sociedade 1.011
Trabalhos de Iniciação Científica em prol da sociedade 100
Trabalhos de Conclusão de Curso em prol da sociedade 618
Projetos desenvolvidos na disciplina “Sociologia da Responsabilidade Social” 211

A USC de portas abertas

Os eventos realizados pela Universidade têm o objetivo de aprimorar as competências dos estudantes, professores e profissionais da USC e de outras Instituições. Através dessas iniciativas, a Universidade reafirma seu compromisso com o enriquecimento sociocultural da comunidade de Bauru e região, priorizando as ações por compreendê-las como propostas de valorização das demandas científicas, sociais, econômicas, artísticas e esportivas de desenvolvimento coletivo.

155 eventos 110 eventos de promoção interna
45 eventos de promoção de terceiros 8.484 certificados emitidos em eventos de promoção interna

Pastoral que ensina a solidariedade

    • Arrecadação de Alimentos na Via Sacra 2016
    • Doação de sangue
    • Campanha Amigos do Haiti
    • Batata solidária

Espaço de esporte e lazer

    • Xadrez na Biblioteca
    • Campeonato Intercursos
    • Empréstimo de quadra poliesportiva

Programa de acompanhamento do egresso

A USC reúne esforços para promover o acompanhamento dos egressos, buscando mais informações sobre sua atuação e desempenho profissional.

Em 2016, 1.500 estudantes dos centros de Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Exatas e Sociais Aplicadas participaram das atividades do Encontro com os Formandos.

Estágios, Convênios e Monitorias

O estágio é parte integrante da formação acadêmica do estudante da USC. Em 2016 foram 5.913 estágios realizados pelos estudantes.

A USC possui mais de cem convênios com empresas e agentes de integração os quais oferecem, aos estudantes, ambiente propício para práticas profissionais significativas. No ano de 2016, 36 novos convênios foram celebrados.

A monitoria é disponibilizada aos estudantes como uma oportunidade de aprendizagem, marcada pela cooperação entre graduandos e professores, visando o desenvolvimento do saber em suas diversas áreas, envolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em 2016, 212 estudantes e 125 professores participaram das monitorias.

Aprimoramento

O Programa de Aprimoramento é oferecido gratuitamente, desde 2008, para todos os estudantes que possuem defasagem de conteúdos básicos nas áreas de Língua Portuguesa, Inglês, Física, Química e Matemática.

Em 2016, foram 3.506 estudantes inscritos e 1.961 certificados emitidos.

1.541 de Língua Portuguesa 1.105 de Inglês
583 de Matemática 131 de Química
146 de Física

Internacionalização

39 estudantes já realizaram o intercâmbio, outros 14 estão em outros países e a USC recebeu uma estudante da Alemanha.


Elisabeth Christine Niemohlmann cursou disciplinas do curso de Relações Internacionais

Responsabilidade social com os funcionários

    • Atendimento Nutricional
    • Ginástica laboral
    • Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Atividades sustentáveis

• Área ambiental:

Trabalhos de Conclusão de Curso 91
Trabalhos de Iniciação Científica 8
Eventos 6
Atividades Curriculares 44

• Plano de Gestão Logística Sustentável: Trata-se de um plano sistematizado de ações que concentra iniciativas para o controle e monitoramento do consumo de energia elétrica, para o uso racional da água, para a coleta seletiva de lixo, resíduos dos serviços de saúde e a utilização da tecnologia da informação para incentivar práticas de consumo que minimizem o desperdício.

• REGER – Redução da Geração de Resíduos:
Com o objetivo de implementar o tema sustentabilidade no Campus da Universidade, neste ano foi lançado o Projeto Reger. Inicialmente, os resíduos gerados por 60 setores da Universiade foram quantificados e qualificados e ações educativas foram realizadas visando a correta destinação dos mesmos

430 kg de reciclável 192 kg de orgânico 905 kg de rejeito

Plantando Sorrisos

O Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA) realizou em 2016 duas ações do projeto Plantando Sorrisos, atividade que tem como objetivo promover a sustentabilidade com grupos sociais. Foram 1.500 mudas plantadas.

Fonte: Balanço Social 2016 da Universidade do Sagrado Coração – Clique aqui e acesse na íntegra.

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro