Programas de Extensão

As ações de extensão da USC são norteadas por princípios éticos, filosóficos, pedagógicos e científicos e estão intimamente ligadas ao Ensino e à Pesquisa. A extensão procura concretizar ações transformadoras que viabilizem a relação entre Universidade e Sociedade por meio de diferentes atividades. Definida e efetivada em função das exigências da realidade, a extensão é indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. A base teórica e metodológica para a organização regional e institucional das atividades de extensão na USC é o Plano Nacional de Extensão Universitária, que possibilita a formação do profissional cidadão e se credencia, cada vez mais, na sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento de forma a contribuir para a superação das desigualdades sociais existentes.

A Extensão é uma via de mão dupla que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular e, como consequência, permite que a produção do conhecimento resulte o confronto com a realidade regional e nacional, além disso, contribui para a democratização do conhecimento e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade.

Além de instrumentalizadora desse processo dialético de teoria/prática, a Extensão realiza um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social e suas ações contínuas de caráter cultural, desportivo, educativo, social, científico ou tecnológico. Além disso,  apresenta objetivos específicos que são desenvolvidos a curto, médio ou longo prazo, com recursos determinados.

A USC, por meio da Coordenadoria Geral de Extensão, tem por objetivo promover situações que possibilitem e sistematizem esta interação, buscando o equilíbrio entre as demandas socialmente exigidas e as inovações que surgem do trabalho acadêmico, contribuindo, dessa forma, com a transformação da sociedade. Para tanto, as ações de extensão responsabilizam-se em coletar, armazenar e divulgar informações de interesse para a vida da comunidade, bem como integrar tais ações às atividades de ensino e pesquisa, possibilitando situações de aprendizado e troca de saberes.

Os Programas de Extensão possibilitam à comunidade universitária o contato com a realidade social da região, por meio do diálogo com diferentes grupos sociais, nos diferentes campos da ação profissional, viabilizando um processo permanente de construção do conhecimento.

Baseando-se nesse princípio, a Coordenadoria Geral de Extensão da USC responsabiliza-se pela institucionalização de Programas, no âmbito acadêmico e administrativo, estabelecendo a ligação entre o Ensino e a Pesquisa e a prática na comunidade. Para tanto, busca o estabelecimento de parcerias com organismos governamentais, mercado de trabalho, organizações não governamentais e o mundo empresarial, mobilizando em nível local e regional um movimento participativo dos diversos segmentos que compõem a sociedade.

Os Programas de extensão devem, obrigatoriamente, apresentar área e linha temática e podem ser gerais ou setoriais, de acordo com a comunidade envolvida. Os Programas gerais são desenvolvidos com grupos sociais, no âmbito de abrangência territorial, municipal, regional ou nacional e os Programas Setoriais são aqueles desenvolvidos com grupos sociais específicos, ou seja, aqueles que apresentam características homogêneas.

Programas de Extensão são considerados um conjunto de PROJETOS, atividades e ações de caráter orgânico-institucional, que têm clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum. Os programas podem apresentar vários projetos e atividades de extensão tais como: cursos, eventos, prestação de serviços, produtos acadêmicos e outros.

Tendo em vista a importância do trabalho dos catadores na coleta seletiva de resíduos urbanos e o seu papel na cadeia produtiva da reciclagem, fica explícita a necessidade destes possuírem mais habilidades do que apenas coletar e separar os diferentes tipos de resíduos recicláveis. Diante disto, verificou-se um déficit nas cooperativas de catadores de Bauru, quanto à organização fabril, a eficiência dos processos, comercialização, educação ambiental e economia solidária. O programa visa contribuir com as cooperativas de Bauru e com a respectiva sociedade quanto à otimização da gestão de resíduos sólidos.

Projetos relacionados:

Contato

(14) 2107-7324

extensao@usc.br

O programa de extensão Comunicação 3.0 reúne quatro projetos de extensão que abordam a Comunicação como processo de desenvolvimento da atuação profissional e sua interlocução com a sociedade. O objetivo do programa é evidenciar a Comunicação enquanto processo social, presente em diferentes contextos e formas de compreensão, planejamento, execução e aplicação no cotidiano universitário e social ao qual está inserido e se relaciona. Para tanto, realiza procedimentos como: Produção de notícias por meio de planejamento, apuração, produção, edição, diagramação e revisão de conteúdos (Círculo_On); Elaboração de programas editoriais radiofônicos relacionados a interesses comunitários, como Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho (Webrádio USC); Planejamento, execução e avaliação de estratégias de comunicação/relações públicas voltadas para a sustentabilidade e reaproveitamento de materiais recicláveis por meio da conscientização, conteúdos midiáticos, eventos e parcerias com instituições, etc. (RP Comunica); Elaboração de conteúdos publicitários por meio da organização de uma agência de publicidade e propaganda, dividindo-se em equipes nos seguintes departamentos: atendimento, planejamento, mídia, criação e produção (Agência G15). O programa tem como público alvo: estudantes dos cursos de comunicação social e demais cursos da USC, comunidade universitária, comunidade de Bauru e região. A experimentação e a inovação são premissas constantes e norteadoras das atividades de do programa como um todo, constituindo-se, assim, em um espaço de debate permanente da comunicação como processo e das habilidades e competências que o mercado e a sociedade exigem do profissional de comunicação na contemporaneidade. Dessa maneira, o programa Comunicação 3.0 tem alcançado uma maturidade cada vez maior enquanto espaço de construção da Extensão Universitária.

Projetos relacionados:

Contato

(14) 2107-7324

extensao@usc.br

O programa USCOLETIVA é uma ação conjunta de vários cursos do Centro de Exatas Sociais e Aplicadas, principalmente os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura em parceria com Associação de Moradores, Secretaria de Obras e Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) do município de Bauru. Este programa realiza uma importante troca de experiências, análise de necessidades da população, valorizando o aprendizado do aluno através da realização de ações práticas com a comunidade. O USCOLETIVA integra os cursos de Engenharia e Arquitetura por meio dos projetos “Canteiro Vivo”, “Habit-Ação Social” e “Flora Urbana” desenvolvidos no bairro Jardim Pagani e Ferradura Mirim (especificamente na Casa Irmã Adelaide) em continuidade às ações desenvolvidas em 2015. O projeto se responsabiliza pela revisão e concepção dos espaços públicos do bairro, a partir de um processo de projeto colaborativo com a comunidade. Atuou neste semestre, principalmente, na revitalização de uma Viela existente no Bairro Jardim Pagani; na execução de um projeto de revitalização de uma praça no mesmo bairro, na análise das calçadas e diagnóstico qualitativo e quantitativo da arborização urbana do bairro. Além disso, participou de uma revitalização com paisagismo e pintura na Casa Irmã Adelaide, no Bairro Ferradura Mirim. Portanto, as ações do programa focam a importância da troca de experiências entre universidade e comunidade, valorizando o aprendizado do aluno através da experiência de ações práticas. Nesse contexto, promove-se a integração dos projetos: Habit-ação Social, Canteiro Vivo e Flora Urbana.

Projetos relacionados:

Contato

(14) 2107-7324

extensao@usc.br

O Programa de Extensão “Diabetes Mellitus” (DM) é composto por um conjunto de projetos, atividades e ações de extensão com objetivos comuns, enquadrados em uma linha de atuação interdisciplinar na área da saúde. O objetivo geral que articula todos os projetos está circunscrito por: a) promover ações de intervenção técnico-científica envolvendo diversas áreas (Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia) para que o adulto com DM possa encontrar caminhos para a saúde e qualidade de vida; b) promover ações junto à comunidade em geral com foco em intervenções de caráter preventivo. Nos procedimentos adotados pelos diversos projetos envolvidos, a estratégia comum se define com foco na atuação de excelência técnica, que considera a importância da pesquisa e da interdisciplinaridade. Nesse contexto, o programa visa atuar junto ao indivíduo na sua integralidade, colocando-o como peça central na prevenção dos agravamentos do DM. O público alvo atendido pelo programa são membros da comunidade em geral, com ou sem DM, que estejam envolvidos nos projetos que articulam o programa. Dentre os resultados obtidos podem ser pontuados: atendimento, orientação, acompanhamento, tratamento e educação de pessoas com DM, ou em situação de risco. Além disso, são observados desdobramentos acadêmicos como atividades teóricas, reuniões clínicas interdisciplinares com profissionais de áreas afins. Os indivíduos e familiares envolvidos no programa relatam melhora no contexto biopsicossocial, o que tem sido documentado nos trabalhos apresentados em eventos científicos e publicados em periódicos de seletiva política editorial.

Projetos relacionados:

Contato

(14) 2107-7324

extensao@usc.br

RESUMO: O Programa de Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração (USC) é composto por quatro projetos de extensão: 1. Fisioterapia aquática nas doenças crônicas não transmissíveis; 2. Fisioterapia após aplicação de toxina botulínica; 3. Terapia manual estrutural; 4. Ativa Parkinson Mutidisciplinar. O objetivo do programa é melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida dos participantes. As atividades consistiram de avaliação física e funcional, execução de procedimentos terapêuticos e orientações educacionais voltadas para a saúde e bem estar da comunidade assistida pelo programa. Os resultados obtidos foram: melhora da capacidade funcional e da qualidade de vida das pessoas atendidas..

Projetos relacionados:

Contato

(14) 2107-7324

extensao@usc.br

O Programa Inclusão discute, avalia e desenvolve ações, estratégias e recursos que possibilitem a participação plena da diversidade na educação, com saúde e bem estar. Desenvolve um trabalho em colaboração no âmbito da Universidade, da Escola, da Saúde e das Esferas Públicas visando o aprimoramento e/ou a fundamentação de políticas públicas que garantam uma escola e sociedade cada vez mais inclusivas.

Projetos relacionados:

Contato

(14) 2107-7324

extensao@usc.br

O PROGRAMA DE EXTENSÃO SAÚDE DA MULHER propõe e executa ações em vários níveis de atenção à saúde (promoção, prevenção, cura e reabilitação) em situações obstétricas (ciclo gravídico puerperal) com enfoque no binômio mãe-filho, assim como, em condições patológicas muito incidentes na população feminina como o câncer de mama. Composto por CINCO projetos de extensão interligados e articulados o Programa saúde da Mulher realiza atividades educativas e assistenciais no período gravídico puerperal, enfocando o incentivo constante do aleitamento materno exclusivo, cuidados com o corpo materno, cuidados com o recém-nascido, responsabilidade da maternidade e tratamentos para a mulher que foi submetida à cirurgia para o câncer de mama.

Projetos relacionados:

Contato

(14) 2107-7324

extensao@usc.br

Projetos relacionados:

Contato

(14) 2107-7324

extensao@usc.br

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro