43ª SECoD - Inovação pedagógica: Possibilidades e oportunidades




O evento

Programa acadêmico direcionado para planejamento e estudos do Corpo Docente da Universidade do Sagrado Coração (USC) visando ao aperfeiçoamento de competências e habilidades no processo de ensino/aprendizagem. As atividades são voltadas para o fortalecimento da Missão e Identidade da USC, em meio às questões que envolvem a busca pela excelência na área acadêmica.

A Semana de Estudos do Corpo Docente 2018  propõe  alguns momentos distintos, tais como:

  • reflexão espiritual;
  • capacitação contínua por meio de palestras, mesa-redonda, reuniões de planejamento e oficinas on-line e presenciais;
  • planejamento coletivo e individual das propostas de ensino, pesquisa e extensão para 2018.

Objetivos Específicos

  • Promover reflexão sobre a Prática Docente, promovendo a discussão das ações pedagógicas e do planejamento visando à inovação e aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
  • Planejar as atividades de ensino, pesquisa, extensão para o ano letivo de 2018.

Período

De 17/01 a 02/02/2018


Programação

PROGRAMAÇÃO ON-LINE (Oficinas de capacitação)

OFICINA ON-LINE 1 – A AULA EXPOSITIVA REINVENTADA 
Responsável:
Coordenadoria Pedagógica (Prof. Rosilene R. Bombini)
Período: de 17/01/2018 a 17/02/2018
Local: Plataforma Moodle – Portal do Professor
Nº de Vagas: 270
Carga horária: 6h
Ementa: Reflexão sobre a prática docente. Processo ensino-aprendizagem. O método pedagógico ao longo da história. Funcionamento sistêmico da mente humana. Etapas da aula expositivo-dialogada. 

OFICINA ON-LINE 2 – ENSINO HÍBRIDO: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO SUPERIOR
Responsável:
Coordenadoria Pedagógica (Prof.ª Rosilene R. Bombini e Prof.ª Thaís Benetti)
Período: de 17/01/2018 a 17/02/2018
Local: Plataforma Moodle – Portal do Professor
Nº de Vagas: 270
Carga horária: 10h
Ementa: Fundamentação  teórica e possibilidades metodológicas na perspectiva do ensino híbrido. Metodologias ativas: novas práticas? A sala de aula invertida e o papel do professor tutor. Ressignificando a prática docente no contexto da universidade.

OFICINA ON-LINE 3 – COMO ELABORAR QUESTÕES DE PROVA NO MODELO DO ENADE
Responsável:
Coordenadoria Pedagógica  (Prof.ª Rosilene R. Bombini)
Período: de 17/01/2018 a 17/02/2018
Local: Plataforma Moodle – Portal do Professor
Nº de Vagas: 270
Carga horária: 6h
Ementa: Concepção de avaliação. Prova como instrumento de avaliação. Prova operatória e prova transcritória. Tipos de itens ou questões da prova. Orientações para elaboração de questões de prova. Composição de questões objetivas e discursivas no modelo do ENADE. Aspectos formais das questões objetivas e discursivas. Tipos de questões objetivas de múltipla escolha.

OFICINA ON-LINE 4 – COMO APLICAR AVALIAÇÕES RÁPIDAS COM UTILIZAÇÃO DO MOODLE
Responsável:
Coordenadoria Pedagógica (Prof. Alexandre de Oliveira)
Período: de 17/01/2018 a 17/02/2018
Local: Plataforma Moodle – Portal do Professor
Nº de Vagas: 270
Carga horária: 6h
Ementa: Ferramenta Questionário. Configurações Gerais. Criando uma nova questão. Tipos de questões: associação, múltipla escolha, preenchimento de lacunas, resposta curta, verdadeiro/falso, numérica etc.


PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

PALESTRA – COMO TRANSFORMAR NOSSA UNIVERSIDADE: METODOLOGIAS ATIVAS E MODELOS HÍBRIDOS
Palestrante: Prof. Dr. José Moran (ECA/USP)
Horário: 19h00 - 22h00
Local: Auditório João Paulo II
Nº de Vagas: 300
Ementa: Metodologias ativas e participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências. Aprendizagem através de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula. Mediação de docentes inspiradores com  exploração das possibilidades do mundo digital em profunda transformação.

OFICINA: PBL - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
Palestrante: Prof.ªs Thaís e Rosilene
Horário: 14h-17h
Local: Sala de Metodologias Ativas E-006
Nº de Vagas: 60
Ementa: Conhecimento do método de aprendizagem baseada na utilização de problemas como ponto de partida para a aquisição e integração de novos conhecimentos. Visão de aprendizagem   centrada   no   aluno e dos  professores  como facilitadores  do  processo  de  produção  do  conhecimento.

CURSO: REDES SOCIAIS DIGITAIS:  PARA COORDENADORES DE CURSO (DA GRADUAÇÃO E DA PÓS)
Palestrante:
Luciana Galhardo
Horário: 14h - 17h
Local: Sala de Metodologias Ativas E-110
Nº de Vagas: 45
Ementa: As redes sociais digitais são poderosas aliadas de empresas e uma realidade mercadológica da modernidade. Todos querem ter seus produtos expostos e visualizados e, para tanto, se faz necessário entender a dinâmica e a estrutura de funcionamento. É uma necessidade estratégica ter o domínio das ferramentas que permitem que o seu produto esteja sempre à disposição, como uma maneira de gerar lucro e manter maior contato com o seu público-alvo.

OFICINA: RECURSOS TECNOLÓGICOS FACILITADORES DA APRENDIZAGEM: PREZZI E GOOGLE FORMS
Palestrante: Prof.ª Ketilin Mayra Pedro
Horário: 14h – 16h
Local: Laboratório de informática F-108
Nº de Vagas: 40
Ementa: Conhecimento de diferentes recursos tecnológicos que facilitam e enriquecem o processo de ensino-aprendizagem. Vivência de experiência educacional na plataforma Prezi, com criação de apresentações interativas; e na ferramenta Google Forms, com  elaboração de formulários online a serem utilizados em pesquisas ou em atividades desenvolvidas em sala de aula.

OFICINA: LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
Palestrante: Pastoral
Data:  25/01/2018
Horário: 18h – 19h
Local: Capela
Nº de Vagas: 40
Ementa: Leitura orante da Bíblia: É  um deixar-se plasmar pela PALAVRA que toca o coração através da  LEITURA, entra na vida mediante a meditação e atinge as instâncias mais profundas na ORAÇÃO  até chegar à contemplação de Deus e ao serviço aos irmãos.  A Palavra de  Deus marca os ritmos da Vida e do mundo.

PALESTRA: A BEATIFICAÇÃO DE MADRE CLÉLIA
Palestrante:
Prof.ª Dra. Irmã Jacinta Turolo Garcia (ex-reitora da USC)
Horário: 14h - 15h30
Local: Auditório Clélia Merloni
Nº de Vagas: 230
Ementa: Conferência sobre a vida, carisma e missão de Madre Clélia Merloni e seu processo de beatificação nessa fase final. Ações preparatórias para esse importante momento da família Cleliana. Participe e venha conhecer um pouco mais sobre Madre Clélia!

OFICINA: ESTATÍSTICA COMO SUPORTE PARA A PESQUISA CIENTÍFICA
Palestrante:
Prof.ª Sandra Simeão
Horário: 15h30 - 17h30
Local: Laboratório de Informática F-108
Nº de Vagas: 40
Ementa: Elementos básicos da estatística descritiva e inferencial para o seu uso no planejamento, execução, tabulação dos dados e interpretação dos resultados para auxílio na tomada de decisões em suas pesquisas.

OFICINA: DÚVIDAS NO PREENCHIMENTO DO CURRÍCULO LATTES
Palestrantes:
Bibliotecárias Kátia e Lidiane
Horário: 14h -16h
Local: Laboratório de informática F-108
Nº de Vagas: 40
Ementa: Esclarecimento de dúvidas frequentes sobre preenchimento do currículo Lattes. Esclarecimentos do CNPq. Barra de ferramentas do Currículo Lattes.

OFICINA: INOVANDO O PLANEJAMENTO DAS AULAS COM RECURSOS DO MOODLE
Palestrante:
Prof. Vinicius Carrasco
Horário: 14h - 16h
Local: Laboratório de Informática F-108
Nº de Vagas: 40
Ementa: Exploração de atividades e recursos do Moodle disponíveis no Syllabus para inovação nos planos de aulas.  Elaboração de aulas dinâmicas e mais atrativas com utilização de vídeos, imagens e textos diversificados na plataforma Moodle.

OFICINA: PBL – APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
Palestrantes:
Prof.ªs Rosilene e Thaís
Horário: 14h-17h
Local: Sala de Metodologias Ativas E-110
Nº de Vagas: 60
Ementa: Conhecimento e habilidade de professores de disciplinas  específicas na prática do PBL. Entendimento do papel do professor como um tutor/mediador do trabalho pedagógico. Conhecimento das dinâmicas para desenvolvimento de competências e habilidades em sala de aula.

OFICINA: JOGOS TEATRAIS PARA SALA DE AULA (1ª OPÇÃO DE HORÁRIO)
Palestrante: Prof. Rafael Resende Marques da Silva (Artes Cênicas)
Horário: 14h-16h
Local: Sala de Expressão Corporal (Bloco K)
Nº de Vagas: 30
Ementa: Jogos, técnicas, dinâmicas teatrais e clownescas como atividades para melhoria do desempenho dos profissionais por meio de posturas psicofísicas e respiratórias.  Aplicação de jogos teatrais e clownescos com base na improvisação a partir de situações, objetos e brincadeiras.

MESA REDONDA: O ANALFABETISMO FUNCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: COMO LIDAR COM ESSA REALIDADE
Palestrantes: Prof.ª Rosilene R. Bombini, Prof.ª Ketilin Mayra Pedro, Prof.ª Cinthia R. Remaeh
Horário: 19h-21h30
Local: Auditório Clélia Merloni
Nº de Vagas: 230
Ementa:  O significado do termo “analfabetismo funcional”. Cenário nacional do analfabetismo funcional. Dificuldades e problemas de aprendizagem da alfabetização e letramento. Analfabetismo funcional e suas relações com a escrita e a interpretação de textos: possíveis ações do professor universitário para reverter  esta situação.

OFICINA: JOGOS TEATRAIS PARA SALA DE AULA (2º OPÇÃO DE HORÁRIO)
Palestrante: Prof. Rafael Resende Marques da Silva (Artes Cênicas)
Horário: 14h-16h
Local: Sala de Expressão Corporal (Bloco K)
Nº de Vagas: 30
Ementa: Jogos, técnicas, dinâmicas teatrais e clownescas ministradas aos participantes como atividades para melhorar o desempenho dos profissionais por meio de posturas psicofísicas e respiratórias.  Aplicação de jogos teatrais e clownescos que possuem como base a improvisação a partir de situações, objetos e brincadeiras.

MAIS DETALHES

17/01 a 17/02/2018 (atividades on-line)
22/01 a 02/02/2018 (atividades presenciais com palestras, mesa redonda, reuniões e oficinas)

Período de inscrição: De 01/12/2017 a 15/12/2017 (reabertura do site para inscrição em 17/01/2018)

INÍCIO DAS AULAS: 05/02/2018

CONTATO

Coordenadoria Pedagógica

Rosilene Rocha Bombini
(14) 2107-7188
rosilene.bombini@usc.br

Bruno Bricce
(14) 2107-7031
bruno.bricce@usc.br

Bruna de Melo Gardim Andrade
(14) 2107-7046
bruna.andrade@usc.br 



Link deste artigo: https://www.usc.br/secod2018



Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro