Facebook Pixel Fallback

Estudantes de Mestrado da USC conquistaram bolsa Fapesp

Mestrandos do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental conquistaram a bolsa para o desenvolvimento de projeto de pesquisa



Luanna Munhoz Zabaglia, Mariana Liessa Rovis Sanches, Rodrigo Severiano Rocha e Débora Caroline Negrelli

Os estudantes de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Sagrado Coração (USC), Luanna Munhoz Zabaglia, Mariana Liessa Rovis Sanches, Rodrigo Severiano Rocha e Débora Caroline Negrelli, conquistaram a bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em dissertação.

Rodrigo e Débora ingressaram no Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da USC este ano e estão sob orientação do Prof. Dr. Rodney Kozlowiski de Azevedo. Eles estão desenvolvendo trabalhos relacionados aos parasitos de peixes em um rio de grande importância na região de Ibitinga e do Pantanal Paulista, chamado Jacaré Pepira, que faz parte da bacia hidrográfica do rio Tietê. Futuramente, esses estudos contribuirão para conhecimentos da biodiversidade de espécies de parasitos e ecologia deste importante ecossistema do interior do estado de São Paulo.

A mestranda Luanna, que também faz parte do grupo de pesquisadores bolsistas Fapesp, está sendo orientada pelo Prof. Dr. Lucas Trevizani Rasmussen em um projeto que tem como principal objetivo gerar informações sobre possíveis marcadores genéticos e fatores de risco para o tumor do câncer gástrico, quantificando as moléculas de RNA mensageiro e microRNAs a fim de associá-las, ou não, ao aparecimento do câncer.

Mariana é mestranda pelo mesmo Programa, sob orientação da Prof.ª Dra. Camila Peres Buzalaf. Seu trabalho está voltado à avaliação do efeito de dois contaminantes ambientais amplamente dispersos e de alta toxicidade para o ambiente e para os seres humanos, a dioxina e o metilmercúrio, na diferenciação adipogênica e os mecanismos envolvidos. Esse trabalho poderá contribuir no entendimento da associação entre a exposição individual por esses toxicantes e o desenvolvimento de doenças, como a obesidade.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/estudantes-de-mestrado-da-usc-conquistaram-bolsa-fapesp



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro