Facebook Pixel Fallback

Plantando Sorrisos da USC realiza terceiro momento no Centro de Progressão Penitenciária III

500 mudas nativas foram plantadas por 82 reeducandos, junto a 60 estudantes da Universidade



A Universidade do Sagrado Coração (USC), através do Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA), realizou na tarde da última terça-feira (03/05) o terceiro momento da ação Plantando Sorrisos, atividade que tem como objetivo promover a sustentabilidade com diversos grupos sociais. Nesta edição, realizada no Centro de Progressão Penitenciária “Prof. Noé Azevedo” de Bauru (CPP III), foram plantadas 500 mudas nativas, doadas pelo Viveiro Aciflora, dentro das instalações do local. Além do GEVA, a ação também contou com a organização da mestranda Angela Braga Franzolin.

Para a ação, estiveram presentes 60 estudantes da USC, entre mestrandos do Programa de Mestrado em Ciência Tecnologia Ambiental, estudantes dos cursos de graduação em Administração, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química e Arquitetura e Urbanismo, que interagiram junto aos 82 reeducandos do CPP. “Plantando Sorrisos é muito mais que um projeto, é fazer alguma coisa em prol da sociedade e do meio ambiente. É integrar estudantes com grupos da sociedade e promover o bem comum”, disse o Prof. Dr. Marcos Siqueira, idealizador do Plantando Sorrisos.

Para Dr. Alex dos Santos Souza, Diretor Técnico III do CPP, que parabenizou a iniciativa, é importante este tipo de parceria. “Nós temos que criar mecanismos para que o reeducando saia daqui melhor do que chegou e o Plantando Sorrisos é um exemplo disso. Esta integração só mostra que é possível, por meio do trabalho, melhorar a realidade de cada um destes reeducandos”, disse.

Além do plantio, os reeducandos puderam conhecer a importância das árvores e saber um pouco mais sobre como foi feito o planejamento para o plantio, com palestras que foram proferidas pelos mestrandos Christopher de Andrade Cardoso e Angela Braga Franzolin. Nas palestras, foi possível acompanhar os motivos pelos quais é importante plantar uma árvore, como a redução da sensação térmica, diminuição da poluição sonora, barreira contra o vento, habitat para a fauna e estética urbana.

Mais sobre o Plantando Sorrisos

A ideia surgiu no grupo GEVA que, por meio de seus estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, desenvolve projetos no âmbito da ecologia e genética vegetal, bem como na área de educação ambiental. A principal meta do evento é despertar o interesse e a atenção para o respeito com as árvores, além de estabelecer plantios em áreas degradadas ou com necessidades de vegetação.

O projeto já foi realizado, em suas fases 1 e 2, no Jardim Botânico de Bauru com as crianças da APAE Bauru e com os idosos na Vila Vicentina de Bauru. Esta última ação também contou com o apoio da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI/USC).
O momento 4 está previsto para ser realizado em outubro.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/plantando-sorrisos-da-usc-realiza-terceiro-momento-no-centro-de-progressao-penitenciaria-iii



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro