Facebook Pixel Fallback

Identidade Araribá comemora sucesso de mais de 20 anos com mesa-redonda

Atividade discutiu a importância da diversidade cultural indígena



No mês de abril, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou a mesa-redonda “Diversidade Cultural Indígena: Histórias e Contos dos Povos de Araribá" em comemoração ao Dia do Índio (19 de abril) e, também, ao sucesso do projeto de extensão Identidade Araribá que, há mais de 20 anos, dá a oportunidade ao indígena de chegar ao ensino superior e poder contribuir com sua comunidade por meio do aprendizado.

O evento, realizado em parceria com o curso de História e professores da disciplina Ética e Cultura Religiosa, discutiu a importância da diversidade cultura indígena sob as diferentes perspectivas dos convidados, que foram: Esp. Irineu Nje'a, indígena que vive na cidade; Tiago de Oliveira, da comunidade Nimuendajú; Edenilson Sebastião, da comunidade Kopenoty; David Henrique da Silva Pereira, da comunidade Ekeruá e Elizeu Caetano da Tereguá.

Sobre o Identidade Araribá

Thais Cristine Caetano com a Prof.ª M.ª Maria Fernanda Leite, durante a sessão solene de colação de grau do curso de Enfermagem

O projeto de extensão usqueano concede bolsas de estudo para estudantes indígenas, fornecendo não apenas a formação superior, mas a possibilidade de que o índio seja protagonista de sua história e contribua para mudanças e melhorias na realidade em que vive.

Prova disso é a ex-aluna do curso de enfermagem, Thais Cristine Caetano, que graças ao projeto conseguiu realizar a graduação e agora atua no Hospital Estadual de Bauru, além de contribuir para a comunidade que pertence. “A oportunidade oferecida pela universidade através do projeto foi algo único, a realização de um sonho, no qual pude fazer o curso que de fato queria fazer. Acredito que posso contribuir muito utilizando os conhecimentos adquiridos na graduação para ajudar a melhorar os indicadores de saúde da comunidade indígena, afinal sem eles não teria tido a oportunidade de me formar”, comenta.

Thais ressalta que o caminho percorrido nos quatro anos de curso não foi fácil, mas agarrou com todas as forças a oportunidade e conseguiu o que tanto desejava: a formação superior. “Iniciei a graduação com todos os medos e dificuldades, porém com o desejo enorme de chegar ao final. Trabalhei e estudei a graduação toda, além de viajar todos os dias, mas com toda luta consegui conciliar a minha jornada de esposa, trabalho, estudo e viagem”, completa.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6182-identidade-arariba-comemora-sucesso-de-mais-d.html
Tags: USC, Identidade Araribá, Índio


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro