Facebook Pixel Fallback

Estudantes de História participam de evento na Unicamp

João Pedro Basso e Vinícius Sales Barbosa apresentaram trabalho no 1º Encontro Nacional do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões



Vinícius Sales Barbosa e João Pedro Basso

Os estudantes João Pedro Basso e Vinícius Sales Barbosa, do curso de História, participaram do 1º Encontro Nacional do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões, realizado de 18 a 20 de abril na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento foi promovido pelo Centro de Estudos em História Cultural das Religiões - CEHIR, um dos primeiros núcleos de estudos brasileiros voltados para a pesquisa e produção acadêmica sobre temáticas religiosas sob o olhar da História Cultural.

Na ocasião, os estudantes apresentaram o trabalho “Repressão e resistência escreva na Salvador do século XIX: as relações entre o candomblé e a culinária no jornal ‘O Alabama’ da Bahia”, cujo objetivo é demonstrar a relação entre a culinária baiana, mais precisamente de Salvador, e o candomblé como forma de resistência da população escrava de Salvador no século XIX. O jornal “O Alabama” tornou-se fonte fundamental para a análise, utilizando o recorte temporal do ano de 1864, período em que é visível, neste periódico, uma grande repressão ao candomblé. O documento permitiu encontrar na relação entre culinária e religião uma resistência escrava que marcou a história de Salvador no século XIX. 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6192-estudantes-de-historia-participam-de-evento-n.html
Tags: USC, talentos usqueanos


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro