Facebook Pixel Fallback

Professor publica livro sobre protestos de 2013

A obra é uma versão abreviada da dissertação de mestrado do M.e Vinícius Carrasco apresentada ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Unesp de Bauru



M.e Vinícius Carrasco e  Prof. Dr. Claudio Bertolli Filho

O professor do curso de Jornalismo da Universidade do Sagrado Coração (USC), M.e Vinícius Carrasco, publicou recentemente o livro “descontent@mento - O que comunicam os protestos brasileiros de 2013”, uma versão abreviada de sua dissertação de mestrado defendida em agosto de 2015, na Unesp de Bauru, acrescida de um novo capítulo, redigido pelo orientador Prof. Dr. Claudio Bertolli Filho.

 O objetivo da publicação é aprofundar as discussões sobre os protestos populares que ocorreram no Brasil em junho de 2013, conferindo destaque ao papel desempenhado pelas redes sociais digitais na mobilização coletiva e nas discussões sobre o que estava acontecendo.  “A obra coloca em questão o papel da comunicação, especialmente da comunicação midiática, como um instrumento fundamental no processo de (re)posicionamento dos indivíduos e de diferentes segmentos sociais frente aos governantes e os partidos políticos”, comenta o professor.

 Sobre a obra

 O primeiro capítulo do livro tem como meta estabelecer o cotidiano dos protestos, o que incluía não só os movimentos de rua, mas também a reação da polícia, das autoridades políticas e dos meios massivos de comunicação diante do que primeiramente foi denominado de “baderna”.

Nos capítulos seguintes, aborda-se a interdependência entre os movimentos sociais circunstanciados no contexto brasileiro em 2013 e as redes sociais digitais, indagando sobre os limites e as possibilidades da vinculação do fluxo de informações favorecidos pelas novas tecnologias de comunicação e a vida social, especialmente no contexto de tensão e crise social. Enfocam-se os condicionamentos que têm pautado o ativismo em rede e as novas características assumidas pelos movimentos sociais, enfatizando-se as discussões sobre o que é e como funciona um movimento social.

São analisadas em seguida como as vozes que deram corpo aos protestos públicos foram apresentadas e ressignificadas no território virtual. Enquanto tribuna aberta para falas de diferentes protagonistas e avaliadas como um novo segmento do espaço público, as redes sociais virtuais tornaram-se campo de polifonia, embates e pactos, impondo aos pesquisadores a busca de explicações para o fenômeno, tanto como ato político quanto como iniciativa comunicacional.

Por fim, na conclusão, busca-se avaliar não só o que aconteceu no território virtual e nas ruas da cidade, mas também a importância dos eventos de junho de 2013 para a sociedade brasileira, dado o fato de o que então aconteceu ser apenas o ponto inicial de uma série de protestos de massa que continuam a pontuar as cidades brasileiras até o presente.

 Download

 A versão digital do livro (e-pub) pode ser baixada gratuitamente aqui. Basta clicar no ícone de download e digitar um e-mail em seguida.

 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6300-professor-publica-livro-sobre-protestos-de-20.html



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro