Teatro e Religião

Sobre o Projeto

O projeto pretende utilizar dos elementos de comunicação teatral para desenvolver ações artísticas com enfoque na liturgia cristã criando espetáculos que retratem o nascimento e morte de Jesus Cristo: Cantata e Via Sacra respectivamente. Assim, dois núcleos de criação serão trabalhados para realizar as criações propostas. Haverá a coordenação de um professor com o apoio de um estagiário para ambas as montagens teatrais.



Objetivos

Geral
Criar os espetáculos Via Sacra e Cantata.

Específicos

  • Permitir uma experiência teatral para a comunidade da USC.
  • Estimular a direção teatral entre os alunos da graduação e pós-graduação em artes cênicas.
  • Integrar outros departamentos aos projetos da Via Sacra e Cantata.
  • Dar uma melhor organização nos processos criativos permitindo uma maior duração dos ensaios, produção, figurinos, cenários e textos escritos e de representação de acordo com as necessidades práticas dos projetos de encenação.
  • Explorar técnicas teatrais em prol de uma mensagem litúrgica.

Público alvo

Comunidade.


Estatística

Em breve.


Metodologias

A metodologia será executada com base em jogos, exercícios, dinâmicas teatrais (BOAL 20040; JARA 2010; SPOLIN 2010.) que estimulem os participantes a criarem cenas e propostas de encenação dos espetáculos contemplados no projeto. Cada espetáculo terá seis meses de preparão entre o desenvolvimento do texto, ensaios, produção, criação de cenário e figurino. Ambos, professor coordenador e estagiário serão agentes de criação e organização do material cênico desenvolvido fazendo ajustes e testes inclusive com público na forma de ensaios abertos. As apresentações serão previstas de acordo com os calendários da USC.

Para cada montagem, os encontros de criação serão 2 vezes por semana com a possibilidade de serem até 5 vezes nas duas últimas semanas anteriores às estreias das apresentações. Para as duas últimas semanas, dependerá da disponibilidade dos participantes. Cada encontro terá a duração de 3 horas durante seis meses no mínimo. Por exemplo: para a Via Sacra a montagem começará em agosto do ano anterior para estreiar no semestre seguinte. Para a cantata, os ensaios começam após a Via Sacra até sua estreia no fim do ano. O número de participantes será até 10 pessoas no elenco de cada montagem totalizando 20 pessoas, mas se houver a necessidade de um número maior serão abertas mais vagas.


Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro