Facebook Pixel Fallback

Conheça a vida e obra de Madre Clélia Merloni

A fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), mantenedor da USC, deixou significativas reflexões para a atualidade. Ela está em processo de beatificação pela Congregação para a Causa dos Santos (Vaticano)



A Universidade do Sagrado Coração (USC) inicia nesta quinta-feira (21) um período de reflexão e orações acerca dos ensinamentos de Madre Clélia Merloni, fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), mantenedor da USC. A fundadora está em processo de beatificação pela Congregação para a Causa dos Santos (Vaticano), no qual já passou pelas etapas previstas (a pessoa deve ter “fama de santidade” e ter vivido as virtudes de “forma heroica”) e agora aguarda a comprovação de um milagre, que deverá ser analisado pelos Cardeais e tendo parecer final do Papa Francisco.

A reflexão leva o nome de catequese e propõe, a cada mês, uma temática diferente para se trabalhar, começando com a Fé e, na sequência, Caridade, Esperança, Humildade, Eucaristia, Zelo Apostólico, Oração, Reparação, Papel de Maria na Vida de Madre Clélia e o Mistério da Cruz. “As catequeses têm como objetivo perceber como Madre Clélia viveu cada uma dessas virtudes. Foram várias as testemunhas que a conheceram e elas atestam a fé singular em sua vida, sobretudo nos momentos de escuridão e grandes provações. Madre Clélia, podemos dizer como São Paulo, acreditou contra toda esperança”, ressalta a Prof.ª M.ª Irmã Jucélia Melo, Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária.

A Irmã Jucélia explica que todos podem acompanhar as várias iniciativas que serão realizadas e se aprofundar nos temas, que vai de setembro de 2017 a junho de 2018. “Temos ações no Facebook, nos momentos celebrativos de nosso Instituto. Gostaríamos muito que Madre Clélia fosse mais conhecida em Bauru e região. Também pedimos que se alguém tem uma experiência significativa ou recebeu uma graça, nos comuniquem”, diz.

Quem foi Madre Clélia?

Clélia Merloni nasceu em Forli, na Itália, em 10 de março de 1861. Desde pequena foi educada na fé e procurou viver os valores cristãos, procurando em tudo fazer a vontade de Deus.

Em 1894, fundou o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, em Viareggio (IT), enviando as primeiras Apóstolas ao Brasil em 1900, as quais assumiram a missão junto aos imigrantes italianos tanto em São Paulo (SP), quanto no Paraná, em Santa Felicidade. 

Hoje as Apóstolas são mais de mil e estão presentes em 16 países, onde procuram levar o amor de Cristo aos irmãos por meio da educação, da saúde, da promoção humana e das missões.

Madre Clélia Morreu em Roma, em 1930 e seu corpo se encontra na tumba na Capela da Casa Geral, em Roma


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6464-conheca-a-vida-e-obra-de-madre-clelia-merloni.html
Tags: USC, Madre Clélia Merloni, IASCJ, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro