Facebook Pixel Fallback

X Mostra de Práticas em Psicologia




O evento

A X Mostra de Práticas em Psicologia tem o objetivo de promover a divulgação dos conhecimentos produzidos pelos discentes e docentes do curso de Psicologia da USC e demais universidades da região, sobre a forma de práticas de formação e investigações científicas.
A Mostra oferece oportunidade para a participação ex-alunos da universidade, alunos de outras universidades, assim como de profissionais formados, podendo cursar os diversos minicursos e palestras que serão oferecidos durante os três dias do evento.
As apresentações dos trabalhos (Pôster e Oral) centram-se em atividades de intervenção e pesquisas que partiram dos campos de estágio das áreas Clínica, Escolar e Educacional, Organizacional e do Trabalho, Extensão, entre outras.

Período

08 a 10/11/2017

* Data limite para inscrições: 29/10/2017


Programação

MINICURSO: DROGAS E REDUÇÃO DE DANOS
Palestrante:
Esp. Vera Lúcia de Paula Rodrigues
Possui graduação em Formação de Psicólogos pela Universidade de Bauru (1987), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Bauru (1987), especialização em Especialização em Psicodrama – Foco Terapêutico pelo Instituto Bauruense de Psicodrama (2004) e especialização em Especialização em Terapia de Casais e Famílias pelo Instituto Bauruense de Psicodrama (2004). Atualmente é Psicóloga-Diretora da Divisão de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Bauru. Tem experiência na área de Psicologia.

Início: 13h30 - término: 15h30
Local: K-205
Vagas: 30

MINICURSO: NARCISISMO NA CONTEMPORANEIDADE
Palestrante:
Erico Bruno Viana Campos
Possui graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação de Psicólogo) pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004). É professor universitário e psicoterapeuta de orientação psicanalítica. Atualmente é professor assistente doutor do departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP Bauru, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, em nível de graduação e pós-graduação, sendo líder do grupo de pesquisa do CNPq "Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura", coordenador do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas em Psicanálise (NEEPPSICA) e orientador no programa de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Tem experiência na área de Psicologia e Psicanálise, com ênfase em História, Teorias e Sistemas em Psicologia e Teorias Psicanalíticas, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise (metapsicologia, teoria do desenvolvimento, psicopatologia e teoria da técnica), fenomenologia e existencialismo, fundamentos epistemológicos e históricos da psicologia, metodologia de pesquisa, psicologia do desenvolvimento e saúde mental.

Início: 13h30 - término: 15h30
Local: K-207
Vagas: 30

MINICURSO: SAÚDE MENTAL E PRÁTICAS NO CAPS 1
Palestrante:
Gislaine Léa da Silva Mondelli
Possui graduação em psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especializações em Saúde Mental  pela Universidade do Sagrado coração, Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fiocruz e, em fase final, Gestão de Pessoas  pela Faculdade Anhanguera. Tem experiência de 10 anos na área clínica, conjuntamente com o trabalho na saúde mental.  Atua na Saúde Mental há 23 anos, no cargo de chefe de seção do CAPS1 (Centro de Atenção Psicossocial 1) aproximadamente 7 anos,  onde atende os transtornos mentais graves.

Início: 13h30 - término: 15h30
Local: K-209
Vagas: 30

MINICURSO: AVALIAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA
Palestrante:
Maria Elisa Cury
Graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica De Campinas. Mestre pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal De São Paulo (UNIFESP-EPM). Especialização em Psicologia da Saúde pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal De São Paulo (UNIFESP-EPM). Capacitação em Transtornos Alimentares pelo Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares (PROATA) do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP-EPM. Especialização em Neuropsicologia pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Especialização em Reabiltação Neuropsicológica pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)-em andamento. Psicóloga colaboradora do Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares (PROATA), onde realiza trabalho de assistência, pesquisa e ensino. Atua como psicóloga clínica de adolescentes e adultos desde 2007, na área de avaliação neuropsicológica e psicoterapia. Atualmente trabalha com base na psicologia analítica de orientação junguiana, na Clinica de Psicologia na cidade Bauru. Participa regularmente das atividades da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica em São Paulo (SBPA-SP). Participou em 2011 do Winter Intensive Study Program, no Carl Gustav Jung Institute, em Zurique - Suiça. Principais temas de estudo e interesse: transtornos mentais , transtornos alimentares, neuropsicologia, psicologia analítica e adolescência.

Início: 13h30 - término: 15h30
Local: K-211
Vagas: 30

MINICURSO: RELAXAMENTO, IMAGENS MENTAIS E ESPIRITUALIDADE: ENFRENTANDO DESAFIOS
Palestrante:
Dra. Regina Célia Lourenço Paganini Furigo
Sou licenciada e graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus(1977), hoje Universidade Sagrado Coração,especialisata em Psicologia Clínica com título conferido pelo CFP(2000), mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002) e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006). Atualmente sou professora assistente da Universidade do Sagrado Coração, supervisora clínica e pesquisadora. Desde 05 de agosto de 2008 coordeno o Curso de Psicologia da mesma Universidade. Tenho experiência na área de Psicologia,tanto Acadêmica, como psicoterápica, quanto com pesquisas com ênfase principalmente nos seguintes temas: plantão psicológico e psicologia analítica.Atualmente atuo também com a parte administrativa do Curso. Durante meus 25 anos de docência na USC sempre estive à frente da Clinica de Psicologia Aplicada e Fonoaudiologia na qualidade de supervisora de estágio o que me possibilitou a realização de pesquisas empíricas sobre o sofrimento humano e sobre as vicissitudes dos Serviços de Psicologia no âmbito institucional, sempre dentro de uma perspectiva psicodinâmica.Sou diretora presidente do Instituto de Psicologia Junguiana de Bauru e Região em sua segunda gestão(www.ipjbr.com) outro polo expressivo de minha atuação profissional. Atuo também em consultório privado de psicologia/psicoterapia dentro da abordagem junguiana, através de intervenções a longo e curto prazo. Trabalho com emergências e urgências psicológicas.

Início: 13h30 - término: 15h30
Local: K-215
Vagas: 30

MINICURSO: ANGÚSTIA E VAZIO EXISTENCIAL NOS TEMPOS ATUAIS
Palestrante:
M.ª Marlene Marchi Sousa
Possui mestrado pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (2002). Atualmente é docente da UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO, docente da Universidade do Sagrado Coração - e coordenadora de curso de pós-graduação (esp.) da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica - psicoterapia, fenomenologia, psicologia, psicologia humanista existencial e sofrimento psíquico, cuidado, afeto.

Início: 13h30 - término: 15h30
Local: J-204
Vagas: 30

PALESTRA: DEPRESSÃO E SUICÍDIO NO SÉCULO XXI
Palestrante: Dr. Makilim Nunes Baptista
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Sao Judas Tadeu (1995), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco - Itatiba; bolsista produtividade pelo CNPq; Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSAM-III) do Programa de Pós- Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco; Membro do Grupo de Trabalho de Família da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI); Membro del Red Mundial Suicidólogos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse.

Início: 19h - término: 22h
Local: Auditório João Paulo II
Vagas: 482

Após a palestra haverá exposição e venda de livros do palestrante.

MINICURSO: A PSICANÁLISE E A TRANSEXUALIDADE
Palestrante: Dra. Patrícia Porchat Pereira da Silva Knudsen
Professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual (Mestrado Profissionalizante) da UNESP/Araraquara. Colaboradora externa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na linha Filosofia da Psicanálise. Pesquisadora da Universidade de São Paulo. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Psicologia Clínica também pelo IPUSP (2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Psicanalítica, em Epistemologia da Psicanálise e em Estudos de Gênero. Pesquisa os seguintes temas: gênero, sexualidade, transexualidade e teste de realidade. Trabalha com as ideias de Freud, Lacan e de Judith Butler. É autora do livro Freud e o teste de realidade (2005), pela Casa do Psicólogo/Fapesp e do livro Psicanálise e Transexualismo: Desconstruindo Gêneros e Patologias com Judith Butler (2014), pela Editora Juruá.

Início: 15h - término: 17h
Local: K-205
Vagas: 30

MINICURSO: OS CAMINHOS DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DE ONDE VIEMOS PARA ONDE VAMOS?
Palestrante:
Dr. Hugo Ferrari Cardoso
Possui graduação em Psicologia (Formação e Licenciatura/2008 e Bacharelado/2009) pela Universidade do Sagrado Coração; Pós graduação em Psicologia com ênfase em avaliação psicológica (Mestrado/2010; Doutorado/2013 e Pós doutorado/2015) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); membro da diretoria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP - gestão 2016-2017) e participante do grupo de trabalho da ANPEPP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Orientação Profissional.

Início: 15h - término: 17h
Local: K-207
Vagas: 30

MINICURSO: COACHING, VIDA E TRABALHO
Palestrante:
Esp. Márcio Luiz Codogno
Formação em Master Coach - Credenciado pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching. Possui Graduação em Psicologia – Universidade Sagrado Coração, Bauru, SP. Graduação em Gestão de Recursos Humanos - Anhanguera, Bauru, SP. Pós-Graduação em Gestão de Pessoas - Anhanguera, Bauru, SP.  Formação em Psicanálise (Estudos das obras de Freud). Atua como coach de carreira e empresarial, psicólogo clínico e consultor organizacional. Possui experiência como coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Professor Universitário na FAAG, Agudos, SP.

Palestrante: Esp. Thiago Thadeu Dias Paluan
Formação em Master Coach - Credenciado pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching. Graduado em Marketing / Publicidade e Propaganda - Universidade Sagrado Coração. Possui Pós-Graduação em Marketing Comercial e Relacionamento, bem como em Didática do Ensino Superior. Formação em Psicanálise (Estudos das obras de Freud).  Possui experiência como coach de carreira e empresarial, consultor de vendas na área Comercial e Desenvolvimento Humano. Professor Universitário.

Início: 15h - término: 17h
Local: K-209
Vagas: 30

MINICURSO: GESTALT TERAPIA NA PRÁTICA: CONSCIÊNCIA: EXPLORÁ-LA, EXPANDI-LA E APROFUNDÁ-LA
Palestrante: M.ª Maria Amélia Costa Dias
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Bauru (1986) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Sagrado Coração (2007).

Início: 15h - término: 17h
Local: K-211
Vagas: 30

MINICURSO: TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
Palestrante: M.ª Maria Ivone Marchi Costa
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (1985) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2003). Doutoranda em Psicologia clínica no núcleo família e comunidade na PUCSP, bolsista CAPES. Atualmente é pesquisadora, supervisora de estágio e docente na Universidade Sagrado Coração no curso de graduação em Psicologia, ministrando as disciplinas Bases Epistemológicas da Psicologia da Personalidade, Psicopatologia da criança e do adolescente, Metodologia de intervenção clínica da criança e do adolescente e metodologia de intervenção familiar. É docente no programa de pós graduação nos cursos de especialização em Psicologia jurídica e psicopedagogia na mesma Universidade. Tem experiência na pesquisa, prevenção e intervenção psicológica na visão sistêmica e sistêmica pós moderna, é componente dos grupos de pesquisa: Gênero, sexualidade e sociedade (USC) e Grupo de pesquisa Família e Comunidade (PUCSP), reconhecidos pelo CNPQ. Revisora Spanish Journal of Psychology e Psicologia; Reflexão e crítica. Como psicóloga clínica atua na modalidade individual e grupal especialista em terapia familiar/ casal, criança e adolescente.

Início: 15h - término: 17h
Local: K-215
Vagas: 30

MINICURSO: ANÁLISE TRANSACIONAL
Palestrante:
Dra. Silvana Nunes Garcia Bormio
Possuo licenciatura e graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Sagrado Coração, hoje Universidade do Sagrado Coração (1984), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Ciências da Saúde - Área: Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Medicina do Campus de Botucatu - UNESP. Atualmente sou diretora do Instituto Superos - Centro de estudos em psicologia, onde dirijo o núcleo de estudos  psicanalíticos. Sou professora da Universidade do Sagrado Coração nas disciplinas: Psicologia do desenvolvimento, Psicologia da personalidade na abordagem  psicanalítica,Orientação vocacional e também supervisora de estágio. Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica Psicanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do desenvolvimento, Orientação vocacional - ocupacional, Psicologia da gravidez, parto e puerpério e Relação mãe-bebê. Atuo, ainda, em consultório privado de psicologia/psicoterapia e também na coordenação de grupos de estudo sobre psicanálise e psicologia do desenvolvimento.Encontro-me em formação psicanalítica pelo Instituto Távola de Ribeirão Preto - unidade Bauru.

Início: 15h - término: 17h
Local: J-204
Vagas: 30

MINICURSO: RELAÇÕES ENTRE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E PSICOPATOLOGIA
Palestrante:
 Lucas Faria Gonçalves
Mestrando em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e psicólogo contratado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Bauru, trabalha com atendimento clínico a estudantes do curso de Psicologia e comunidade externa. Graduado em Licenciatura Plena em Psicologia e Formação de Psicólogos pela mesma instituição (2008 e 2009) e especialista em Terapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR - de Campinas (2011).

Início: 15h - término: 17h
Local: J-210
Vagas: 30

MINICURSO: MORTE E LUTO NA PSICANÁLISE
Palestrante:
Dr. José Ricardo Lopes Garcia
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). É doutor em Psicologia Clínica de orientação psicanalítica pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Atualmente é psicólogo no Instituto Lauro de Souza Lima, professor da Universidade do Sagrado Coração (USC), professor titular da Universidade Católica Salesiano Auxilium, e Membro da Associação Bras. de Psic. da Saúde e Hospitalar. Atuação em clínica privada de orientação psicanalítica. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia, Psicanálise, Subjetividade, Psicologia Hospitalar, Dermatologia, Hanseníase e Oncologia.

Início: 15h - término: 17h
Local: J-212
Vagas: 30

PALESTRA: CRIME, CASTIGO E CÁRCERE: PROLOGÔMENOS DE UMA CRÍTICA POSSÍVEL A SOCIEDADE PUNITIVA
Palestrante:
Dr. Arlindo da Silva Lourenço
Sou Doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP-SP (2010); Mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC-SP (2005); Especialista em Gestão de Saúde do Sistema Prisional, pela UFMS (2015); Psicologia Analítica pela Universidade São Francisco (1998) e em Educação em Saúde, pela Faculdade de Saúde Pública da USP-SP (1995); graduado em Psicologia pela UMC (Mogi das Cruzes,  1989). Desde 1991 exerci atividades profissionais na Penitenciária "José Parada Neto", de Guarulhos e desde junho de 2015 até novembro de 2015, no Centro de Progressão Penitenciária Feminino do Butantan. Lecionei para o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN-MJ) e para a Escola da Administração Penitenciária de São Paulo (EAP-SP). Fui membro do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo de 2007 a 2015; colaborei no Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP-SP (2007 a 2011). Fui Conselheiro Estadual e Municipal de Saúde em São Paulo por alguns mandatos. Lecionei no Ensino Superior em cursos de graduação em Psicologia, Serviço Social e Pedagogia entre 2006 e 2011, além de lecionar como professor convidado para cursos de pós-graduação Lato Sensu em Psicologia Jurídica na UNISÃOPAULO (SP), no Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos de Ribeirão Preto (IPEBJ-SP) e na UNOCHAPECÓ (SC). Sou membro associado da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Desenvolvi pesquisas sobre a escola nas prisões e os processos de escolarização de jovens e adultos presos no mestrado, e saúde dos trabalhadores em prisões no doutorado e, atualmente, participo como membro colaborador do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP), da USP-SP, sob a coordenação do Professor doutor José Leon Crochik, desenvolvendo a pesquisa "Bullying escolar: preconceito, personalidade e ideologia". Estive na  Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) lecionando a disciplina "saúde e educação" para o curso de Psicologia no campus Baixada Santista como professor substituto e, atualmente, sou docente da Universidade Nove de Julho, em São Paulo.

Início: 20h - término: 22h
Local: Auditório João Paulo II
Vagas: 482

MINICURSO: PSICOLOGIA JURÍDICA E ATUAÇÃO NA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
Palestrante:
 Samantha Camacam de Moraes
Psicóloga graduada pela UNESP Bauru (2017), atuou na área de Psicologia Social no Projeto Formiguinha da cidade de Bauru (SP) e, atualmente, compõe a Articulação Nacional Pró Encontro de Bauru: 30 Anos de Luta por um Sociedade sem Manicômios. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr/UNESP). Atualmente, compõe o Conselho Municipal de Políticas para Mulheres do município de Bauru (SP) e o Núcleo Estadual de Gênero e Sexualidade do Conselho Regional de Psicologia (CRP/SP). Atua e tem interesse nas seguintes áreas: psicologia sócio-histórica, pedagogia histórico-crítica, marxismo e feminismo marxista.

Início: 20h - término: 22h
Local: O-116
Vagas: 30

MINICURSO: IDENTIDADE DE GÊNERO INFANTIL
Palestrante:
M.ª Maria Ivone Marchi Costa
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (1985) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2003). Doutoranda em Psicologia clínica no núcleo família e comunidade na PUCSP, bolsista CAPES. Atualmente é pesquisadora, supervisora de estágio e docente na Universidade Sagrado Coração no curso de graduação em Psicologia, ministrando as disciplinas Bases Epistemológicas da Psicologia da Personalidade, Psicopatologia da criança e do adolescente, Metodologia de intervenção clínica da criança e do adolescente e metodologia de intervenção familiar. É docente no programa de pós graduação nos cursos de especialização em Psicologia jurídica e psicopedagogia na mesma Universidade. Tem experiência na pesquisa, prevenção e intervenção psicológica na visão sistêmica e sistêmica pós moderna, é componente dos grupos de pesquisa: Gênero, sexualidade e sociedade (USC) e Grupo de pesquisa Família e Comunidade (PUCSP), reconhecidos pelo CNPQ. Revisora Spanish Journal of Psychology e Psicologia; Reflexão e crítica. Como psicóloga clínica atua na modalidade individual e grupal especialista em terapia familiar/ casal, criança e adolescente.

Início: 20h - término: 22h
Local: G-103
Vagas: 30

MINICURSO: BIOENERGÉTICA E TEORIA REICHIANA
Palestrante:
Esp. Giovana Borgato Capobianco Manflin
Licenciatura e Graduação em Psicologia na Universidade do Sagrado Coração (2005). Atuação em Atendimentos psicológicos na clinica particular e social desde 2005, Especialização em Psicologia Corporal no Instituto Neo Reichiano (2006). Gestora e Administradora da Clínica Espaço Origem desde 2008.

Início: 20h - término: 22h
Local: K-209
Vagas: 30

MINICURSO: AVANÇOS EM INTERVENÇÃO PRECOCE

Palestrante: Dra. Olga Maria Piazentin Rolin Rodrigues
Possui graduação em Formação de Psicólogo pela Fundação Educacional de Bauru (1976), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru (1976), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1995) e livre-docência em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem vários livros publicados (Psicologia da saúde: perspectivas interdisciplinares; Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem:investigações e análises), capítulos de livros e artigos publicados em periódicos com referee. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, contaminação por chumbo, avaliação de desenvolvimento, Inventário Portage Operacionalizado, práticas educativas e educação especial. É bolsista Produtividade em Pesquisa, do CNPq (Pq-2).

Início: 20h - término: 22h
Local: K-209
Vagas: 30

MINICURSO: PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL NA INFÂNCIA
Palestrante:
M.ª Marcela Pastana
Doutoranda em Educação Escolar, na linha de Sexualidade, Cultura e Educação Sexual do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP, no campus de Araraquara. Mestre em Educação Escolar pelo mesmo PrograM.ª Psicóloga formada pelo Curso de Formação de Psicólogos também pela UNESP, no campus de Bauru. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Sexualidade, Educação e Cultura (GEPESEC). Coordenadora do Núcleo de Sexualidade e Gênero do Conselho Regional de Psicologia (CRP), na subsede de Bauru. Atua principalmente com os temas sexualidade, gênero e educação sexual.

Início: 20h - término: 22h
Local: K-207
Vagas: 30

MINICURSO: CONVERSANDO SOBRE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO
Palestrante:
Esp. Martha Alice Neli Bahia
Atua como psicóloga clínica e do trânsito, sendo credenciada pelo DETRAN desde 1995. Possui Especialização em Psicologia do Trânsito, Psicologia Clínica e Psicossomática. É membro do Conselho de Ética do Conselho Regional de Psicologia - subsede Bauru. Atua como docente da graduação na FIB, bem como na pós graduação em Psicologia do Trânsito na USC.

Palestrante: Luciana Amaral Silva Souza
Possui Graduação em Psicologia  pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014); Membro do Conselho de Ética do Conselho Regional de Psicologia - Subsede de Bauru; Membro do Conselho de Trânsito de São Paulo; Membro do Conselho Municipal de Mobilidade de Bauru; Membro do Grupo de Pesquisas de Epistemologia da Psicologia Cnpq (2014).

Início: 20h - término: 22h
Local: K-211
Vagas: 30

MINICURSO: A PRÁTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO JUDICIÁRIO
Palestrante:
Joice Borges Romero
Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade do Sagrado Coração (2009). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru/SP (2017). Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Institucional. Atua nas Varas de Família e da Infância e Juventude.

Início: 20h - término: 22h
Local: K-215
Vagas: 30

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

  • Apresentação Oral
  • Painel

Área

  • Psicologia Clínica
  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia Escolar e Educacional
  • Relato de Extensão
  • Relato de Pesquisa
  • Psicologia Social e Comunitária

Data limite para submissão: 22/10/2017

Normas: clique aqui!

O Certificado de Apresentação de Trabalho será emitido apenas para o aluno que realizar a inscrição no evento.

DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

MAIS DETALHES

Realização

  • Centro de Ciências Humanas
  • Curso de Psicologia

Investimento

Categoria Valor
Alunos externos R$ 30,00
Alunos USC R$ 25,00
Profissionais R$ 30,00
Público externo R$ 30,00
Acréscimos
Alunos externos / Minicurso R$ 20,00
Alunos USC / Minicurso R$ 15,00
Profissionais / Minicurso R$ 20,00
Público externo / Minicurso R$ 20,00

*professores e funcionários, entrar em contato com a Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária.

CONTATO

M.e Cleiton Jose Senem
E-mail: cleiton.senem@usc.br

Mais informações
Coordenadoria Geral de Extensão
Telefone: (14) 2107-7324 / 7398
E-mail: extensao@usc.br 



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/xmostrapsicologia



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro