Facebook Pixel Fallback

Professores encontram nova espécie de parasito no rio Batalha

O parasito recebeu o nome de Myxobolus batalhensis e acomete peixes de água doce



Os Professores Dr. Rodney Kozlowiski de Azevedo e  Dra. Vanessa Doro Abdallah Kozlowiski, da Universidade do Sagrado Coração (USC), juntamente com a  pesquisadora Jerri L. Bartholomew, da Oregon State University e o doutorando Diego Henrique Mirandola Dias Viera, da Unesp de Botucatu acabam de publicar um artigo que descreve uma nova espécie de parasito encontrado em um peixe coletado no rio Batalha de Bauru.

O parasito recebeu o nome de Myxobolus batalhensis, como forma de homenagear e chamar a atenção para a importância de preservar  um dos principais rios de nossa região. Ele pertence ao grupo dos microparasitos que acometem peixes de água doce e que podem trazer grandes prejuízos para estes animais, como por exemplo destruição de tecidos musculares e podem até matá-lo. 

Para o professor Rodney, este trabalho demonstra a importância de se estudar e preservar a biodiversidade da região. “A espécie descrita mostra que o rio Batalha está vivo e que toda a dinâmica dos seres vivos depende de sua preservação. Se conhece muito pouco da diversidade biológica e a região é vasta em riachos que formam a bacia do rio Batalha”, ressalta.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6672-professores-encontram-nova-especie-de-parasit.html
Tags: USC, pesquisa, parasito, rio Batalha


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro