Facebook Pixel Fallback

Artigo publicado em Revista Internacional

O Prof. Dr. Marcos Siqueira, junto a pesquisadores de diversas instituições, publicaram artigo na revista científica “Restoration Ecology”



Alguns dos pesquisadores: Dra. Ellida Silvestre, M.e Fabiano Araujo, Dr. Marcos Siqueira, Dr. Miklos Bajay e Dra. Carolina Grando

O professor do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, Dr. Marcos Siqueira, junto a pesquisadores de várias instituições, publicaram o artigo “Genetic diversity of reintroduced tree populations in restoration plantations of the Brazilian Atlantic Forest” ("Diversidade genética das populações de árvores reintroduzidas em áreas de restauração de Floresta de Mata Atlântica") na prestigiada revista científica internacional “Restoration Ecology”. 

O artigo é uma análise da diversidade genética de quatro espécies arbóreas nativas em inúmeros fragmentos da Mata Atlântica no estado de São Paulo. Nele, foram comparados vários parâmetros genéticos tanto em fragmentos naturais como em fragmentos que se encontram em fase de restauração. 

Segundo Marcos, o trabalho é inovador uma vez que, apesar do papel primordial da diversidade genética para a persistência e evolucão das espécies ser determinante, seus níveis em programas de restauração florestal são pouco conhecidos. “Contrariamente à expectativa de que as estratégias de plantio adotadas nos programas de restauração pudessem resultar em homogeneização da composição genética, descobrimos que as áreas de restauração estabeleceram grupos genéticos heterogêneos com níveis semelhantes de diversidade genética e endogamia (cruzamento entre individuos aparentados) para os observados em remanescentes naturais da floresta”, disse.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6673-artigo-publicado-em-revista-internacional.html
Tags: USC, artigo, revista internacional, diversidade genética


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro