Facebook Pixel Fallback

Mestrando desenvolve tecnologia química para redução de água em cultivo de alface

Sebastião de Oliveira está testando a viabilidade de um polímero hidroabsorvente juntamente com adubação orgânica na produção de alface americana



Marcos Siqueira, Sebastião de Oliveira e Thomaz Figueiredo

Sebastião de Oliveira, estudante do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Sagrado Coração (USC), está desenvolvendo uma tecnologia química para a redução de água em cultivo de alface. 

O trabalho está sob orientação do Prof. Dr. Marcos Vinicius Bohrer Monteiro Siqueira e coorientado pelo Prof. Dr. Thomaz Figueiredo Lobo. Nele está sendo testada a viabilidade de um polímero hidroabsorvente juntamente com adubação orgânica na produção de alface americana (Lactuca sativa). “Nos últimos anos, foram desenvolvidos vários tipos de polímeros sintéticos com diferentes finalidades, alguns recomendados para a utilização agrícola, como condicionadores de solo, devido à sua capacidade de melhorar as propriedades físico-químicas” explica Sebastião. 

Um dos polímeros é o hidroabsorvente ou hidrogel, amplamente utilizado em inúmeras culturas agrícolas. “Em dose correta, e de acordo com a planta a ser cultivada e com o tamanho do terreno, o polímero pode gerar menos mão de obra e reduzir o consumo de água”, pontuou Marcos. 

Os resultados esperados são positivos no ponto de vista econômico e no potencial do polímero em questão, a fim de realizar testes em outras culturas. “Com a utilização do polímero hidroabsorvente, um composto orgânico e nitrogênio químico, nossa proposta é, também, trazer uma melhoria da qualidade, nutrição e produção da alface americana”, finalizou Thomaz.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6745-mestrando-desenvolve-tecnologia-quimica-para-.html
Tags: USC, Mestrado, Ciência e Tecnologia Ambiental


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro