Facebook Pixel Fallback

Egressas de Psicologia são aprovadas em Programas de Pós-graduação

Rafaela e Jennifer entraram na USP e na Famema e contam como escolheram os cursos



Rafaela Caroline Bacelar e Jennifer Secco dos Santos

Duas egressas do curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração (USC) foram aprovadas em Programas de Pós-graduação. Rafaela Caroline Bacelar conquistou uma vaga no Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde no Hospital das Clínicas da Faculdade de Ribeirão Preto (HCRP/USP) e Jennifer Secco dos Santos foi aprovada na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA).

A comunicação da USC conversou com as novas psicólogas e perguntou sobre a graduação e os seus desafios. Elas, também, compartilharam suas experiências nos processos seletivos e explicaram sobre as diferenças entre o Programa de Aprimoramento e a Residência. Confira!

USC: Contem pra gente um pouco sobre as atividades que serão desenvolvidas em cada Programa.

Rafaela: No Aprimoramento, as atividades serão desenvolvidas durante os dois anos de duração do Programa. Assim, no primeiro ano atuarei na avaliação do desenvolvimento de crianças em relação à dificuldade de aprendizagem para posterior intervenção; Já no segundo ano, as atividades serão realizadas junto à maternidade do Hospital das Clínicas, onde atuarei desenvolvendo avaliação e intervenção precoce para prevenção de problemas do desenvolvimento e comportamento, bem como, na avaliação de fatores de risco e proteção ao desenvolvimento de crianças vulneráveis nascidas pré-termo. 

Jennifer: A Residência acontecerá na rede de atenção à saúde, compreendendo os diversos e distintos cenários de cuidado. A atenção à saúde, gestão em saúde, educação em saúde e pesquisa em saúde são áreas a serem desenvolvidas na prática profissional do residente de todos os programas. As atividades serão distribuídas em teóricas, práticas e teórico-práticas, sob a forma de treinamento em serviço. 

USC: Quanto aos processos seletivos, como foram?

Rafaela: Foi realizado em duas fases, sendo inicialmente uma prova escrita dissertativa sobre conhecimentos em Desenvolvimento Humano, Avaliação e intervenção Psicológica e Psicologia Hospitalar. Depois, ocorreram em conjunto a análise do currículo e a entrevista presencial, em que pude contar sobre as experiências práticas vivenciadas durante a graduação, como a realização de Projeto de Extensão, Estágios Curriculares, atendimentos clínicos realizados e trabalhos desenvolvidos e apresentados.

Jennifer: A primeira etapa foi composta por uma prova de alternativas e redação e nela passei em segundo lugar. Na segunda etapa foi feita a análise de currículo e apenas duas pessoas seriam aprovadas.

USC: Por que optaram e de onde surgiu o interesse pelos respectivos Programas?

Rafaela: Optei pelo Aprimoramento pelo desejo de dar continuidade à minha formação em Psicologia. Como a Faculdade de Medicina da USP é referência na área de saúde, busquei conhecer mais sobre os Programas de lá. E foi quando encontrei o PAP em Psicologia do Desenvolvimento. Acabei me identificando com a proposta por acreditar que a Psicologia do Desenvolvimento é essencial para a atuação profissional em qualquer campo e, mais ainda, por ser a oportunidade de atuar diretamente na área da saúde. Sempre me interessei pela Psicologia Hospitalar, inclusive foi o que me fez realizar o Projeto de Extensão envolvido nesta temática ainda no segundo ano da USC. Além disso, no último ano da graduação tivemos como uma das disciplinas a matéria de Metodologia de Avaliação e Intervenção em Psicologia Escolar, o que fez com que eu me encantasse ainda mais por esta área. 

Jennifer: Sempre gostei da área da saúde, especificamente saúde mental. No meu último ano da graduação me aprofundei em saúde mental e foi neste momento que tive certeza do que eu queria. Então, com a abertura das inscrições optei por saúde mental, mesmo sendo a área mais concorrida do programa. 

USC: Se vocês tivessem que dar algumas dicas para quem quer prestar algum aprimoramento, quais seriam?

Rafaela: Se envolva com as atividades oferecidas pela Universidade, como os projetos de extensão nas áreas de seu interesse, mas vá para além disso. Busque os cursos, palestras e todas as atividades extracurriculares possíveis. Vale a pena explorar as opções para perceber com qual você mais se identifica. É importante estudar e estudar muito a partir da bibliografia disponibilizada, buscar informações com profissionais que já concluíram ou que estão realizando tais processos. Pra quem trabalha, como eu, enquanto realiza a graduação e não consegue realizar muitas atividades extracurriculares, mantenha a calma, pois também é muito válido se dedicar ao máximo nos estágios curriculares e trabalhos acadêmicos, já que estes podem ser estruturados para serem apresentados em Simpósios ou Congressos, o que enriquece muito o currículo do candidato. 

Jennifer: A minha principal dica é: Se identifique com o programa. Assim os estudos terão mais sentido. Ah, e não hesite em pedir ajuda ou orientações aos professores, eles realmente estão dispostos e abertos para ajudar e contribuir. 

USC: Para finalizar, qual foi a contribuição da USC nesse processo?

Rafaela: A USC contribuiu de forma essencial para este processo, pois tive experiências muito significativas em minha formação acadêmica através da realização dos estágios clínicos, bem como com as supervisões recebidas, o que agregou muito valor na avaliação do meu currículo e na entrevista. Os ensinamentos prestados através dos maravilhosos professores com os quais tive contato me fizeram adquirir um conhecimento em Psicologia muito rico, além de me ofereceram novas lentes para ver o mundo e o homem através de uma nova perspectiva, o que me ajudou muito no desempenho da prova dissertativa. 

Jennifer: A graduação me ajudou muito durante os estudos para a prova e na composição do meu currículo. Os ensinamentos de meus professores foram essenciais, sem eles com toda a certeza nada disso seria possível. Os conteúdos por eles transmitidos me respaldaram bastante na prova teórica e as oportunidades oferecidas, como projeto de extensão, participação em congressos, pesquisas e estágios foram importantes para o enriquecimento do meu currículo e da minha prática profissional. Quero exaltar meu profundo agradecimento aos meus professores, eles foram sensacionais.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6875-egressas-de-psicologia-sao-aprovadas-em-progr.html



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro