Facebook Pixel Fallback

6ª edição do Plantando Sorrisos da USC será na Apae

A iniciativa do Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada está marcada para 02 de abril e trabalhará o tema Autismo



O Grupo Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA) da Universidade do Sagrado Coração (USC) já marcou a data da 6ª edição do Plantando Sorrisos, atividade que tem como objetivo promover a sustentabilidade ambiental através de diferentes grupos sociais. A edição de 2018 será realizada no dia 02 de abril, às 9h, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bauru e trabalhará o tema "Autismo não é inimigo. O inimigo é o preconceito". Serão plantadas 70 mudas de árvores nativas, doadas pelo Viveiro Aciflora de Bauru, em uma área de cerca de dois mil metros quadrados dentro da entidade.

Além do plantio de mudas, outras atividades paralelas serão realizadas durante a manhã do evento. A abertura da ação fica por conta da diretora da APAE, Salete Monteiro Afonso e dos coordenadores do projeto na USC, Dr. Marcos Siqueira Bohrer e Dra. Beatriz Antoniassi Tavares. A programação segue com o depoimento de participantes autodefensores da APAE, assim como da professora do curso de Psicologia da USC, M.ª Ana Carla Vieira.

Para preparar os participantes, membros do Viveiro Aciflora darão um treinamento de técnicas de campo, que é importante para o plantio correto e manutenção da atividade após a ação pontual do evento. Marcos explica que serão feitos procedimentos específicos e inovadores durante o plantio, com o objetivo obter o desenvolvimento das plantas de maneira mais efetiva. "Utilizaremos a técnica do coroamento com caixas de pizza, um mecanismo usado para abafar o solo e inibir a passagem de luz, evitando, assim, que o mato cresça, sufoque as árvores recém plantadas e as mate", explicou.

Após o plantio, será realizada uma atividade de integração com cachorros da ONG Fada Azul e a confecção de um painel com desenhos que ilustrem a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental pelas crianças e adolescentes. Também será disponibilizado um café da manhã aos participantes.

Parceiros

A ação conta com parcerias como o Viveiro Aciflora na doação das mudas; a ONG Fada Azul, na prestação de serviço a crianças e jovens com autismo e seus responsáveis; e o Laboratório de Pesquisa em Psicologia Escolar Educacional da USC, representado pela Professora Ana Carla, com o incentivo da ação por meio de seus membros, promovendo a visibilidade da causa no contexto educacional. 

Sobre o projeto

O Plantando Sorrisos promove a sustentabilidade através do plantio de mudas de árvores em áreas degradadas. A ideia surgiu no grupo GEVA que, por meio de seus estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, desenvolve projetos no âmbito da ecologia e genética vegetal, bem como na área de educação ambiental. A principal meta é despertar o interesse e a atenção para o respeito com as árvores, além de estabelecer plantios em áreas degradadas ou com necessidades de vegetação.

Já foi realizado em cinco fases, sendo a primeira no Jardim Botânico de Bauru com as crianças da APAE; a segunda com os idosos na Vila Vicentina, contando com o apoio da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da USC; a  terceira com os reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária "Prof. Noé Azevedo" (CPP III); a quarta com membros do grupo Amigas do Peito; e a quinta com 60 residentes, em recuperação, do Esquadrão da Vida, enfatizando o "não às drogas".


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/6953-6-edicao-do-plantando-sorrisos-da-usc-sera-na.html
Tags: USC, Plantando Sorrisos, GEVA


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro