Júlio Furtado ministrará palestra no 6ª SILE da USC

“Aprendizagem significativa no contexto da multidisciplinaridade” será o tema abordado pelo professor doutor em Ciências da Educação




No dia 17 de maio, a Universidade do Sagrado Coração (USC) recebe o professor, conferencista e consultor de escolas, sistemas de ensino e secretarias de educação, Dr. Júlio Furtado para ministrar a palestra “Aprendizagem significativa no contexto da multidisciplinaridade” no 6º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE). O evento será realizado no campus da USC entre os dias 17 e 19 de maio e é uma realização da Universidade e da Sagrado – Rede de Educação.  

A palestra de Furtado será voltada para a prática escolar e preocupa-se com a instrumentalização do professor, abordando temáticas como a essência do ato de aprender e o que torna uma aprendizagem significativa; a diferença entre sentido, significado e construção do conhecimento, enfatizando o papel do professor nesses processos; os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e sobre a possibilidade de colocar em prática metodologias que as concretize; a ação multidisciplinar nas escolas e o papel do professor; como a multidisciplinaridade favorece a aprendizagem significativa; a estrutura de uma aula significativa e a importância de cada uma de suas partes. 

Segundo Furtado, trabalhar com a multidisciplinaridade na prática é importante, pois é um caminho que contribui para aprendizagens mais significativas e para a construção de aulas mais dinâmicas. “A escola continua enfrentando a contradição entre discursos participativos e inclusivos de aprendizagem e a realidade unidirecional da grande maioria das aulas. O fato de o professor ser formado pela absorção de hábitos e crenças dos professores que passaram por sua vida escolar é quase determinante dessa realidade. A mudança da ação docente deve ser conquistada através da interação com a prática e, para isso, o professor precisa de caminhos que apontem para metodologias viáveis”, explica. 

O professor acredita que eventos como o SILE possibilitam o fortalecimento de discussões rumo a uma educação mais efetiva e menos centrada nas mãos dos professores. “Acima de tudo, encontros como esse promovem a sinergia docente”, completa. Também, atribui às escolas a responsabilidade de transformar o processo de ensino-aprendizagem. “Os tempos atuais exigem autonomia, criatividade e iniciativa como pré-requisitos do sucesso e a escola precisa se tornar, cada vez mais, a viabilizadora de aprendizagens que facilitem o desenvolvimento dessas características”, disse. 

Sobre o Prof. Dr. Júlio Furtado 

Graduado em Geografia, Psicologia e Pedagogia, com especialização em Orientação Educacional, Dinâmica de grupos e Gestalt-terapia, é mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, em Cuba. Suas áreas de pesquisa são ação docente, gestão escolar e avaliação. É autor e coautor de diversos livros na área de educação. Atua como professor de pós-graduação, conferencista e consultor de escolas, sistemas de ensino e secretarias de educação.   

Sobre o Sile 

O Sile tem em sua programação conteúdos atuais e relevantes, somando seis palestras, 11 minicursos, 24 horas de conteúdo exclusivo, em três dias de oportunidades para atualização profissional. Receberá pesquisadores, especialistas, professores e acadêmicos para discutir diferentes abordagens que contemplam o cotidiano escolar das instituições escolares, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), práticas e metodologias de ensino, formação de professores e políticas educacionais. 

A programação do Sile conta também com nomes de destaque no cenário da educação internacional, como Antonio César Russi Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação, onde é Presidente da Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular, Relator da Comissão de Formação de Professores e do Custo Aluno Qualidade; Mozart de Melo Alves Junior, que trabalha a tecnologia em sala de aula tendo em vista a geração de alunos cada vez mais conectados; José Pacheco, português educador, pedagogo e crítico do sistema tradicional de ensino; Miguel Gonzáles Arroyo, ex-secretário adjunto de educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde coordenou e implantou a proposta político-pedagógica "Escola Plural"; a Prof.ª Dra. Irmã Jacinta Turolo Garcia, ex-reitora da USC; e Debora Cristina Jeffrey, Livre-Docente na área de Política Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Sile se consagra como o maior da área da educação no interior do estado. Como tema principal, trabalhará o cotidiano escolar, com suas teorias e práticas na perspectiva da BNCC, documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). 

Serviço 

O 6º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE) será realizado entre os dias 17 e 19 de maio na USC. As inscrições poderão ser feitas pelo site www.usc.br/sile2018. A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP. Mais informações pelo telefone: (14) 2107-7324 / 7398 e e-mail: extensao@usc.br.


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Tags: USC, SILE, Julio Furtado


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