Facebook Pixel Fallback

8ª Jornada de Informática levantou questões sobre os impactos da tecnologia

Além de debater sobre a revolução tecnológica global, o evento abordou temas como Indústria 4.0, Automação, Inteligência Artificial e Internet das Coisas



Os cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação da Universidade do Sagrado Coração (USC) promoveram a 8ª Jornada de Informática. O evento foi realizado nos dias 10 e 11 de maio e propôs reflexões sobre as tecnologias, oportunidades e desafios, tendo como foco o debate sobre os impactos da revolução tecnológica para os profissionais da área, assim como outras áreas impactadas. Temas como Indústria 4.0, Automação, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) foram apontados como revolucionários na transformação da indústria tecnológica atual e abordados em formato de mesa-redonda. 

Com o tema “Tecnologias da Indústria 4.0 – Automação, Internet das Coisas, Computação em Nuvem e Blockchain”, a mesa redonda do dia 10 recebeu quatro convidados: Renata Coelho dos Santos, bacharel em Sistemas de Informação e desenvolvedora de softwares; Marcos Lohmann, head e líder técnico em implementações de sistemas cognitivos; Thiago Azevedo, especializado em Desenho de Soluções e Tecnologias Disruptivas; Henrique Gonçalves Leite, desenvolvedor de produtos para o Mercado Pago. 

Para o dia 11, dois temas foram trabalhados. “Tecnologias da Indústria 4.0 – Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Big-data e Analytics” foi a abordagem da primeira mesa redonda e contou com os palestrantes: Me. Diego Luiz Cavalca, Cientista de Dados na Zurve; Fabrício José Minzoni Beltran, cofundador da Nextcode, empresa de soluções baseadas em códigos; Esp. Marcus Vinícius Capellini, mestrando em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Potência. A segunda mesa redonda levantou o tema “Mercado Trabalho, Startups, Empreendedorismo Digital e Inovação – oportunidades e desafios na Indústria 4.0” com os palestrantes: Ma. Flavia Daniele Oliveira Gamonar, empreendedora e fundadora de startups, doutoranda em Mídia e Tecnologia e professora em cursos de pós-graduação; Erich Queiroz da Silva, Gerente de Operações na empresa Lecom; Esp. André Luís Lopes, especialista em Logística Empresarial e tecnólogo em Informática com ênfase em Gestão Financeira. 

Para o Coordenador do curso de Engenharia da Computação e Ciência da Computação, Prof. M.e Patrick Pedreira Silva, o evento proporcionou ao público uma interação direta sobre a atuação no mercado de trabalho atual: “O evento é importante porque permite que os alunos possam ir além da sala de aula. Com temas bastante atuais e com uma visão de profissionais de mercado, puderam conhecer tecnologias, cases de produtos e serviços, coisas bem práticas do dia a dia profissional, diferente da perspectiva acadêmica que estão acostumados. As discussões acabam servindo para complementar a formação dos nossos alunos”, aponta.

 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7217-8-jornada-de-informatica-levantou-questoes-so.html
Tags: USC, Jornada de Informática


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro