Facebook Pixel Fallback

Docente de Psicologia da USC participa de evento nos EUA

Maria Elisa Cury apresentou um trabalho sobre compulsão alimentar na International Conference on Eating Disorders, em Chicago – Illinois



A Profª. Me. Maria Elisa Gisbert Cury, docente do curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração (USC), participou da edição de 2018 da International Conference on Eating Disorders (ICED) em Chicago – Illinois, nos Estados Unidos. A Conferência foi realizada nos dias 19, 20 e 21 de abril, e a professora apresentou o trabalho “Executive functions déficits in binge eating disorder: a systematic review and meta-analysis”, no português “Déficits de funções executivas no transtorno da compulsão alimentar periódica: uma revisão sistemática e metanálise”.

Sua apresentação consistiu em uma revisão sistemática da literatura e metanálise sobre déficits no funcionamento cognitivo em pessoas com compulsão alimentar. Déficits de funções executivas têm sido relacionados ao desenvolvimento e manutenção de sintomas do transtorno da compulsão alimentar (TCA) - que é quando a pessoa come grandes quantidades de alimentos, com sensação de perda de controle. No entanto, ainda é limitada a literatura existente em termos de resultados consolidados sobre tais déficits. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi avaliar de forma sistemática os estudos existentes sobre funções executivas em pacientes com TCA e através de metanálises, poder ter dados mais consistentes em relação a existência de déficits executivos nesta população.  Os resultados das metanálises sugerem prejuízos significativos em algumas esferas cognitivas de pessoas com TCA e tais prejuízos podem estar relacionados a alguns sintomas alimentares. Este estudo corrobora a importância do olhar para aspectos cognitivos além dos emocionais na intervenção de pessoas com este transtorno.

Cury é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC – Campinas), Mestre pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – EPM), especialista em Psicologia da Saúde e em Transtornos Alimentares pela UNIFESP, especialista em Neuropsicologia e Reabilitação Neuropsicológica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente, atua como Psicóloga e Neuropsicóloga, e seus principais temas de estudo e interesse são transtornos mentais, transtornos alimentares, psicologia analítica e neuropsicologia.

Para a Psicóloga, a participação em um evento como esse é uma experiência enriquecedora: “Pude ter contato com profissionais com grande expertise na área dos transtornos alimentares e foi possível atualizar meu conhecimento em relação ao que tem sido feito em outros países, seja no campo da prevenção, da pesquisa e da assistência. Acredito que sejam oportunidades para mostrar também que pesquisadores brasileiros, apesar das várias dificuldades no ramo da Ciência, podem desenvolver estudos de qualidade. Espero motivar meus alunos a terem um olhar de interesse para a pesquisa”, aponta.

Sobre a ICED

A International Conference on Eating Disorders é realizada anualmente e é um dos principais eventos internacionais sobre transtornos alimentares, contando com profissionais de todo o mundo e variados campos de pesquisa. As apresentações servem como uma troca de conhecimento fundamental entre todas as áreas e apresenta o desafio de intervir com pessoas que tem algum tipo de transtorno alimentar.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7222-docente-de-psicologia-da-usc-participa-de-eve.html
Tags: USC, Docente


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro