Facebook Pixel Fallback

Estudantes da USC participam do I Congresso de Biologia da UNESP

Fernanda Reis e Priscila Pegorin apresentaram trabalhos em pôster no evento



Duas estudantes da Universidade do Sagrado Coração (USC) participaram do I Congresso de Biologia da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Bauru. Fernanda Navas Reis e Priscila Pegorin apresentaram seus respectivos trabalhos em forma de pôster.

Fernanda, aluna do curso de Engenharia Química, participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e apresentou o trabalho intitulado “Novo Biomaterial composto por Celulose Bacteriana (CB) produzida por Gluconacetobacer xylinus”, coautoria de Márcia Rodrigues de M. Chaves e Angela Kinoshita. O estudo teve como objetivo desenvolver um novo biomaterial por meio de modificações na celulose bacteriana a fim de reduzir os riscos de infecções causadas pela presença de prata. O biomaterial pode ser usado para processos de regeneração tecidual.

O trabalho “Datação de dois dentes oriundos de João Dourado – BA por Ressonância do Spin Eletrônico” foi apresentado por Priscila, aluna do curso de Ciências Biológicas e bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), cuja pesquisa obteve a idade de um dos dentes fósseis, em que foi encontrado o valor de 35 mil anos, pelo método de Ressonância por Spin Eletrônico, para a espécie Notiomastodon platensis, que contribui com a cronologia e o período em que este animal habitou especificamente a região de João Dourado, na Bahia, auxiliando também nos demais dados onde a espécie também incidiu, como no Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará entre outras, contando com a coautoria de Fábio Henrique Cortes Faria, Ismar de Souza Carvalho, Oswaldo Baffa e Angela Mitie Otta Kinoshita.

As estudantes foram certificadas pela participação e tiveram os trabalhos expostos junto aos demais na apresentação de pôster. Para a Profª. Dra. Angela Kinoshita, docente de pós-graduação da USC e coordenadora do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, a participação de alunos de Iniciação Científica em Congressos é um diferencial na formação acadêmica, especialmente pelo contato e troca de experiências com alunos pesquisadores de outras instituições de ensino superior (IES). “É uma oportunidade para a Universidade divulgar trabalhos de qualidade que são desenvolvidos aqui na USC. Para os demais alunos de Graduação, ver um colega participando em eventos em outras IES pode inspirá-los a seguir esse caminho, da pesquisa e Iniciação Científica, o que certamente trará diferencial em sua carreira profissional”, explica.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7223-estudantes-da-usc-participam-do-i-congresso-d.html
Tags: USC, Alunos


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro